15.7.07

McDONALD'S

MCDONALD’S é sinônimo de Fast Food. A maior rede deste tipo de alimentação é um dos símbolos do capitalismo e do estilo de vida americano no mundo. Contestada. Odiada. Alvo de inúmeros protestos. Nada disso parece abalar seu domínio no mundo. A marca se tornou tão conhecida que a prestigiada revista The Economist utiliza seu principal sanduíche, o Big Mac, para fazer comparações do poder de compra entre os países. O MCDONALD’S pode até desaparecer algum dia, mas sua cultura estará implantada para sempre.
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A história
A trajetória da transformação do MCDONALD’S na maior rede de alimentação rápida do mundo começou em 1937 quando os irmãos Dick e Maurice McDonald abriram um restaurante no sistema Drive-In na cidade de Arcádia, na Califórnia. Pouco depois, em 1940, mudaram-se para a cidade de San Bernardino, também na Califórnia, onde abriram um restaurante McDonald´s na famosa Rota 66. O cardápio continha 25 itens, a maioria deles churrascos. Em 1948, depois de notar que a maioria do dinheiro que ganhavam provinha da venda de hambúrguer, que na época custava US$ 0.15, os irmãos renovaram totalmente o restaurante. Dentre as inovações empreendidas estavam: substituição de todos os utensílios – talheres, copos, pratos – por embalagens descartáveis; visitação pública de sua cozinha, onde os clientes podiam ver a impecável higiene e limpeza; eliminação do serviço de garçonetes, a partir de então os clientes teriam que sair dos seus carros e irem fazer o pedido no balcão; e uma nova forma de produção dos sanduíches com a reformulação do cardápio, que passou a ser bastante enxuto, e dos alimentos preparados com base em uma linha de montagem. Quando o restaurante é reaberto passa a vender somente hambúrguer, milkshake, e batata frita, se tornando um grande sucesso. A história da marca começou a mudar em 1954, quando o vendedor de máquinas de agitar milkshakes, Ray Kroc, fica fascinado com a popularidade e estilo do restaurante MCDONALD’S durante uma visita comercial. Depois de ver o restaurante em operação, propõe aos irmãos McDonald, que já possuíam franquias, a vendê-las fora da localização original da empresa (estado da Califórnia e do Arizona), sendo dele próprio a primeira franquia. Partiu para Chicago com uma planta do restaurante, uma receita para as batatas fritas e um contrato que lhe dava permissão para encontrar novos locais para as filiais. Uma das únicas exigências era a de que todos os restaurantes deveriam ter a aparência exatamente igual ao original. Negócio fechado, no dia 15 de abril de 1955 o ex-representante comercial inaugurou seu primeiro restaurante em Des Plaines, no Estado de Illinois, servindo hambúrgueres de boa qualidade, com serviço rápido e cortês, em um ambiente totalmente limpo, conceitos até hoje ligados à marca. O cardápio original do McDonald’s era pequeno: Hamburgers (US$ 0.15), Cheeseburgers (US$ 0.19) French Fries (US$ 0.10), Refrigerantes (US$ 0.10 e US$ 0.15), Café (US$ 0.10) e Milkshakes (US$ 0.20). Somente no primeiro dia o total de vendas foi de US$ 366.12.
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Começava naquele momento uma revolução na indústria e na história da alimentação mundial. A literatura da empresa costuma se referir a essa data como o “início” do MCDONALD’S, que já tinha quinze anos, tirando os irmãos McDonalds da história e dando maior valor ao “fundador” Ray Kroc. A empresa ainda chama este restaurante de “McDonald’s Número 1". Um ano depois, Ray Kroc já tinha montado uma rede com mais de 20 restaurantes espalhados pelo território norte-americano. Em 1958 completava a venda de mais de 100 milhões de hambúrgueres. No início dos anos 60, a dedicação de Kroc aos estabelecimentos era total, e logo se cansou da letargia dos irmãos McDonald. Com a ajuda de um investidor desembolsou US$ 2.7 milhões e comprou a parte dos irmãos McDonald no negócio. Nesta mesma década, os estabelecimentos ganharam lugares para sentar. Em 1967, com quase mil restaurantes funcionando nos Estados Unidos, iniciava sua escalada internacional abrindo um restaurante na cidade de Richmond, no Canadá, e outro em Porto Rico. Foi neste ano que o atual design dos restaurantes, com teto mansard e mesas do lado interno, foi introduzido como padrão em toda rede. Outras novidades viriam como o primeiro restaurante MCDONALD’S aberto em 1974 dentro de um zoológico na cidade de Toronto no Canadá; a implantação do sistema Drive-Thru em 1975 na cidade de Sierra Vista, no Arizona, conhecido como McDrive ou Auto-Mac em alguns países; o pioneirismo em divulgar a lista de ingredientes de seus produtos em 1986; o maior restaurante MCDONALD’S do mundo até os dias atuais, inaugurado em Pequim, capital da China (com mais de 700 lugares); a montagem de lojas dentro dos supermercados Wal-Mart; e a abertura de um restaurante em 1996 dentro dos parques temáticos da Disney. Nesta época o sucesso estava consolidado.
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A linha do tempo
1961
Inaugurada a Hamburguer University em Elk Grove, região próxima a Chicago, para treinar funcionários e franqueados.
1964
Introdução do Filet-O-Fish, que depois viria a se chamar McFish, feito com filé de peixe, na cidade de Cincinnati, estado de Ohio, em um restaurante localizado numa vizinhança dominada por católicos, que não comiam carne nas sextas-feiras. Foi a primeira adição ao cardápio original, sendo lançado nacionalmente no ano seguinte.
1968
Introduziu seu produto de maior sucesso, o Big Mac, responsável pelo grande reconhecimento da empresa nos dias de hoje. Também lançou a Torta de Maça quente conhecida como Hot Apple Pie.
1971
Criado na cidade de Chula Vista, Califórnia, o McDonald’s Playland, um grande playground para o divertimento das crianças. Nas décadas seguintes esses espaços foram implantados em unidades americanas e depois internacionalmente.
1972
Introdução do Quarter Pounder (Quarteirão).
1973
Introdução do Egg Muffin, primeiro item de café da manhã em seu cardápio.
1977
Introdução do Breakfast Menu (cardápio de café da manhã) no mercado americano.
Também neste ano foi criado no Canadá o McDia Feliz.
1978
Introduzido os famosos Sundaes no mercado americano.
1979
Introdução do Happy Meal (McLanche Feliz) voltado para o público infantil.
1980
Introdução do sanduíche McChicken, o primeiro item de carne de frango do cardápio. Sem sucesso, foi retirado do cardápio, e mais tarde re-colocado (1989) após o sucesso do McNuggets.
1983
Introdução do Chicken McNuggets.
1996
Introdução do Big N’ Tasty, conhecido no Brasil como Big Tasty, em algumas cidades americanas. Em 16 de fevereiro de 2001 o sanduíche foi lançado nacionalmente com uma campanha publicitária estrelada pelo jogador de basquete Kobe Bryant.
Também foram introduzidas as saladas Grille Chicken Salad e Garden Salad.
1998
Introdução da sobremesa McFlurry como teste de mercado. Somente em 2000 começou a fazer parte do cardápio americano da rede.
1999
Introdução do sanduíche baguete no cardápio de café da manhã.
2000
Introdução do McSalad Shakers, uma salada fresca servida em um copo transparente. Também foram lançados os sanduíches Chicken McGrill e Crispy Chicken no cardápio americano.
2003
Introdução da McSalad Premium. Também foi lançado no Brasil, um serviço exclusivo do MCDONALD’S chamado McInternet, que oferecia gratuitamente aos clientes e funcionários acesso rápido à rede mundial de computadores.
2004
Introdução do Apple Dippers, pequenos pedaços frescos de maçãs servidos com cobertura de caramelo.
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O grande campeão
O sanduíche símbolo da rede foi criado em 1968 por Jim Delligatti, um franqueado do MCDONALD’S da cidade de Pittsburgh, na Pensilvânia, que se inspirou em um sanduíche de um concorrente chamado Big Boy. A partir de uma receita própria, ele tinha como objetivo atrair consumidores adultos, surgiu o sanduíche mais famoso do mundo: dois hambúrgueres entre três fatias de pão e duas rodelas de picles vendido à US$ 0,45. O sucesso do novo sanduíche foi tanto, que um ano mais depois o Big Mac passou a fazer parte do cardápio nacional da rede. O MCDONALD’S vende mais de 550 milhões de Big Mac a cada ano somente no mercado americano. Depois dos americanos, são os japoneses os maiores fãs do hambúrguer duplo. O Big Mac é o único item que pertence ao cardápio de toda a rede, possuindo o mesmo nome em todos os países. O sanduíche possui 490 calorias, 25 gramas de gordura, 23 gramas de proteínas, 45 gramas de carboidratos e 178 grãos de gergelim. O famoso Jingle do Big Mac foi ao ar em 1974 e tornou-se uma das músicas mais cantadas em todo o mundo. A versão do jingle em português, introduzida em 1983 no Brasil, é: Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim. É o Big Mac!
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Curiosidade: o famoso sanduíche virou até índice econômico. A revista britânica The Economist criou o índice Big Mac, que compara o poder de compra de uma moeda em relação ao dólar. O preço em dólares de um BIG MAC na China é de US$ 1.45, contra US$ 4.01 na Grã-Bretanha, e US$ 4.17 na Comunidade Européia. A Islândia é onde o sanduíche custa mais caro: US$ 7.61.
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McDia Feliz
O primeiro McDia Feliz (McHappy Day) foi realizado no Canadá em 1977, quando as vendas (deduzido os impostos) do sanduíche BIG MAC eram destinadas a instituições que cuidavam de crianças e adolescentes portadores de câncer. Atualmente a campanha acontece em mais de 20 países como Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça e Uruguai. No Brasil, a ação foi iniciada em 1988, arrecadando mais de R$ 45 milhões em seu primeiro ano.
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O porta-voz Ronald McDonald
Mágico e malabarista, Ronald McDonald é o personagem símbolo do MCDONALD’S e um velho conhecido das crianças de todos os países onde a marca está presente, promovendo a rede em 25 línguas diferentes ao redor do mundo. A história começou em 1960, quando um franqueado da rede em Washington D.C., decidiu promover sua unidade com um anúncio de televisão, veículo ainda pouco utilizado para promover restaurantes. Nessa época, ainda não havia um plano nacional de marketing para a marca MCDONALD’S e cada franquia local estabelecia os critérios com os quais gostaria de atrair o seu público. Os shows infantis, naquela época, estavam entre os programas com maior audiência, especialmente “O Circo do Bozo”, transmitido por um canal em Washington, filiado à rede de televisão NBC. O franqueado do MCDONALD’S tornou-se um dos patrocinadores do programa, vislumbrando nele o veículo pelo qual poderia atingir o seu público-alvo: as crianças. Assim, o MCDONALD’S começou a aparecer na televisão através do palhaço Bozo, que anunciava os seus produtos de uma forma nada sutil: induzindo diretamente às crianças a pedir ao papai e à mamãe para levá-las ao MCDONALD’S. O palhaço fez tanto sucesso que passou a ser convidado a participar da inauguração dos novos restaurantes MCDONALD’S em Washington, levando sempre à formação de filas enormes em frente aos estabelecimentos. Porém, em 1963, a emissora retirou o programa do ar, alegando queda de audiência, e o franqueado perdeu aquele que se tornara seu grande porta-voz junto às crianças. Sem poder produzir sozinho o programa, o proprietário da loja em Washington decidiu criar um palhaço próprio e colocá-lo em propagandas televisivas, usando o mesmo ator que havia personificado o palhaço Bozo, William Scott. Naquela época, o visual do palhaço era modelado por produtos do próprio MCDONALD’S: o chapéu era uma bandeja com um hambúrguer de isopor, um saquinho de batata frita e um milkshake; os sapatos tinham a forma de pãezinhos; o nariz era feito de um copo do MCDONALD’S; e o cinto era um hambúrguer de isopor. No vídeo o palhaço retirava, como em um passe de mágica, hambúrgueres do cinto. O nome – Ronald – surgiu por acaso: simplesmente rimava com McDonald. Sua primeira aparição televisiva foi em 1963. Mas o palhaço só veio a ser adotado nacionalmente pela empresa em uma situação emergencial. Em 1965, o MCDONALD’S se viu diante da grande oportunidade em participar da tradicional Parada Macy’s do “Dia de Ação de Graças”, comemorado em 25 de novembro, na cidade de Nova York – uma data especial para os americanos. Foi aí que a empresa fez sua primeira compra, nacional, de mídia televisiva. Mas, quando essa oportunidade apareceu, faltavam apenas algumas semanas para o evento, forçando a empresa à adotar os comerciais que a agência publicitária D’Arcy havia produzido um ano antes para os franqueados locais, que destacavam o palhaço Ronald McDonald. A aparência física de Ronald também foi modificada pela agência publicitária, tirando-lhe aquela roupagem extremamente comercial, com os produtos do MCDONALD’S, e lhe dando características de um verdadeiro palhaço. Com Ronald, as propagandas veiculadas pela D’Arcy se transformaram na primeira campanha nacional da empresa, cujo tema foi “o McDonald’s é o seu lugar”, enfatizando o restaurante como um espaço de diversão, e não apenas um lugar para se comer hambúrguer. E foi assim que, desde 1965, o palhaço tornou-se nacional – posteriormente internacional – o símbolo vivo do McDonald’s. Somente em 1967, o MCDONALD’S nomeou-o “embaixador oficial” junto às crianças.
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Em 1971, Ronald ganhou uma turma de amigos, que viviam na cidade de McDonaldland (A terra do McDonald), composta por Hamburglar, Grimace, Mayor McCheese, Captain Crook, Professor e Birdie, esta última introduzida em 1980. Eles se tornaram um chamariz de lucros para a rede de alimentação. Em vários países, Ronald McDonald também tem um Instituto com seu nome, fundado em 1974 em parceria com o jogador de futebol americano do Philadelphia Eagles, Fred Hill, cujo principal objetivo é arrecadar recursos para desenvolver atividades em benefício das crianças e adolescentes com câncer e repassá-los para instituições que se dediquem ao mesmo objetivo. No Brasil, o Instituto Ronald McDonald foi inaugurado em 1999 e funciona no Rio de Janeiro.
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McCafé
O conceito do McCafé foi criado em 1992 do outro lado do mundo, na cidade de Melbourne, na Austrália, com a proposta de oferecer aos consumidores habituais novos produtos e serviços no ambiente dos restaurantes, valorizando ainda mais a experiência no McDonald’s. Inspirado nos tradicionais cafés europeus era um ambiente diferenciado, moderno e acolhedor. Ocupava áreas anexas aos restaurantes, mas com identidade própria. Além de café, doces e salgados, oferecia um cardápio requintado e com opções variadas a qualquer hora do dia. Somente em 2003 este conceito foi implantado nos Estados Unidos, começando pela cidade de Raleigh, estado da North Carolina, e depois implantado em outros países.
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A universidade do hambúrguer
O MCDONALD’S foi um dos pioneiros no ensino corporativo em todo o mundo. Sua primeira universidade iniciou as aulas em 1961, na localidade de Elk Grove Village, no estado americano de Illinois. Na época, a rede de restaurantes vivia um período de forte expansão nos Estados Unidos. Era preciso criar uma instituição capaz de difundir de maneira sistêmica e organizada, entre os milhares de funcionários contratados a cada ano, os rígidos parâmetros de excelência e procedimentos estabelecidos pelo fundador. Pois ele exigia que o morador de Los Angeles fosse atendido nos restaurantes da rede da mesma maneira, cortês, rápida e eficiente, que o cliente de Nova York, a 4 mil quilômetros de distância. Mais: se, por hipótese, ambos pedissem hambúrgueres, estes teriam que ser absolutamente idênticos, com o mesmo sabor, peso, qualidade e aparência. Hoje instalada em Oak Brook, um subúrbio de Chicago e sede corporativa do MCDONALD’S, a Hamburger University, que ocupa 12,000 m² e possui um auditório com 300 lugares, inúmeros quartos e 3 cozinhas experimentais, cumpriu um papel crucial no processo de crescimento da rede, desenvolvendo e aperfeiçoando continuamente técnicas, padrões e, o que é mais importante, o capital intelectual da corporação. Com um corpo docente fixo de 30 professores, a instituição já atendeu, entre outros públicos, a mais de 70 mil gerentes.
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O êxito da Universidade foi tamanho que a empresa resolveu "exportar" o conceito tão logo teve início sua expansão internacional, a partir da segunda metade dos anos 60. Atualmente o grupo conta com seis universidades corporativas fora dos Estados Unidos: em Munique, Alemanha; Tóquio, Japão; Londres, Grã Bretanha; Sidney, Austrália; Hong Kong, China; e em Barueri, na Grande São Paulo. Inaugurada em 1997, a Universidade do Hambúrguer (UH) brasileira demandou investimentos de R$ 7 milhões. Com quatro pavimentos e 3.542 metros quadrados de área construída, segue os moldes da matriz americana. Suas instalações incluem um auditório para 130 pessoas, laboratório, biblioteca, videoteca e duas salas de aula com capacidade total para 100 alunos.
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O museu
O McDonald’s Museum, que a empresa se refere carinhosamente como The Original McDonald's, está localizado na cidade de Des Plaines, estado de Illinois. O lugar onde está o museu é o mesmo onde a “loja número 1” do MCDONALD’S foi inaugurada, no dia 15 de abril de 1955, por Ray Kroc. A loja original foi demolida em 1984. Porém, a empresa achou que tinha uma rica história a preservar e construiu uma réplica idêntica da loja símbolo da rede. O tradicional e enorme letreiro é uma das atrações do museu com o mascote "Speedee," que representava o inovador sistema chamado “Speedee Service System”, um dos pilares para que o MCDONALD’S se torna-se o que é hoje. O museu contém uma infinidade de artefatos originais e antigos do MCDONALD’S como a primeira batedeira de milkshake vendida por Ray Kroc aos irmãos McDonald, verdadeiros fundadores da empresa; utensílios; manequins representando atendentes e vestidos com uniformes originais da época; fotos; e vídeos. Abaixo, algumas fotos do museu.
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Campanhas que fizeram história
A partir dos anos 50, já na gestão de Ray Kroc, o grande disseminador da marca MCDONALD’S, a relação entre marca e publicidade profissionaliza-se de fato. Kroc contratou uma agência de relações públicas para cuidar da imagem do MCDONALD’S. Com o seu feeling para o marketing, percebera que estava na era das imagens. O importante era vender cultura: a cultura do fast food. A primeira ação publicitária efetiva da marca aconteceu somente em 1960 com a introdução do jingle “Look for the Golden Arches”, seguida da campanha em 1961 com o mesmo tema. As décadas de 70 e 80 foram cheias de novidades e inovações na comunicação da rede. Começou com o lançamento do famoso slogan “You Deserve a Break Today” em 1971 e em 1980 com o lançamento do slogan “Nothing can do it like McDonald’s”. Somente em 2003, a rede lançou sua primeira campanha global com o slogan “i’m lovin’ it” na cidade de Munique na Alemanha, ampliando as opções do cardápio e promovendo programas de atividade física. Outros slogans de sucesso foram:
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McDonald's is your kind of place. (1967)
We do it all for you. (1975)
You, you're the one. (1976)
Nobody can do it like McDonald's can. (1979)
It's a good time for the great taste of McDonald's. (1984)
Good time, great taste. That's why this is our place. (1988)
What you want is what you get. (1992)
We love to see/make you smile. (2000)
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MCDONALD’S está avaliada em US$ 29.4 bilhões, ocupando a posição de número 8 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no Brasil
A rede está presente em nosso país desde 1979, quando inaugurou uma unidade na praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Dois anos depois, chegou a São Paulo, com a abertura de um restaurante na Avenida Paulista. O sucesso foi tão grande em São Paulo que, já em 1984, foi implantado na cidade o sistema Drive-Thru. Adquiriu enorme popularidade em 1994 com o slogan “Gostoso como a vida tem que ser”. Existem no cardápio do MCDONALD’S produtos desenvolvidos exclusivamente para o Brasil como o sanduíche Cheddar McMelt, o guaraná, a torta de banana, o McFruit Maracujá, o McNífico Bacon e o McCalabresa. O Big Tasty, que foi lançado com o slogan “o grande matador de fome”, consolidou-se como um dos sanduíches mais vendidos do MCDONALD’S no Brasil ao lado do campeão Big Mac, que vende em média 50 milhões de unidades por ano. O MCDONALD’S está presente em 134 cidades brasileiras, distribuídas em 21 estados, mais o Distrito Federal, contando com 1.188 pontos-de-venda.
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A marca no mundo
Existem mais de 31.000 MCDONALD’S espalhados em 121 países que empregam mais de 450.000 pessoas, atendendo 52 milhões de clientes por dia e gerando vendas perto de US$ 22 bilhões. A rede vende cerca de 190 hambúrgueres por segundo e um novo restaurante é inaugurado a cada dez horas. Cerca de 75% dos restaurantes são comandados por franqueados independentes que seguem os conceitos de trabalho estabelecidos pelo Sistema McDonalds, o que assegura o alto padrão de qualidade de produtos e serviços da rede.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca MCDONALD'S.
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Você sabia?
O MCDONALD’S é o maior comprador de carne bovina, carne de porco, batatas e maçãs dos Estados Unidos.
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