12.9.07

CITIBANK

Ele está sempre pronto para atender você. Ele é seguro e sólido. Como diz seu slogan, ele nunca dorme. Seu nome traz prestígio aonde quer que você esteja. Este é o CITIBANK, um gigante financeiro presente em qualquer continente do planeta.
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A história
Em 16 de junho de 1812, dois dias antes do começo da guerra entre Estados Unidos e Inglaterra, o estado de Nova York autorizou a constituição do City Bank of New York, com capital social de US$ 2 milhões, tendo como primeiro presidente Samuel Osgood. Um mês depois, o banco estabelecia sua sede social no número 52 da Wall Street para prestar serviços a um grupo de comerciantes da cidade. E já no ano seguinte pagava seus primeiros dividendos. Durante a segunda grande crise financeira, ocorrida em 1857, 985 bancos declararam estarem quebrados, enquanto o CITIBANK aumentava a quantidade de depósitos. Em 1865, o CITIBANK se integrou ao novo sistema bancário nacional americano, passando a se chamar The National City Bank of New York. Nessa época, os bancos deviam cumprir as normas impostas pelo governo federal americano. O The National City Bank se transformou no maior banco da cidade de Nova York, com um total de US$ 34.4 milhões de depósitos. No ano seguinte já era o maior banco do país. Em 1897 se transformou no primeiro banco americano a constituir um departamento de divisas, começando operações no mercado de câmbio. O novo século começou com a expansão de seus negócios na Ásia, inaugurando escritórios desde Shanghai até Manila em 1902. No ano de 1914, foi o primeiro banco americano a constituir sede no exterior, na cidade de Buenos Aires. No ano seguinte inaugurou escritórios na cidade do Rio de Janeiro. O banco International Banking Corporation, banco americano com sede no exterior, passou a ser subsidiário do National City Bank no ano de 1918. No ano seguinte foi o primeiro banco americano a ter ativos acima de US$ 1 bilhão. Em 1929, o The National City Bank era apontado como o maior banco comercial do mundo. Ao final da década de 30 o banco havia constituído 100 sedes em 23 países, confirmando ser o banco estrangeiro de maior envergadura. Em 1941, com o início da Segunda Guerra Mundial, o banco fecha suas sedes na Europa e Ásia. Em 1955 o banco troca seu nome para The First National City Bank of New York. Para comemorar seus 150 anos de existência, a empresa passa a se chamar First National City Bank em 1962. Em 1974, o grupo que controlava o banco, muda seu nome para Citicorp. Dois anos depois o banco passa finalmente a se chamar CITIBANK. Em 1994 estabeleceu o primeiro banco comercial estrangeiro na Rússia. Dois anos depois, registrou a emissão do maior número de cartões de crédito da Ásia, com Taiwan sendo o primeiro país no exterior a ter um número de cartão superior a 1 milhão de unidades. Em 1998, todo Citicorp, Travelers Group e empresas do grupo, se fundem para formar o Citigroup Inc em uma operação de US$ 140 bilhões.
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A linha do tempo
1904
Introduziu no mercado os Traveler’s Checks (cheques de viagens).
1928
Primeiro banco a autorizar empréstimos pessoais sem garantias paralelas. O banco foi pioneiro ao organizar um departamento de empréstimos pessoais, mediante o qual os trabalhadores teriam acesso a serviços disponíveis, até então, para a classe mais alta.
1935
Desenvolveu e implantou o sistema de empréstimos pagadores mensais para pequenas empresas.
1936
Foi o primeiro banco da cidade de Nova York a oferecer contas correntes aos consumidores sem o requisito de saldo mínimo.
1956
Utilizado o primeiro computador para aplicação das operações de empréstimos com fins comerciais.
1961
Introduziu o chamado CD (certificado de depósito).
1964
Ingressou no mercado de Leasing.
1965
Ingressou no mercado de cartões de crédito.
1967
Lançou o primeiro cartão de crédito do banco - denominado First National City Charge Service - popularmente conhecido como cartão “Everything” que passou a se chamar MasterCharge (atualmente conhecido como Mastercard) em 1969.
1977
Introduziu serviços como os caixas automáticos (ATM) com funcionamento 24 horas e o cartão Citicard.
1981
Comprou o cartão de crédito Diners Club.
1986
Introduziu nos caixas automáticos, o sistema de toques na tela, na cidade de Nova York e Hong Kong.
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A evolução visual
Devido a antiga história, cheia de fusões e incorporações, o CITIBANK teve uma evolução visual acentuada no decorrer dos anos. Abaixo podemos ver a mais recente, ocorrida em 1998 depois da fusão com o Travelers Group.
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Os slogans
The CITI never Sleep.
(1977)
Look at your money differently.
Live richly. (2001)
Let's get it done. (2007)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca CITIBANK está avaliada em US$ 23.44 bilhões, ocupando a posição de número 11 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. É a marca de banco mais valiosa do mundo.
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No Brasil
Em 1915, teve início uma promissora e duradoura parceria: CITIBANK e Brasil. A história do banco é parte integrante da história do desenvolvimento do País. Tudo começou em 5 de abril de 1915 quando foi aberta no Brasil a primeira sucursal no Rio de Janeiro. No mesmo ano foram abertas as agências nas cidades de Santos e São Paulo; sua sede ficava na esquina das avenidas São João com a Ipiranga. Tinha como objetivos, contribuir para o progresso no país e oferecer serviços financeiros completos. Através do CITIBANK foram feitas as obras de infraestrutura, tais como ponte Rio-Niterói, as hidroelétricas de Itaipu e Tucuruí, os pólos petroquímicos da Bahia e Rio Grande do Sul. O moderno prédio do Citibank/Citigroup foi inaugurado na avenida Paulista em 1986, com projetos do arquiteto Gian Carlo Gasperini, tendo vinte andares e medindo 93 metros de altura. Sua fachada é em pedra granítica rosa e o vidro azul. Atualmente o grupo atua em diversas áreas como: Citibank - atendimento a pessoas físicas e jurídicas com mais de 110 agências; Credicard Citi - serviços de cartões de crédito, hoje com 4.7 milhões de cartões emitidos; Corretora de Seguros; CitiFinancial - crédito pessoal à todas as classes de pessoas, com 134 lojas abertas em 22 Estados brasileiros e 75 cidades, com 246 mil contas de clientes; Citigroup Corporate and Investment Banking - banco de investimentos; CitiBusiness - atendimento à pequenas e médias empresas, linha de crédito, cartão de débito, serviços de câmbio e cobrança; e Citigroup Private Bank – que desde 1988 administra grandes fortunas individuais e familiares. O resultado de mais de nove décadas de atuação do CITIBANK no Brasil traduz-se hoje em números expressivos: mais de 300 mil correntistas, R$ 30.8 bilhões em ativos totais, R$ 3.2 bilhões de patrimônio líquido e mais de 6 mil funcionários.
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A marca no mundo
O CITIBANK, que faz parte do Citigroup, um dos maiores grupos financeiros do planeta, possuí mais de 3.400 bancos, escritórios em 100 países ao redor do mundo e mais de 200 milhões de clientes. Possui ativos mundiais na ordem de US$ 1.7 trilhões, aproximadamente 25 vezes os ativos do Bradesco, maior banco brasileiro.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca CITIBANK.
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Você Sabia?
O prédio mais famoso do CITIGROUP é o Citigroup Center, um arranha-céu imponente localizado East Midtown (Manhattan, New York City), o que leva muita gente a pensar ser essa a sede do grupo financeiro. Porém, a sede (headquarters) do CITGROUP, está localizada na rua de trás do imponente arranha-céu em um prédio mais modesto no endereço 399 Park Avenue (sede original do The City National Bank).
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Visite: www.citibank.com