26.7.07

PIZZA HUT

A PIZZA HUT, maior cadeia de pizzarias do mundo, é a principal responsável por disseminar a pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia.-
-
-
A história
Em 15 de junho de 1958, o primeiro restaurante PIZZA HUT foi aberto na cidade de Wichita, estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíam dinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizza. Por essa razão, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe e contrataram John Bender (que havia trabalhado em uma pizzaria), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto. A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente 8 letras. A mulher de Dan então sugeriu a palavra “Hut” (cabana em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração, somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas. Em um ano, já estavam operando com três restaurantes e inauguraram a primeira franquia de restaurantes em Topeka, também no Kansas. -
-
Foi nesta época, em 1969, que o telhado de todas as lojas adotou a cor vermelha (conhecido como Red Roof). Em 1972 se torna a número 1 em cadeia de restaurantes de pizza no mundo, em vendas e número de lojas, iniciando um forte processo de expansão internacional. Quatro anos depois os restaurantes internacionais totalizavam 100 unidades. Em 1977 a empresa foi comprada pela Pepsi Company por US$ 1.2 bilhões. Em 1989, um fato indicou a imensa popularidade da empresa, Barbara Bush encomenda pizzas para serem entregues na Casa Branca. No ano seguinte outra demonstração de força e prestígio, entregando durante o Super Bowl (final do futebol americano) mais de 1.3 milhões de pizzas, uma média de 7 mil pedaços por minuto. Em 2005 a rede inovou ao inaugurar um novo conceito de loja chamado PIZZA HUT ITALIAN BISTRO, um restaurante que além de vender as tradicionais pizzas, também comercializa pratos de massas e sanduíches. Atualmente este tipo de restaurante possui 100 lojas. Em 1968 a PIZZA HUT ingressou no mercado internacional, com a abertura da primeira loja no Canadá. No ano seguinte, 1 milhão de pessoas comiam a cada semana em uma das 310 lojas da PIZZA HUT.
-
-
-
A linha do tempo
1970
Sanduíches são adicionados o cardápio básico que continha pizzas, saladas, cerveja e refrigerantes.
1977
Lançada a pizza Super Supreme, feita com pepperoni, carne moída, pimenta, cebola e cogumelo.
1980
Introduzida nacionalmente nos Estados Unidos a Pan Pizza, que atualmente é a campeã de vendas, servida em quatro tamanhos diferentes.
1983
● Pizza individual (conhecida como Personal Pan Pizza – PPP). Com essa pizza, a rede lançou um conceito de produto diferenciado: uma alternativa de almoço rápido a um preço acessível. Hoje em dia pode ser encontrada principalmente em aeroportos, faculdades e arenas esportivas.
1985
O serviço de entrega à domicilio (Delivery) é implantado, oferecendo aos seus clientes a conveniência de saborear a pizza mais famosa do mundo em qualquer lugar.
1988
● Hand Tossed
, uma pizza com massa muito semelhante a de pizzaria, é introduzida no cardápio da rede.
1993
Introduzida a BIGFOOT, uma enorme pizza contendo 21 pedaços.
1994
● Sicilian Pizza
. Essa pizza foi re-introduzida de forma definitiva em 1998.
1995
● Stuffed Crust, pizza de massa grossa recheada com queijo, foi lançada com uma enorme campanha publicitária com comerciais que incluíam o casal Donald e Ivana Trump, Dennis Rodman, David Robinson e Rush Limbaugh. Um dos produtos de maior sucesso da marca em todos os tempos.
Foi também introduzido no cardápio a Buffalo Wings (asinhas de frango fritas servidas com um molho especial).
1997
Introduzida a EDGE, uma pizza com massa e borda fina.
1999
A Big New Yorker pizza foi lançada com um “New York Price” e 30% maior que as pizzas normais. Sua campanha de lançamento contou com nova-iorquinos famosos como Donald Trump, Fran Drescher e Spike Lee.
2001
Introduzida a Twisted Crust, uma pizza com bordas grossas e crocantes recheadas de queijo.
-
-
A tradicional Thin 'N Crispy Pizza (No Brasil conhecida como Fininha) é baseada na primeira pizza vendida pela rede em 1958. A massa é fina e crocante, assada uniformemente, para realçar o sabor dos recheios.
--
Campanhas que fizeram história
A marca ganhou reconhecimento nacional quando sua primeira campanha publicitária, chamada “Putt Putt to Pizza Hut”, debutou na televisão americana em 1965 com um jingle que se tornou famoso. Nos próximos anos a marca lançou inúmeras campanhas publicitárias famosas que consagraram slogans, não somente nos Estados Unidos:
Makin' it Great, in '88! (1988)
You’ll Love The Stuff We’re Made Of. (1995)
Go for the good stuff. (2000)
Gather 'round the good stuff. (2003)
America’s Favorite Pizza. (2006)
-
-
Em 1998 a PIZZA HUT celebrou 40 anos de história e lançou seu novo posicionamento mundial: The Best Pizzas Under One Roof (As melhores Pizzas Num Só Lugar). No mesmo ano, a PIZZA HUT moderniza o seu logotipo e começou a renovar a imagem interna e externa dos seus restaurantes.
-
-
--
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PIZZA HUT está avaliada em US$ 4.25 bilhões, ocupando a posição de número 74 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
A rede conta com aproximadamente 12.600 lojas em mais de 100 países, vendendo aproximadamente 11.5 milhões de pizzas por dia, para mais de 5 milhões de consumidores. A loja de maior venda no mundo fica em Paris, seguida por Hong Kong e Moscou. No Brasil, o restaurante de maior venda é o do Shopping Center Norte, em São Paulo, que é o segundo maior restaurante em capacidade do mundo. Já a PIZZA HUT do Aeroporto Internacional de Cumbica, também em São Paulo, é o maior restaurante da PIZZA HUT em aeroportos do mundo. Pequenos restaurantes chamados Pizza Hut Express, apresentando uma versão reduzida do menu, são encontrados em shoppings, aeroportos, lojas de departamento, hotéis, cafeterias, postos de gasolina, cinemas e outros locais.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PIZZA HUT.
-

--
Você Sabia?
A PIZZA HUT nunca ousou entrar no mercado italiano, talvez por temer a concorrência com as tradicionais pizzas.
A PIZZA HUT entregou as primeiras pizzas para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2001.
A empresa utiliza mais de 350 milhões de quilos de pepperoni, mais de 260 milhões de quilos de tomates e mais de 150 milhões de quilos de queijo todos os anos. PIZZA HUT o maior consumidor de queijo do mundo, utiliza 3% de toda a produção de leite dos Estados Unidos (equivalente à produção de 250.000 vacas), a cada ano, para a produção de queijo.
-