5.9.07

BEN & JERRY'S

Sorvetes com nomes divertidos como Cherry Garcia, Berry N'ice, Karamel Sutra, Chocolate Therapy, Chunky Monkey e Fossil Fuel. Sabores diferentes e deliciosos. Embalagens coloridas e exóticas. Uma imagem descontraída e hippie. Essa é a marca de sorvetes BEN & JERRY’S, que com seu espírito inovador de “divertir-se fazendo delícias geladas e ajudando o próximo”, sabe como nenhuma outra empresa ser responsável socialmente com suas ações benéficas.
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A história
Tudo começou quando os hippies Ben Cohen e Jerry Greenfield, amigos de infância, e fanáticos por sorvetes, resolveram desenvolver sua própria linha de sorvetes por não estarem satisfeitos com nenhum sorvete suficientemente gostoso para satisfazer seus refinados paladares. Os dois amigos então gastaram US$ 5 em um curso, oferecido pela universidade Penn State, de fabricação de sorvetes por correspondência. Com o que aprenderam e mais US$ 12 mil (sendo US$ 4 mil conseguidos por empréstimo) inauguraram a primeira sorveteria no dia 5 de maio de 1978 na esquina das ruas St. Paul e College no centro da cidade de Burlington, estado de Vermont, dentro de um posto de gasolina reformado com o nome de Ben & Jerry’s Homemade Ice Cream Parlor. Os sorvetes, inicialmente vendidos em 12 sabores diferentes, eram feitos com o melhor leite de Vermont e ingredientes naturais especialmente selecionados. Começava então a nascer uma marca que iria revolucionar o mercado americano. Suas tradicionais ações de marketing começaram muito cedo, quando por exemplo no verão deste mesmo ano organizou o primeiro festival de filmes gratuitos, que eram projetados na parede externa da sorveteria. Em comemoração ao primeiro aniversário da empresa, os proprietários, em outra grande ação de marketing, introduzem em 5 de maio o Free Cone Day, um dia inteiro de sorvete grátis para todos os consumidores. O que era uma simples comemoração se transformou em uma tradição da marca BEN & JERRY’S que atualmente, em sua 29º edição, distribui mais de 1 milhão de sorvetes gratuitamente.
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Em 1980 a empresa começou a embalar seus sorvetes em pequenos potes. A razão? O produto começou a ser distribuído em pequenas mercearias, lojas de conveniência e restaurantes da região. A distribuição era feita em uma velha perua Volkswagen pelos próprios donos da empresa. O sucesso levou a inauguração de uma loja, no sistema de franchising, na Route 7 em Shelbourne, também no estado de Vermont.
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Dois anos depois, a sorveteria muda de endereço, já que o posto de gasolina onde estava instalada iria ser demolido para a construção de um estacionamento. Em 1983 a primeira loja fora do estado é inaugurada na cidade de Portland, estado do Maine. Nesta época os potes de sorvetes BEN & JERRY’S começam a ser distribuídos na cidade de Boston através de sorveterias independentes. A nova fábrica da empresa é inaugurada em 1986 e começa a oferecer visitação aos consumidores interessados em conhecer todo o processo de produção dos deliciosos e exclusivos sorvetes da marca. As primeiras lojas internacionais da rede foram inauguradas em 1988 na cidade de Montreal no Canadá e em Israel. Ao final deste ano já eram mais de 80 sorveterias BEN & JERRY’S espalhadas por 18 estados americanos. Na década de 90 a rede começa uma forte expansão internacional com inauguração de lojas na Rússia (1992) e a distribuição de seus produtos na Inglaterra (1994), França (1995), Japão (1998) e Peru (1999). No ano 2000 a empresa foi vendida por US$ 348 milhões para a gigante Unilever, que se comprometeu a manter o estilo e todos os projetos sociais lançados e engajados pela BEN & JERRY’S. A marca se transformou em uma potência nacional, e posteriormente internacional, ao vender sabores não convencionais a preços altos e fazendo uma boa dose de filantropia.
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A linha do tempo
1985
New York Super Fudge Chunk (sorvete de canela com pedaços de chocolates branco e preto, nozes e amêndoas recobertas de chocolate). Este novo sabor foi desenvolvido por Ben depois da sugestão de um escritor da cidade de Nova York.
1986
● Coffee Heath Bar Crunch
(sorvete de café) introduzido como mais novo sabor vendido em pote.
1987
● Cherry Garcia (sorvete de cereja com pedaços de chocolate). O sorvete foi batizado em homenagem ao falecido líder da banda de rock Grateful Dead. A sugestão partiu de dois fãs da cidade de Portland.
Ben & Jerry’s Brownie Bar (duas bolachas de brownies recheadas com sorvete de baunilha).
1988
● Chunky Monkey
(sorvete de banana com pedaços de nozes e chocolate). O novo sabor foi sugerido por dois estudantes de New Hampshire.
1989
● Rainforest Crunch
(sorvete de baunilha com castanhas do Pára). As vendas deste sorvete indiretamente beneficiavam projetos de preservação das florestas no mundo. No ano seguinte o sabor é lançado nacionalmente em potes. Atualmente este sabor não é mais produzido.
1990
● Chocolate Fudge Brownie
(sorvete de chocolate com pedaços de brownie). Os brownies eram fornecidos pela padaria Greyston Bakery da cidade de Yonkers, Nova York, que empregava pessoas menos favorecidas da comunidade local.
1991
● Linha Low Fat Frozen Yogurt
(sorvete de iogurte com baixo índice de gordura) composta por 8 sabores, foi introduzida como teste de mercado nas cidades de Seattle, Denver e Houston. A linha seria lançada nacionalmente em potes no ano seguinte.
● Chocolate Chip Cookie Dough (sorvete de baunilha com bolachas de chocolate especiais). Este sabor foi introduzido depois de cinco anos de pesquisas.
1993
Introdução de quatro novos sabores, entre eles o Wavy Gravy (sorvete de caramelo com castanha de caju, com cobertura de chocolate e creme de avelã), em homenagem ao homem, que ficou famoso depois do Festival de Woodstock, por ajudar crianças carentes.
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1995
● Chubby Hubby
(sorvete de baunilha com manteiga de amendoim e pretzels cobertos de chocolate).
1994
Introdução de 8 sabores da linha Smooth, No Chunks! em uma campanha publicitária que contou com a participação de 8 artistas como Spike Lee (que dirigiu o comercial), Carlos Santana, Pete Seeger, Buffy Sainte-Marie, Bobby Seale, Dolores Huerta, Daniel Berrigan e Michelle Shocked.
1996
Introdução da linha de Sorbet (sorvete sem gordura, sem lactose e sem colesterol, feitos com as melhores frutas orgânicas) com inúmeros sabores, liderados pelo Doonesberry Sorbet (sorbet de frutas vermelhas) nomeado em homenagem ao personagem em quadrinho “Doonesbury”.
1997
● Phish Food
(sorvete de chocolate com marshmallow, caramelo e peixinhos de chocolate). O nome do sabor era em homenagem a uma banda da cidade de Vermont.
Lançada a linha Ben & Jerry’s Low Fat Ice Cream (sorvete com apenas 3 gramas de gordura).
1999
Introdução dos sabores Triple Caramel Chunk (sorvete de caramelo, com pedaços de caramelo e calda de caramelo), Bovinity Divinity (sorvete de baunilha e chocolate com chocolate branco e fudge) e Pistachio Pistachio (sorvete de pistache).
● Lançamento da edição limitada da linha Special Batches composta por três sabores.
2001
● KaBerry KaBOOM
(sorvete de frutas vermelhas com pedaços de bolacha e coberto com calda de Blueberry). Este sabor foi retirado de mercado em 2003.
2002
Introdução dos sabores Makin’ Whoopie Pie, Peanut Butter Truffle, S’mores (sorvete de chocolate com marshmallow derretido e pedaços de fudge), The Full VerMonty (sorvete de Maple, seiva de uma árvore canadense, com pedaços de nozes e calda de caramelo), Honey I’m Home! (sorvete de baunilha e mel com pedaços de bolacha cobertos com calda de caramelo), e Half Baked Frozen Yogurt.
2003
● Karamel Sutra
(metade sorvete de caramelo e metade de chocolate e cheio de caramelo e pedaços de fudge no meio).
2005
Lançamento do Euphori-Lock, uma espécie de trava de proteção com segredo para a embalagem do sorvete, servindo para que nenhum desavisado ataque o seu precioso sorvete na geladeira. O acessório pode ser comprado em suas lojas e também via Internet por US$ 5.50.
● Fossil Fuel (sorvete cremoso de nata com pedaços de bolo de chocolate e pequenos dinossauros de chocolate).
2006
● Chocolate Theraphy
(sorvete de chocolate coberto com calda de chocolate e bolachas de chocolate).
2007
● Bohemian Raspberry
(sorvete de baunilha com fudge brownie e raspas de framboesa). O nome do novo sabor era em homenagem a banda Queen, onde parte das vendas era revertida em favor da fundação de luta contra a AIDS Mercury Phoenix Trust.

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A embalagem
Desde o seu lançamento em 1980 os tradicionais potes dos sorvetes BEN & JERRY’S evoluíram, tornado-se um verdadeiro ícone da marca. Em 1998 a embalagem foi totalmente remodelada, ganhando um visual moderno. Para comemorar este novo visual foram introduzidos cinco novos sabores. Em novembro deste mesmo ano a marca introduz embalagens, chamadas de “Eco-Pint”, feitas com papelão totalmente biodegradável e reciclável. Em 2001 as embalagens ecológicas foram adotadas para todos os produtos da marca.
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A fábrica
A fábrica da BEN & JERRY’S, localizada nas verdes montanhas de Worcester Range, a poucos quilômetros da pequena cidade de Waterbury, estado de Vermont, é uma das principais atrações turísticas da região. Aberta a visitação pública guiada, pode-se conhecer todo o processo de produção dos sorvetes. O tour começa em um teatro onde um filme de sete minutos conta a história da marca e o sucesso da BEN & JERRY’S junto aos empregados, consumidores e comunidade. Logo depois é apresentado todo processo de fabricação do sorvete e em seguida, é a vez do FlavoRoom (quarto dos sabores) onde são distribuídas amostras grátis dos mais variados sabores da marca. A fábrica conta ainda com uma loja temática onde se pode comprar cerca de 30 sabores de sorvetes e muitas lembranças da BEN & JERRY’S. Além de um ambiente fantástico, uma das principais atrações da fábrica é o cemitério de sabores onde lápides estão colocadas em um bem cuidado gramado mostrando os sabores que não são mais fabricados. O tour custa US$ 3.00 para adultos, US$ 2 para aposentados e crianças não pagam. Clique nas imagens abaixo para conhecer melhor a fábrica.
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Um exemplo social
Quem disse que uma empresa de sorvete não pode ser socialmente responsável? A marca BEN & JERRY’S se tornou uma das primeiras empresas a divulgar o conceito de responsabilidade social e incorporá-lo de maneira sistemática em suas práticas corporativas. Apesar de seu espetacular crescimento, os amigos Ben e Jerry, não esqueceram seus valores e estabeleceram para sua empresa, a seguinte máxima: O negócio tem que ter a responsabilidade de devolver a comunidade, parte do que a comunidade está lhe dando! E tudo começou em 1985, quando foi criada a BEN & JERRY’S Foundation, uma fundação com o objetivo de apoiar projetos dirigidos à comunidade. Ficou estabelecido que 7.5% do lucro líquido da empresa, começaria a ser destinado a fundação. Surgia assim uma empresa politicamente correta e comprometida com o respeito ao meio-ambiente. Antes disso, poucas empresas falavam sobre responsabilidade social. O compromisso de defender causas desafiantes e o recurso a ingredientes éticos é tão importante como os sorvetes deliciosos com nomes divertidos. Outras ações sociais marcaram a história da BEN & JERRY’S como em 2001 quando desafiou os estudantes das universidades americanas a doar sangue em troca de sorvetes grátis. Atualmente a empresa doa no mínimo US$ 1.1 milhões para causas sociais anualmente.
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Cowmobile
O primeiro Cowmobile, uma van adaptada e pintada com pele de vaca para distribuir sorvetes de graça, surgiu no ano de 1986. Em uma ação inédita de “marketing drive”, o veículo era inicialmente dirigido pelos fundadores da empresa, Ben e Jerry. Quatro meses depois o veículo pegaria fogo próximo a cidade de Cleveland. Ninguém se machucou no acidente. O episódio não desanimou a dupla, que no ano seguinte introduziram um segundo veículo, chamado “Cow II”, que viajou pelos Estados Unidos distribuindo os deliciosos sorvetes gratuitamente. Em 19 de outubro deste ano, o veículo foi para Nova York, durante o chamado Crash da Bolsa de Valores, distribuir sorvetes gratuitamente.
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A marca no mundo
A Ben & Jerry’s tem hoje, mais de 600 sorveterias espalhadas pelo mundo, distribuindo seus sorvetes em quase 50 países. Somente nos Estados Unidos detêm 36% do mercado de sorvetes, sendo o 2º maior grupo mundial em seu segmento, com faturamento global superior a US$ 350 milhões. A BEN & JERRY’S tem por norma comprar o leite de pequenas empresas familiares ao invés de grandes multinacionais. O objetivo é ajudar a gerar dinheiro para manter as micro-empresas.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca BEN & JERRY'S.
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Você sabia?
Os sabores mais vendidos e populares são: Cherry Garcia, Chocolate Chip Cookie Dough, Chocolate Fudge Brownie, Chunky Monkey, Half Baked, Phish Food e New York Super Fudge Chunk. Atualmente a marca conta com mais de 50 sabores de sorvetes.
No site da empresa tem um curioso cemitério dos sabores (Flavor Graveyard), onde se pode conhecer as dezenas de sorvetes, e seus excêntricos sabores, que a BEN & JERRY’S lançou e depois descontinuou. Para cada sabor, é explicado por que o produto não vingou. Eles já lançaram até um sabor chamado Amazônia Crocante, feito com castanha-do-pará, que teve o mesmo fim melancólico de tantos os outros.
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