16.7.07

RED BULL

Aumenta a resistência física, acelera a capacidade de concentração e a velocidade de reação, dá mais energia e melhora o estado de espírito. Tudo isso pode ser encontrado em uma latinha de RED BULL, a bebida energética que graças, em grande parte, a uma boa campanha de marketing, uma excelente distribuição e um bom projeto de embalagem, conseguiu alcançar o sucesso. A marca do touro vermelho, famosa pelo slogan “Red Bull te dá asas”, tem como público-alvo os jovens e esportistas, dois segmentos atraentes e igualmente difíceis de lidar. E faz isso como ninguém.-
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A história
No início dos anos 80, o austríaco Dietrich Mateschitz, hoje proprietário da RED BULL, costumava viajar pela Ásia a negócios. Em uma de suas viagens, enquanto executivo de uma empresa alemã, descobriu, casualmente, um líquido que continha, entre outras substâncias estimulantes, cafeína e taurina. A bebida era muito popular entre motoristas de táxis, submetidos a jornadas de trabalho extenuantes. Com seu faro para bons negócios, voltou para a Áustria levando uma pequena amostra desses compostos e uma grande idéia na cabeça. Começou então a árdua tarefa de conseguir a aprovação para comercializar o conteúdo da bebida, pois se tratava de um produto desconhecido com uma dose de cafeína três vezes maior do que um refrigerante comum. Sua visão clara sobre o que fazer e seu conhecimento científico sobre o produto, foram muito importantes no desenvolvimento deste novo tipo de bebida. Depois de uma espera de três anos para obter a licença para a fabricação do produto no país, surgia a bebida energética chamada RED BULL, lançada em 1987 no mercado austríaco. A embalagem teria que diferenciar o produto de outras bebidas. Para tal, contratou uma empresa de alumínio para fabricar latas de um tamanho pequeno, mas especial, com um rótulo de duas cores (azul e prateado), fácil de identificar entre outras latas.
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Uma lata de 250ml de RED BULL, continha 20 gramas de açúcar, 1000 mg de taurina, 600 mg de glucuronolactona, 80 mg de cafeína e vitaminas do complexo B. A empresa foi a primeira a utilizar o termo “Energy Drink”. O sucesso foi tão grande, mais de 1 milhão de lata vendidas, que além de chamar a atenção e a curiosidade das pessoas, trouxe algumas dúvidas sobre o produto. Por isso, o lançamento de RED BULL foi acompanhado por intensos testes científicos e pesquisas médicas. Todos estes estudos confirmaram os efeitos positivos do produto e a segurança total de seus ingredientes. Em 1992 foi exportado pela primeira vez para a Hungria. Logo depois já se fazia presente em todos os países europeus. Somente em 2003 o produto ganhou uma nova versão: o RED BULL Sugar-Free (sem adição de açúcar), lançado em 40 países ao redor do mundo.
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Marketing inovador
Sua fórmula não está protegida por patentes. Todas as grandes empresas do mundo, entre elas a Coca-Cola, lançaram concorrentes, sem, no entanto, ameaçar a hegemonia do marca nos países onde atua. Mais: a principal sustentação do produto não se encontra em suas difusas propriedades energéticas, sintetizadas no posicionamento “RED BULL revitaliza o corpo e a mente” ou no slogan “RED BULL te dá asas” (Red Bull Gives You Wings). Sua força reside em um marketing agressivo, inovador e surpreendente, dirigido para consumidores jovens, abaixo dos 25 anos. O logotipo dos dois búfalos vermelhos aparece em campanhas de massa apenas eventualmente. A RED BULL não gosta de dividir patrocínios. Por isso, na Fórmula 1, possui equipes próprias: a Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso. E na Nascar, modalidade de automobilismo mais popular dos Estados Unidos, possui outra, a Red Bull Team. No futebol, montou dois times, um na Áustria e outro, nos Estados Unidos. Mas a preferência é por eventos esportivos exclusivos da marca, necessariamente mirabolantes e que atraiam grandes multidões e a atenção da mídia. Pode ser uma prova de mountain bike no interior de Minas Gerais. Ou uma corrida de motocross em uma praça de touros no México.
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Ou ainda uma corrida de aviões, a Red Bull Air Race, única no mundo, nos céus de grandes cidades, como Barcelona ou Budapeste, cujo público sempre supera um milhão de pessoas. A RED BULL patrocina esportistas importantes do mundo que se dedicam à prática profissional de esportes como o snowboard, esqui, escaladas, ultraleve, kitesurfing, Fórmula 1 entre outros. Patrocina também atividades como o skating urbano, ciclismo e patinação, praticados por jovens descolados, ou seja, modernos. Prova recente dessa busca pela mídia foi o patrocínio ao pára-quedista Felix Baumgartner, que voou sobre o Canal da Mancha com uma “Asa Red Bull” na tentativa de bater o recorde mundial de distância (35 km). O mundo inteiro estampou as fotos do aventureiro e conseqüentemente o logotipo da RED BULL. Por isso, cerca de 35% de seu faturamento é reservado para investimentos em marketing.
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Flugtag Day
A palavra “Flugtag” em alemão significa o dia do vôo. O primeiro Red Bull Flugtag aconteceu na Áustria em 1991. Desde então, o sonho de voar com máquinas caseiras se espalhou pelo mundo todo. Da Irlanda para os Estados Unidos, da Itália para a República Tcheca, da Alemanha a Portugal e recentemente para o Brasil. É um evento para todos aqueles que amam aventura, têm inspiração, senso de humor e interesse em mostrar suas habilidades e criatividade em invenções. A idéia é reunir aventureiros dispostos a encarar o desafio de projetar e construir máquinas voadoras. O que conta é a originalidade, criatividade e desempenho de vôo.
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Air Race
É uma competição eletrizante em que os pilotos mais talentosos do mundo desafiam uns aos outros em uma corrida aérea de velocidade, precisão e habilidade. A competição apresenta uma nova e dinâmica categoria de pilotagem conhecida por “Air Racing”, onde o objetivo é seguir uma rota cheia de desafios no céu fazendo o menor tempo possível. Voando sozinhos contra o relógio, os pilotos devem executar giros apertados em um circuito slalom que consiste em mastros ou pilões especialmente projetados chamados de “Air Gates”. Voar perto do chão a velocidades que podem alcançar até 400 km/h enquanto difíceis manobras são feitas requer uma habilidade imensa que apenas um certo número de pilotos no mundo possui. Por isso os pilotos são selecionados a dedo de acordo com suas perícia e experiência. Esses pilotos estão no auge de suas carreiras. E têm mesmo que estar – o Air Race exige muito de suas habilidades de pilotagem. Para se ter uma idéia eles têm que suportar forças de até 10G. Não há espaço para erros. O que faz o Air Race tão eletrizante e interessante para os espectadores é a proximidade com a multidão. Vôos baixos em uma rota relativamente compacta dão às pessoas um gostinho da emoção de perto. A criação do Air Race foi idealizada pela RED BULL, que convidou o renomado piloto húngaro Peter Beseynei para ajudar a definir o conceito do evento. O primeiro Red Bull Air Race aconteceu no Air Power em Zeltweg, Áustria, em 2003. O evento foi um enorme sucesso. Estava claro que a competição tinha enorme potencial. Os eventos subseqüentes aconteceram na Hungria, Inglaterra e Estados Unidos e seguiram uma evolução até chegarem no formato atual: o Red Bull Air Race World Series. A primeira série mundial começou em 2005, acontecendo em 7 lugares diferentes do mundo com 10 pilotos aclamados internacionalmente competindo. 11 pilotos participaram da edição de 2006 do Red Bull Air Race World Series em 9 localidades internacionais espetaculares, quando o americano Kirby Chambliss ganhou o título de campeão mundial na etapa final em Perth, na Austrália. Em 2007 o Brasil ganhou uma etapa tendo a cidade do Rio de Janeiro como palco.
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(clique nas fotos acima para aumentar)
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A marca no mundo
O energético RED BULL, que detém 70% do mercado de energéticos, pode ser encontrado em 140 países ao redor do mundo, vendendo cerca de 3 bilhões de latas anualmente. O consumo per capita na Áustria é o mais elevado do mundo: 14 latas ao ano.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca RED BULL.
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Você sabia?
Uma das frases típicas do fundador da empresa é: “Tomo de oito a 12 latas de RED BULL por dia, dependendo de quanto durem os dias e as noites”.
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