Mario Bros. DS. GameCube. Luigi. Wii. GameBoy. Zelda. Este é o universo NINTENDO. Além é claro, criatividade, inovação e uma boa dose de inteligência, características que a marca provou ter de sobra. A NINTENDO tem como principal marca a ousadia, característica que certamente determinou seu sucesso e a fez sair ilesa até mesmo de crises que já atingiram o setor de videogames.
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A história
Tudo começou em 1889, quando Yamauchi Fusajiro fundou a empresa com o nome Nintendo Koppai na cidade de Kyoto para produzir “hanafuda”, um tipo de jogo de cartas que acabou ficando popular no Japão. Fusajiro também começou a trabalhar com outros tipos de cartas, e o negócio foi se expandindo, tanto que, em 1907, uma parceria com uma empresa de distribuição foi fechada para aumentar o alcance dos produtos no Japão. No ano de 1929, o mestre decidiu se aposentar e passou o controle da empresa para Sekiryo Kaneda, marido de sua única filha, Tei Yamauchi. Em 1933, depois de passar por uma enorme reestruturação, a empresa acabou se mudando para um prédio maior, construído ao lado do primeiro. A mudança também atingiu o nome da empresa, que passou a se chamar Yamauchi Nintendo & Co. A NINTENDO seguiu seu ritmo de crescimento, até que, em 1947, Sekiryo Yamauchi criou a firma Marufuk Co. Ltd. para aumentar a circulação das novas cartas da empresa, especialmente as do tipo ocidental. Mas, em 1949, Sekiryo Yamauchi sofreu um derrame cerebral e, em seu leito, chamou seu neto Hiroshi, de apenas 21 anos, para convidá-lo a assumir o comando da empresa. E por que Hiroshi foi chamado, e não o seu pai, como manda a tradição? Por um motivo muito simples: Shikanojo Inaba, pai de Hiroshi, abandonou a família. O jovem aceitou o desafio e, logo de início, demonstrou ter um estilo agressivo nos negócios, tanto que chegou a investir em empreendimentos em nada relacionados com o mercado explorado pela NINTENDO, como uma frota de táxis e uma rede de hotéis. Mas, isso não quer dizer que Hiroshi deu menos atenção à empresa que herdou, pelo contrário. Em 1951 alterou o nome da companhia para Nintendo Karuta e, no ano seguinte, mudou a sede da empresa para um lugar maior. Suas decisões não pararam por aí. Uma delas significou muito à NINTENDO, quando fechou uma parceria com a Disney para comercializar cartas com desenhos de famosos personagens.
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O estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a NINTENDO, em 1969, entrasse para o ramo dos jogos (isto é, passasse a se dedicar não apenas às cartas), época em que a empresa já se chamava Nintendo Company (essa mudança aconteceu em 1963). Foi nesse período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação e foi quando Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado "Ultra Hand" e a linha "Kousenjuu", composta por "armas de luz". Na década de 1970, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho nesse mercado, a NINTENDO fechou parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey. Porém, esse videogame não vendeu tanto quanto o esperado. A NINTENDO então decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atrativos e, através de uma parceria com a Mitsubishi, lançou em 1977 o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong (que simulava um tênis de mesa).
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Mas, foi em 1980 que a a empresa fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos games. Além de ter sido o ano em que a empresa chegou aos Estados Unidos, foi o ano em que Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do jogo. Lançado em várias versões, o Game & Watch fez muito sucesso, fazendo com que seu criador recebesse o merecido reconhecimento. Este console teve aproximadamente 60 versões, isso porque cada versão continha um jogo diferente e todos eram relacionados em categorias como Silver, Gold, Wide Screen e Multi Screen. O ano de 1977 também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da Nintendo: Shigeru Miyamoto. Contratado pela empresa após se formar em Design Industrial, teve como principal função, no início, ajudar no desenho do exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas). Se a Nintendo chegou aos Estados Unidos em 1980, certamente é porque tinha a intenção de explorar o mercado americano. Para isso, lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari, que faziam muito sucesso: trata-se do jogo Radarscape. O game fez sucesso no Japão, mas não nos Estados Unidos. Ao se dar conta disso, Hiroshi Yamauchi não desanimou e, vendo que suas principais cabeças estavam ocupadas, acabou convidando Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radarscape e lançar algo mais atraente. Isto resultou na criação de um jogo chamado Donkey Kong. A história desse game era simples: um gorila havia seqüestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um "homenzinho" bigodudo chamado Jumpman. No início, o jogo foi visto com cerca desconfiança pela equipe da NINTENDO americana, mas não demorou para fazer bastante sucesso. Daí em diante a NINTENDO lançou inúmeros sucessos no mercado, desde os tradicionais consoles até jogos inesquecíveis.
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O estilo empreendedor de Hiroshi fez com que a NINTENDO, em 1969, entrasse para o ramo dos jogos (isto é, passasse a se dedicar não apenas às cartas), época em que a empresa já se chamava Nintendo Company (essa mudança aconteceu em 1963). Foi nesse período que a empresa expandiu seus segmentos de atuação e foi quando Hiroshi conheceu Gunpei Yokoi, um gênio que passou a criar brinquedos que fizeram muito sucesso, entre eles, um braço mecânico chamado "Ultra Hand" e a linha "Kousenjuu", composta por "armas de luz". Na década de 1970, jogos eletrônicos como Space Invaders e Pong estavam fazendo sucesso. De olho nesse mercado, a NINTENDO fechou parceria com a empresa Magnavox para comercializar uma versão do console Odyssey. Porém, esse videogame não vendeu tanto quanto o esperado. A NINTENDO então decidiu investir no desenvolvimento de consoles mais atrativos e, através de uma parceria com a Mitsubishi, lançou em 1977 o Color-TV Game, uma série de adaptações do jogo Pong (que simulava um tênis de mesa).
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Mas, foi em 1980 que a a empresa fincou, definitivamente, sua bandeira no mundo dos games. Além de ter sido o ano em que a empresa chegou aos Estados Unidos, foi o ano em que Gunpei Yokoi lançou o Game & Watch, um console portátil de um único jogo cuja tela contém impressa o cenário do jogo. Lançado em várias versões, o Game & Watch fez muito sucesso, fazendo com que seu criador recebesse o merecido reconhecimento. Este console teve aproximadamente 60 versões, isso porque cada versão continha um jogo diferente e todos eram relacionados em categorias como Silver, Gold, Wide Screen e Multi Screen. O ano de 1977 também marcou a chegada de um dos mais importantes nomes da Nintendo: Shigeru Miyamoto. Contratado pela empresa após se formar em Design Industrial, teve como principal função, no início, ajudar no desenho do exterior de arcades (máquinas de jogos conhecidas no Brasil como fliperamas). Se a Nintendo chegou aos Estados Unidos em 1980, certamente é porque tinha a intenção de explorar o mercado americano. Para isso, lançou um arcade para concorrer com as máquinas da Atari, que faziam muito sucesso: trata-se do jogo Radarscape. O game fez sucesso no Japão, mas não nos Estados Unidos. Ao se dar conta disso, Hiroshi Yamauchi não desanimou e, vendo que suas principais cabeças estavam ocupadas, acabou convidando Shigeru Miyamoto para aproveitar a plataforma do Radarscape e lançar algo mais atraente. Isto resultou na criação de um jogo chamado Donkey Kong. A história desse game era simples: um gorila havia seqüestrado uma moça e cabia ao seu (suposto) namorado salvá-la, um "homenzinho" bigodudo chamado Jumpman. No início, o jogo foi visto com cerca desconfiança pela equipe da NINTENDO americana, mas não demorou para fazer bastante sucesso. Daí em diante a NINTENDO lançou inúmeros sucessos no mercado, desde os tradicionais consoles até jogos inesquecíveis.
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A linha do tempo
1983
● Lançamento do NES (Nintendo Entertainment System), chamado de Famicom no Japão e carinhosamente apelidado de “Nintendinho” no Brasil, um console de 8 bits. Foi o primeiro a aceitar cartuchos de variados jogos. Foi certamente um marco para a história da NINTENDO, pois foi esse videogame que deu vida a jogos como Metroid, Zelda e Super Mario Bros. Depois de muito sucesso, só parou de ser fabricado em 1996, com mais de 60 milhões de unidades vendidas.
1989
● Surgimento do Game Boy, uma grande inovação para o mercado. Esse console portátil tinha tela LCD monocromática e processador de 8 bits. Assim como o NES, aceitava jogos variados por cartuchos, além de permitir disputar partidas com até quatro jogadores através de um cabo especial. Seu jogo de maior sucesso foi o clássico Tetris. O Game Boy é comercializado até hoje através de novas versões.
1990
● Lançamento do SNES (Super Nintendo Entertainment System), sucessor do NES e grande sucesso de mercado. Equipado com processador de 16 bits, ferozmente o mercado de games com o rival Sega Mega Drive. Também contou com jogos marcantes, como o Super Mario World e a série Donkey Kong Country (que continha uma excelente estrutura gráfica). O SNES vendeu cerca de 57 milhões de unidades e recebeu lançamentos regulares de jogos até 1997.
1994
● Lançamento do Virtual Boy, o maior fracasso da empresa. O console tinha como novidade a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas. Ao invés de projetar as imagens em uma tela de TV, o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente um óculos. Mas o console tinha vários problemas, entre eles: causava dor de cabeça ao jogador, necessitava de uma base para ser apoiado, podia ser danificado facilmente, o fundo das imagens era escuro e havia poucos jogos disponíveis.
1996
● Lançamento do Nintendo 64, sucessor natural do SNES. O número em seu nome faz alusão ao fato desse console ser de 64 bits. Seus principais diferenciais eram a capacidade de processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico neste último, além de um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. O Nintendo 64 também deu vida a jogos marcantes, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007 e, claro, Super Mario 64. Apesar de não ter sido um fracasso, o Nintendo 64 não vendeu tão bem quanto o NES e o SNES, principalmente por ter tido menos jogos. O Nintendo 64 vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo todo.
● A NINTENDO lançou uma versão melhorada do Game Boy Classic. O Game Boy Pocket era mais fino que o primeiro, consomia menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tinha uma tela mais nítida.
1983
● Lançamento do NES (Nintendo Entertainment System), chamado de Famicom no Japão e carinhosamente apelidado de “Nintendinho” no Brasil, um console de 8 bits. Foi o primeiro a aceitar cartuchos de variados jogos. Foi certamente um marco para a história da NINTENDO, pois foi esse videogame que deu vida a jogos como Metroid, Zelda e Super Mario Bros. Depois de muito sucesso, só parou de ser fabricado em 1996, com mais de 60 milhões de unidades vendidas.
1989
● Surgimento do Game Boy, uma grande inovação para o mercado. Esse console portátil tinha tela LCD monocromática e processador de 8 bits. Assim como o NES, aceitava jogos variados por cartuchos, além de permitir disputar partidas com até quatro jogadores através de um cabo especial. Seu jogo de maior sucesso foi o clássico Tetris. O Game Boy é comercializado até hoje através de novas versões.
1990
● Lançamento do SNES (Super Nintendo Entertainment System), sucessor do NES e grande sucesso de mercado. Equipado com processador de 16 bits, ferozmente o mercado de games com o rival Sega Mega Drive. Também contou com jogos marcantes, como o Super Mario World e a série Donkey Kong Country (que continha uma excelente estrutura gráfica). O SNES vendeu cerca de 57 milhões de unidades e recebeu lançamentos regulares de jogos até 1997.
1994
● Lançamento do Virtual Boy, o maior fracasso da empresa. O console tinha como novidade a capacidade de representar imagens em 3D, ainda que monocromáticas. Ao invés de projetar as imagens em uma tela de TV, o fazia em um dispositivo que lembrava vagamente um óculos. Mas o console tinha vários problemas, entre eles: causava dor de cabeça ao jogador, necessitava de uma base para ser apoiado, podia ser danificado facilmente, o fundo das imagens era escuro e havia poucos jogos disponíveis.
1996
● Lançamento do Nintendo 64, sucessor natural do SNES. O número em seu nome faz alusão ao fato desse console ser de 64 bits. Seus principais diferenciais eram a capacidade de processamento gráfico 3D, capacidade de conexão de até quatro joysticks, botão analógico neste último, além de um botão posicionado como gatilho na base inferior do controle. O Nintendo 64 também deu vida a jogos marcantes, como The Legend of Zelda: Ocarina of Time, GoldenEye 007 e, claro, Super Mario 64. Apesar de não ter sido um fracasso, o Nintendo 64 não vendeu tão bem quanto o NES e o SNES, principalmente por ter tido menos jogos. O Nintendo 64 vendeu cerca de 30 milhões de unidades no mundo todo.
● A NINTENDO lançou uma versão melhorada do Game Boy Classic. O Game Boy Pocket era mais fino que o primeiro, consomia menos energia (exigindo apenas duas pilhas AAA contra 4 pilhas AA de seu antecessor) e tinha uma tela mais nítida.
1997
● Lançamento do Game Boy Light, portátil que possuía características semelhantes à versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light só foi vendido no Japão.
1998
● Lançamento do Game Boy Color (GBC) e, como o próprio nome diz, sua principal característica era rodar jogos em cores. Além disso, também contava com hardware mais poderoso e áudio melhor que de seus antecessores. Essa versão contou com cerca de 230 jogos exclusivos e vendeu mais de 50 milhões de unidades.
● Lançamento do Game Boy Light, portátil que possuía características semelhantes à versão Pocket, com o diferencial de ter uma tela com iluminação própria. O Game Boy Light só foi vendido no Japão.
1998
● Lançamento do Game Boy Color (GBC) e, como o próprio nome diz, sua principal característica era rodar jogos em cores. Além disso, também contava com hardware mais poderoso e áudio melhor que de seus antecessores. Essa versão contou com cerca de 230 jogos exclusivos e vendeu mais de 50 milhões de unidades.
2001
● Lançamento do GameCube, sucessor do Nintendo 64. Em formato de cubo (daí o nome), esse foi o primeiro console da NINTENDO a trabalhar com uma mídia óptica - utiliza um tipo de mini-DVD baseado em uma tecnologia da Matsushita (Panasonic). Outra característica importante desse console era sua capacidade gráfica, muito superior ao do Nintendo 64. Seu joystick também contava com inovações: tinha um desenho feito para se adaptar facilmente às mãos e contava com um recurso vibratório, deixando os jogos mais interessantes. A NINTENDO também lançou uma versão especial do controle que funcionava por conexão wireless, isto é, sem fio. Apesar de ser um bom console, o GameCube não conseguiu desbancar seu principal concorrente, o PlayStation 2. O videogame deixou de ser fabricado no início de 2007 e vendeu cerca de 21 milhões de unidades.
● Lançamento do Game Boy Advance (GBA), evolução da linha Game Boy. Esse portátil oferecia várias novidades em relação às versões anteriores: formato físico mais moderno, tela maior, capacidade de exibir mais de 32 mil cores, processador de 32 bits, áudio melhorado e cartuchos menores. O console foi um verdadeiro sucesso vendendo mais de 75 milhões de unidades.
2003
● Lançamento do Game Boy Advance SP, uma versão melhorada do GBA. O ‘SP’ aparentemente vem da palavra inglesa "special", mas não se tem certeza disso. O principal diferencial está em seu formato físico: o aparelho é dobrável, no mesmo estilo de um laptop, característica que facilita seu transporte e ajuda a proteger a tela. Outra novidade interessante é o fato do portátil utilizar uma bateria recarregável ao invés de pilhas. A versão vendeu quase 40 milhões de unidades no mundo inteiro.
● Lançamento do GameCube, sucessor do Nintendo 64. Em formato de cubo (daí o nome), esse foi o primeiro console da NINTENDO a trabalhar com uma mídia óptica - utiliza um tipo de mini-DVD baseado em uma tecnologia da Matsushita (Panasonic). Outra característica importante desse console era sua capacidade gráfica, muito superior ao do Nintendo 64. Seu joystick também contava com inovações: tinha um desenho feito para se adaptar facilmente às mãos e contava com um recurso vibratório, deixando os jogos mais interessantes. A NINTENDO também lançou uma versão especial do controle que funcionava por conexão wireless, isto é, sem fio. Apesar de ser um bom console, o GameCube não conseguiu desbancar seu principal concorrente, o PlayStation 2. O videogame deixou de ser fabricado no início de 2007 e vendeu cerca de 21 milhões de unidades.
● Lançamento do Game Boy Advance (GBA), evolução da linha Game Boy. Esse portátil oferecia várias novidades em relação às versões anteriores: formato físico mais moderno, tela maior, capacidade de exibir mais de 32 mil cores, processador de 32 bits, áudio melhorado e cartuchos menores. O console foi um verdadeiro sucesso vendendo mais de 75 milhões de unidades.
2003
● Lançamento do Game Boy Advance SP, uma versão melhorada do GBA. O ‘SP’ aparentemente vem da palavra inglesa "special", mas não se tem certeza disso. O principal diferencial está em seu formato físico: o aparelho é dobrável, no mesmo estilo de um laptop, característica que facilita seu transporte e ajuda a proteger a tela. Outra novidade interessante é o fato do portátil utilizar uma bateria recarregável ao invés de pilhas. A versão vendeu quase 40 milhões de unidades no mundo inteiro.
2004
● Lançamento do Nintendo DS (o DS vem de Dual Screen ou de Developers' System) que tem como característica duas telas, sendo a inferior sensível ao toque (o portátil é acompanhado de uma caneta Stylus para uso nessa tela). Além disso, o console é dobrável, possui microfone, é alimentado por bateria recarregável e tem capacidade gráfica similar ao Nintendo 64. O Nintendo DS também se destaca por ter conexão WiFi. Com isso, basta se aproximar de alguém que também possui o portátil para iniciar, facilmente, uma disputa em rede. Essa característica também permite navegar na internet pelo console, tanto que a Opera Software lançou uma versão de seu navegador para o Nintendo DS. O console já vendeu cerca de 37 milhões de unidades.
2005
● Lançamento do Game Boy micro (a palavra micro é toda em letras minúsculas mesmo), a segunda versão melhorada do GBA. Suas principais características são: tamanho reduzido (é o menor videogame da NINTENDO), leveza (pesa cerca de 80 gramas), tela melhorada, frente trocável (isto é, que aceita várias capas) e suporte nativo a fones de ouvido (recurso inexistente no GBA SP). O console já vendeu cerca de 1.8 milhão de unidades.
2006
● Lançamento do Nintendo DS Lite, a versão portátil do modelo Nintendo DS. Em relação à versão anterior, o console tem tela mais nítida, tamanho reduzido e formato físico "clean". A versão já vendeu 20 milhões de unidades.
● Lançado em 19 de novembro nos Estados Unidos e no Japão em 2 de dezembro, o Nintendo Wii, console sucessor do GameCube, se tornou a grande vedete do mercado de videogame. A grande atração é seu joystick revolucionário: o Wiimote. Em formato de controle remoto, esse joystick não tem fio e sua jogabilidade está nos movimentos do usuário, isto é, o jogador precisa fazer movimentos com o braço para jogar, simulando os gestos de uma luta de espadas ou de uma disputa de tênis, por exemplo. O controle também é capaz de vibrar, tem uma saída de áudio, pode ainda receber vários acessórios extras. O console roda jogos através de um tipo de DVD, mas também é capaz de executar jogos dos seus antecessores através de um serviço on-line onde o jogador pode baixá-los. O videogame conta com 512 MB de memória interna, e essa capacidade pode ser expandida por meio de cartões SD. Por levar a sério o fator diversão, o Nintendo Wii tem sido muito bem recebido, até mesmo por pessoas não habituadas aos jogos eletrônicos, vendendo 6 milhões de unidades nos primeiros 6 meses de vida, ganhando - até o momento - a “batalha” com as gigantes Sony (Playstation) e Microsoft (XBOX 360).
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● Lançamento do Nintendo DS Lite, a versão portátil do modelo Nintendo DS. Em relação à versão anterior, o console tem tela mais nítida, tamanho reduzido e formato físico "clean". A versão já vendeu 20 milhões de unidades.
● Lançado em 19 de novembro nos Estados Unidos e no Japão em 2 de dezembro, o Nintendo Wii, console sucessor do GameCube, se tornou a grande vedete do mercado de videogame. A grande atração é seu joystick revolucionário: o Wiimote. Em formato de controle remoto, esse joystick não tem fio e sua jogabilidade está nos movimentos do usuário, isto é, o jogador precisa fazer movimentos com o braço para jogar, simulando os gestos de uma luta de espadas ou de uma disputa de tênis, por exemplo. O controle também é capaz de vibrar, tem uma saída de áudio, pode ainda receber vários acessórios extras. O console roda jogos através de um tipo de DVD, mas também é capaz de executar jogos dos seus antecessores através de um serviço on-line onde o jogador pode baixá-los. O videogame conta com 512 MB de memória interna, e essa capacidade pode ser expandida por meio de cartões SD. Por levar a sério o fator diversão, o Nintendo Wii tem sido muito bem recebido, até mesmo por pessoas não habituadas aos jogos eletrônicos, vendendo 6 milhões de unidades nos primeiros 6 meses de vida, ganhando - até o momento - a “batalha” com as gigantes Sony (Playstation) e Microsoft (XBOX 360).
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Mario Bros.
O personagem que se transformou em símbolo do videogame, surgiu em 1981. Tudo começou quando Shigeru Miyamoto passou a integrar a equipe da NINTENDO. Dirigiu o trabalho de criação da versão arcade de game Donkey Kong, jogo em que o baixinho bigodudo apareceu pela primeira vez ainda sem nome. Ele era chamado simplesmente de "Jumpman", ou, o "homem que pula", e enfrentava o gorila gigante que dá nome ao jogo. Para ficar reconhecível mesmo com poucos pixels, o personagem ganhou chapéu, bigode e suspensório. Somente em Donkey Kong Jr., de 1982, Mario recebeu oficialmente seu nome. O presidente da Nintendo da América o batizou em homenagem ao dono do primeiro depósito da empresa, Mario Segali. No início, Mario era um carpinteiro, mas logo se transformou em encanador. Ganhou jogo próprio e um irmão, Luigi, em 1983 com o lançamento do jogo "Mario Bros.". O personagem tornou-se mascote oficial da NINTENDO em 1985, quando foi lançado o jogo "Super Mario Bros.", que se tornou o título mais vendido da história, com mais de 40 milhões de cópias, imortalizando o personagem bigodudo da NINTENDO. O jogo é considerado o melhor da história pelos fanáticos jogadores no mundo. A popularidade de seus jogos e o crescimento da indústria dos games tornaram o mascote da NINTENDO mais famoso que Mickey Mouse, segundo pesquisa feita em 1991. Em 9 de dezembro de 2003, o baixinho foi escolhido para integrar o Museu de Cera de Hollywood, em companhia de outros personagens lendários como Jason de "Sexta-Feira 13", Neo de "Matrix" e a Lara Croft protagonizada por Angelina Jolie. Outros personagens da série são: Bowser (o grande vilão), Princess Peach (a princesa do reino dos cogumelos), Toad (um cogumelo servo da princesa Peach), Wario (o anti-Mario), Waluigi ( a versão maligna de Luigi), Yoshi (uma espécie de dinossauro), entre outros. Os jogos do personagem já venderam quase 200 milhões de unidades.
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O personagem que se transformou em símbolo do videogame, surgiu em 1981. Tudo começou quando Shigeru Miyamoto passou a integrar a equipe da NINTENDO. Dirigiu o trabalho de criação da versão arcade de game Donkey Kong, jogo em que o baixinho bigodudo apareceu pela primeira vez ainda sem nome. Ele era chamado simplesmente de "Jumpman", ou, o "homem que pula", e enfrentava o gorila gigante que dá nome ao jogo. Para ficar reconhecível mesmo com poucos pixels, o personagem ganhou chapéu, bigode e suspensório. Somente em Donkey Kong Jr., de 1982, Mario recebeu oficialmente seu nome. O presidente da Nintendo da América o batizou em homenagem ao dono do primeiro depósito da empresa, Mario Segali. No início, Mario era um carpinteiro, mas logo se transformou em encanador. Ganhou jogo próprio e um irmão, Luigi, em 1983 com o lançamento do jogo "Mario Bros.". O personagem tornou-se mascote oficial da NINTENDO em 1985, quando foi lançado o jogo "Super Mario Bros.", que se tornou o título mais vendido da história, com mais de 40 milhões de cópias, imortalizando o personagem bigodudo da NINTENDO. O jogo é considerado o melhor da história pelos fanáticos jogadores no mundo. A popularidade de seus jogos e o crescimento da indústria dos games tornaram o mascote da NINTENDO mais famoso que Mickey Mouse, segundo pesquisa feita em 1991. Em 9 de dezembro de 2003, o baixinho foi escolhido para integrar o Museu de Cera de Hollywood, em companhia de outros personagens lendários como Jason de "Sexta-Feira 13", Neo de "Matrix" e a Lara Croft protagonizada por Angelina Jolie. Outros personagens da série são: Bowser (o grande vilão), Princess Peach (a princesa do reino dos cogumelos), Toad (um cogumelo servo da princesa Peach), Wario (o anti-Mario), Waluigi ( a versão maligna de Luigi), Yoshi (uma espécie de dinossauro), entre outros. Os jogos do personagem já venderam quase 200 milhões de unidades.
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Os slogans
Now you're playing with power! (1986)
The best play here! (1992)
Play it loud! (1994)
Get N or get out. (Nintendo 64 – 1996)
Who are you? (2002)
Touching is good. (Nintendo DS - 2003)
Wii would like to play. (Nintendo Wii - 2006)
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Os slogans
Now you're playing with power! (1986)
The best play here! (1992)
Play it loud! (1994)
Get N or get out. (Nintendo 64 – 1996)
Who are you? (2002)
Touching is good. (Nintendo DS - 2003)
Wii would like to play. (Nintendo Wii - 2006)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca NINTENDO está avaliada em US$ 7.73 bilhões, ocupando a posição de número 44 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca NINTENDO está avaliada em US$ 7.73 bilhões, ocupando a posição de número 44 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A NINTENDO comercializa seus produtos em mais de 120 países ao redor do mundo. A empresa já vendeu mais de 1 bilhão de videogames. É a quinta maior empresa em valor de mercado do Japão, sendo cotada em US$ 72 bilhões.
A marca no mundo
A NINTENDO comercializa seus produtos em mais de 120 países ao redor do mundo. A empresa já vendeu mais de 1 bilhão de videogames. É a quinta maior empresa em valor de mercado do Japão, sendo cotada em US$ 72 bilhões.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca NINTENDO.
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca NINTENDO.
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Você sabia?
● A NINTENDO também é conhecida como Big N.
● Na Coréia do Sul, o NES recebeu o nome de Hyundai Comboy, pois na época havia uma lei que proibia a comercialização de produtos japoneses no país.
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Visite: www.nintendo.com
Você sabia?
● A NINTENDO também é conhecida como Big N.
● Na Coréia do Sul, o NES recebeu o nome de Hyundai Comboy, pois na época havia uma lei que proibia a comercialização de produtos japoneses no país.
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