26.7.07

IKEA

A IKEA é uma fabricante de varejo com soluções racionais para pessoas jovens com baixo orçamento e espaços pequenos. O estilo minimalista potencializa o lema de design democrático da marca. Quando se fala em comunicação de varejo, a IKEA é citada como referência. Sempre um exemplo de ousadia, comunicação divertida e de como o setor pode fugir da mesmice.
-
--
A história
A IKEA foi fundada pelo sueco Ingvar Kamprad, então com 17 anos de idade, no ano de 1943. O nome é uma composição das primeiras letras de seu nome, da pequena vila onde nasceu e da fazenda onde cresceu: Ingvar Kampard, Elmtaryd e Agunnaryd. Inicialmente vendia canetas, jóias, relógios, carteiras, porta-retratos, meias de nylon, toalhas de mesa e praticamente tudo o que pudesse encontrar para revender com preços baixos através de catálogo e entregas por correio. Passou a vender móveis, feitos em pequenas fábricas, localizadas nas florestas perto de sua casa, no ano de 1947. Um dos fatos que começaria a mudar os rumos da empresa aconteceu em 1951, mesmo ano em que foi lançado o primeiro catálogo da IKEA, quando Ingvar Kamprad, percebeu a oportunidade de se transformar em um grande fornecedor de móveis. Foi por esta razão que tomou a decisão de vender móveis a preços baixos e deixou de vender todos os outros produtos. Começava a nascer a IKEA tal como conhecemos hoje. A empresa viu-se envolvida em uma guerra de preços com a concorrência. Ambas começaram a baixar os preços, o que ameaçava a qualidade dos produtos. Este episódio, na verdade, foi a solução de um problema, que culminou com a inauguração do primeiro Showroom de móveis da marca, aberto no ano de 1953 na cidade de Älmhult. Pela primeira vez os consumidores podiam ver e tocar nos móveis que estavam sendo vendidos pelo catálogo. Ao expor seus móveis, a IKEA podia apresentar seus produtos nas três dimensões: funcionalidade, qualidade e preço acessível. E as pessoas reagiram tal como era esperado: escolheram os produtos que ofereciam a melhor relação qualidade/preço. Somente em 1955 a marca começou a desenvolver e produzir seus próprios móveis em virtude do grande boicote feito pelos seus principais concorrentes. Foi a partir deste momento que a marca começou a crescer em um ritmo rápido rumo ao sucesso. A primeira loja IKEA, propriamente dita, foi inaugurada somente em 1958, na própria cidade de Älmhult. A Suécia vivia um período de prosperidade, sob a influência da política do Welfare State de Per Albin Hansson. Os suecos tinham poder aquisitivo para comprar casas e móveis. Ainda hoje, os suecos dizem: “Hansson deu a casa ao povo, Kamprad mobiliou-a”.

Nesta primeira loja, já era exercida a política que hoje é prática corrente em toda a rede: um catálogo com preços garantidos por um período de um ano; móveis para montar você mesmo, o que os tornava mais baratos e fáceis de transportar; nomes para os artigos em vez de números de referência e uma lanchonete com preços baixos dentro da loja. O logotipo escolhido não continhas as cores azul e amarelo por acaso. Estas são as cores da bandeira sueca. A primeira loja no exterior seria inaugurada em 1963 na cidade norueguesa de Asker, próxima a capital Oslo, começando assim a expansão internacional. Dois anos mais tarde, a loja âncora da marca (Flagship Store), foi inaugurada na cidade de Estocolmo, arrastando milhares de pessoas em seu dia de inauguração. As filas enormes deram origem a problemas de capacidade para atender os clientes. Para reduzir o tempo de espera a IKEA abriu seus depósitos, o que permitiu que os clientes se servissem: assim nasceu mais uma parte importante do conceito IKEA. Em 1969 foi inaugurada a primeira loja na Dinamarca, seguida pela inauguração da primeira unidade fora dos países escandinavos, em 1974 na cidade suíça de Zurique. O sucesso abriu o caminho para uma rápida expansão na Alemanha, que hoje em dia é o maior mercado consumidor da marca. Nos próximos anos a marca ingressou em vários mercados mundiais, inaugurando lojas na Austrália (1975), Canadá (1976), Áustria (1977), Holanda (1979), França (1981), Bélgica (1984) e em 1985 ingressou no enorme mercado americano com a inauguração de sua primeira loja no país. Atualmente cada loja IKEA oferece aproximadamente 9.500 itens, com uma variada e ampla gama de produtos como sofás, camas, mesas, cadeiras, produtos têxteis, utensílios de cozinha, assoalhos, tapetes, móveis de cozinha, plantas, etc. Foi assim que a IKEA se tornou uma das marcas mais cultuadas do planeta.
-
-
Design escandinavo
A IKEA é um exemplo de design moderno, funcional e criativo. Ao longo dos anos, inúmeras criações e lançamentos fizeram da marca um exemplo de modernidade. As inovações começaram em 1956 com a criação das embalagens planas, que permitiam transportar mais produtos em um caminhão, ocupando menos espaço nos depósitos, e conseqüentemente reduzindo os custos. Em termos de design a IKEA foi responsável pelo surgimento da estante MTP (1963), desenvolvida por Marian Grabinski, que se transformou em um clássico contemporâneo dando origem a muitas imitações ao longo dos anos; o Sofá PRIVAT (1969), desenhado pelo arquiteto Åke Fribryter, que tinha uma base de aglomerado com acabamento laqueado branco e capas em cretone castanho com um padrão de flores desenhado pelo artista têxtil Sven Fristedt; a cadeira SKOPA (1974), criada por Olle Gjerlöv-Knudsen e Torben Lind, confeccionadas em plástico; o sofá KLIPPAN (1980), especialmente desenvolvido para crianças e extremamente resistente, com uma capa removível que podia ser lavada; a estante KIBIST (1994), um modelo extremamente resistente, leve e de preço baixo; e a cadeira infantil DAGIS (1995), criada pelo designer Richard Clark.
-

-
O catálogo
O famoso catálogo de vendas da marca foi introduzido pela primeira vez em 1951, tornando-se ao longo dos anos um dos principais veículos de comunicação e venda da IKEA. Atualmente o primoroso catálogo conta com mais de 12 mil itens distribuídos em 300 páginas, sendo impresso em 55 edições e 27 línguas diferentes, sendo o livro mais distribuído do mundo, com 175 milhões de cópias anuais, superando até mesmo a Bíblia. Somente na Europa o catálogo atinge mais de 200 milhões de pessoas.-

-
- -
Os slogans
Screw yourself. (2004)
Unböring. (2003)
A rich life. (1993)
Discover the possibilities. (1985)
More taste than money. (1983)
The impossible furniture house from Sweden. (1982)
The impossible furniture house. (1974)
You don't have to be rich, just smart.
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrands, somente a marca IKEA está avaliada em US$ 10.08 bilhões, ocupando a posição de número 38 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 5 no ranking das marca mais influentes do mundo.
-
-
A marca no mundo
A IKEA tem atualmente 258 lojas em 35 países, sua grande maioria localizada na Europa, o resto nos Estados Unidos, Canadá, Ásia e Austrália. Possui 36 fábricas espalhadas por 9 países, empregando cerca de 105 mil pessoas e faturando US$ 28.6 bilhões anuais. Cerca de 400 milhões de pessoas visitam suas lojas anualmente. E o site da marca atrai em média 278 milhões de internautas por ano.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca IKEA.
-

-

-
-
Você sabia?
A IKEA é uma das poucas redes varejistas a ter pontos de venda tanto em Israel quanto em outros países do Oriente Médio.
-
Visite: www.ikea.com