3.8.07

NESCAFÉ

Dizem que para beber o melhor café do mundo é necessário um verdadeiro ritual em seu preparo. Ferver a água até uma determinada temperatura. Coá-lo de uma forma especial. Isto pode ser até verdade, mas a marca líder no mundo não pensa assim. Ou melhor, facilita a vida de quem gosta de um bom café. Este é o estilo de NESCAFÉ.
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A história
Tudo começou nos anos 30 quando uma superprodução de café fez os preços do produto no mercado internacional despencaram bastante. O Brasil, maior produtor de café da época, entrou em uma crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Diante de um quadro tão grave, membros do governo brasileiro solicitaram à empresa Nestlé um estudo para o desenvolvimento de um produto que poderia ser conjugado com o leite em pó que já vinha sendo fabricado pela empresa, visando promover um aumento do consumo interno de café. Depois de 7 anos de intensas pesquisas comandadas por Max Morgenthaler, a Nestlé desenvolveu um café que continha uma mistura de hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma, obtendo um café solúvel. O novo produto foi introduzido primeiramente na Suíça em fase de teste no dia 1 de abril de 1938, e no ano seguinte foi lançado mundialmente como o primeiro café instantâneo do mercado. Batizado de NESCAFÉ, junção das três primeiras letras do nome “Nestlé”, mais a palavra “Café”, era vendido em uma lata marrom com o nome escrito em amarelo. O grande sucesso do produto fez com que em pouco tempo fosse exportado para França, Grã Bretanha e Estados Unidos. O produto ganhou enorme popularidade por ser utilizado pelos soldados durante a Segunda Guerra Mundial e viu sua demanda disparar no mercado internacional.
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Um exemplo disso, é que toda a produção da fábrica americana, cerca de um milhão de caixas, foi reservada para uso militar. Em 1952, na cidade de St. Menet, na França, a empresa começou a desenvolver NESCAFÉ feito 100% com grãos torrados, sem adição de qualquer outra substância. Dois anos depois o novo produto foi introduzido no mercado como um café 100% solúvel em água. No ano seguinte o produto foi lançado no Brasil e acabou ficando conhecido pelo slogan “Bons momentos pedem um bom café”. Somente em 1961 as latas foram sendo substituídas gradualmente pelos famosos frascos marrons de vidros.
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A linha do tempo
1955
Lançado Nescafé Blend 37, um café liofilizado, onde o produto é congelado e desidratado por sublimação.
1964
Lançado Nescafé Gold Blend, um café de alta qualidade, que pode ser encontrado também na versão descafeinada. Dois anos depois surgiu o café granulado.
1966
Lançado o café instantâneo Nescafé Taster’s Choice.
1986
Lançado Nescafé Original Decaf, um café descafeinado.
1991
Lançado Nescafé Alta Rica (café com grãos sul-americanos arábica) e o Nescafé Cap Colombie (café com grãos colombianos), uma linha de café com rico aroma.
1998
Lançado Nescafé Black Gold, um café de qualidade superior com aroma e gosto extremamente acentuado.
2002
Lançado Nescafé Cappuccino, o tradicional e cremoso cappuccino italiano.
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A embalagem
Quando foi introduzido no mercado há quase 70 anos atrás, NESCAFÉ era reconhecido por sua tradicional lata marrom, que se tornou um ícone da marca. Com o decorrer dos anos, a lata foi substituída pelo pote de vidro. Acompanhe abaixo a evolução da embalagem do produto.
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Os slogans
43 beans in every cup.
(1960)
Hummm, Wonderful, Nescafé. (1961)
Nescafé - the coffee, which the world drinks. (1976)
Nescafé. The coffee for our world from today. (1977)
Open Up. (1998 – em comemoração aos 50 anos do produto)
My coffee is Nescafé. (2004)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca NESCAFÉ está avaliada em US$ 12.50 bilhões, ocupando a posição de número 23 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. -
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A marca no mundo
NESCAFÉ, número 1 do mundo em seu segmento, pode ser encontrado em mais de 100 países, sendo a marca da Nestlé mais forte e valiosa. Existem 27 fábricas que produzem NESCAFÉ espalhadas por 14 países. Quase 3 mil xícaras do café são consumidas por segundo em todo o mundo, resultando em um total anual de mais de 94 bilhões de xícaras, 20 bilhões somente nas máquinas automáticas.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca NESCAFÉ.
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Você sabia?
Por muitos anos nos Estados Unidos NESCAFÉ foi substituído pela marca Taster’s Choice. Em 2003, a Nestlé resolveu relançar NESCAFÉ como parte de seu plano de internacionalização da marca, e o produto passou a ser vendido sob o nome de NESCAFÉ Taster’s Choice.
Na Austrália o NESCAFÉ Classic é conhecido como NESCAFÉ Blend 43. A razão do número é simples: são necessários 43 grãos para fazer uma xícara de NESCAFÉ.
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