1.8.07

KFC

Sanduíches de todos os tipos. Asinhas fritas. Nuggets. Inúmeros tipos de petiscos. Nunca o frango esteve tão presente no segmento de alimentação rápida (conhecido popularmente como fast food) como nos dias de hoje. E muito se deve a um certo coronel Sanders, fundador da rede Kentucky Fried Chicken conhecida popularmente como KFC, que se tornou o restaurante mais popular de frangos do mundo.
--
-
A história
A história da rede Kentucky Fried Chicken se mistura a do coronel Harland Sanders. Nascido e criado em Henryville, no estado de Indiana, teve várias profissões ao longo da sua vida. Começou servindo seu frango frito durante a Grande Depressão americana, em uma bomba de gasolina que possuía, em Corbin, no estado do Kentucky, e, mais tarde, num restaurante e motel que comprou do outro lado da rua com capacidade para 142 lugares. Normalmente, servia viajantes que se dirigiam, sobretudo para a Flórida. No começo da década de 50, quando o projeto da estrada interestadual 75 iria contornar seu pequeno estabelecimento, o coronel resolveu vendê-lo e começou a viajar pelo Estados Unidos de carro, oferecendo seu frango para restaurantes. Se a reação dos clientes fosse boa em relação ao seu frango, ele firmava um contrato com o restaurante onde para cada frango vendido lhe rendia um níquel. O primeiro a aceitar o acordo foi Pete Harman, em South Salt Lake, no estado do Utah. Somente em 1952 o primeiro Kentucky Fried Chicken foi inaugurado na cidade de Corbin.
-
-
Em 1964, coronel Sanders possuía mais de 600 estabelecimentos nos Estados Unidos e Canadá vendendo seu frango. Nesse mesmo ano, vendeu seu negócio para um grupo de investidores, liderado por John W. Brown Jr., por cerca de US$ 2 milhões, porém continuou como o porta-voz da empresa ganhando salários que chegavam a US$ 200 mil anuais. Desde então, a marca foi vendida mais três vezes, sendo a mais recente para a PepsiCo, que em 1997 deu origem a uma nova empresa especializada em restaurantes, hoje chamada Yum! Brands, Inc. Nas mãos dos novos proprietários a empresa cresceu rapidamente. Na década de 90 a empresa introduziu inúmeras inovações como entrega à domicílio (Delivery), Drive-Thru, quiosques em supermercados, estádios e arenas esportivas e universidades, além de lançar produtos como a Chicken Salad (1995) e o famoso Bucket (conhecido como balde do KFC).
-
-
O nome
A empresa adotou a forma abreviada do seu nome (KFC) somente em 1991 por três razões: para retirar a ênfase ao frango (uma vez que pretendia oferecer outros tipos de comida), para afastar as conotações pouco saudáveis da palavra frito e por considerar que um nome mais curto soaria melhor aos ouvidos dos jovens. Recentemente, começou a utilizar novamente o nome Kentucky Fried Chicken, usando ambas as formas nos seus anúncios comerciais. Em algumas localidades a rede adota o nome de PFK, como por exemplo, na província de Quebéc no Canadá, com forte influência francesa, onde a sigla significa Poulet Frit Kentucky; e em Porto Rico e algumas cidades americanas com forte influência latina onde é conhecido como Pollo Frito Kentucky.
-
-
A evolução visual
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da marca, que possuí uma caricatura do coronel Sanders, foi sendo modernizado.
-
-
Em 2006, como parte de uma campanha maciça de alteração da marca, que vai incluir todos os restaurantes da rede nos próximos anos, criou o primeiro logotipo visível do espaço feito a partir de 65.000 azulejos, e que demorou 6 dias para ser construído no deserto de Mojave, no estado do Nevada.
-
-
-
Campanhas e slogans
A primeira campanha de impacto da marca foi criada pela agência Ogilvy & Mather em 1952 com o famoso slogan “Finger Lickin’ Good”. Esses primeiros anúncios mostravam regularmente o coronel Sanders lambendo os seus dedos e falando com o público sobre a sua receita secreta e sobre a importância das famílias se reunirem para a refeição. Em 1976, uma pesquisa feita com consumidores, apontou a figura do coronel Sanders como a segunda mais influente e popular do país. Ao longo do tempo a marca utilizou vários slogans como:
-
There's More Inside The Bucket. (2005-2006)
Kitchen Fresh Chicken. (2005)
Chicken Capital USA. (2005 – somente nos Estados Unidos)
You've got to KFC what's Cookin' (2003-2004)
Today's KFC: I Like It Like That. (1992)
Everybody Needs a little KFC. (Década de 90)
We do chicken right! (meados da década de 80)
Real goodness from Kentucky Fried Chicken. (década de 70)
Barrel of fun. (década de 70)
If you can fry chicken like this - why cook? (1970)
If you want Kentucky Fried Chicken, you have to visit me. (1969, dito por Colonel Sanders)
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca KFC está avaliada em US$ 5.68 bilhões, ocupando a posição de número 60 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
A rede está presente em 100 países com mais de 14 mil restaurantes. Diariamente 8 milhões de pessoas são servidas nas lojas do KFC ao redor do mundo, num total de 26 milhões por semana. A rede vende anualmente mais de 1 bilhão de frangos fritos. A empresa é proprietária de 20% dos restaurantes.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca KFC.
-

-

-

-
-
Você sabia?
O coronel Sanders morreu em 1980 aos 90 anos de leucemia.
Cerca de 55% das refeições rápidas de frango nos Estados Unidos são vendidas pelo KFC.
-
Visite: www.kfc.com