19.7.07

HUMMER

Se um dia você avistar pelo retrovisor um veículo enorme, uma espécie de mini-tanque re-estilizado, não se assuste. É um HUMMER, veículo militar na versão civil futurista. Carro, se é que podemos chamá-lo assim, pois mais parece uma fortaleza sob rodas, com pneus avantajados que os fazem ignorar pedras, escalar barrancos e se comportar como um tanque, preferidos das estrelas e endinheirados do mundo inteiro.
-
- -
A história
A história do HUMMER começou no ano de 1979 com a necessidade de desenvolver uma unidade móvel de múltiplo uso e alta mobilidade, High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV) ou simplesmente Hum-Vee, para satisfazer os mais altos padrões do exército Norte-Americano. Precisava ser robusto para ir a lugares que desafiavam a imaginação. E deveria durar no mínimo 12 anos debaixo das condições mais severas. Em julho de 1980, o HUMMER, protótipo M998 Series, foi testado no deserto de Nevada. Menos de um ano depois foi designado para algumas operações. Por sua largura privilegiada, foram muito utilizados - e ainda são - como ambulância, para carregar armas ou tropas. O exército americano assinou um contrato com a AM General em 1981 para que mais veículos fossem entregues. Esta atitude era uma prova de que as rigorosas expectativas do exército norte-americano foram atingidas pela empresa. Em 1991, nada menos que 150.000 veículos haviam sido vendidos ao exército. Por todos esses anos, o veículo, apelidado de Humvee pelos soldados, provou ser um valioso recurso no arsenal militar. Sua atuação na Guerra do Golfo, onde cerca de 20 mil veículos foram utilizados, deu-lhe projeção mundial. O sucesso na área militar estava concretizado. Era o momento de tirar proveito desse sucesso. A empresa então iniciou o trabalho de design do HUMMER voltado para o mercado civil, anunciando oficialmente no ano seguinte a intenção de comercializar o modelo para o público com o nome de HUMMER.
-
Em 1992 era entregue para um civil o primeiro HUMMER, com designer mais urbano e luxuoso, dando início à produção em série do modelo. Um dos primeiros clientes da marca foi o ator Arnold Schwarzenegger. No ano seguinte o modelo começou a ser distribuído e vendido através de uma rede de concessionárias. Nesta época eram produzidos pouco mais de 600 unidades por ano. A General Motors adquiriu a marca HUMMER em 1999, renomeando o modelo para HUMMER H1. Rapidamente a marca ganhou novas versões, um marketing agressivo e conquistou clientes famosos como o jogador de basquete Lebron James, Hugh Hefner, fundador da revista Playboy, o tenista André Agassi, o boxeador Mike Tyson, o escritor Tom Clancy, o ator Eric Estrada, o empresário Ted Turner, o promotor de boxe Don King, entre outros. Em 2003, a marca enfrentou problemas na justiça, quando a Chrysler, proprietária da JEEP, processou a General Motors por utilizar 7 listras na grade da frente do veículo, praticamente igual ao modelo JEEP. A GM anunciou que no ano de 2008/2009 a marca HUMMER ganhará um novo membro: o H4.
-
=
A linha do tempo
1992
HUMMER, primeiro veículo na versão civil feito pela marca.
1994
HUMMER A2, versão com algumas modificações em relação ao original como motor de 6.5L, mais potência e algumas novas opções de cores.
1996
HUMMER apresenta sua primeira versão turbo diesel.
2002
HUMMER H2, uma versão mais limpa do HUMMER anterior. Entre os requintes oferecidos, estavam a disposição do motorista acesso à Internet, DVD, CD Player, sistema de segurança OnStar, radar, visão noturna e navegação via GPS. O modelo havia sido apresentado por ninguém menos que Arnold Schwazenegger no Salão do Automóvel de Nova York no ano anterior.
2004
HUMMER H2 SUT, versão pick-up do HUMMER com quatro portas.
2005
HUMMER H3, versão menor e mais acessível do modelo. Além das incríveis capacidades off-road, também fornecia requinte e conforto.
HUMMER H1 Alpha, era a evolução do modelo original H1, versão maior e mais rústica da marca. É praticamente o veiculo usado pelo exército americano.
2007
HUMMER H3x, projetado para atrair compradores interessados em uma aparência personalizada diretamente da fábrica.
-
-
=
Campanhas que fizeram história
A marca nem precisaria de publicidade, já que os principais divulgadores do HUMMER são as celebridades do cinema e do esporte. Porém, investe cerca de US$ 100 milhões anualmente em sua comunicação. Um dos comerciais mais eletrizantes da marca foi veiculado em 2006, exibido durante o intervalo do Super Bowl, evento esportivo de maior audiência nos Estados Unidos, para o lançamento do HUMMER H3, a versão menor do modelo original. O comercial, intitulado “Monsters” e criado pela agência Modernista! de Boston, era estrelado por um gigante robô e sua grande paixão, uma fêmea de Godzilla. Isso mesmo, o famoso monstro dos cinemas. Deste tórrido romance nasce um pequeno HUMMER H3. A assinatura final do filme é “H3. It’s a little monster”. Clique na imagem abaixo para assistir o comercial.
-

-
-
A marca no mundo
A marca vende seus veículos em mais de 50 países ao redor do mundo. Existem atualmente 4 versões do HUMMER disponíveis no mercado. A versão mais barata, o H3, custa em torno de US$ 38 mil no mercado americano, e pode ser encontrado em qualquer uma das 200 concessionárias da marca. Apesar de pertencer a GM, todos os HUMMER são feitos pela AM General com sede em South Bend, estado de Indiana. A GM licensia a marca HUMMER para ser utilizada em vários produtos como perfumes, bicicletas, sapatos, computadores, roupas, CD, jóias, entre outros produtos.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca HUMMER.
-

-

-
-
Você sabia?
O HUMMER é conhecido como “the world’s most serious 4x4”.
Em 2004, a pedido do Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, a GM desenvolveu o HUMMER H2H movido a hidrogênio.
Conhecido pelas suas ações na Guerra do Golfo, o modelo, hoje, incorporou o espírito de aventura. Apesar de suas 3.1 toneladas, a força de sua tração vem do conjunto motor-câmbio da GM: um V8 6.5 turbo diesel, controlado eletronicamente, que gera 195 cv a 3.400 rpm. O torque impressiona: são 59 mkgf a apenas 1.800 rpm. Na estrada, o HUMMER alcança 90 km/h a 2 mil rpm. Mas é no barro que se sente bem. Seus 40.6 cm de distância livres do solo e o fato das rodas estarem nas extremidades do carro fazem com que o HUMMER vença qualquer obstáculo.
-