26.7.07

HEINZ

A marca HEINZ foi a principal responsável por tornar o ketchup um verdadeiro símbolo da cultura americana, tão importante quanto Coca-Cola, Zippo e Levi’s. Para consumi-lo existem até regras, como, por exemplo, deixar o frasco sempre de cabeça para baixo. E tanto status foi adquirido através de sua fantástica linha de comunicação ao longo dos anos, que posicionou o produto no mercado com o conceito “Não dá para comer nada sem ele” (“You Can’t Eat Without It”). Resultado: HEINZ é sinônimo de ketchup nos Estados Unidos, na Ásia e na Europa, consumido em hambúrgueres, hotdogs, pizzas e batatas fritas ou, como gostava o Presidente Nixon, em cima de queijo Cottage ou ainda, como no Japão, em cima de arroz.
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A história
Em 1869 Henry John Heinz, então com 25 anos, e Clarence Noble fundaram a empresa alimentícia Heinz & Noble na cidade de Pittsburgh, estado americano da Pensilvânia, para vender as raízes fortes grelhadas preparadas pela mãe de Heinz, acondicionadas em potes de vidros transparentes para mostrar a pureza do produto, uma grande inovação na época, já que os outros produtores utilizavam vidros verdes. Os produtos eram entregues em carroças nos estabelecimentos da cidade e arredores. Pouco tempo depois novos produtos como picles, vinagres e molhos de aipo foram acrescentados ao portifólio da empresa. Em 1875 a empresa foi à falência, obrigando Henry, com a ajuda de seu irmão John e seu primo Frederick, a começar quase tudo de novo. A grande salvação aconteceria em 1876, quando ele acreditou ser possível vender ketchup em larga escala. Começou a fazer experiência com o melhor tomate, ao qual acrescentou vinagre, sal, especiarias e açúcar, até descobrir a combinação ideal. Depois, embalou o molho de tomate, de uma coloração vermelho-forte, em uma garrafa octogonal de vidro transparente. Surgia assim o famoso Ketchup HEINZ que foi adicionado a linha de condimentos, sendo introduzido no mercado como slogan “Blessed relief for mother and other women in the household!”. As mulheres americanas rapidamente se deixaram convencer pela comodidade do molho já preparado. Nos anos seguintes outros produtos foram lançados como os molhos de pimenta verde e vermelha, chilli, mostarda, azeitonas e cebolas em conserva.
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Os picles cortados em tiras foram apresentados em forma de conserva na Chicago World’s Fair, em 1893 tornando-se um grande sucesso. Outros produtos foram adicionados como a manteiga de maçã (apple butter), o molho de pimenta (pepper sauce) e a carne picada. Do outro lado do Atlântico, os produtos HEINZ foram importados (ao Reino Unido) pela tradicional casa Fortnum e Mason. A primeira fábrica aberta na Inglaterra começou a operar em 1905. Logo depois a marca se instalou no Canadá, em 1908, na região de Leamingtom, Ontário, conhecida como a “Capital do tomate no Canadá”. Durante a 2ª Guerra Mundial a marca ficou famosa por seus slogans irônicos como “Feijões para os bombardeiros” (Beans to bombers) e “Pickles para caçar aviões” (Pickles to pursuit planes). Em 1946, o neto do fundador da empresa, Jack Heinz, assumiu o comando da companhia e inaugurou bases de operação, logo após o término da guerra, na Venezuela, Holanda, Japão e Itália. A diversidade de produtos foi crescendo, especialmente depois da compra de outras empresas e marcas, como a Ore-Ida, produtora de batata-frita congelada em 1965. No ano de 1972 a empresa ultrapassou a marca de US$ 1 bilhão em vendas, expandindo-se logo depois, em 1979, para a África, China, Leste Europeu e ilhas do Pacífico. Apesar de possuir uma extensa linha de produtos, a HEINZ ficou conhecida pelo seu famoso ketchup, tornando-se sinônimo do molho avermelhado.
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A linha do tempo
1870

● HEINZ Mustard, um dos primeiros produtos da empresa.
1873
Introdução do vinagre com a marca HEINZ
1876
● HEINZ Tomato Ketchup
, o produto de maior sucesso e visibilidade da marca.
1901
● HEINZ Baked Beanz
, espécie de feijão enlatado ao molho, um grande sucesso, especialmente no mercado inglês.
1910
● HEINZ of Cream Tomato Soup, sopa de tomate cremoso enlatada.

1928
● HEINZ Baked Beans in Tomato Sauce
, feijão enlatado ao molho de tomate.
1931
Howard Heinz, filho do fundador da empresa, lançou duas novas linhas de produtos para brigar e sobreviver durante a Grande Depressão que assolava os Estados Unidos: as sopas prontas e as comidas para bebês (HEINZ Baby Food), que logo se tornou um sucesso de vendas.
1936
Começou a produzir molhos de tomate em lata com a marca HEINZ Seed.
2000
● HEINZ Organic Ketchup
, primeiro ketchup orgânico do mercado, introduzido primeiramente no mercado canadense.
2002
● HEINZ Ketchup Kick’rs
, uma linha de ketchup com sabores, disponível nas versões Hot & Spicy (com adição do molho de pimenta Tabasco), Zesty Garlic e Smokey Mesquite.
● HEINZ Easy Squeeze! Upside-Down Ketchup, o tradicional ketchup em tubo plástico invertido.
2004
● HEINZ Top-Down Ketchup
, o tradicional ketchup em embalagem transparente e com tampa sempre limpa. A sua transparência permite ver a qualidade e a quantidade de produto existente. Por outro lado, a tampa tem um sistema que suga o ketchup assim que a embalagem deixa de ser apertada, permitindo utilizar somente a quantidade desejada e manter a tampa sempre limpa.
HEINZ One Carb Ketchup, o tradicional ketchup com 75% menos carboidratos que a versão original.
2006
● HEINZ Reduced Sugar Ketchup
, o tradicional ketchup com 75% menos açúcar.
● HEINZ Fridge Door Fit Ketchup, uma embalagem maior que a tradicional.
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A campanha 57 Varieties
O famoso slogan “57 varieties” (57 variedades) foi criado pelo mesmo H. J. Heinz, que se inspirou em um anúncio de um edifício de Nova York, durante uma viagem de trem a cidade, que anunciava “21 estilos de sapatos” para uma importante casa de calçados. A idéia o fascinou e em 1896 adotou o slogan com uma “pequena” modificação, escolhendo o místico número 57, pois os números 5 e 7 eram especiais para ele e sua mulher, apesar da empresa possuir 60 variedades de produtos na época. O grande acerto de Heinz foi oferecer uma grande variedade de produtos às donas de casas dos Estados Unidos para preparar refeições diárias. As publicidades sempre faziam referência as 57 variedades, presentes em frases como “How many of 57 do you know?” (Quantas das 57 você conhece?). O resultado foi uma das campanhas de maior sucesso na história da publicidade. Até hoje a frase está gravada em algumas embalagens dos produtos da marca. Alguns exemplos de anúncios impressos da marca podem ser vistos abaixo (clique nas imagens para ampliar).
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Os Slogans
Beanz Meanz Heinz.
(Introduzido em 1967 para o produto Heinz Baked Beanz)
You can't eat without it. (Inglaterra)
A good meal out deserves a great ketchup. Insist on Heinz. (Estados Unidos)
Any food tastes supreme with Heinz Salad Cream. (Heinz Salad Cream)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca HEINZ está avaliada em US$ 6.54 bilhões, ocupando a posição de número 53 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
Está presente em quase 200 países empregando 41 mil pessoas, com uma linha de 5.700 produtos e marcas próprias como Ore-Ida, Smart Ones, 9-Lives, San Marco, entre outras muitas, e vendas anuais em torno de US$ 9.3 bilhões.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca HEINZ.
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Você sabia?
Anualmente a HEINZ vende mais de 650 milhões de potes e 11 bilhões de saches de Ketchup.
O tradicional Ketchup detém cerca de 60% do enorme e voraz mercado americano.
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