26.7.07

MOTOROLA

Nenhuma outra marca representa mais a telefonia celular do que a americana MOTOROLA. Isso mesmo, americana, e não japonesa como muitos pensam. Com uma imagem jovem e comunicação moderna, a MOTOROLA se tornou sinônimo de comunicação. Comunicar, dividir, criar e divertir com voz, texto, imagem, música e vídeo só é possível atualmente, em grande parte graças a MOTOROLA.
-
--
A história
A empresa foi fundada pelos irmãos Paul e Joseph Galvin com a razão social de Galvin Manufacturing Corporation na cidade de Chicago em 1928, tendo apenas 5 empregados. Os primeiros produtos a serem fabricados foram baterias para rádios domésticos. O primeiro sucesso comercial da empresa aconteceu em 1930, com o lançamento de um rádio para automóvel, prático e de preço acessível. Paul Galvin deu ao aparelho o nome de MOTOROLA, que significa “som em movimento”. A palavra é resultado da fusão de “motor” e “ola”, pois Galvin queria associar ao rádio as idéias de carro (motorcar) com Victrola, uma conhecida marca de eletrola. Ainda nos anos 30 outros produtos são colocados no mercado, sempre com inovações importantes. Durante esse período a empresa entrou no mercado de rádios domésticos e começou a fornecer o primeiro sistema de “rádio patrulha” (Police Cruiser), um rádio AM que era ajustado a uma só freqüência para receber transmissões da polícia, em 1936. Foi nos anos 40 que a empresa ganhou maior impulso com o lançamento de uma série de novos produtos como o primeiro rádio portátil bidirecional destinado ao Exército dos Estados Unidos e o primeiro sistema portátil bidirecional de radiocomunicação em FM, o Handie-Talkie (1943). A marca MOTOROLA se tornou tão conhecida que, em 1947, a empresa decidiu mudar o nome, passando a denominar-se Motorola Inc.
-
A semente de toda competência da MOTOROLA em microeletrônica foi lançada em 1949, quando Dan Noble criou o centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Phoenix, estado americano do Arizona, destinado a explorar o potencial do transistor, cuja invenção havia sido anunciada um ano antes. Em 1955 revolucionaria as comunicações com o lançamento do Pager no mercado. Pouco depois, em 1959, a grande sensação do mercado de eletrônica de consumo seria o lançamento do primeiro rádio portátil de bolso totalmente transistorizado da MOTOROLA, chamado de X11. Na década de 60, sob o comando de Robert Gavin, filho do fundador, a MOTOROLA começou a expandir-se internacionalmente, focalizando-se no mercado de produtos eletrônicos para o consumidor. Foi nesta década que a empresa introduziu, em 1967, os primeiros televisores totalmente transistorizados da América, chamado Quasar. Em 1973, apresentou um aparelho de comunicação móvel voltado para o consumo em massa: o telefone celular. Pouco depois, em 1977, foi colocado em teste um sistema rádio-telefônico batizado de “celular”, em homenagem as células de curto alcance do sistema. Isto culminaria, em 1983, com a comercialização do primeiro sistema de celular da empresa chamado o DynaTech. Nesta década se especializou na produção de telefones celulares, culminando com o lançamento de um dos produtos de maior sucesso nesse segmento em 1996, quando introduziu no mercado o famoso telefone StarTAC, então menor e mais leve aparelho de celular do mundo. Em 2003, a MOTOROLA comemorou os 20 anos do primeiro telefone móvel comercial lançado no mercado. Hoje em dia a empresa tem a subsidiária Hellomoto, que controla a parte dos celulares e serviços MOTOROLA.
=
-
A linha do tempo
Cada fabricante de celular tem em seu portifólio aqueles modelos que fazem história e são verdadeiros campeões de vendas. Abaixo são citados alguns dos maiores sucessos comerciais da MOTOROLA.
1983
● DynaTAC
(Dynamic Total Area Coverage) 8000X, primeiro celular portátil a ser comercializado, iniciando a era da comunicação pessoal sem fio. A empresa já havia investido 15 anos de pesquisas e US$ 100 milhões no desenvolvimento da tecnologia móvel celular. O aparelho pesava 800 gramas, tinha capacidade para uma hora de conversação e oito de stand-by, além de display LED. Os consumidores ficaram tão impressionados com a idéia de estarem sempre acessíveis que as listas de espera chegavam aos milhares, mesmo com o preço inicial de US$ 3.995.
1989
● MicroTAC
, um celular dotado de flip, e que na época era o menor e mais leve telefone do mercado.
1996
● StarTAC
, o menor e mais leve celular do mundo na época, pesava apenas 88 gramas. Foi o maior sucesso comercial da empresa.
1999
● L7089
, primeiro telefone tri-banda GSM.
2001
● V60
, com flip e confeccionado em alumínio anodizado, virou acessório indispensável para os famosos de Hollywood.
2002
O revolucionário V70, com flip giratório, display inovador e fundo azul.
2003
● A760
, primeiro aparelho de celular a unir o sistema operacional Linux com o software Java.
● V600, um aparelho que pesava apenas 125g e se transformou em um marco da MOTOROLA.
2004
● V3
, um aparelho com design ultrafino e avançadas características como: reprodução de vídeo em MPEG4, tecnologia Bluetooth, câmera digital integrada. Um marco em termos de design, com apenas 13mm de espessura, tornou-se o aparelho dobrável mais fino do mundo. Estreou globalmente em Hong Kong. Inovador, o celular foi lançado em seguida nos Estados Unidos e virou sensação entre consumidores. Desde seu lançamento o aparelho superou a marca de 50 milhões de unidades vendidas, ganhando destaque como um ícone de design global.
2005
● PEBL, um aparelho ousado e moderno, com formato oval único e que podia ser aberto com uma única mão.
-
-
-
A evolução visual
Ao longo de sua história a marca modificou seu logotipo poucas vezes. As mudanças mais acentuadas foram à adoção da coloração azul e a inserção de um símbolo junto ao nome.
-
-
-
Os slogans
A MOTOROLA utilizou vários slogans no decorrer de sua história. Alguns deles se tornaram populares como “What You Never Thought Possible”, “Seamless mobility”, “Inteligence Everywhere” (introduzido em 2001) e mais recentemente “Hello Moto”, que virou um jargão. Alguns comerciais da campanha podem ser vistos abaixo (clique nas imagens para ampliar).
-

-

-
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca MOTOROLA está avaliada em US$ 4.14 bilhões, ocupando a posição de número 77 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
A marca, líder mundial em sistemas e serviços eletrônicos avançados, está presente em mais de 1.100 localidades de 45 países, com um faturamento global próximo aos US$ 43.7 bilhões. É segunda maior empresa de telefones celulares do mundo, perdendo apenas para a finlandesa Nokia, vendendo globalmente mais de 800 milhões de aparelhos.-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca MOTOROLA.
-

-

-
-
Você sabia?
Em 1969, quando Neil Armstrong se torna o primeiro homem a pisar na Lua, suas palavras são retransmitidas à Terra por um transponder projetado e fabricado pela MOTOROLA.
Seus produtos mais conhecidos são os microprocessadores, os telefones celulares, os sistemas de conexão para a telefonia móvel e as redes sem fio. A empresa participou também do lançamento da constelação de satélites de telecomunicações Iridium.
-