5.9.07

GOODYEAR

As pessoas rodam em carros de passeio, ônibus, caminhões, aviões, tratores, veículos de terraplenagem e uma lista de outros meios de locomoção que parece não ter fim. Sem rodas e sem pneus, o mundo literalmente pararia. Pouca gente presta atenção em pneus, mas na verdade o mundo não vive sem eles. E também sem a GOODYEAR, marca que virou sinônimo de qualidade e eficiência quando se pensa em pneus e produtos derivados da borracha. Faça chuva ou faça sol, os pneus GOODYEAR garantem que você chegue em casa em segurança.
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A história
A Goodyear Tire & Rubber Company foi fundada em 21 de novembro de 1898 por Frank Seiberling, com US$ 3.500 que pediu emprestado a um cunhado, nas margens do rio Little Cuyahoga na cidade de Akron, estado americano de Ohio, contando com apenas 13 funcionários e produzindo pneus para bicicletas, carruagens, revestimentos para ferraduras, anéis vedantes para enlatados, mangueiras e até fichas de pôquer. O nome Goodyear foi dado em homenagem ao pioneiro Charles Goodyear, inventor do processo de vulcanização da borracha. Em seu primeiro ano o faturamento da empresa foi de US$ 8.246,00. No ano seguinte adicionou a sua linha de produtos os pneus para automóveis. Sua história começaria a mudar quando em 1901 Seiberling ofereceu ao jovem Henry Ford, pneus para serem utilizados em seu carro de corrida. Era o início da marca em competições automobilísticas. Seu projeto de pneu, em 1916, colocou a empresa na liderança das vendas de pneus nos Estados Unidos e aos poucos transformou o nome GOODYEAR em sinônimo de borracha. Em 1909 foi desenvolvido o primeiro pneu pneumático para aviões. Sua expansão internacional começou em 1910 com a inauguração de uma nova fábrica na cidade canadense de Bowmanville. Dois anos depois seus escritórios em Londres são abertos, iniciando sua escalada no mercado europeu. A década de 20 foi marca pelo início da tradição da empresa em construir dirigíveis (1925), passando a produzir os famosos Goodyear Zeppelin em 1929. Nesta época Goodyear já era a maior fábrica de pneus e borracha do mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial a Goodyear forneceu para o exército americano produtos como botes infláveis, pneus e roupas flutuantes, direcionando toda sua produção para esses itens. No ano de 1951, a empresa atingiu duas marcas importantes: suas vendas superaram US$ 1 bilhão e atingiu a marca dos 500 milhões de pneus produzidos desde sua fundação.
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A linha do tempo
1908
Apresenta o seu primeiro pneu antiderrapagem para todas as condições climáticas.
1934
Lançou os pneus especiais para serem utilizados em condições adversas, como na lama e na neve.
1937
Desenvolveu o primeiro pneu de borracha sintética dos Estados Unidos
1947
Desenvolve os primeiros pneus de nylon.
1977
Lançado no mercado o pneu radial The Tiempo.
1981
Lançamento da nova linha de pneus da família Eagle de alta performance.
1987
Lançamento do ZR-S, um pneu desenvolvido especificamente para alta velocidade.
1992
Introdução do Aquatred, um pneu especialmente desenvolvido para proporcionar mais aderência em terrenos molhados. Com os seus sulcos profundos exclusivos, este pneu impõe novos padrões na tração em piso molhado. Tornou-se o pneu mais premiado na história do setor. Também neste ano, apresenta o primeiro equipamento original de pneu com capacidade para continuar rodando mesmo depois de furado. Mesmo depois de perder toda a pressão, o GOODYEAR GS-C EMT (Extended Mobility Tire) pode ser conduzido durante aproximadamente 80 quilômetros com velocidades de até de 90 km/h.
1996
Apresentação do Infinitred, primeiro pneu com garantia vitalícia em relação ao desgaste.
2000
Introdução do Aquatred 3, uma evolução do modelo original. O novo pneu oferece melhoria em relação à tração em piso seco e molhado, a condução, ao conforto e ao desgaste.
2004
Introdução do UltraGrip 6, que estabelece um novo padrão de performance e oferece melhores níveis de segurança, controle, capacidade de condução e aderência em piso molhado, seja com neve ou gelo.
Também introduziu no mercado o pneu HydraGrip, que graças à tecnologia patenteada de perfil, proporciona um excelente contato com o piso na frenagem, mesmo em situações de emergência me caso de pisos molhados.
2005
Introdução do Excellence, novo pneu de performance 3 em 1: segurança, conforto e performance. O revolucionário pneu incorpora três tecnologias em um único pneu, oferecendo uma condução mais segura, com fantástica performance e uma excepcional sensação de conforto.
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Goodyear Blimps
Pergunte a alguém se já viu um dirigível. Apesar deste tipo de aeronave não ser mais usado para transporte desde 1960, é grande a probabilidade de ouvir um sonoro sim como resposta. E, entre as pessoas que responderem afirmativamente, a possibilidade de terem visto um “Blimp da Goodyear” é maior ainda. Os dirigíveis já são uma tradição da Goodyear há mais de 70 anos. Eles percorrem mais de 200 mil milhas por ano em todo o mundo. O primeiro dirigível, da empresa, batizado de Akron, foi construído em 1911. Em 1925, a empresa obteve licença oficial do governo e se tornou a primeira operadora comercial de dirigíveis dos Estados Unidos. Nesta época, a Marinha e o Exército costumavam encomendar dirigíveis para a realização de serviços auxiliares. Durante a II Guerra Mundial, por exemplo, estes equipamentos foram utilizados como patrulha anti-submarina. Até que em 1962 as forças armadas norte-americanas desativaram o blimp para fins militares. Desde 1925, os dirigíveis da Goodyear são utilizados para fins comerciais. O primeiro dirigível civil da empresa foi o Pilgrim (Pelegrino, em português), que contava apenas com um motor, mas já era inflado com hélio. Em 1928 surgiu o Puritan, com dois motores, que serviu de modelo para sua frota. Volunteer, Mayflower e Vigilant são alguns dos dirigíveis que vieram depois. O primeiro blimp com painel luminoso na lateral foi o Defender em 1930. Atualmente, embora não construa mais seus blimps, a Goodyear mantém uma frota de quatro deles, além do recém nascido Ventura (que está aqui no Brasil). São eles: Spirit of Goodyear, baseado em Akron, estado americano de Ohio; Stars & Stripes, localizado em Pompano Beach (Flórida); e o Spirit Of the Americas que está localizado na cidade de Carlson na Califórnia. Ao longo da história, a companhia produziu mais de 347 blimps voltados, principalmente, às ações institucionais da marca.
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Pé alado
O símbolo da marca GOODYEAR, uma “bota com asas”, conhecido como WINGFOOT, foi inspirado na estátua de Mercúrio, Deus mitológico chamado pelos gregos de Hermes, que o fundador da empresa, tinha em sua residência. O símbolo foi introduzido em seu logotipo no meio do nome da empresa. O primeiro anúncio comercial em que o símbolo aparecia em seu logotipo foi veiculado no jornal Saturday Evening Post em 1901. Acompanhe abaixo a evolução do famoso logotipo da GOODYEAR.
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Os slogans
More people ride on Goodyear tires than on any other kind. (1916)
More Good Years In Your Car.
On the Wings of Goodyear.
(Nas Asas da Goodyear) 2001
Goodyear. We discover, you explore.
The Best Tires in the World have Goodyear written all over them.
When snow says no, Goodyear says GO! Go, go, Goodyear!
You Either Have Goodyear Eagles, Or You Need Them.
Get There.
(2007)
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A marca no mundo
Hoje, a GOODYEAR tem 96 fábricas em 28 países, empregando mais de 145.000 pessoas com faturamento de US$ 20 bilhões. Além de fabricar pneus para a indústria automobilística e de aviação, produz correias, mangueiras, mangotes e outros produtos derivados da borracha.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca GOODYEAR.
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Você sabia?
Em 1970 o MET (transportador de equipamento modular) da nave Apollo 14 estava equipado com pneus XLT da GOODYEAR.
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