16.7.07

GUINNESS

Quem já tomou conhece o mistério que intriga milhões de apreciadores de cerveja no mundo todo. GUINNESS é mais que uma cerveja. É uma lenda. Beber uma é mais do que tomar uma simples cerveja gelada para se refrescar, é se libertar, desfrutar de um momento prazeroso. O gosto pela cerveja GUINNESS é uma das poucas coisas em que as comunidades católica e protestante da Irlanda do Norte estão de acordo.
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A história
A cerveja irlandesa começou sua história em 1759 no coração da cidade de Dublin - em St. Jame’s Gate - onde Arthur Guinness alugou um galpão e os terrenos que o circundavam por £45 ao ano, em um contrato de arrendamento de 9 mil anos, de uma família inglesa, que não acreditava no sucesso da empresa, iniciando assim a produção de sua própria cerveja, lançada inicialmente no mercado com o nome de Guinness Porter. Somente em 1794 a cerveja começou a ser consumida na cidade de Londres. Em 1802, o primeiro carregamento da cerveja é exportado para as Índias Ocidentais. Em 1827 a cerveja é exportada para Serra Leoa, sendo a primeira vez que a cerveja ingressava no continente africano. Quando adotou a Harpa Irlandesa como símbolo em 1862, GUINNESS já fazia parte da vida dos irlandeses. Quase 21 anos depois a St. Jame’s Gate foi considerada a maior cervejaria do mundo com produção anual de 1.2 milhões de barris. Por manter sempre um rigoroso foco na qualidade de sua produção, mesmo durante todo o período de expansão, a GUINNESS tornou-se em 1908 a cerveja mais consumida do mundo. Em 1963 foi inaugurada na Nigéria a primeira cervejaria da marca fora da Grã Bretanha. No ano seguinte a cerveja começou a ser produzida na Austrália, em 1965 na Malásia e no Canadá. Finalmente em 1967 a cerveja GUINNESS DRAUGHT foi introduzida no mercado americano. Na Europa, algumas datas comemorativas são sinônimos de GUINNESS e uma tradição da marca como o St. Patrick’s Day (dia de são Patrício), o Dia Mundial do Rock e o Halloween (Dia das Bruxas), que também tem origem celta e foi levado para os Estados Unidos pelos Irlandeses.
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A linha do tempo
1802
Guinness Foreign Extra Stout, cerveja produzida primeiramente em Dublin e destinada ao mercado exterior na época. A Nigéria é seu maior mercado atualmente.
1820
Guinness Extra Stout, cerveja mais próxima da original produzida em 1759. Esta cerveja foi praticamente absorvida com o lançamento da Guinness Draught, respondendo por apenas 5% das vendas da cervejaria.
1959
Guinness Draught - cerveja preta ou escura – foi introduzida na Inglaterra, sendo lançada na Irlanda somente dois anos depois, se tornando a cerveja escura mais consumida do Reino Unido. Esta cerveja representa cerca de 55% das vendas de toda a cervejaria.
Ainda nesse mesmo ano foi introduzida no mercado a Guinness Bicentenary, em comemoração aos 200 anos de fundação da cervejaria.
1988
A Guinness Draught é lançada em lata. Atualmente a cerveja em lata pode ser encontrada em mais de 70 países.
1998
Guinness Draught Extra Cold, cerveja preta para ser bebida em temperaturas mais geladas que as outras, é lançada com a campanha “Good Things Come To Those Who Wait” (Coisas boas vêm para quem espera).
1999
A Guinness Draught em garrafa é introduzida no mercado.
2003
Guinness Extra Smooth, cerveja tipo stout mais fraca e cremosa, lançada primeiramente em Gana. É uma cerveja voltada para o mercado africano.
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Regras de consumo
A GUINNESS possui um grande diferencial que é uso do Nitrogênio. Tanto na versão barril, como na versão lata e long neck, utiliza além do gás carbônico (CO2) também o Nitrogênio (N2). A mistura correta destes dois gases, além de manter o sabor, compacta e diminui as “bolhinhas” da cerveja, levando o gás totalmente para o colarinho, grande diferencial da GUINNESS. Um colarinho com espuma densa e inconfundível. O típico consumidor de GUINNESS é um profundo conhecedor de cervejas, sempre em busca da melhor qualidade. Como a principal característica da cerveja é destacar a sua aparência, com um grande contraste entre a sua espuma cremosa e a sua cor negra, é necessário, e essencial, uma série de etapas para servi-la adequadamente. Existem seis etapas que garantem a perfeita apresentação da GUINNESS:
1. O Copo: usar um copo limpo, seco e nunca quente. De preferência, o próprio pint (copo de 568ml) da GUINNESS.
2. O ângulo: segure o pint sobre o bico da chopeira, num angulo de 45°.
3. O primeiro enchimento: puxar a torneira da chopeira para frente, até que o pint esteja ¾ cheio.
4. O repouso: deixar a cerveja descansar no pint por 1 minuto, até a espuma assentar.
5. O segundo enchimento: terminar de encher o pint, empurrando a torneira da chopeira para trás, parando quando a espuma alcançar a borda.
6. Apresentação: colocar o pint na mesa com a logomarca voltada para o consumidor, mostrando que você está servindo um pint perfeito.
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Obs: a espuma deve estar cremosa, suave, branca e na altura certa (de 14 a 21 mm), ligeiramente elevada sobre a borda do pint.
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Campanhas que fizeram história
As propagandas foram responsáveis por tornar a marca um ícone mundial. Há décadas a cerveja é famosa por suas criativas e distintas campanhas, que acumulam diversos prêmios nos festivais de publicidade. Ao longo de sua história a cerveja irlandesa construiu uma imagem que muitas marcas gostariam de possuir, posicionando a cerveja como uma lenda. É um verdadeiro culto a marca. Desde 1929 quando a primeira campanha publicitária da cerveja foi ar com o slogan “Guinness is good for you” e imortalizada por simpáticos tucanos, passando por slogans como “My Goodness, My Guinness!”, introduzido em 1931; a genial campanha “The Pure Genius” lançada em 1985, até o slogan “Not everything in black and white makes sense”, a marca se tornou um verdadeiro objeto de desejo dos publicitários mundiais. Suas campanhas e slogans criativos e ousados fizeram da marca uma das mais reconhecidas do mundo em seu segmento.
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(Clique nas figuras acima para aumentar os anúncios tradicionais de GUINNESS)
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A marca no mundo
A cerveja irlandesa GUINNESS é engarrafada em 56 países e vendida em outros 150, tendo 80% do mercado mundial de cerveja preta. A Inglaterra é o maior mercado consumidor da marca, seguido da Irlanda, Nigéria e Estados Unidos. Cerca de 10 milhões de pints (copos de 568 ml) da cerveja são consumidos diariamente em 170 mil pubs no mundo todo, o que resulta em 120 pints por segundo, vendendo anualmente 2.7 bilhões de litros. Em seu país de origem, aproximadamente a cada duas cervejas consumidas, uma é GUINNESS. É a sexta maior cervejaria do mundo, proprietária das marcas Harp (criada em 1960), Kilkenny (criada em 1710) e Red Strip (criada em 1928). A GUINNESS ocupa a posição de número 38 no ranking das marcas mais influentes do mundo.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca GUINNESS.
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Você sabia?
Com quase 300 anos de história, a cerveja é produzida com a mesma composição que a consagrou: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura. E há 10 anos desenvolveu o sistema de chope em lata, alcançando tecnologia jamais vista no mercado cervejeiro.
Por ser uma cerveja premium, seu preço é diferenciado em relação as demais cervejas. Os melhores pubs de Dublin cobram entre €4 e €5 por um pint de GUINNESS.
O famoso trevo verde é símbolo da Irlanda, sendo costume também desenhá-lo na espuma do chope GUINNESS.
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