16.7.07

AMERICAN EXPRESS

O céu é o limite diriam os clientes dos cartões AMERICAN EXPRESS (também conhecido como AMEX). Isto porque, em muitos casos não existe limite de gasto, e quando o tem, são extremamente generosos com os ávidos consumidores. Ao sacar um cartão AMERICAN EXPRESS, quer seja verde, azul ou até mesmo o exclusivo preto, o cliente se sente poderoso, uma espécie de êxtase consumista.
-
-
A história
A história da American Express Company começou em 1850 na cidade de Búfalo, Estados Unidos, quando os senhores Henry Wells, William Fargo, Butterfield, Livingston e Wasson se uniram para começar um serviço expresso de transporte de cargas e valores que, mais tarde, incorporou produtos financeiros. Em 1882, Marcellus Berry, um empregado da empresa, criou a inovadora ordem de pagamento conhecida como “Money Order” e em 1891 foi o responsável pela criação dos Travelers Cheques, inicialmente emitidos nos valores de US$10, US$20, US$50 e US$100, em resposta às necessidades daqueles que realizavam viagens extensas, principalmente viagens internacionais, e que necessitavam de uma forma simples e segura de transportar valores. Atualmente disponíveis em 9 moedas (dólar americano, libra esterlina, franco suíço, iene japonês, dólar canadense, dólar australiano, florim holandês, rial saudita e euro) os American Express Travelers Cheques são aceitos em mais de 150 países. Somente em 1915 estabeleceu o departamento de viagens, seguido depois pela primeira agência de viagens AMERICAN EXPRESS.
-
Sucedeu-se então uma época de expansão internacional com forte tendência para a indústria de viagens e, em 1958, a companhia aumentou o seu reconhecimento com o lançamento do AMERICAN EXPRESS CARD, emitido nos Estados Unidos e Canadá. O primeiro cartão da empresa era de papel e na cor lilás. No ano seguinte foi pioneira ao introduzir os cartões de créditos feitos em plástico. Cinco anos depois, em 1964, a empresa já contava com mais de um milhão de associados e 121.000 estabelecimentos afiliados. A expansão teve continuidade, e em 1970 já era aceito em mais de dez países. Em 1975 a empresa lançou o novo logotipo corporativo conhecido como “Blue Box”, que se tornou uma das mais familiares e conhecidas identificações corporativas do mundo. A partir da década de 90, a AMERICAN EXPRESS concentrou suas atividades como provedora global de serviços de viagens, financeiros e de cartões, expandindo suas operações através de alianças e co-brandings.
-
-
Os cartões
AMERICAN EXPRESS possui vários tipos de cartões, cada um deles com características exclusivas e para um determinado público, além de todo o prestígio que a marca oferece.
-
- -
AMERICAN EXPRESS BLUE. Introduzido em 1999, é o mais popular dos cartões, direcionado para um público mais jovem. Sem anuidade, com programa de rewards e um chip multifuncional (em substituição a tarjeta magnética), tornou-se um sucesso imediato.
AMERICAN EXPRESS GREEN. Ideal para as despesas do dia-a-dia e nas viagens de férias ou de negócios, é o cartão original da marca. No Brasil a renda mínima exigida é de R$ 3.500.
AMERICAN EXPRESS GOLD. Introduzido em 1966, é um cartão com garantia de ser reconhecido em qualquer parte do mundo, fazendo parte de um círculo privilegiado de pessoas a quem é dispensado um tratamento exclusivo. Possui anuidade gratuita para o resto da vida. No Brasil a renda mínima exigida é de R$ 5.000.
AMERICAN EXPRESS PLATINUM. Introduzido em 1984, é um cartão inovador para pessoas muito especiais. Ele não possui taxa de anuidade e também oferece uma linha de crédito inigualável, sem limite pré-estabelecido de despesas. Um dos cartões mais sofisticados do mercado. Com ele o cliente recebe um tratamento diferenciado com serviços e benefícios especiais no seu dia-a-dia. No Brasil a renda mínima exigida é de R$ 8.000.
AMERICAN EXPRESS CENTURION. Introduzido em 1999, é o cartão de crédito mais exclusivo do mundo. Feito em Titânio e conhecido também como “Black Card”, possui uma anuidade de US$ 2.500 e segundo boatos, seus consumidores são os homens mais ricos do planeta. E por ser um cartão tão exclusivo, sua associação é feita somente com o convite da AMERICAN EXPRESS.
AMERICAN EXPRESS RED. Lançado em 2006 no mercado britânico, este novo cartão de crédito possui um grande diferencial: ao atingir £5000 de compras anuais, a AMEX transfere 1% desse valor para programas na África do The Global Fund (www.theglobalfund.org), que têm como missão a ajuda de crianças e mulheres infectadas com o vírus VIH/SIDA naquele continente.
-
-
Campanhas que fizeram história
A marca sempre contou com uma comunicação forte e marcante, lançando campanhas extraordinárias como em 1969 quando introduziu o famoso slogan “The only money, wich a traveler needs”, com o objetivo de induzir a utilização do meio de pagamento em viagens para o exterior; em 1975 quando lançou as famosas campanhas “Don’t leave home without it”, que tinha como protagonista o ator Karl Malden, estrelando mais de 100 comerciais, e “Do You Know Me?”; em 1987 quando introduziu o slogan “Pay simple with your good name”, criado pela agência Ogilvy & Mather; na década de 90 quando utilizou garotos propaganda como o golfista Tiger Woods e Jerry Seinfeld em suas campanhas publicitárias; quando introduziu em 2002 a campanha publicitária “Long Lives Dreams”; ou ainda em 2004 quando lançou a campanha “My life. My card” onde clientes famosos dos cartões como os atores Robert De Niro, Ken Watanabe, Kate Winslet, o tenista Andy Roddick, o técnico José Mourinho, e os diretores Wes Anderson e M. Night Shyamalan falavam de suas vidas. As necessidades dos clientes impulsionaram a AMERICAN EXPRESS a reinventar-se constantemente e é essa capacidade de reinvenção que faz dela uma empresa única.
-
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca AMERICAN EXPRESS está avaliada em US$ 20.82 bilhões, ocupando a posição de número 15 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
A empresa que tem sua sede na cidade de Nova Iorque possui atualmente cerca de 1.700 escritórios, emitindo cartões em 52 países e sendo aceitos em outros 200, além de empregar 80 mil pessoas. Seus cartões geram mais de US$ 150 bilhões em transações anualmente.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca AMERICAN EXPRESS.
--

-

--
Você sabia?
Sua base de associados ultrapassa os 67 milhões. A cada dois minutos um novo estabelecimento é afiliado.
-