20.9.07

COLGATE

Sorria. Se o seu sorriso parecer saudável, muito provavelmente, a responsável por isso seja a COLGATE. Há mais de 200 anos a marca vem distribuindo sorrisos brilhantes em milhões de bocas mundo afora.
-
-
A história
A COLGATE foi fundada em 1806 por William Colgate, um imigrante inglês que iniciou seu negócio de sabonetes, gomas e velas na Rua Dutch na Cidade de Nova Iorque. No ano seguinte, Francis Smith entrou na sociedade da fábrica que passou a se chamar Smith & Colgate. A sociedade foi desfeita em 1813, quando William chamou seu irmão, Bowles, para ser seu novo sócio. A empresa passou então a se chamar William Colgate & Co. Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, William, em 1817, dá início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais, com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler”, e colando cartazes pelas ruas da cidade. Poucos anos depois, ele e seu cunhado, John Gilbert, construíram uma fábrica de cola nos arredores da cidade de Jersey. Os principais produtos fabricados na época eram sabonetes (Windsor Toilet Soaps) e gomas (Pearl Strach). No fim da década de 20 a empresa iniciou um período de expansão internacional e, em diversos países, surgiram filiais, desenvolvendo as principais atividades de comercialização e industrialização, na conquista dos mercados emergentes. A Colgate & Company, assim designada após a morte do seu fundador em 1857, lança no mercado, no ano de 1872, o seu primeiro sabonete cosmético perfumado – chamado “Cashmere Bouquet” - que, até finais dos anos 80, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores norte-americanos, o que significa que o seu sucesso se estendeu durante cerca de 120 anos. As inovações urgem e, no ano seguinte, lança o produto que viria revolucionar a imagem da empresa - o creme dentífrico Colgate (conhecido hoje em dia como pasta de dente). Inicialmente comercializado em potes, era uma pasta cremosa e aromática, que a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa COLGATE.
-
-
Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava ao fabrico de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentífrica Colgate e o sabonete Palmolive, a nova empresa aumentou as suas vendas. Em 1906 a Colgate & Company celebra seu centenário com uma linha de produtos com mais de 800 variáveis. A empresa inicia, em 1911, um projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que higienistas demonstrem a correta maneira de escovação. Três anos mais tarde, instalou sua primeira subsidiária Internacional no Canadá. Na década de 20 começou a instalar operações na Europa, Ásia, América Latina e África. No final da II Guerra Mundial, em 1947, e mantendo-se na vanguarda das inovações, lançou um novo produto, na categoria de limpeza doméstica - o Ajax - estabelecendo uma poderosa marca global em produtos de limpeza, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: a higiene oral, pessoal e limpeza doméstica. Em 1953, passa então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. As vendas anuais da empresa ultrapassaram a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. O Programa de saúde bucal - Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – é expandido em 1996, atingindo 50 países com programas escolares e clínicas dentais móveis. Em 1998 a COLGATE se tornou líder no mercado norte americano.
-
-
A linha do tempo
1866
Lançou no mercado o sabonete perfumado, além de passar a produzir perfumes e essências.
1962
Instala Centro de Pesquisa em Piscataway, Nova Jersey.
1968
A pasta COLGATE foi reformulada para a adição de flúor (MFP Fluoride) por ser clinicamente comprovado na redução de cáries.
Introdução da pasta de dente Ultra-Brite.
1981
Introdução no mercado da pasta COLGATE WINTERFRESH Gel.
1983
Lançada a escova dental COLGATE PLUS. Hoje mais de 1.6 bilhões de escovas da marca são vendidas anualmente em todo o mundo.
1991
A COLGATE compra a marca de enxaguante bucal Plax, que posteriormente viria a chamar COLGATE PLAX.
1992
Lançada internacionalmente a revolucionária pasta COLGATE TOTAL. Com suas 12 horas de proteção, combate uma infinidade de problemas de saúde bucal como a gengivite, tártaro, cárie e placas bacterianas.
2000
Lançamento da COLGATE 2in1, gel dental que misturava os benefícios de uma pasta de dente aliado ao enxaguante bucal.
2002
Lançamento da COLGATE SIMPLY WHITE, gel dental que clareava os dentes em apenas 14 dias de uso.
2003
Lançamento da COLGATE SENSITIVE, um creme dental que combate a sensibilidade dentária com proteção comprovada e hálito fresco.
2005
Lançamento da pasta COLGATE MAXFRESH, único gel dental com cristais refrescantes que dissolvem completamente durante a escovação proporcionando uma nova dimensão de refrescância. Atualmente esta pasta está disponível em vários sabores, entre eles o Cool Mint (menta), Clean Mint (hortelã) e Cinnamint (canela).
Introdução da escova dental COLGATE 360°, que proporcionava uma limpeza total dos dentes e da boca, contendo um exclusivo limpador de língua e bochechas, além de cabo emborrachado.
-
-
-

Slogans
1945: It cleans your breath while it cleans your teeth. (Toothpaste)
1967: The Colgate ring of confidence. (Toothpaste)
-
-
-

O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ 6.02 bilhões, ocupando a posição de número 57 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no Brasil
A Colgate se estabeleceu no Brasil no dia 1 de fevereiro de 1927, quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no. 17661, autorizou a instalação da Colgate & Company of Brazil Limited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução de dentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Na etapa inicial, os produtos lançados no mercado, CREME DENTAL e CREME DE BARBEAR, eram importados. O creme dental Colgate, introduzido em 1929, começou a ser fabricado no Brasil somente em 1940. O creme de barbear, lançado em 1931, teve como data de sua fabricação o ano de 1938. Nas décadas seguintes ampliou suas fábricas e sua força de trabalho, multiplicando sua produção e vendas, além de investir na aquisição de importantes marcas locais, até hoje entre as preferidas dos consumidores. Em 1995, anunciou em Nova York, a compra das operações da Kolynos em 14 países (inclusive Brasil), modificando desta forma, o panorama no mercado de cremes. Dentais e lançando o creme dental líder Sorriso. Desde então, milhões de dólares foram investidos em modernização das fábricas e tecnologia, apoiados por um programa de intenso treinamento de todos os funcionários, o que transformou a Colgate-Palmolive do Brasil num pólo exportador para mais de 55 países. Não há brasileiro que não conheça o famoso slogan da marca “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.
-
-
A marca no mundo
Hoje, com vendas ultrapassando os US$ 10 bilhões de dólares, a COLGATE, empresa com sede na cidade de Nova York, está voltada para quatro pilares de negócios: Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, Cuidados com a Limpeza do Lar e Nutrição Animal. Vende seus produtos em 220 países e territórios ao redor do mundo empregando 36.000 pessoas.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca COLGATE.
-

-

-

-
Visite: www.colgate.com