A IKEA é uma fabricante de varejo com soluções racionais para pessoas jovens com baixo orçamento e espaços pequenos. O estilo minimalista potencializa o lema de design democrático da marca. Quando se fala em comunicação de varejo, a IKEA é citada como referência. Sempre um exemplo de ousadia, comunicação divertida e de como o setor pode fugir da mesmice.
-
--
A história
A IKEA foi fundada pelo sueco Ingvar Kamprad, então com 17 anos de idade, no ano de 1943. O nome é uma composição das primeiras letras de seu nome, da pequena vila onde nasceu e da fazenda onde cresceu: Ingvar Kampard, Elmtaryd e Agunnaryd. Inicialmente vendia canetas, jóias, relógios, carteiras, porta-retratos, meias de nylon, toalhas de mesa e praticamente tudo o que pudesse encontrar para revender com preços baixos através de catálogo e entregas por correio. Passou a vender móveis, feitos em pequenas fábricas, localizadas nas florestas perto de sua casa, no ano de 1947. Um dos fatos que começaria a mudar os rumos da empresa aconteceu em 1951, mesmo ano em que foi lançado o primeiro catálogo da IKEA, quando Ingvar Kamprad, percebeu a oportunidade de se transformar em um grande fornecedor de móveis. Foi por esta razão que tomou a decisão de vender móveis a preços baixos e deixou de vender todos os outros produtos. Começava a nascer a IKEA tal como conhecemos hoje. A empresa viu-se envolvida em uma guerra de preços com a concorrência. Ambas começaram a baixar os preços, o que ameaçava a qualidade dos produtos. Este episódio, na verdade, foi a solução de um problema, que culminou com a inauguração do primeiro Showroom de móveis da marca, aberto no ano de 1953 na cidade de Älmhult. Pela primeira vez os consumidores podiam ver e tocar nos móveis que estavam sendo vendidos pelo catálogo. Ao expor seus móveis, a IKEA podia apresentar seus produtos nas três dimensões: funcionalidade, qualidade e preço acessível. E as pessoas reagiram tal como era esperado: escolheram os produtos que ofereciam a melhor relação qualidade/preço. Somente em 1955 a marca começou a desenvolver e produzir seus próprios móveis em virtude do grande boicote feito pelos seus principais concorrentes. Foi a partir deste momento que a marca começou a crescer em um ritmo rápido rumo ao sucesso. A primeira loja IKEA, propriamente dita, foi inaugurada somente em 1958, na própria cidade de Älmhult. A Suécia vivia um período de prosperidade, sob a influência da política do Welfare State de Per Albin Hansson. Os suecos tinham poder aquisitivo para comprar casas e móveis. Ainda hoje, os suecos dizem: “Hansson deu a casa ao povo, Kamprad mobiliou-a”.
A história
A IKEA foi fundada pelo sueco Ingvar Kamprad, então com 17 anos de idade, no ano de 1943. O nome é uma composição das primeiras letras de seu nome, da pequena vila onde nasceu e da fazenda onde cresceu: Ingvar Kampard, Elmtaryd e Agunnaryd. Inicialmente vendia canetas, jóias, relógios, carteiras, porta-retratos, meias de nylon, toalhas de mesa e praticamente tudo o que pudesse encontrar para revender com preços baixos através de catálogo e entregas por correio. Passou a vender móveis, feitos em pequenas fábricas, localizadas nas florestas perto de sua casa, no ano de 1947. Um dos fatos que começaria a mudar os rumos da empresa aconteceu em 1951, mesmo ano em que foi lançado o primeiro catálogo da IKEA, quando Ingvar Kamprad, percebeu a oportunidade de se transformar em um grande fornecedor de móveis. Foi por esta razão que tomou a decisão de vender móveis a preços baixos e deixou de vender todos os outros produtos. Começava a nascer a IKEA tal como conhecemos hoje. A empresa viu-se envolvida em uma guerra de preços com a concorrência. Ambas começaram a baixar os preços, o que ameaçava a qualidade dos produtos. Este episódio, na verdade, foi a solução de um problema, que culminou com a inauguração do primeiro Showroom de móveis da marca, aberto no ano de 1953 na cidade de Älmhult. Pela primeira vez os consumidores podiam ver e tocar nos móveis que estavam sendo vendidos pelo catálogo. Ao expor seus móveis, a IKEA podia apresentar seus produtos nas três dimensões: funcionalidade, qualidade e preço acessível. E as pessoas reagiram tal como era esperado: escolheram os produtos que ofereciam a melhor relação qualidade/preço. Somente em 1955 a marca começou a desenvolver e produzir seus próprios móveis em virtude do grande boicote feito pelos seus principais concorrentes. Foi a partir deste momento que a marca começou a crescer em um ritmo rápido rumo ao sucesso. A primeira loja IKEA, propriamente dita, foi inaugurada somente em 1958, na própria cidade de Älmhult. A Suécia vivia um período de prosperidade, sob a influência da política do Welfare State de Per Albin Hansson. Os suecos tinham poder aquisitivo para comprar casas e móveis. Ainda hoje, os suecos dizem: “Hansson deu a casa ao povo, Kamprad mobiliou-a”.
Nesta primeira loja, já era exercida a política que hoje é prática corrente em toda a rede: um catálogo com preços garantidos por um período de um ano; móveis para montar você mesmo, o que os tornava mais baratos e fáceis de transportar; nomes para os artigos em vez de números de referência e uma lanchonete com preços baixos dentro da loja. O logotipo escolhido não continhas as cores azul e amarelo por acaso. Estas são as cores da bandeira sueca. A primeira loja no exterior seria inaugurada em 1963 na cidade norueguesa de Asker, próxima a capital Oslo, começando assim a expansão internacional. Dois anos mais tarde, a loja âncora da marca (Flagship Store), foi inaugurada na cidade de Estocolmo, arrastando milhares de pessoas em seu dia de inauguração. As filas enormes deram origem a problemas de capacidade para atender os clientes. Para reduzir o tempo de espera a IKEA abriu seus depósitos, o que permitiu que os clientes se servissem: assim nasceu mais uma parte importante do conceito IKEA. Em 1969 foi inaugurada a primeira loja na Dinamarca, seguida pela inauguração da primeira unidade fora dos países escandinavos, em 1974 na cidade suíça de Zurique. O sucesso abriu o caminho para uma rápida expansão na Alemanha, que hoje em dia é o maior mercado consumidor da marca. Nos próximos anos a marca ingressou em vários mercados mundiais, inaugurando lojas na Austrália (1975), Canadá (1976), Áustria (1977), Holanda (1979), França (1981), Bélgica (1984) e em 1985 ingressou no enorme mercado americano com a inauguração de sua primeira loja no país. Atualmente cada loja IKEA oferece aproximadamente 9.500 itens, com uma variada e ampla gama de produtos como sofás, camas, mesas, cadeiras, produtos têxteis, utensílios de cozinha, assoalhos, tapetes, móveis de cozinha, plantas, etc. Foi assim que a IKEA se tornou uma das marcas mais cultuadas do planeta.
-
Design escandinavo
A IKEA é um exemplo de design moderno, funcional e criativo. Ao longo dos anos, inúmeras criações e lançamentos fizeram da marca um exemplo de modernidade. As inovações começaram em 1956 com a criação das embalagens planas, que permitiam transportar mais produtos em um caminhão, ocupando menos espaço nos depósitos, e conseqüentemente reduzindo os custos. Em termos de design a IKEA foi responsável pelo surgimento da estante MTP (1963), desenvolvida por Marian Grabinski, que se transformou em um clássico contemporâneo dando origem a muitas imitações ao longo dos anos; o Sofá PRIVAT (1969), desenhado pelo arquiteto Åke Fribryter, que tinha uma base de aglomerado com acabamento laqueado branco e capas em cretone castanho com um padrão de flores desenhado pelo artista têxtil Sven Fristedt; a cadeira SKOPA (1974), criada por Olle Gjerlöv-Knudsen e Torben Lind, confeccionadas em plástico; o sofá KLIPPAN (1980), especialmente desenvolvido para crianças e extremamente resistente, com uma capa removível que podia ser lavada; a estante KIBIST (1994), um modelo extremamente resistente, leve e de preço baixo; e a cadeira infantil DAGIS (1995), criada pelo designer Richard Clark.
-
A IKEA é um exemplo de design moderno, funcional e criativo. Ao longo dos anos, inúmeras criações e lançamentos fizeram da marca um exemplo de modernidade. As inovações começaram em 1956 com a criação das embalagens planas, que permitiam transportar mais produtos em um caminhão, ocupando menos espaço nos depósitos, e conseqüentemente reduzindo os custos. Em termos de design a IKEA foi responsável pelo surgimento da estante MTP (1963), desenvolvida por Marian Grabinski, que se transformou em um clássico contemporâneo dando origem a muitas imitações ao longo dos anos; o Sofá PRIVAT (1969), desenhado pelo arquiteto Åke Fribryter, que tinha uma base de aglomerado com acabamento laqueado branco e capas em cretone castanho com um padrão de flores desenhado pelo artista têxtil Sven Fristedt; a cadeira SKOPA (1974), criada por Olle Gjerlöv-Knudsen e Torben Lind, confeccionadas em plástico; o sofá KLIPPAN (1980), especialmente desenvolvido para crianças e extremamente resistente, com uma capa removível que podia ser lavada; a estante KIBIST (1994), um modelo extremamente resistente, leve e de preço baixo; e a cadeira infantil DAGIS (1995), criada pelo designer Richard Clark.
-
-
O catálogo
O famoso catálogo de vendas da marca foi introduzido pela primeira vez em 1951, tornando-se ao longo dos anos um dos principais veículos de comunicação e venda da IKEA. Atualmente o primoroso catálogo conta com mais de 12 mil itens distribuídos em 300 páginas, sendo impresso em 55 edições e 27 línguas diferentes, sendo o livro mais distribuído do mundo, com 175 milhões de cópias anuais, superando até mesmo a Bíblia. Somente na Europa o catálogo atinge mais de 200 milhões de pessoas.-
-
- -
Os slogans
Screw yourself. (2004)
Unböring. (2003)
Unböring. (2003)
A rich life. (1993)
More taste than money. (1983)
The impossible furniture house from Sweden. (1982)
The impossible furniture house. (1974)
You don't have to be rich, just smart.
-
You don't have to be rich, just smart.
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrands, somente a marca IKEA está avaliada em US$ 10.08 bilhões, ocupando a posição de número 38 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 5 no ranking das marca mais influentes do mundo.
-
-
-
A marca no mundo
A marca no mundo
A IKEA tem atualmente 258 lojas em 35 países, sua grande maioria localizada na Europa, o resto nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e Austrália. Possui 36 fábricas espalhadas por 9 países, empregando cerca de 105 mil pessoas e faturando US$ 28.6 bilhões anuais. Cerca de 400 milhões de pessoas visitam suas lojas anualmente. E o site da marca atrai em média 278 milhões de internautas por ano.
-
-
A marca em imagens
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca IKEA.
-
-
Você sabia?
● A IKEA é uma das poucas redes varejistas a ter pontos de venda tanto em Israel quanto em outros países do Oriente Médio.
● A IKEA é uma das poucas redes varejistas a ter pontos de venda tanto em Israel quanto em outros países do Oriente Médio.
-
Visite: www.ikea.com