15.7.07

APPLE

Alguém poderia imaginar que uma colorida maçã se tornaria mais famosa que a fruta que representa a cidade de Nova York ou a maçã, que é símbolo dos discos dos Beatles? Com certeza não. Em matéria de maçã como um símbolo, a do fabricante de computadores APPLE talvez seja apenas comparável a de Adão e Eva. Mas o fato é que, quando se fala em símbolo e quando o símbolo é uma maçã, o que hoje nos vem imediatamente à cabeça é a marca APPLE. A marca traduz aos usuários de informática toda a imagem da criatividade, inovação, design e originalidade.
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A história
A história começou quando o engenheiro Steven Wozniak e Steve Jobs, que tinham sido colegas de turma no colegial, vislumbraram a possibilidade de desenvolver e comercializar computadores pessoais. Ambos eram interessados em eletrônica. Após a graduação, continuaram amigos e em contato direto, trabalhando em empresas localizadas no Vale do Silício. Jobs trabalhava na Atari e Wozniack na Hewllet-Pachard. Jobs com sua grande visão futurista insistia que ambos, mais Ron Wayne, deveriam tentar vender computadores pessoais. A idéia era desenvolver um microcomputador que pudesse ser menor e bem mais acessível que os modelos desenvolvidos pela lendária PARC. Essa idéia e união resultaram no nascimento da Apple Computer Company em 1° de abril de 1976. O capital inicial da empresa, com sede na garagem da casa dos pais de Steve Jobs, era originário da venda de uma Kombi e de uma calculadora HP. A palavra Apple foi escolhida por três razões: o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores; ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores, sendo uma aposta no inusitado; e uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”). Além do mais, a maçã desenhada com faixas era uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido uma clara referência ao pecado bíblico. Steve Jobs, não queria somente vencer a concorrência no ramo dos computadores pessoais, mas sim, mudar uma sociedade, criar uma nova perspectiva de vida para uma nova geração que estava por vir. A recém-fundada empresa, resolveu então colocar no mercado o computador batizado de Apple I, criado e desenvolvido por Wozniack. Porém, os hobistas não levaram o Apple I, vendido por US$ 666.66, a sério e os computadores só decolaram em 1977, quando o Apple II foi apresentado em uma feira de informática. Primeiro computador a ter o CPU feito de plástico e com designers gráficos coloridos, era uma máquina impressionante.
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Em meados de 1978, o lançamento do Apple Disk II, o floppy drive mais barato da época, fizeram as vendas da empresa dispararem. Com o aumento das vendas, veio também um aumento significativo da empresa e pôr volta de 1980, quando o Apple III foi lançado, começaram a vender seus computadores para o exterior. No afã de dar continuidade à revolução que iniciou, Jobs cometeu o que talvez tenha sido seu primeiro erro: mandou seus projetistas eliminarem a ventoinha do Apple III, o que resultou na necessidade de substituir milhares de unidades danificadas por superaquecimento. Três anos mais tarde, seria lançada uma versão revisada do Apple III, mas a imagem da máquina já tinha sido irremediavelmente arranhada pela falha de projeto do modelo anterior. Em 1981 as coisas começaram a se complicar. Primeiro, o mercado ficou saturado dificultando as vendas. Depois, Wozniack sofreu um acidente aéreo ficando ausente da empresa e Steve Jobs assumiu o controle. E para complicar o fracasso do computador Lisa. Era o início de uma grande crise, que culminaria com a saída, e depois volta em 1996, de Steve Jobs da empresa. Nem o estrondoso lançamento do Macintosh em 1984 foi capaz de contê-la. Em meados da década de 90, quase a beira da falência, a APPLE começaria a lançar dezenas de produtos e programas, dentre eles o iMac, o iBook, e mais recentemente o iPod, que revolucionariam o mundo dos computadores e acabariam com as inúmeras crises por qual a empresa passou. Durante toda sua história a APPLE sempre foi pioneira ao lançar produtos revolucionários como a impressora laser PostScript; o Desktop Publishing; a Universal Serial Bus, popularmente conhecida como entrada USB que substituiu diversas outras, se tornando um padrão mundial, e atualmente usada em Pen Drives e MP3 Players; os primeiros laptops com mouse de série e teclados externos (série PowerBook 100, introduzidos em 1991); o abandono do leitor de disquetes (iMac original, introduzido em 1998); o primeiro computador disponível comercialmente a se basear principalmente no USB para a conexão de periféricos (iMac original, introduzido em 1998); e o primeiro laptop com monitor de tela larga (PowerBook G4, introduzido em 2000). Em junho de 2005, Steve Jobs surpreendeu o mundo da informática ao anunciar que a APPLE estava trocando os processadores PowerPC de seus computadores por processadores da marca Intel. Os primeiros modelos de Macintosh equipados com chips da Intel apareceram à venda no começo do ano seguinte: o MacBook Pro e o iMac, ambos equipados com o processador Intel Core Duo. A frase de campanha comercial para os novos modelos, bastante provocativa, era: “O que um chip Intel faria dentro de um Mac? Muito mais do que já fez em qualquer PC”. Com o lançamento de dois novos produtos, o Apple TV e o iPhone, durante a MacWorld 2007, a APPLE anunciou a mudança do seu nome de Apple Computers Inc. para Apple Inc. Esta mudança ocorreu principalmente pelo novo posicionamento mercadológico que a empresa passou a adotar. A empresa, com estes dois novos produtos juntamente com o iPod e seus computadores, passa a atuar não somente no mercado de computadores mas também no mercado de eletrônicos.
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A linha do tempo
1983
● LISA
. Primeiro computador com interface gráfica, conhecida como GUI, o que mudava para sempre o mundo dos computadores. Era a primeira vez que uma máquina podia ser usada por qualquer um, sem linguagem especial, pois a operação era feita através de menus e comandos simples. Outra inovação era o mouse. Mas seu alto preço (US$ 10.000) não empolgou o público.
1984
● MACINTOSH
. Primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica amigável com um sistema operacional revolucionário.
1989
● MACINTOSH PORTABLE
. Primeiro modelo portátil da marca. Pesando 7.2 kg e desajeitado devido ao seu tamanho, o modelo era considerado mais uma “mala” do que um portátil.
1990
● MAC OS. Um sistema operacional próprio, lançado depois da batalha com a Microsoft, em virtude do sistema operacional Windows.
1991
● QUICKTIME
. Primeiro player criado para computadores. Era um poderoso software de multimídia capaz de reproduzir arquivos de vídeo, som, animação e música de vários formatos.
POWERBOOK 100. A nova geração do Macintosh portátil, vendido inicialmente por US$ 2.500. Este computador ajudou a solidificar a reputação da APPLE em produzir desktops e laptops de qualidade.
1993
● NEWTON MESSAGE PAD. Primeiro assistente pessoal digital (PDA, na sigla em inglês) com tela sensível ao toque (touch screen), que surgia para destronar os modelos da IBM e da Palm. Seu sistema inovador de reconhecimento de escrita, contudo, ficou só na promessa: o aparelho registrava os caracteres errados. Apesar de ter sido um fracasso comercial, o Newton estabeleceu a base de uma nova categoria que foi a precursora e inspiradora de aparelhos como o BlackBerry, o Palm Pilot e o Pocket PC.
1997
● PowerMac G3
e o PowerBook G3. Linha de computadores e notebooks mais rápidos da época, desenvolvidos para profissionais de computação gráfica. Esses computadores eram baseados em uma nova série de processadores.
1998
● iMac.
Sem disquetes (apenas CD), com design inovador e várias cores, tornou-se um ícone pop e ganhou o título de computador pessoal que mais vendeu em seu lançamento. Era chamado de “a segunda revolução” dos PCs.
1999
● iBook. A versão portátil do iMac, que acumulou 140.000 pedidos de compra antes mesmo de seu lançamento oficial nas lojas.
● PowerMac G4, computador voltado para profissionais de publicidade e designers.
2001
Lançamento do iPod, em meio ao boom da música digital na Internet. A empresa cria um tocador portátil de arquivos MP3 e comemora mais um sucesso instantâneo de vendas. Este primeiro modelo era compatível apenas com os computadores Macintosh, tinha capacidade de 5GB e chegou às lojas dos Estados Unidos por US$ 399. Nos dois primeiros meses o tocador vendeu 125 mil unidades. Com capacidade para guardar mil músicas e fazer seleções personalizadas, o iPod dominaria o mercado, tornando-se o Walkman da geração digital.
● iTunes, melhor player de música já criado. Foi desenvolvido para reproduzir e organizar arquivos de música e vídeo digitais. Pelo iTunes também seria possível fazer compras de canções e vídeos na iTunes Store e carregar arquivos para iPod.
2002
● iMac LCD.
Enquanto fabricantes do mundo todo copiavam ou adaptavam o design surpreendente do primeiro iMac, a empresa dava um passo à frente com a nova versão da máquina. Similar a um abajur, com uma tela de cristal líquido presa a uma haste móvel, o novo iMac era o primeiro computador-objeto de decoração.
● MAC OS X. Grande evolução do seu sistema operacional, abandonando de vez o MAC OS e passando a utilizar um sistema operacional muito mais avançado e eficiente.
2003
● iTunes Store
, maior acervo de música digital legalizado do mundo, foi criado para venda de músicas, clipes, álbuns, seriados e até filmes para iPod pela Internet. Uma resposta da APPLE para a disputa entre as gravadoras e os usuários de sistemas de downloads de músicas. Vendendo canções avulsas de forma eficiente e relativamente barata pela Internet, o novo sistema inaugurou o futuro da indústria musical. Milhões de músicas são comercializadas em meses. Atualmente os arquivos de música custam US$ 0.99; jogos por US$ 4.99; US$ 1.99 por episódio de seriado; enquanto o preço dos filmes varia de US$ 9.99 a US$ 14.99.
2004
● iPod Mini.
Versão menor do iPod original. Foi descontinuado em 7 de setembro de 2005, sendo substituído pelo iPod Nano. iPod Photo, apresentava uma tela colorida com capacidade de armazenar e exibir imagens (JPEG, BMP, GIF, TIFF e PNG) e executar música por até 15 horas. Lançado originalmente em versões de 40GB e 60GB. Em 2005 este aparelho se fundiria com a linha iPod.
2005
● iPod Nano
. Um aparelho com design mais fino, que viria a substituir o iPod Mini. Lançado em cinco cores cheias de estilo, display mais brilhante, com capacidade de 2GB, 4GB e 8GB. A maior novidade em relação ao seu antecessor era a substituição do HD por memória flash, o que fez com que o tamanho e o peso fossem drasticamente reduzidos.
● iPod Shuffle. Versão mais simples do iPod, foi criado com o intuito de ser menor, mais leve e mais barato. Além de não contar com um visor e com um Click Wheel, também não utilizava um HD.
2006
● MacBook. Computador portátil sucessor do iBook, possuía melhoramentos significativos como tela Wide Screen e os processadores Intel Core Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor.
2007
● iPhone.
Um telefone celular com funções de tocador de áudio, câmera digital e internet. A navegação é feita através de sua tela sensível a múltiplos toques (multitouch). Destaca-se ainda pela utilização de uma versão “enxuta” do sistema operacional OS X. Outra característica da interface é a fluidez dos movimentos e trocas de telas. No dia 10 de janeiro, que mais parecia final da Copa do Mundo, nas lojas da APPLE, milhares de fãs se aglomeravam em frente aos monitores de televisão para ver o presidente da empresa, Steve Jobs, anunciar o iPhone seis meses antes de ser lançado no mercado. Poucas horas depois do anúncio, os papéis da empresa na bolsa subiram 8,3% deixando a APPLE US$ 6 bilhões mais rica.
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(Clique na imagem acima para acompanhar a evolução dos produtos Apple)
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Uma lenda chamada Macintosh
As bases do projeto Macintosh surgiram no início de 1979 com Jef Raskin, que idealizou um computador fácil de utilizar e barato para o grande público. Em dezembro foi autorizado a iniciar o projeto e começou a procurar um engenheiro capaz de construir o primeiro protótipo. Bill Atkinson, membro do projeto Lisa, apresentou-o a Burrell Smith, um técnico que acabara de ser contratado naquele ano. O primeiro protótipo obedecia às especificações de Jef Raskin: tinha 64 KB de memória, utilizava o lento microprocessador 6805E da Motorola e tinha um monitor de 256 x 256 pixels em preto e branco. Esta máquina utilizava menos controladores de memória que o Lisa, tornando sua fabricação bem mais barata. O projeto inovador do Macintosh atraiu a atenção de Steve Jobs que deixou o projeto Lisa para se concentrar no Macintosh. Em janeiro de 1981, assumiu a direção do projeto, forçando Jef Raskin a deixar o mesmo. O nome Macintosh derivava de um tipo de maçã. O computador foi apresentado, de forma estrondosa, ao público em 22 de janeiro de 1984, durante o intervalo do Super Bowl (final do campeonato de futebol americano profissional), evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos, e que possui os 30 segundos mais caros da publicidade mundial. O célebre comercial, intitulado de “1984”, dirigido por Ridley Scott e apresentado uma única vez, foi considerado um dos melhores na história da propaganda mundial. Para assistir ao comercial clique no ícone abaixo.
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O Macintosh chegou as lojas com um preço de US$ 2.495. Inicialmente as vendas foram boas, mais de 50 mil unidades nos primeiros 100 dias, porém no natal desse mesmo ano, não se sustentaram devido a alguns problemas que o computador apresentava como a memória RAM e a conectividade do disco rígido. Apesar desses problemas, o Macintosh possuía um sistema operacional revolucionário, de uso fácil e intuitivo, utilizando nomes como “lata de lixo” e “notas” em substituição aos complicados comandos dos computadores antigos. O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário. Foi com o Macintosh que o mercado descobriu o desktop publishing, a arte de permitir ao próprio usuário, em casa ou no escritório, criar e editar em ambiente gráfico suas próprias cartas e material impresso com qualidade até então só disponível nas gráficas. A primeira campanha de marketing do Macintosh, chamada de “Test Drive a Mac”, foi introduzida no mercado em dezembro, onde celebridades como Mick Jagger, Michael Jackson e Andy Warhol foram presenteadas com um Macintosh. No quadro abaixo podemos acompanhar a evolução do modelo Macintosh ao longo dos tempos.
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A evolução visual
O logotipo original da APPLE, desenhado por Ron Wayne, mostrava Isaac Newton embaixo de uma árvore de maçã. Devido a complexidade e dificuldade de ser reproduzido em vários tamanhos, Steve Jobs contratou Rob Janoff, em 1976, para redesenhar o logotipo. O resultado foi o surgimento do famoso logotipo representado por uma maçã colorida com uma mordida, relacionando a marca com a história bíblica de Adão e Eva. Em 1999, o logotipo assumiu várias cores para acompanhar as cores do iMac. O logotipo atual adotou uma cor cinza cromada, passando uma imagem de tecnologia e sobriedade.
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Apple Store
No dia 19 de maio de 2001, a APPLE inaugurava suas duas primeiras lojas de varejo, chamadas Apple Store, uma na cidade de McLean, Virginia, e outra em Glendale, Califórnia. A Apple Store tinha design moderno, limpo, espaçoso e inovador, onde os consumidores podiam saber tudo sobre Macinstosh e iPod. O sucesso foi tanto que outras 25 unidades abriram pelo país. Em 2004 inaugurava uma unidade em Londres, primeira loja no continente europeu. A loja mais espetacular foi inaugurada em 19 de maio de 2006 na badalada 5ª Avenida no coração de Nova York. Como toda criação da empresa, a loja, que custou cerca de US$ 9 milhões, tinha visual inovador. Sua entrada era situada em um cubo de vidro de quase 10 metros de altura, decorado com a imagem prateada da maçã, o que lhe rendeu o apelido de “Cubo de Stebe Jobs”. Inteira montada no subterrâneo de Manhattan - eram mais de dois mil m² construídos no subsolo - oferecendo mais de 100 computadores Macintosh e 200 iPods para serem experimentados antes da compra, bem como o maior sortimento de acessórios dentre todas as suas lojas em todo o mundo. Com cerca de 300 funcionários, a loja possuía também a maior das equipes de atendimento, com Mac Specialists, Mac Geniuses e Mac Creatives para oferecer suporte pessoal, orientação e trabalho em projetos criativos gratuitamente a qualquer hora do dia ou da noite, já que a loja funciona 24 horas por dia. O sucesso dessas lojas se espalhou, chegando ao Canadá e ao Japão.
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Think Diffrent
A APPLE, que iniciou na década de 70 a revolução dos computadores pessoais, vinha perdendo grande parte desse mercado nos últimos anos. Com uma série de produtos inovadores, e campanhas publicitárias geniais, a empresa começou a recuperar parte do mercado que havia perdido. Em 28 de setembro de 1997 durante a pré-estréia do filme “Toy Story”, foi apresentada a campanha “Think Different”. Com peças impressas, mídia externa (outdoors, pinturas de parede, tetos de ônibus e pôsteres), e um comercial de 1 minuto, a campanha celebrava figuras históricas que mudaram o mundo por pensarem de maneira diferente como Albert Einstein, Mahatma Gandhi, Martin Luther King, Jr., Pablo Picasso, Maria Callas, Thomas Edson, Miles Davis, Jim Henson, Ted Turner, John Lenon & Yoko Ono, Frank Sinatra e Muhammad Ali, entre outros, exemplificando por que as pessoas deveriam ter um Macintosh. Uma homenagem a gênios criativos que nos servem de inspiração hoje. Clique no ícone abaixo para assistir ao comercial.
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È uma versão reduzida do texto abaixo que o ator Richard Dreyfuss narrou no anúncio para televisão, enquanto cenas em preto e branco de gênios da história apareceiam.
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Here’s to the Crazy Ones. The misfits.The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes.
The ones who see things differently.They’re not fond of rules. And they have no respect for the status quo.You can praise them, disagree with them, quote them,disbelieve them, glorify or vilify them.
About the only thing that you can’t do, is ignore them. Because they change things.They invent. They imagine. They heal.They explore. They create. They inspire.
They push the human race forward. Maybe they have to be crazy.How else can you stare at an empty canvas and see a work of art? Or, sit in silence and hear a song that hasn’t been written?
Or, gaze at a red planet and see a laboratory on wheels?We make tools for these kinds of people.While some may see them as the crazy ones, we see genius.Because
the ones who are crazy enough to think that they can change the world, are the ones who do.
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O sucesso foi enorme e começava ali o renascimento da APPLE como marca. As pessoas que eram fiéis a marca foram resgatadas, levando consigo milhões de novos seguidores. Os criativos da TBWA Chiat/Day, agência que criou a campanha, disseram em entrevista que nunca poderiam produzir esses anúncios para o Macintosh, com a rapidez que foram produzidos, sem a própria tecnologia Macintosh.
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Os slogans
1976: Byte into an Apple.
1984: The computer for the rest of us.
1986:
Changing the world — one person at a time.
1988:
The power to be your best.
1997: Think different.

1998: iThink, therefore iMac. (iMac)
2001: Rip, mix, burn. (iTunes)
2004: 10,000 songs in your pocket. (iPod)
2004: From the creators of iPod. (iMac)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca APPLE está avaliada em US$ 11.03 bilhões, ocupando a posição de número 33 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A mais criativa e inovadora empresa do mundo está presente em mais de 100 países, contando com 183 lojas próprias localizadas, em sua grande maioria, nos Estados Unidos, além de unidades na Inglaterra, Canadá, Japão e recentemente na Itália. Seu faturamento chega próximo aos US$ 20 bilhões. O sucesso da marca pode ser traduzido em números: o iTunes, com mais de 4 milhões de títulos musicais, 250 filmes, 350 programas de TV e mais de 100.000 podcasts, vendeu mais de 2.2 bilhões de músicas, mais de 50 milhões de programas de TV e 1.3 milhões de filmes desde sua inauguração; o iPod, que detém cerca de 70% do mercado, já vendeu mais de 120 milhões de unidades desde seu lançamento; as vendas nas Apple Stores, onde já passaram quase 185 milhões de pessoas, ultrapassam os US$ 2.4 bilhões anualmente. A APPLE nunca foi tão rica e poderosa.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca APPLE.
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Você sabia?
Embora atualmente a APPLE ainda detenha exíguos 4% do mercado mundial de computadores, analistas dizem que seu atual sistema operacional, MAC OS X, representa, pela primeira vez, uma ameaça real ao poderoso Windows da Microsoft.

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