19.7.07

SOUTHWEST AIRLINES

Nada pode surpreender nas iniciativas da SOUTHWEST AIRLINES: os aviões foram pintados de “baleias assassinas” quando abriu o parque aquático Sea World em San Antonio, acreditam que o cliente vem em segundo lugar, publicaram anúncios de emprego que diziam “trabalhe em um lugar onde usar calças é uma opção” e onde as aeromoças vestiram-se de renas e duendes no Natal, enquanto o piloto entoava cânticos e balançava o avião. E o melhor, adoram manter os preços mais baixos do mercado. Este é o espírito de uma das mais respeitadas e aclamadas companhias aéreas dos Estados Unidos.
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A história
A idéia para a concepção da SOUTHWEST AIRLINES surgiu em 1966, em um simples guardanapo, onde Rollin King, dono de uma pequena empresa de transporte aéreo na cidade de San Antonio, conversando com Herb Kelleher e John Parker, um banqueiro, desenhou um triângulo que ligava as três maiores cidades do Texas: Houston-San Antonio-Dallas. Todos estavam insatisfeitos de como era incômodo e caro viajar de avião no estado texano. Quando King perguntou a Kelleher: “Vamos montar uma companhia aérea?”, a resposta não poderia ser outra “Rollin, você é louco. Claro que vamos”. Estavam criadas as primeiras rotas da SOUTHWEST AIRLINES, cujos alvos seriam os passageiros freqüentes, que optavam por preços mais baixos. A idéia era simples: voar sempre no horário, sem atrasos, pelo menor preço possível, fazendo o passageiro se divertir enquanto isso. Depois de uma intensa batalha judicial, movida pelas companhias aéreas Braniff, Trans-Texas e Continental Airlines, a SOUTHWEST AIRLINES decolou no dia 18 de junho de 1971. Contando com apenas três aeronaves Boeing 737-200 inaugurou seis vôos de ida e volta entre Dallas e San Antonio, e doze entre Dallas e o aeroporto internacional de Houston com preço de US$ 20 a passagem. O aeroporto Love Field, localizado a apenas 10 minutos do centro de Dallas, foi escolhido como base de operações da empresa. Porém o começo não foi fácil. Os aviões, apesar dos preços baixos não decolavam totalmente lotados. Foi então que a empresa adotou o posicionamento de “Companhia do Amor”, construindo uma imagem irreverente e sensual. Seu aeroporto base era conhecido como “Love Field” (o Campo do Amor), utilizava a palavra amor em abundância nos seus anúncios publicitários, colocou um coração em seu logotipo, os aviões eram chamados “Pássaros do Amor”, as bebidas “Poções do Amor”, os amendoins servidos a bordo “Bocados do Amor”, as passagens emitidas pela máquina do amor e as aeromoças eram conhecidas como “Love Hostess” ou “Aeromoças do Amor” com uniformes extravagantes criados pela Lorch, uma loja de roupas elegante de Dallas. Imagine agora esta cena: Três comissárias com belas pernas enfiadas em shorts curtos e vestindo longas botas de couro brancas com salto alto, servindo Blood Mary e sorrindo para um grupo de passageiros, formado principalmente, por homens, totalmente acordados, nos aviões da SOUTHWEST, mesmo às 8:00 horas da manhã. Este era o “Vôo do Amor”, entre Dallas e Houston. E o mais importante, toda esta estratégia diferenciava a SOUTHWEST AIRLINES das outras companhias aéreas, que tinham um estilo enfadonho e mal-humorado. Até suas campanhas publicitárias eram bem humoradas, utilizando slogans como “Agora há mais alguém lá em cima que gosta de você”. A expansão da companhia começou em 1975, após mais uma longa batalha jurídica, passando a servir cidades menores do estado do Texas, iniciando por Harligen, situada no chamado “Vale do Rio Grande”. Em 11 meses de serviços, o volume de passageiros dessa região, que era de 123 mil, saltou para 325 mil passageiros. E um dos motivos era a tarifa permanentemente baixa da SOUTHWEST, que permitia que mais pessoas voassem. A iniciativa de voar para essa região abriu portas para outras pequenas cidades como Midland-Odessa, Austin, El Paso, Lubbock e Corpus Christi. Nesta época a empresa atingia a marca de cinco milhões de passageiros transportados. Um fato importante a ser destacado é: entre 1972 e 1978, a SOUTHWEST não aumentou o preço de suas passagens. Os primeiros vôos para fora do estado do Texas somente começaram em 1979 para a cidade de New Orleans. Em 1993 começou a expansão para o leste, com vôos para Baltimore/Washington International Airport, e em 1996, invadiu a Flórida: Tampa, Ft. Lauderdale e Orlando. Deste momento em diante, os passageiros americanos já conheciam o estilo SOUTHWEST de voar.
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E um exemplo deste estilo ocorreu em 1995 quando em várias ocasiões, os funcionários que trabalhavam em diferentes estações da Califórnia e no centro de reservas de Albuquerque, apareceram com os rostos pintados, capacetes de guerra e roupas camufladas, para simbolizar sua participação na “guerra” contra a ponte aérea deflagrada pela gigante United Airlines. Outro exemplo que vale a pena ser relatado aconteceu em 2005, quando o último Boeing 737-200, integrante da frota desde a década de 70, foi aposentado. Para celebrar este momento, intitulado “Putting the –200 to Bed” (algo como “colocando o 737-200 para dormir”), alguns funcionários foram escolhidos para trabalhar de pijama no último vôo desta aeronave, realizado logo pela manhã, que refez a rota original entre Dallas-San Antonio-Houston. Os custos baixos deram à SOUTHWEST AIRLINES seu nicho de mercado e uma vantagem competitiva: o de ter as tarifas mais baixas do país. E isso, por sua vez, criou um fenômeno conhecido no setor aéreo como o “efeito Southwest”. Os aeroportos servidos por ela têm as tarifas médias mais baixas do que os demais, porque as outras empresas se sentem compelidas a reduzir suas tarifas para se tornar competitiva.
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As inovações
Entre muitas inovações e novidades que a SOUTHWEST AIRLINES introduziu no mercado algumas chamam a atenção como o lançamento de sua revista de vôo chamada Spirit em 1972; a instalação de máquinas Self-ticketing em 10 cidades americanas tornando a compra de passagens muito mais rápida e ágil em 1979; primeira companhia aérea a oferecer um sistema de viagens sem passagem e a lançar uma página na internet em 1995; o sucesso da comemoração intitulada “Love Southwest Style”, com jogos e brincadeiras a bordo, deixando seus serviços ainda mais diferenciados em 1981; e o programa de milhagem, chamado Southwest Airlines Rapid Rewards, introduzido em 1987.
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Um modelo diferente
A SOUTHWEST AIRLINES não fala em comida e conforto. A razão pela qual é tão popular é que faz um ótimo trabalho em prometer por baixo e oferecer por cima. A companhia aérea promete muito pouco e, mais importante, nunca falha. Dar-lhe-ão um pacote de amendoins e uma Coca-Cola e é, por isso, muito difícil desiludir os seus clientes. Por último, lhe promete que o transportará de um lugar para outro a preços razoáveis. Não por acaso, a companhia aérea foi eleita por seis anos, cinco deles consecutivos, a Nº1 em satisfação de consumidores nos Estados Unidos. Na SOUTHWEST AIRLINES, todo mundo está concentrado na satisfação do cliente. Não é raro ver pilotos ajudando agentes de pistas ou o vice-presidente auxiliando com as bagagens.
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Um marketing irreverente
Entre as muitas inovações de marketing, as mais aparentes são as pinturas especiais que decoram seus Boeing 737, comemorando feitos e datas especiais da empresa. A pratica começou em 1988, quando um avião foi pintado de Orca, conhecida como baleia assassina, para comemorar a parceria com o parque temático Sea World da cidade de San Antonio. Batizado de Shamu One estreou sobrevoando o parque temático, em uma manobra surpreendente a apenas 762 metros do chão, sobre centenas de funcionários do parque. Esse vôo de estréia continuou depois para Houston e Dallas. Nos seis dias seguintes, ele completou uma turnê por 27 cidades, de costa à costa dos Estados Unidos, incluindo Nova York e cada cidade servida pela SOUTHWEST AIRLINES.
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Desde o Shamu One, a SOUTHWEST investiu mais de US$ 150 milhões em pinturas de seus aviões como o Shamu Two (1989); o Shamu Three (1990); o Lone Star One (1991) pintado nas cores da bandeira do Texas para comemorar os 20 anos de fundação da empresa; o Arizna One (1994) em homenagem ao estado do Arizona; o California One (1995) em homenagem ao estado da Califórnia; o Silver One (1996) para comemorar os 25 anos da empresa; o Nevada One (1999) em homenagem ao estado da Nevada; o New Mexico One (2000) em homenagem ao estado do Novo México; o Canyon Blue (2001) para celebrar o passado e o futuro da empresa; o Triple Crown One, dedicado aos empregados que fizeram a SOUTHWEST vencer por cinco anos seguidos (1992 à 1996) o troféu Triple Crown (pontualidade, menor número de reclamações e de bagagens extraviadas); o Maryland One (2005) em homenagem ao estado da Maryland; e o Slam Dunk One (2005) para celebrar a parceria com a NBA (Liga Profissional de Basquete).
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A evolução visual
Ao longo de sua trajetória de sucesso a imagem visual da SOUTHWEST AIRLINES mudou radicalmente.
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O visual de suas aeronaves também mudou. A grande mudança ocorreu em 2001 quando foi introduzida a pintura Canyon Blue, que gradativamente se tornou padrão de sua frota. Foi a primeira gande mudança visual em 30 anos.
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Os slogans
Uma das principais características da SOUTHWEST AIRLINES é o inteligente humor usado em suas propagandas, com slogans irônicos como:
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Just Plane Smart.
The Somebody Else Up There Who Loves You.
You Are Now Free To Move About The Country.
The Low Fare Airline.
A Symbol of Freedom.
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Abaixo uma pequena amostra de alguns anúncios da SOUTHWEST AIRLINES (clique nas imagens para ampliar).
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A marca no mundo
Apesar de ser uma companhia aérea doméstica, a SOUTHWEST AIRLINES não realiza vôos internacionais, é a maior empresa aérea dos Estados Unidos em volume doméstico, carregando mais de 100 milhões de passageiros anualmente, servindo 64 cidades em 32 estados americanos e operando mais de 3.300 pousos e decolagens diárias. As cidades mais servidas pelos vôos companhia aérea são Las Vegas, Chicago, Phoenix, Baltimore e Oakland. A empresa tem cerca de 32 mil funcionários e 509 aviões em sua frota, com média de idade de 9 anos. A SOUTHWEST AIRLINES é hoje uma empresa que fatura US$ 9 bilhões ao ano e que normalmente obtém uma pontuação na avaliação de satisfação dos clientes mais alta que a concorrência, de acordo com o Departamento de Transporte dos Estados Unidos (DOT).
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A marca em imagens-
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca SOUTHWEST AIRLINES.
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Você sabia?
A SOUTHWEST AIRLINES serve anualmente cerca de 92 milhões de saquinhos de amendoins, 9.7 milhões de bebidas alcoólicas, 4 milhões de sacos de pretzel, 31.9 milhões de embalagens de snacks e 55.5 milhões de latas de refrigerante, suco e água.
Com exceção de três funcionários que foram dispensados em uma contenção de despesas no começo da década de 70, e logo depois re-contratados, a empresa nunca demitiu ninguém.
A empresa envia pelo correio mais de 75 mil cartões, extremamente criativos, por ano para seus clientes, funcionários e colaboradores, felicitando por eventos e datas especiais como aniversários, distribuição de lucros e nascimentos de bebês.
A SOUTHWEST tem sido lucrativa por mais de três décadas.
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