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Quando George Eastman, um jovem bancário, resolveu acatar a sugestão de um colega para fotografar o passeio que faria em suas primeiras férias do trabalho em 1878, estava dando início à história da fotografia moderna. Entusiasmado, adquiriu um equipamento completo de fotografia. O equipamento era volumoso, pesado, de difícil manuseio e custava US$ 125. A câmara fotográfica era do tamanho de um televisor e precisava ser montada em um tripé. Havia necessidade, também, de uma tenda suficientemente espaçosa para garantir a colocação de chapas, que eram umedecidas em emulsões químicas antes e depois de a foto ser batida. Acrescia-se ainda um tanque de vidro, suporte para as chapas, um jarro para água e produtos químicos. Fascinado com as primeiras experiências, George Eastman cancelou as férias e começou a ler tudo o que era publicado a respeito do assunto. Em revistas inglesas, descobriu que fotógrafos ingleses preparavam chapas fotográficas com emulsões gelatinosas, que as mantinham sensíveis mesmo depois de secas, eliminando a complicada preparação de pouco antes e logo após a exposição. Assim se reduzia significativamente o material básico que o fotógrafo devia carregar. Ainda que não tivesse conhecimento de processos químicos, George tentava elaborar emulsões, baseando-se em fórmulas publicadas. Em 1880, após três anos de experiências, chegou à fórmula ideal, e foi a Londres, então centro da fotografia mundial, patentear a chapa seca, como se tornou conhecida, e uma máquina para fabricá-la. No ano seguinte, George Eastman e Henry Strong fundam a Eastman Dry Plate and Film Company, para produzir chapas, instalando-a no terceiro andar de um prédio na State Street em Rochester, New York, que hoje é conhecida mundialmente como centro industrial dedicado à fabricação de instrumentos fotográficos, ópticos e de precisão. A comercialização da invenção obteve sucesso imediato. Eastman demitiu-se do banco e passou a elaborar um plano de diversificação que visava simplificar o processo fotográfico. Em pouco tempo, chegou ao filme flexível, acondicionado em rolo, mas suas vendas ainda eram insatisfatórias. Em 1884 introduziu o papel para negativo.
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A linha do tempo
1885
● Lançamento do EASTMAN American, primeiro filme fotográfico transparente na forma como o conhecemos hoje.
1895
● Anunciada a câmera de bolso Pocket KODAK. Essa câmera utilizava filme de rolo e incorporava uma pequena janela onde o número da foto era exibido.
1896
● Lançamento da Folding Pocket KODAK, câmera que é considerada a mãe de todas as câmeras de filme de rolo da atualidade. Ela produzia um negativo de 2 1/4 por 3 1/4 polegadas, que foi o tamanho padrão por décadas.
1923
● A KODAK facilita a produção cinematográfica amadora com o lançamento do filme reverso de 16 mm em base de acetato de celulose (seguro), da primeira câmera de 16 mm CINE-KODAK Motion Picture e do projetor KODASCOPE. A imediata popularidade dos filmes de 16 mm resulta em uma extensa rede de laboratórios de revelação KODAK em todo o mundo.
1928
● Introdução do filme colorido para máquina de 16mm chamado KODACOLOR.
1929
● Lançamento do primeiro filme cinematográfico, desenvolvido especialmente para a produção do cinema falado, a grande novidade da época.

1885
● Lançamento do EASTMAN American, primeiro filme fotográfico transparente na forma como o conhecemos hoje.
1895
● Anunciada a câmera de bolso Pocket KODAK. Essa câmera utilizava filme de rolo e incorporava uma pequena janela onde o número da foto era exibido.
1896
● Lançamento da Folding Pocket KODAK, câmera que é considerada a mãe de todas as câmeras de filme de rolo da atualidade. Ela produzia um negativo de 2 1/4 por 3 1/4 polegadas, que foi o tamanho padrão por décadas.
1923
● A KODAK facilita a produção cinematográfica amadora com o lançamento do filme reverso de 16 mm em base de acetato de celulose (seguro), da primeira câmera de 16 mm CINE-KODAK Motion Picture e do projetor KODASCOPE. A imediata popularidade dos filmes de 16 mm resulta em uma extensa rede de laboratórios de revelação KODAK em todo o mundo.
1928
● Introdução do filme colorido para máquina de 16mm chamado KODACOLOR.
1929
● Lançamento do primeiro filme cinematográfico, desenvolvido especialmente para a produção do cinema falado, a grande novidade da época.
● Também lançou os materiais KODALITH de alto contraste, facilitando o preparo de meios-tons para impressão. Antes disso, as impressoras usavam chapas de vidro úmidas de colódio, as quais precisavam ser revestidas.
1935
● Lançamento do KODACHROME, que se tornou o primeiro filme para fotos coloridas.
1942
● Lançamento do filme KODACOLOR para impressão, tornando-se o primeiro negativo colorido do mundo.
1942
● Lançamento do KODAK EKTACHOME, o primeiro filme em cores que podia ser manipulado pelos próprios fotógrafos.
1954
● Colocado no mercado o filme TRIX-X, película em preto-e-branco para altas velocidades.
1961
● Lançamento do projetor KODAK CAROUSEL com capacidade para 80 slides.
1963
● Lançamento da linha de câmeras KODAK INSTAMATIC, o que aumenta a popularidade dos modelos para amadores. O modelo vendeu mais de 50 milhões de câmeras até 1970.
1966
● Inovação com a impressora KODAK 2620, que permitia fazer de 2 a 3 mil impressões por hora.
1989
● Lançamento da primeira câmera de uso único, chamada KODAK FUN SAVER.
1992
● Desenvolve a câmera digital profissional DCS 200.
1996
● Lançamento da KODAK DC20, a primeira câmera digital de bolso.
1999
● Lançamento do KODAK PICTURE MAKER, para impressão de fotos digitais em parceria com a Lexmark.
2001
● Lançamento do sistema EASYSHARE para compartilhar fotos.
2004
● Lançamento da revolucionária câmera Easyshare-One, que transmite fotos por meio da tecnologia Wi-fi, sem uso de fios.
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● Lançamento do KODACHROME, que se tornou o primeiro filme para fotos coloridas.
1942
● Lançamento do filme KODACOLOR para impressão, tornando-se o primeiro negativo colorido do mundo.
1942
● Lançamento do KODAK EKTACHOME, o primeiro filme em cores que podia ser manipulado pelos próprios fotógrafos.
1954
● Colocado no mercado o filme TRIX-X, película em preto-e-branco para altas velocidades.
1961
● Lançamento do projetor KODAK CAROUSEL com capacidade para 80 slides.
1963
● Lançamento da linha de câmeras KODAK INSTAMATIC, o que aumenta a popularidade dos modelos para amadores. O modelo vendeu mais de 50 milhões de câmeras até 1970.
1966
● Inovação com a impressora KODAK 2620, que permitia fazer de 2 a 3 mil impressões por hora.
1989
● Lançamento da primeira câmera de uso único, chamada KODAK FUN SAVER.
1992
● Desenvolve a câmera digital profissional DCS 200.
1996
● Lançamento da KODAK DC20, a primeira câmera digital de bolso.
1999
● Lançamento do KODAK PICTURE MAKER, para impressão de fotos digitais em parceria com a Lexmark.
2001
● Lançamento do sistema EASYSHARE para compartilhar fotos.
2004
● Lançamento da revolucionária câmera Easyshare-One, que transmite fotos por meio da tecnologia Wi-fi, sem uso de fios.
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Muito além da fotografia
O papel fundamental da empresa em imagens para a saúde começou menos de um ano após a descoberta dos raios X por Wilhelm Roentgen, em novembro de 1895. No ano seguinte, lançou sua primeira mídia de captura, o papel fotográfico, designado especificamente para a captura de imagens em raios X. Em 1914, a empresa contratou dois especialistas em radiografia para resolver problemas técnicos dos clientes e, em 1929, o departamento técnico já contava com 26 colaboradores. Conforme o negócio crescia, a KODAK adaptou seu filme e tecnologia em imagem para atender as necessidades especiais do setor médico. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a empresa desenvolveu filmes para detectar a exposição à radiação em pessoas que estavam desenvolvendo a bomba atômica. Durante todas estas décadas, foram desenvolvidos outros filmes com características especiais para aplicações em cardiologia, odontologia, mamografia e oncologia (tratamento radioativo do câncer). Nesse período, processos inovadores melhoraram tanto a qualidade quanto a acessibilidade das imagens em raios X e radiográficas. Em 1956, a processadora X-Omat da KODAK já produzia radiografias finalizadas em apenas seis minutos – e menos de uma década depois, esse tempo foi reduzido para 90 segundos. Com a aquisição do negócio de imagens médicas da Imation, em 1998, a KODAK incorporou os filmes de processamento seco a sua gama de produtos. Os populares sistemas DryView de imagens a laser podem imprimir imagens em filme de fontes de imagens médicas digitais, como tomografia computadorizada e imageadoras de ressonância magnética.
O papel fundamental da empresa em imagens para a saúde começou menos de um ano após a descoberta dos raios X por Wilhelm Roentgen, em novembro de 1895. No ano seguinte, lançou sua primeira mídia de captura, o papel fotográfico, designado especificamente para a captura de imagens em raios X. Em 1914, a empresa contratou dois especialistas em radiografia para resolver problemas técnicos dos clientes e, em 1929, o departamento técnico já contava com 26 colaboradores. Conforme o negócio crescia, a KODAK adaptou seu filme e tecnologia em imagem para atender as necessidades especiais do setor médico. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, a empresa desenvolveu filmes para detectar a exposição à radiação em pessoas que estavam desenvolvendo a bomba atômica. Durante todas estas décadas, foram desenvolvidos outros filmes com características especiais para aplicações em cardiologia, odontologia, mamografia e oncologia (tratamento radioativo do câncer). Nesse período, processos inovadores melhoraram tanto a qualidade quanto a acessibilidade das imagens em raios X e radiográficas. Em 1956, a processadora X-Omat da KODAK já produzia radiografias finalizadas em apenas seis minutos – e menos de uma década depois, esse tempo foi reduzido para 90 segundos. Com a aquisição do negócio de imagens médicas da Imation, em 1998, a KODAK incorporou os filmes de processamento seco a sua gama de produtos. Os populares sistemas DryView de imagens a laser podem imprimir imagens em filme de fontes de imagens médicas digitais, como tomografia computadorizada e imageadoras de ressonância magnética.
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O nome
A palavra KODAK, criada por George Eastman e registrada como marca em 4 de setembro de 1888, teve sua origem a partir de um grande número de combinações de letras, que formassem palavras começando e terminando com “K”, letra pela qual Eastman tinha certa predileção. A intenção era obter uma palavra que representasse todas as necessidades de uma marca de fábrica: ser curta, impossível de ser mal pronunciada em qualquer idioma e ter uma personalidade forte e inconfundível.
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A evolução visual
Início de 1900. A KODAK é a primeira empresa a integrar nome e visual a um símbolo. Na década de 30, o foco muda para o nome KODAK e o “trade dress” concentra-se nas cores vermelha e amarela. Seu visual passa a apresentar o canto curvo na década de 60. Na década seguinte, a marca retém as cores vermelha e amarela e o nome KODAK, mas são adicionados uma caixa e o elemento gráfico K. Um tipo de fonte mais moderna acentua o nome KODAK no logotipo existente na década de 80. Hoje em dia, a caixa foi retirada, simplificando o logotipo. A fonte em forma arredonda e distinta da letra “a” dão ao nome um visual mais contemporâneo.
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Início de 1900. A KODAK é a primeira empresa a integrar nome e visual a um símbolo. Na década de 30, o foco muda para o nome KODAK e o “trade dress” concentra-se nas cores vermelha e amarela. Seu visual passa a apresentar o canto curvo na década de 60. Na década seguinte, a marca retém as cores vermelha e amarela e o nome KODAK, mas são adicionados uma caixa e o elemento gráfico K. Um tipo de fonte mais moderna acentua o nome KODAK no logotipo existente na década de 80. Hoje em dia, a caixa foi retirada, simplificando o logotipo. A fonte em forma arredonda e distinta da letra “a” dão ao nome um visual mais contemporâneo.
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A comunicação
A crença de Eastman na importância da propaganda, tanto para a empresa quanto para o público, era total. Os primeiros produtos KODAK foram anunciados nos grandes jornais e periódicos da época, e Eastman redigia suas próprias propagandas. Ele criou o slogan “Você aperta o botão, nós fazemos o resto” ao lançar a câmera KODAK em 1888, e em um ano essa frase ficou conhecida por todos. Mais tarde, com agências publicitárias desenvolvendo suas idéias, revistas, jornais, cartazes e outdoors exibiam a marca KODAK. Participações em exibições em todo o mundo e a “Garota Kodak”, com seu sorriso e diferentes estilos de roupas e câmeras a cada ano, conquistaram os fotógrafos em toda parte. Em 1897, a palavra KODAK brilhava em um painel luminoso na Trafalgar Square em Londres, um dos primeiros painéis desse tipo usado em publicidade.
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A comunicação
A crença de Eastman na importância da propaganda, tanto para a empresa quanto para o público, era total. Os primeiros produtos KODAK foram anunciados nos grandes jornais e periódicos da época, e Eastman redigia suas próprias propagandas. Ele criou o slogan “Você aperta o botão, nós fazemos o resto” ao lançar a câmera KODAK em 1888, e em um ano essa frase ficou conhecida por todos. Mais tarde, com agências publicitárias desenvolvendo suas idéias, revistas, jornais, cartazes e outdoors exibiam a marca KODAK. Participações em exibições em todo o mundo e a “Garota Kodak”, com seu sorriso e diferentes estilos de roupas e câmeras a cada ano, conquistaram os fotógrafos em toda parte. Em 1897, a palavra KODAK brilhava em um painel luminoso na Trafalgar Square em Londres, um dos primeiros painéis desse tipo usado em publicidade.
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Os slogans
You press the button, we do the rest. (1888)
Share moments. Share life. (2001)
Os slogans
You press the button, we do the rest. (1888)
Share moments. Share life. (2001)
Take pictures. Further. (2003)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca KODAK está avaliada em US$ 3.87 bilhões, ocupando a posição de número 82 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca KODAK está avaliada em US$ 3.87 bilhões, ocupando a posição de número 82 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
Hoje, a empresa estabeleceu suas operações de manufatura na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, e os produtos KODAK estão disponíveis em praticamente todos os países do mundo. A empresa tem 70% de seu faturamento de US$ 13.3 bilhões derivado dos produtos e serviços de fotografia, 11% de equipamentos fotográficos profissionais e 18% de equipamentos medicinais, sendo que 47% desse volume tem origem no mercado americano.
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A marca no mundo
Hoje, a empresa estabeleceu suas operações de manufatura na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, e os produtos KODAK estão disponíveis em praticamente todos os países do mundo. A empresa tem 70% de seu faturamento de US$ 13.3 bilhões derivado dos produtos e serviços de fotografia, 11% de equipamentos fotográficos profissionais e 18% de equipamentos medicinais, sendo que 47% desse volume tem origem no mercado americano.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca KODAK.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca KODAK.
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Você sabia?
● A KODAK trabalhou com a NASA em missões de sensoriamento remoto e ciência espacial por mais de 40 anos. Quando John Glenn tornou-se o primeiro astronauta americano a entrar na órbita da Terra, o filme KODAK capturou suas reações e emoções ao viajar no espaço a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. Quando Glenn voltou ao espaço, mais de 35 anos depois, ele operou uma câmera digital modificada da KODAK para documentar a histórica missão espacial.
● A KODAK trabalhou com a NASA em missões de sensoriamento remoto e ciência espacial por mais de 40 anos. Quando John Glenn tornou-se o primeiro astronauta americano a entrar na órbita da Terra, o filme KODAK capturou suas reações e emoções ao viajar no espaço a uma velocidade de 28 mil quilômetros por hora. Quando Glenn voltou ao espaço, mais de 35 anos depois, ele operou uma câmera digital modificada da KODAK para documentar a histórica missão espacial.
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Visite: www.kodak.com