26.9.07

PORSCHE

Um mito que se materializa em cada ronco de motor, que a concorrência tenta copiar mas não consegue, em cada linha arrojada no desenho, cada detalhe de desempenho e segurança. Assim é a PORSCHE, marca mais bem sucedida e vedete do setor automobilístico mundial da atualidade. Toda a energia que existe na marca se revela sob forma de fascínio e paixão. Só um verdadeiro PORSCHE pode ser tão atraente a ponto de ostentar esse símbolo.
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A história
A trajetória da PORSCHE não começa com o primeiro carro esporte construído em 1948. Suas raízes datam do começo do século 20, quando o jovem engenheiro e piloto de teste austríaco Ferdinand Porsche apresentou seus primeiros projetos de design dentre eles um carro com motor elétrico, chamado de Lohner-Porsche, apresentado na exposição de Paris em 1900. O eixo de roda inventado pelo jovem engenheiro começava então a fazer o nome PORSCHE famoso no mundo inteiro. Em 1928 Ferdinand Porsche já fazia parte da equipe de engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento dos legendários Mercedes SS e SSK. Finalmente, no ano de 1931 fundou o escritório de engenharia PORSCHE (Porsche Engineering) na cidade de Stuttgart na Alemanha. Desenvolveu projetos importantes para a percussora da Volkswagen na década de 30. Em 1938, sob sua direção, foi construída na cidade de Wolfsburg na Alemanha a primeira linha de montagem da Volkswagen, responsável pelo projeto Type 60, que viria a ser conhecido como o popular Fusca ou Käfer, em alemão. Com o advento da Segunda Guerra Mundial os projetos foram suspensos e o carro só começou a ser produzido em série no ano de 1946. Em 1948, Ferdinand Porsche Júnior (filho de Ferdinand), e conhecido carinhosamente como Ferry, construiu a partir do Volkswagen um carro esportivo em Gmünd na Áustria, com o nome de Cisitalia. Nascia assim o primeiro carro esportivo do mundo, o 356, um roadster extremamente leve produzido em alumínio. O número fazia alusão ao fato deste ser o 356° projeto do escritório de design PORSCHE. Finalmente, em 8 de junho, o primeiro carro levando o nome PORSCHE, denominado modelo 356/1, desenvolvido por Ferry Porsche e sua equipe, recebe homologação oficial. Em 1949 é apresentado o carro de corrida PORSCHE Cristalia 360 no salão do automóvel de Turim, tendo 1493cc, tração nas quatro rodas e velocidade máxima de 300km/h.
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A PORSCHE muda seus escritórios para a cidade alemã de Zuffenhausen, próximo a Stuttgart, somente em 1950, quando oficialmente passa a ser uma fábrica de automóvel independente. Assim começa um novo capítulo na história da marca. Nos galpões alugados da Reutter, uma fabricante de carrocerias, a produção foi aprimorada. O ano de 1951 é marcado por tristezas e alegrias: primeiro com a morte de Ferdinand Porsche, aos 75 anos devido a complicações de um enfarte, e segundo com a vitória do PORSCHE 356 nas 24 horas de Le Mans, a primeira vitória internacional da marca em corridas. Esta década confirmaria a evolução da marca PORSCHE com o lançamento, em 1953, do motor Fuhrmann para o Porsche 550 Spyder, com 1.5 litros , 4 cilindros e 110 hp; a primeira aparição da montadora na F-1, no GP da Alemanha de 1957, utilizando o modelo 550 RS, com o italiano Umberto Maglioli e o alemão Edgard Barth; além da comemoração do 25º aniversário da marca, quando o PORSCHE 356 de número 10.000 foi produzido e apresentado no hall da fábrica. Nesta altura, a PORSCHE já somava 400 vitórias em corridas internacionais. Uma década depois do lançamento do modelo 356, mais de 25.000 unidades foram produzidas. Até o final da série, em 1965, estima-se que foram feitos 77.361 unidades deste modelo. Em 1969 ocorreu a apresentação no Frankfurt Motor Show dos modelos 914-4 e 914-6, dois carros de competição com motor central. Nesta época, a PORSCHE vence pela segunda vez o campeonato mundial de carros de fábrica e, pelo segundo ano consecutivo, o PORSCHE 911 vence o rali de Monte Carlo. Em 1971 foi inaugurado o Centro de Desenvolvimento e de Produção em Weissach, que viria a ser o coração nervoso da empresa. No ano de 1989 a PORSCHE introduziu uma tecnologia revolucionária no setor automobilístico: o sistema Tiptronic de câmbio com quatro velocidades, operado manualmente ou como transmissão automática, lançado na linha 911 Carrera 2. Pouco tempo depois, outro conceito inovador era introduzido no mercado: o carro-conceito Boxster, apresentado no Detroit Auto Show.
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Em 1992 quando todos pensavam que a montadora seria comprada por um grande grupo, chega à presidência da PORSCHE o Dr. Wendelin Wiedeking. O quadro era preocupante: a produção tinha tornado-se pouco lucrativa e os produtos fracos. O maior exemplo da ineficácia da montadora: em janeiro de 1991 foram vendidos somente três carros nos Estados Unidos, atingindo o ponto mais baixo das vendas da marca no país. Ele trouxe para a central de Zuffenhausen assessores japoneses da Kaizen que reorganizaram a produção; fases inteiras de trabalho foram eliminadas, os seis níveis hierárquicos foram reduzidos a quatro; o quadro de executivos sofreu uma redução de 38%; e adotou as jornadas de trabalho flexíveis. Uma parte dos planos de saneamento foi a introdução de estruturas flexíveis e a redução dos custos. Por outro lado, os invendíveis 928 e 968 não foram mais produzidos, dando-se início ao desenvolvimento de um novo modelo. Em apenas quatro anos surgiu o novo Boxster. O protótipo foi recebido com entusiasmo no Detroit Motor Show de janeiro de 1997. Dr. Wiedeking, um ”workaholic”, deu novo impulso à montadora. Tem-se a impressão de que a meta é sempre a mesma: aumentar a produção, o faturamento, os lucros e a cotação das ações. O resultado é que a PORSCHE jamais construiu e vendeu tantos carros como nos últimos anos. Recentemente, a PORSCHE tornou-se o principal acionista (30% das ações) do Grupo Volkswagen, e analistas prevêem que não irá demorar para a montadora de Stuttgart comprar a gigante alemã. Foi desta forma que a marca tornou-se sinônimo de ousadia, esportividade e luxo, posicionando seu principal produto como um automóvel cheio de exclusividade. Inovações na construção de carros esportivos e notáveis desenvolvimentos alcançados pela PORSCHE sempre tiveram um efeito marcante na indústria automobilística, mesmo em montadoras concorrentes.
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A linha do tempo
1963
No salão do automóvel de Frankfurt, a PORSCHE apresenta seu modelo de maior sucesso, o lendário PORSCHE 911, uma obra-prima projetada por Ferdinand Alexander Porsche. Um design para a eternidade. O conceito de um motor traseiro refrigerado a ar estava de volta neste modelo. Foi lançado inicialmente com o nome de 901, mas devido aos direitos comerciais adquiridos pela Peugeot, teve que alterar o nome. Sua produção começou no ano seguinte.
1966
Entra em produção o PORSCHE 911 Targa, aquele que foi considerado o conversível seguro, devido ao seu teto rebatível em vidro.
1970
O PORSCHE 917 (motor boxer de 4.5 litros e 12 cilindros) é apresentado pela primeira vez ao público em Genebra, na Suíça.
1974
Lançado o PORSCHE 911 Turbo começando uma nova era no segmento de carros esportivos com turbo compressores.
1975
Lançamento do PORSCHE 924, o primeiro carro esporte com eixo transversal. O carro tinha motor na frente e tração e transmissão na traseira.
1977
Início da produção do modelo PORSCHE 928, conhecido como “o grande PORSCHE”, equipado com Motor V 8 em aço leve e configuração de eixo transversal. Foi o único carro esportivo do mundo a ganhar o título de “Carro do Ano” até os dias de hoje.
1982
O PORSCHE 956, maior sucesso entre os carros de competição de todos os tempos, começava sua vitoriosa carreira.
1985
Lançamento do PORSCHE 959, um marco da nova tecnologia. Um número limitado deste modelo foi construído. Em 1986, este foi o primeiro esportivo a vencer o Rali Paris-Dakar.
1991
Todos os modelos passam a contar com airbag frontal para o motorista e passageiro como itens de série.
1995
Apresentação do novo PORSCHE 911 Turbo com seu motor bi-turbinado, sendo o primeiro carro do mundo equipado com o sistema de computação de bordo, chamado “on board diagnosis II”. Era o carro com a menor taxa de emissões de poluentes de todos os veículos de série do mercado graças ao EBD II, um sistema de controle de emissões de dióxido de carbono.
Nesse mesmo ano é lançado o PORSCHE 911 GT2, em edição limitada, até então o PORSCHE mais potente construído para estrada.
1996
Início da produção do novo PORSCHE Boxster, um roadster de motor central, após três anos e meio de desenvolvimento. A PORSCHE estabeleceu uma produção anual de 15.000 unidades. A montadora, recentemente, comemorou a produção da 200.000ª unidade do modelo. O carro histórico, um Boxster S cinza metálico, saiu da linha de montagem da Valmet Automotive (parceira da PORSCHE) em Uusikaupunki, na Finlândia, e foi comprado por um cliente dos Estados Unidos. O mercado mais importante para o PORSCHE Boxster é a América do Norte com 40% das vendas, seguido pela Alemanha com 20%.
2000
Lançamento do PORSCHE Carrera GT, inspirado no modelo de corrida, o PORSCHE GT1, que venceu em 1998 as 24 Horas de Le Mans. O modelo era equipado com um belo motor V10 de 612 cavalos, de som extremamente agudo e inconfundível.
2003
O PORSCHE Cayenne, um dos lançamentos mais polêmicos da montadora em toda sua existência, foi introduzido no mercado. Depois de alguns anos de desenvolvimento, a marca alemã apresentou sua interpretação para o conceito de veículo utilitário esporte ou SUV (sport utility vehicle). Hoje em dia o modelo é apontado como um dos principais fatores para o sucesso atual da montadora.
2005
Lançamento do PORSCHE Cayman, um esportivo de dois lugares baseado na série Boxster e equipado com motor boxer recém-desenvolvido, de 3.4 litros e potência de 295 cv. Esse conjunto é responsável por um desempenho que atinge velocidade máxima de 275 km/h.
2009
Um novo sonho. É na fábrica de Leipzig que a PORSCHE vai construir o seu futuro coupé de quatro portas: o Panamera. Com o início de produção marcado para 2009, o novo modelo será montado na fábrica, após a construção da sua carroçaria pela VW, em Hannover. O espaço destinado à produção de um dos mais ousados PORSCHE, obrigará a um investimento de cerca de 120 milhões de euros e ocupará uma área de 25 mil metros quadrados. Com expectativa de vendas em torno de 20 mil unidades por ano, a PORSCHE aposta muito no modelo.
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A marca
O que é a marca PORSCHE? Para a prestigiada revista econômica americana Business Week é a melhor empresa européia. Para os analistas dos grandes bancos, a menor montadora independente do mundo e também a empresa de maior lucratividade. Em uma recente pesquisa da revista Manager Magazin, 2.500 gerentes alemães elegeram a PORSCHE como a empresa de maior prestígio na Alemanha. Nos Estados Unidos, justamente o maior mercado da marca no mundo, a PORSCHE foi premiada com o primeiro lugar em uma pesquisa sobre a marca de automóvel de luxo com mais prestígio entre o público de alta renda do país. Isto é a marca PORSCHE.
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PORSCHE Club
A marca PORSCHE é um mito, um nome associado ao desejo, ao sucesso, à tecnologia, uma paixão. Paixão esta que motivou os aficionados por esta marca a estabelecerem um intercâmbio de informações, atividades e estilo de vida em comum. Este intercâmbio se traduz em uma entidade chamada Porsche Club, que agrega mais de 110.000 membros em 510 instituições no mundo todo. No Brasil, o clube iniciou suas atividades após a reunião de alguns amigos, no dia 5 de novembro de 1997. A missão do clube é proporcionar aos proprietários de automóveis da marca atividades em que possam usufruir da capacidade esportiva, performance e tecnologia de seu automóvel, com toda a segurança e dentro de um ambiente familiar. Quase dez anos após seu estabelecimento, o Porsche Club Brasil conta com pouco mais de mil associados, sendo o maior da América Latina.
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As fábricas
A montadora alemã tem sua sede principal localizada em Zuffenhausen, nas cercanias de Stuttgart, na Alemanha. É neste complexo que está localizado s sistema nervoso do progresso da PORSCHE: o centro de pesquisa e desenvolvimento. O centro administra cerca de 3.550 patentes válidas mundialmente. Todos os anos, a esse número, são acrescidos mais 100 novas patentes. Clique na imagem abaixo para ver fotos da fábrica.
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Este monumental complexo também abrigará o Neues Porsche Museum (Novo Museu Porsche), com inauguração prevista para 2008. No novo museu, a tradição de uma das marcas automobilísticas mais inovadoras ganhará vida em um empreendimento que representa o mais espetacular projeto de arquitetura feito pela empresa até hoje. O museu terá um custo de 50 milhões de euros e certamente vai atrair a atenção, devido ao projeto arrojado, baseado nos desenhos do escritório austríaco de Delugan Meissl, devendo atrair anualmente mais de 200 mil visitantes.
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A segunda fábrica, localizada em Leipzig, na antiga República Democrática Alemã, que foi inaugurada no dia 20 de agosto de 2002, ao custo de 127 milhões de euros, com capacidade de produzir 25.000 unidades anuais. Em um edifício em forma de diamante, com uma arquitetura que é o mais puro DNA da PORSCHE, estão abrigados os escritórios administrativos, a área de atendimento personalizado; um auditório; uma loja onde se encontram quase todos os artigos de merchandising, tanto da própria PORSCHE, como da Porsche Design; um restaurante para os clientes; e um pequeno museu, onde estão expostas "jóias raras" que fazem parte do seu rico acervo histórico. Além disso a fábrica de Leipzig, incorpora o que há de mais moderno na indústria automotiva, incluindo um local especial para testes com pista de asfalto e off-road, bem como um maravilhoso centro de atendimento a clientes. A fábrica marca o ponto final de um integrado e ultramoderno processo de produção: a montagem do Porsche Cayenne. Porém, a parte mais emocionante da fábrica é o Porsche Driving Experience. Junto às instalações existem duas pistas exclusivas da montadora, uma delas de Off-Road, com seis 6km de distância e cerca de quinze diferentes obstáculos: rampas com inclinações de 60%, com maior e menor aderência; seqüências de lombadas; fossos com água; e rampas com inclinação lateral, entre outros. A outra pista conjuga partes dos mais famosos circuitos mundiais como Laguna Seca, Monza, Spa-Francochamps e Nurbürgring em uma extensão de 3.7km.
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O design
A relação da PORSCHE com o design sempre foi extremamente forte. Aliás, o DNA da marca sempre foi seu design exclusivo e ousado. Tanta importância resultou na fundação do estúdio Porsche Design, criado por Ferdinand Alexander Porsche (neto do fundador da empresa), em 1972 na cidade austríaca de Zell am See, que rapidamente tornou-se um nome de ponta nas áreas de desenho industrial, itens de luxo e bens de consumo. Desde então, os seus produtos (que englobam, além dos produtos automobilísticos, malas, relógios, óculos, canivetes, chaveiros, canetas, telefones celulares, cafeteiras, tênis, roupas, entre outros itens) tornaram-se um verdadeiro exemplo de funcionalidade intemporal e de inovação técnica. Um exemplo disso é um cachimbo que esbanja charme, produzido com a raiz de urze branca, uma espécie de arbusto raro, com número de série e guardado em uma caixa especial para não arranhá-lo.
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O logotipo
O logotipo da PORSCHE deixa claro, a forte ligação da empresa com o estado de Baden-Württemberg, na Alemanha, e em particular com a sua capital, Stuttgart. A cidade nasceu por volta do ano 900 como um haras, um “stuotgarten” do duque Liutolf da Suábia. No século 14 adotou o nome pela a qual conhecemos hoje, mas seus moradores (com um dos sotaques mais carregados do país) chamam-na de Schturgert. O cavalo negro ao centro do logotipo representa o brasão da cidade de Stuttgart, um símbolo perfeito para a imagem da marca. No logotipo, o brasão de Stuttgart está posicionado sobre o brasão de Baden-Württemberg, reforçando ainda mais os laços que unem a empresa a esta região da Alemanha.
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Os slogans
Drive in its most beautiful form.
(1967)
There Is No Substitute.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ 4.23 bilhões, ocupando a posição de número 75 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
Considerada a mais brilhante estrela do setor automobilístico atualmente, a PORSCHE tem seus cobiçados carros vendidos em cerca de 100 países ao redor do mundo. A empresa tem a maior média de lucratividade por carro vendido do setor: impressionantes US$ 30.000 de lucro por unidade comercializada.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PORSCHE.
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