Chamar a grife italiana PRADA de marca é um tremendo insulto. Chique e luxuosa, desperta nas mulheres um intenso, e muitas vezes incontrolável, desejo por suas peças que mais parecem verdadeiras jóias do mundo da moda, chegando ao ponto da poderosa editora da revista Vogue americana, Anna Wintour, declarar: “PRADA é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão”. Resumindo, PRADA é divino.
Começava então a transformação da PRADA em um ícone do mercado de luxo mundial. Em 1983 uma segunda loja é inaugurada em Milão, em 1985 lança a coleção de sapatos, no ano seguinte inaugura sua primeira loja em Nova York, e em 1989 apresenta primeira coleção de roupas, aclamada pelas inovadoras linhas puristas e austeras. A coleção mostrava muitas novidades, novos tecidos e tecnologias. Miu Miu, a sua segunda linha, mais acessível, foi lançada em 1992, e adotada pela juventude cosmopolita, conferindo-lhe o status de ícone da moda. Pouco depois foi a vez da coleção masculina de roupa (1995) e da PRADA SPORT (1997), uma linha esportiva de roupas e acessórios, estrearem no mercado. Ainda nesta década a marca ganhou enorme visibilidade com a inauguração de lojas em Londres (1994), Nova York, San Francisco e Paris (1996), além do lançamento de coleções de relógios, cosméticos (no ano de 2000), perfumes e uma linha para decoração para casa. Os preços dos sapatos da marca variam entre US$ 400 à US$ 2.500, as bolsas entre US$ 200 e US$ 7.000, as jaquetas entre US$ 3.000 à US$ 15.000 e os vestidos entre US$ 1.500 à US$ 7.500.
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A históriaA tradicional grife italiana foi fundada na cidade de Milão em 1913 por Mario Prada e seu irmão com o nome de Prada Brothers (Fratelli Prada). Começou a sua atividade comercial através do design e da manufatura exclusiva de acessórios de luxo, como malas e bolsas, em couro e peles sofisticadas, além de outros materiais de elevada qualidade. Ganhou notoriedade ao longo das décadas por seus produtos de luxo. No ano de 1978, a neta de um dos fundadores, Miuccia Prada, juntamente com seu futuro marido Patrizio Bertelli, assumiram o controle da empresa, que já tinha perdido muito do seu brilho, e passou a produzir acessórios, incluindo uma simples mochila preta de nylon ajustada com tiras de couro. Mochilas e outros acessórios de nylon foram estampados com o triângulo metálico invertido em que se lia o nome da marca e rapidamente se tornaram objetos de desejo, usadas por modelos como Jerry Hall e Marie Helvin.
-Começava então a transformação da PRADA em um ícone do mercado de luxo mundial. Em 1983 uma segunda loja é inaugurada em Milão, em 1985 lança a coleção de sapatos, no ano seguinte inaugura sua primeira loja em Nova York, e em 1989 apresenta primeira coleção de roupas, aclamada pelas inovadoras linhas puristas e austeras. A coleção mostrava muitas novidades, novos tecidos e tecnologias. Miu Miu, a sua segunda linha, mais acessível, foi lançada em 1992, e adotada pela juventude cosmopolita, conferindo-lhe o status de ícone da moda. Pouco depois foi a vez da coleção masculina de roupa (1995) e da PRADA SPORT (1997), uma linha esportiva de roupas e acessórios, estrearem no mercado. Ainda nesta década a marca ganhou enorme visibilidade com a inauguração de lojas em Londres (1994), Nova York, San Francisco e Paris (1996), além do lançamento de coleções de relógios, cosméticos (no ano de 2000), perfumes e uma linha para decoração para casa. Os preços dos sapatos da marca variam entre US$ 400 à US$ 2.500, as bolsas entre US$ 200 e US$ 7.000, as jaquetas entre US$ 3.000 à US$ 15.000 e os vestidos entre US$ 1.500 à US$ 7.500.
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PRADA + LG
A grife italiana inovou ao lançar no mês de janeiro de 2007, em parceria com a coreana LG Electronics, o aparelho celular LG Prada KE850. O celular, que estava sendo desenvolvido desde 2005, chamado de “PRADA Phone by LG”, é esguio (12 milímetros de espessura), com tela sensível ao toque e câmera de 2 megapixels. A grife italiana ajudou a criar a interface do aparelho, os tons de chamada, o conteúdo pré-instalado e os acessórios. Segundo a PRADA o objetivo do projeto é posicionar a marca na arena dos telefones celulares, que cada vez mais são sinônimos de estilo. O novo aparelho, lançado prço próximo aos 600 euros, vendeu 300 mil unidades nos oitos países (Itália, Alemanha, Reino Unido, França, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong) nos três primeiros meses. No Brasil, o celular chegou meses depois, comercializado pelas operadoras Vivo, Claro e Tim ao preço de R$ 1.900,00. A LG não comenta a razão pela qual optou por não lançar o modelo nos Estados Unidos.
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A grife italiana inovou ao lançar no mês de janeiro de 2007, em parceria com a coreana LG Electronics, o aparelho celular LG Prada KE850. O celular, que estava sendo desenvolvido desde 2005, chamado de “PRADA Phone by LG”, é esguio (12 milímetros de espessura), com tela sensível ao toque e câmera de 2 megapixels. A grife italiana ajudou a criar a interface do aparelho, os tons de chamada, o conteúdo pré-instalado e os acessórios. Segundo a PRADA o objetivo do projeto é posicionar a marca na arena dos telefones celulares, que cada vez mais são sinônimos de estilo. O novo aparelho, lançado prço próximo aos 600 euros, vendeu 300 mil unidades nos oitos países (Itália, Alemanha, Reino Unido, França, Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong) nos três primeiros meses. No Brasil, o celular chegou meses depois, comercializado pelas operadoras Vivo, Claro e Tim ao preço de R$ 1.900,00. A LG não comenta a razão pela qual optou por não lançar o modelo nos Estados Unidos.
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Experiência única
Além da moda, a empresa revoluciona na arquitetura, com seus projetos de lojas, com jeito de galeria, sem nome na fachada e onde os produtos têm status de obra de arte, assinados por importantes arquitetos contemporâneos como o holandês Rem Koolhaass, que assinou a filial de Nova York, inaugurada em 2001 no SoHo. O nome do projeto não poderia ser mais sugestivo: Prada Universe. A unidade de Tóquio, assinada pela dupla suíça Jacques Herzog e Pierre de Meuron, é a mais provocativa construção da capital japonesa. Este conceito de loja possui unidades também em San Francisco e Beverly Hills. Clique nas fotos abaixo para conhecer mais este novo conceito de loja da grife PRADA.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca PRADA está avaliada em US$ 3.28 bilhões, ocupando a posição de número 94 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A PRADA possui 310 lojas (incluindo a marca Miu-Miu) nas cidades mais importantes e cosmopolitas de 65 países ao redor do mundo.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PRADA.
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Visite: www.prada.com
Experiência única
Além da moda, a empresa revoluciona na arquitetura, com seus projetos de lojas, com jeito de galeria, sem nome na fachada e onde os produtos têm status de obra de arte, assinados por importantes arquitetos contemporâneos como o holandês Rem Koolhaass, que assinou a filial de Nova York, inaugurada em 2001 no SoHo. O nome do projeto não poderia ser mais sugestivo: Prada Universe. A unidade de Tóquio, assinada pela dupla suíça Jacques Herzog e Pierre de Meuron, é a mais provocativa construção da capital japonesa. Este conceito de loja possui unidades também em San Francisco e Beverly Hills. Clique nas fotos abaixo para conhecer mais este novo conceito de loja da grife PRADA.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca PRADA está avaliada em US$ 3.28 bilhões, ocupando a posição de número 94 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A PRADA possui 310 lojas (incluindo a marca Miu-Miu) nas cidades mais importantes e cosmopolitas de 65 países ao redor do mundo.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PRADA.
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