20.9.07

SAMSONITE

Elas estão presentes nos principais aeroportos do mundo, em quase todas as esteiras de bagagens, nos melhores hotéis, nos principais pontos turísticos e são carregadas, muitas vezes, por mãos famosas. As malas SAMSONITE guardam e carregam, com total segurança, segredos e lembranças como nenhuma outra.
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A história
A empresa foi fundada na cidade de Denver, estado do Colorado, em 1910 com o nome de Schwayder Trunk Manufacturing Company. Com apenas 10 funcionários produzia baús de madeira e malas de mão no oeste americano. Jesse Shwayder, fundador da empresa, iniciou a produção de malas com os melhores materiais disponíveis na época. Sua meta era produzir a melhor e mais resistente mala do mundo. Sua primeira mala foi feita com os melhores materiais e era tão forte quanto o legendário Sansão (Samson em inglês). Jesse usava uma foto sua juntamente com seu pai e três irmãos, somando quase 500 kg, em cima da mala e mandava para seus clientes com o logotipo da empresa para mostrar a durabilidade da mala. A mala obteve sucesso e assim nasceu a imagem de qualidade e confiança da marca. Por volta de 1918 a marca diversifica seu canal de distribuição passando a vender seus produtos em lojas de departamento como a Macy’s. O nome SAMSONITE surgiu somente em 1941, quando produziu uma mala extremamente resistente, chamada SAMSONITE Streamlite. O nome vem da força de Samson (Sansão), personagem bíblico e um dos heróis de infância de Jesse. A escalada internacional da marca começou em 1956 com a inauguração de uma subsidiária no Canadá e o departamento de exportação voltado para o continente europeu. Em 1965 a empresa muda de nome, passa a chamar-se Samsonite Corporation. A década de 70 foi o período de afirmação da empresa, tornou-se a líder mundial em produção de malas e maletas de mão.
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A década de 90 começa com a aquisição da marca American Tourister, em 1993, tradicional produtora de malas populares com preços acessíveis. O processo de rejuvenescimento mundial da marca começou em 1999, com a criação da divisão de roupas masculinas. No ano seguinte, foi lançada a primeira linha de roupas, sapatos e acessórios femininos. Esta linha tem o nome de Samsonite BlackLabel, fazendo muito sucesso na Europa, especialmente na Itália. Em 2000, uma colaboração com o badalado designer Phillppe Starck resultou na linha Xylem, reproduzida no filme "007, o mundo não é o bastante". Nos Estados Unidos, a SAMSONITE é agora, mais que uma marca de malas, uma grife de lifestyle. Reúne produtos além de seu negócio principal, como mochilas, roupas e tênis. As mochilas representam 15% das vendas mundiais atualmente. Em julho de 2007 o grupo europeu CVC Capital Partners Group comprou a empresa por US$ 1.7 bilhões. Nada mal para uma marca que gosta de investir na sua bagagem.
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A linha do tempo
Desde o início a SAMSONITE é reconhecida como a principal fabricante de malas do mundo, utilizando a mais moderna tecnologia e materiais para a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos que redefinem qualidade, durabilidade, versatilidade, design ergonômico e segurança.
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1956
Produz a primeira mala feita de magnésio, substituindo os pesados baús de madeira, chamada de Ultralite.
1962
Produz a primeira mala para executivos em ABS.
1967
Lançamento da mala confeccionada em material rígido e com fechaduras.
1969
● Lançamento da Saturn, uma mala feita em Polipropileno.
1974
Introdução das primeiras malas com rodas.
1994
Lançamento da primeira mala em Polipropileno com zíper, uma combinação de mala rígida com muita leveza.
2000
Lançamento da primeira mala de alumínio com estrutura em magnésio.
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Black Label
Sinônimo de durabilidade em termos de malas de viagem, a SAMSONITE nunca foi exatamente uma marca ousada: forte na qualidade, mas fraca no estilo. Essa situação mudou. Nas esteiras de bagagens dos principais aeroportos do mundo, os passageiros de primeira classe sempre têm prioridade. Suas malas são as primeiras a serem desembarcadas e protagonizam verdadeiros desfiles de tendências e grifes do universo das viagens de luxo. Nessa passarela, dificilmente estará faltando uma BLACK LABEL. Criada em 2005, a linha premium da SAMSONITE funcionou como um passaporte para a tradicional fabricante americana ingressar nos mercados mais sofisticados, elevando a outro patamar a marca no mundo. A nova linha, voltada para um público endinheirado, tem um conceito totalmente diferente em relação aos demais produtos da SAMSONITE. Composta por nécessaires, mochilas, grandes malas, bolsas para laptop e viagem, com acabamentos mais elegantes e refinados, comparáveis aos das grandes marcas do mercado, como Louis Vuitton e Tumi, além de estilos arrojados e exclusivos, assinados por profissionais consagrados, como o estilista Alexander McQuenn e o inglês Quentin MacKay, que trasnformaram a linha em verdadeiro objeto de desejo. O sucesso foi tanto que, em pouco tempo, a marca ganhou nada menos que 45 lojas exclusivas, localizadas nas principais cidades cosmopolitas do mundo como Londres, Nova York, Milão, Bruxelas, Tóquio, Berlim, entre outras. Recentemente, em setembro de 2007, os produtos da grife Black Label ganharam seu primeiro ponto-de-venda exclusivo no Brasil, no Shopping Iguatemi, em São Paulo. Uma campanha mundial transformou a Black Label em um objeto de aspiração entre os consumidores. A empresa investe U$ 40 milhões ao ano em peças publicitárias que trazem como principal atração, além do produto em si, personalidades como a atriz Christina Ricci e a modelo Isabella Rossellini.
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A evolução visual
O tradicional logotipo da SAMSONITE surgiu em 1973 quando a empresa resolveu lançar um novo logotipo corporativo, totalmente abstrato e feito pela divisão de designer da própria empresa. Era o surgimento de um ícone da marca. Recentemente o logotipo passou por uma pequena modernização como podemos ver na imagem abaixo.
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Os slogans
Strong Enough to Stand On. (década de 50)
Worldproof. (2004)
Life’s a Journey. (2005)
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A marca no mundo
A marca está presente em mais de 100 países ao redor do mundo com faturamento de US$ 1.1 bilhões, possuindo 250 lojas próprias e tendo seus produtos vendidos em mais de 30 mil pontos como lojas de departamentos, lojas especializadas e gerais. Suas 14 fábricas espalhadas pelo mundo empregam mais de 23 mil funcionários.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca SAMSONITE.
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Você sabia?
Apesar da pulverização do comércio de malas e da concorrência dos asiáticos, a SAMSONITE detém 36% de participação no mercado mundial.
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