23.9.07

AVIS

Viajar centenas de quilômetros para aquela cidade que você gostaria de conhecer á tempos quer seja no interior da Europa ou na Austrália, percorrendo o caminho sem ter que depender de táxis, aviões e nem gastar muito dinheiro. É exatamente este tipo de consumidor que a AVIS oferece seus serviços onde que ele esteja.
-
-
A história
Tudo começou quando Warren Avis, um piloto de aviões da força aérea americana, condecorado durante a II Guerra Mundial, e revendedor de veículos da marca Ford, sentia sempre enormes dificuldades em encontrar soluções de transportes terrestres quando chegava a determinados aeroportos americanos. lEssas dificulades levaram-no a criar a Avis Rent a Car. A empresa foi fundada em 1946 como um pequeno balcão de aluguel de carros no Willow Run Airport na cidade de Detroit com investimento inicial de US$ 85.000, 2 funcionários e pouco mais de 200 automóveis. Era a primeira locadora de automóveis localizada e operando dentro de um aeroporto nos Estados Unidos. Quase ao mesmo tempo, inaugurava outro ponto de locação dentro do aeroporto internacional de Miami. Com isso a empresa foi chamada de Avis Airlines Rent-A-Car System, pois possuía um sistema de locação de automóveis em aeroportos nacionais. Não demorou muito para abrir filiais em outros aeroportos como os de Nova York, Houston, Los Angeles, Chicago, Dallas e Washington, que se integraram ao sistema.
-
No ano de 1948, sistemas operacionais foram abertos nos centros de grandes cidades americanas (fora de aeroportos) para servir hotéis e prédios comerciais. Foi então que a empresa trocou seu nome para Avis Rent-A-Car System. Durante os anos 50 foi uma empresa em franco crescimento, nomeadamente através da expansão de estações corporate e franshisings. Ainda sob a liderança de Warren Avis, a empresa introduziu um leque de práticas inovadoras, incluindo licenças para franchising e técnicas avançadas no serviço de apoio ao cliente. Em 1953, quando a AVIS já era a segunda maior locadora de veículos dos Estados Unidos, começaram a operar franchising na Europa, Canadá e México. No ano seguinte Warren Avis vendeu a sua participação na empresa por US$ 8 milhões para Richard S. Robie, um empresário da cidade de Boston. Em 1979 fechou acordo com a General Motors, para incluir em sua frota modelos da montadora. Inovou em 1996 ao ser a primeira locadora de automóveis com site na Internet, permitindo ao consumidor fazer reservas on-line. Em 2001 o grupo Cedant adquiriu a AVIS por cerca de US$ 1 bilhão. O pioneirismo da AVIS voltou a surgir recentemente quando a empresa foi a primeira a apostar na colocação de veículos híbridos nas suas frotas, devido às preocupações crescentes da população mundial em relação aos problemas ambientais. A AVIS é a segunda maior locadora de automóveis do mundo, estando presente nos cinco continentes.
-
-
A linha do tempo
1972
Introdução do AVIS WIZARD, um sistema de reservas e gerenciamento em tempo real. Esse sistema pode processar mais de 90 mil reservas e 1.2 milhões de transações diariamente hoje em dia.
2003
Introdução do AVIS Assists, automóveis equipados com sistema GPS.
2004
Introdução do AVIS ACCESS, sendo a primeira locadora no mundo a oferecer automóveis totalmente adaptados a pessoas com deficiências físicas.
2005
Lançamento dos primeiros automóveis equipados com tecnologia WI-FI.
-
-
Propagandas que fizeram história
Este foi um conceito criado há mais de 44 anos nos Estados Unidos. Isso mesmo: em 1963 a então obscura locadora enfrentava uma feroz concorrência da Hertz, uma gigante com verba cinco vezes maior e 75% do mercado nacional, contra apenas 10% da AVIS. Com estratégia, o lendário publicitário Bill Bernbach criou o posicionamento “Avis é apenas a número 2 em locação. Então porque vir conosco? Nós trabalhamos mais duro. A gente se esforça mais” (We Try Harder). Ser vice, argumentava Bernbach, era um estímulo para a AVIS atender melhor o cliente e assim bater a líder. O que de fato aconteceu. A campanha foi um sucesso total. Em apenas dois anos, os negócios cresceram mais de 250% (O faturamento passou de US$ 1.2 milhões para US$ 5 milhões), ganhando 28% de participação de mercado, alavancando a locadora para se tornar uma gigante mundial. A campanha da AVIS, por sinal, havia sido rejeitada em um pré-teste, mas Bill Bernbach insistiu para que ela fosse veiculada assim mesmo. O espírito “We Try Harder”, é mais do que um slogan publicitário atrativo. É a personificação da marca AVIS. O slogan é considerado um dos 10 melhores slogans de todos os tempos e é o que realmente diferencia a AVIS da concorrência. É um valor único da empresa.
-

-
-
A marca no Brasil
Seu ingresso no mercado brasileiro se deu em 1978 por meio do sistema internacional de franquia. Atualmente, a AVIS conta com uma frota de 12 mil carros e está presente em quase todo o país, operando nas principais capitais e cidades do interior paulista (Atibaia, Jundiaí, Sorocaba, Campinas, Americana, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Presidente Prudente etc.) e outras como Blumenau e Caxias do Sul.
-
-
A marca no mundo
A locadora AVIS está presente em mais de 4.900 localidades (sendo 1.400 delas em aeroportos), em 167 países, com uma frota total superior a 500 mil veículos, empregando quase 18 mil funcionários e alugando carro para mais de 15 milhões de consumidores.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca AVIS.
-

-
-
Você sabia?
A AVIS localizada dentro do aeroporto O’Hare na cidade de Chicago, aluga aproximadamente 3 mil carros por dia.
-
Visite: www.avis.com