
-
-
A COLGATE foi fundada em 1806 por William Colgate, um imigrante inglês que iniciou seu negócio de sabonetes, gomas e velas na Rua Dutch na Cidade de Nova Iorque. No ano seguinte, Francis Smith entrou na sociedade da fábrica que passou a se chamar Smith & Colgate. A sociedade foi desfeita em 1813, quando William chamou seu irmão, Bowles, para ser seu novo sócio. A empresa passou então a se chamar William Colgate & Co. Revelando, desde sempre, uma forte orientação para a comunicação, William, em 1817, dá início a uma arrojada e inovadora campanha de divulgação, anunciando os seus produtos em jornais, com a campanha “Soap, Mould and Dipt Candler”, e colando cartazes pelas ruas da cidade. Poucos anos depois, ele e seu cunhado, John Gilbert, construíram uma fábrica de cola nos arredores da cidade de Jersey. Os principais produtos fabricados na época eram sabonetes (Windsor Toilet Soaps) e gomas (Pearl Strach). No fim da década de 20 a empresa iniciou um período de expansão internacional e, em diversos países, surgiram filiais, desenvolvendo as principais atividades de comercialização e industrialização, na conquista dos mercados emergentes. A Colgate & Company, assim designada após a morte do seu fundador em 1857, lança no mercado, no ano de 1872, o seu primeiro sabonete cosmético perfumado – chamado “Cashmere Bouquet” - que, até finais dos anos 80, encontrava-se ainda na preferência de muitos consumidores norte-americanos, o que significa que o seu sucesso se estendeu durante cerca de 120 anos. As inovações urgem e, no ano seguinte, lança o produto que viria revolucionar a imagem da empresa - o creme dentífrico Colgate (conhecido hoje em dia como pasta de dente). Inicialmente comercializado em potes, era uma pasta cremosa e aromática, que a partir de 1896 passou a ser embalada em tubos flexíveis de estanho, muito semelhantes aos que conhecemos atualmente. Nesse mesmo ano, foi estabelecido o primeiro laboratório de pesquisa COLGATE.
-
-

Em 1928, associou-se à Palmolive-Peet Company, que se dedicava ao fabrico de sabonetes desde 1864 quando foi fundada por B.J. Johnson na cidade de Milwaukee, constituindo assim a Colgate Palmolive-Peet Company. Aproveitando a notoriedade dos seus produtos, nomeadamente a pasta dentífrica Colgate e o sabonete Palmolive, a nova empresa aumentou as suas vendas. Em 1906 a Colgate & Company celebra seu centenário com uma linha de produtos com mais de 800 variáveis. A empresa inicia, em 1911, um projeto educacional de saúde bucal para crianças com a distribuição de amostras grátis de escovas e cremes dentais, proporcionando que higienistas demonstrem a correta maneira de escovação. Três anos mais tarde, instalou sua primeira subsidiária Internacional no Canadá. Na década de 20 começou a instalar operações na Europa, Ásia, América Latina e África. No final da II Guerra Mundial, em 1947, e mantendo-se na vanguarda das inovações, lançou um novo produto, na categoria de limpeza doméstica - o Ajax - estabelecendo uma poderosa marca global em produtos de limpeza, passando, assim, a atuar em três segmentos diferentes: a higiene oral, pessoal e limpeza doméstica. Em 1953, passa então a adotar a sua atual denominação social: Colgate-Palmolive. As vendas anuais da empresa ultrapassaram a marca dos US$ 5 bilhões em 1989. O Programa de saúde bucal - Sorriso Saudável, Futuro Brilhante – é expandido em 1996, atingindo 50 países com programas escolares e clínicas dentais móveis. Em 1998 a COLGATE se tornou líder no mercado norte americano.
-
-

1866
● Lançou no mercado o sabonete perfumado, além de passar a produzir perfumes e essências.
1962
● Instala Centro de Pesquisa em Piscataway, Nova Jersey.
1968
● A pasta COLGATE foi reformulada para a adição de flúor (MFP Fluoride) por ser clinicamente comprovado na redução de cáries.
● Introdução da pasta de dente Ultra-Brite.
1981
● Introdução no mercado da pasta COLGATE WINTERFRESH Gel.
1983
● Lançada a escova dental COLGATE PLUS. Hoje mais de 1.6 bilhões de escovas da marca são vendidas anualmente em todo o mundo.
1991
● A COLGATE compra a marca de enxaguante bucal Plax, que posteriormente viria a chamar COLGATE PLAX.
1992
● Lançada internacionalmente a revolucionária pasta COLGATE TOTAL. Com suas 12 horas de proteção, combate uma infinidade de problemas de saúde bucal como a gengivite, tártaro, cárie e placas bacterianas.
2000
● Lançamento da COLGATE 2in1, gel dental que misturava os benefícios de uma pasta de dente aliado ao enxaguante bucal.
2002
● Lançamento da COLGATE SIMPLY WHITE, gel dental que clareava os dentes em apenas 14 dias de uso.
2003
● Lançamento da COLGATE SENSITIVE, um creme dental que combate a sensibilidade dentária com proteção comprovada e hálito fresco.
2005
● Lançamento da pasta COLGATE MAXFRESH, único gel dental com cristais refrescantes que dissolvem completamente durante a escovação proporcionando uma nova dimensão de refrescância. Atualmente esta pasta está disponível em vários sabores, entre eles o Cool Mint (menta), Clean Mint (hortelã) e Cinnamint (canela).
● Introdução da escova dental COLGATE 360°, que proporcionava uma limpeza total dos dentes e da boca, contendo um exclusivo limpador de língua e bochechas, além de cabo emborrachado.
-

-
Slogans
1945: It cleans your breath while it cleans your teeth. (Toothpaste)
1967: The Colgate ring of confidence. (Toothpaste)
-

-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca COLGATE está avaliada em US$ 6.02 bilhões, ocupando a posição de número 57 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-

A Colgate se estabeleceu no Brasil no dia 1 de fevereiro de 1927, quando o então presidente da República, Washington Luiz Pereira de Souza, através do Decreto no. 17661, autorizou a instalação da Colgate & Company of Brazil Limited. Foi um ato histórico, porque conferiu à empresa a primazia e o pioneirismo na introdução de dentifrícios no país e sua comercialização em escala. Nos anos de implantação, as atividades da empresa se voltaram para o conhecimento do mercado, dos hábitos de higiene da população e do estudo de fórmulas de produtos que melhor atendessem às necessidades do consumidor, de acordo com o clima e as condições locais. Na etapa inicial, os produtos lançados no mercado, CREME DENTAL e CREME DE BARBEAR, eram importados. O creme dental Colgate, introduzido em 1929, começou a ser fabricado no Brasil somente em 1940. O creme de barbear, lançado em 1931, teve como data de sua fabricação o ano de 1938. Nas décadas seguintes ampliou suas fábricas e sua força de trabalho, multiplicando sua produção e vendas, além de investir na aquisição de importantes marcas locais, até hoje entre as preferidas dos consumidores. Em 1995, anunciou em Nova York, a compra das operações da Kolynos em 14 países (inclusive Brasil), modificando desta forma, o panorama no mercado de cremes. Dentais e lançando o creme dental líder Sorriso. Desde então, milhões de dólares foram investidos em modernização das fábricas e tecnologia, apoiados por um programa de intenso treinamento de todos os funcionários, o que transformou a Colgate-Palmolive do Brasil num pólo exportador para mais de 55 países. Não há brasileiro que não conheça o famoso slogan da marca “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.
-
-
A marca no mundo
Hoje, com vendas ultrapassando os US$ 10 bilhões de dólares, a COLGATE, empresa com sede na cidade de Nova York, está voltada para quatro pilares de negócios: Cuidados Bucais, Cuidados Pessoais, Cuidados com a Limpeza do Lar e Nutrição Animal. Vende seus produtos em 220 países e territórios ao redor do mundo empregando 36.000 pessoas.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca COLGATE.
Visite: www.colgate.com