26.7.07

LEGO

Os tijolos da Lego além de serem um brinquedo clássico, são objetos cult de nossa sociedade. Construir a Bíblia com peças de Lego? Filmar cenas de Matrix e Star Wars com LEGO? Sim, para a marca dinamarquesa não há limites. As campanhas publicitárias são sempre muito criativas e exploram as infinitas possibilidades dos tijolinhos coloridos. É sem dúvida o brinquedo lúdico mais divertido do século.
-
--
A história
A LEGO foi fundada em 1932 pelo carpinteiro Ole Kirk Christiansen, na pequena vila de Billund, na Dinamarca, onde fabricava, juntamente com seu filho Godtfred Kirk, de apenas 12 anos, brinquedos de madeira artesanais para sustentar sua família. Na parede da empresa foi pintada a frase: “Only The Best is Good Enough” (Apenas o melhor é suficientemente bom), usada atualmente para definir a empresa. Em 1934, então com seis funcionários, a empresa adota o nome LEGO, formado a partir das iniciais da frase dinamarquesa LEg GOdt” que significa Play Well (algo como Brincar Bem). Coincidentemente, a palavra “LEGO” significa algo como “colocar junto” em Latim. Na década de 40 passou a fazer brinquedos desmontáveis até criar, em 1942, as primeiras pecinhas de plástico em formato de tijolo que se encaixavam e formavam figuras, animais e outros objetos. Nascia o princípio de um dos brinquedos mais famosos do mundo. Nesta época um incêndio destrói a fábrica. Ainda assim, Ole e seu filho não se deixaram abater, e colocaram a empresa no rumo novamente. Em 1947 começou a produzir brinquedos de plásticos através de uma máquina modeladora. Dois anos mais tarde a empresa já produzia mais de 200 diferentes tipos de brinquedos, feitos de madeiras e plástico, incluindo os blocos de montar que conhecemos hoje em dia. Estes blocos ganhariam o nome “LEGO Mursten” (LEGO Bricks) em 1953. Pela primeira fez o nome LEGO é impresso dentro da peças.
-
Somente em 1955 surgia o LEGO System of Play, um sistema de montagem e encaixe dos blocos criando inúmeras possibilidades de formas. Este ano foi marcado por dois acontecimentos, as primeiras exportações do produto para a Suécia e a morte de Ole Kirk Christiansen. Com seu filho a frente dos negócios, a empresa estava crescendo rapidamente, com seus brinquedos sendo vendidos em diversos países da Europa, abrindo filiais na França, Grã-Bretanha, Bélgica e Suécia. Eis que, em 1960, sofre mais uma baixa: outro incêndio destrói o galpão onde era feita a fabricação e estocagem dos brinquedos de madeira. A empresa resolve então se dedicar somente a produção de brinquedos de plástico. A partir deste episódio, o sucesso das tais pecinhas não parou mais. Em 1976 existiam 218 diferentes kits de montar, com variações de cor, vendendo quase 19 milhões de kits por ano. A empresa cresceu rapidamente, introduzindo no mercado uma enorme e criativa linha de brinquedos que se tornaram um verdadeiro sucesso no mundo inteiro.
-
-
A primeira loja própria da marca foi inaugurada em 2002 na cidade de Colônia na Alemanha, seguida de lojas nas cidades de Londres e Moscou. Atualmente a linha de brinquedos é composta por 2 mil diferentes peças, encontradas em 5 cores e 20 diferentes materiais. A empresa é controlada pela família Christiansen até os dias de hoje.
-
-
A linha do tempo
1953
● LEGO Mursten, os famosos “tijolinhos” para encaixar.
1954
Introduzidas portas e janelas, criando mais opções de montagens.
1964
Introdução das instruções de montagem em suas embalagens, auxiliando e criando inúmeras possibilidades de montagem por parte do consumidor.
● LEGO Model Cars, primeiros automóveis da linha.
1966
● LEGO Trains, as famosas locomotivas com motor de 4.5 volts movidas à bateria.
1967
● LEGO Duplo Brick (atualmente conhecido como LEGO Explore), o bloco duplo de montar voltado para as crianças mais jovens. A principal novidade destas peças era o tamanho, o dobro das originais.
1973
Introduzida a linha de navios e mobiliários para casa.
1977
● LEGO Technic
, que se diferenciava das demais linhas por incluir rodas dentadas, vigas e engrenagens.
1978
● LEGO Figures, uma linha composta por sete mini-bonecos com braços e pernas móveis nos temas Castle, Space e Town. Dois meses depois é introduzida a primeira personagem feminina da linha, uma enfermeira.
1982
● LEGO DUPLO Mosaic e LEGO Tecnic I, linhas de produtos voltadas para o mercado escolar, com caráter educacional.
1989
Inaugurado o LEGO Dacta, conhecido como departamento de produtos educacionais, que seria renomeado LEGO Technic Land alguns anos depois.
1999
● LEGO Star Wars
, uma nova linha de construção baseada no conhecido filme Star Wars.
2001
● LEGO Bionicle
, criaturas articuladas, que depois ganhariam vida com o lançamento de jogos para computadores e videogames.
● LEGO Harry Potter, linha de construção baseada nos conhecidos personagens da série
-- -
-
Legoland
O primeiro parque temático da marca, chamado Legoland (algo como Terra da Lego), foi construído em 1968, na cidade de Billund na Dinamarca. O parque possuía atrações em sua maioria voltada para crianças, e muitas delas construídas com peças LEGO. Em sua construção foram utilizados mais de 55 milhões de peças do brinquedo, que formavam diferentes tipos de estruturas, figuras e esculturas. O parque rapidamente se tornou o destino turístico mais visitado da Dinamarca. Mais de 33 milhões de pessoas já visitaram este parque desde a sua inauguração. O segundo parque temático foi inaugurado em 29 de março de 1996 na cidade de Windsor, ao norte de Londres. Entre as atrações destacavam-se: a montanha-russa, o carrossel, viagens em 3-D e espetáculos de lazer ao ar livre. Com as peças de LEGO foram recriadas atrações internacionais famosas como a torre do Big Ben e a roda-gigante London Eye, símbolos londrinos, a Torre Eiffel, a Torre de Pisa, os moinhos holandeses e a Estátua da Liberdade. Existe ainda uma seção chamada Hall da Fama, onde rostos de pessoas famosas, como Marilyn Monroe, foram recriados com peças de LEGO. O sucesso destes dois parques resultou na inauguração de unidades na cidade de Carlsbad, estado da Califórnia, em 1999 e Gunzburg na Alemanha em 2002. Devido as graves dificuldades financeiras, os parques foram vendidos em 2005 para a empresa Merlin Entertainments.
-
-
-
A evolução visual
O logotipo da marca LEGO passou por muitas modificações durante a história da empresa. Somente na década de 50 adotou definitivamente a cor vermelha. Posteriormente iria adotar o formato quadrado em substituição ao oval.
-
-
-
A marca no mundo
A marca, sexta maior produtora de brinquedos do planeta, vende seus produtos em mais de 130 países, contando com 5 fábricas localizadas na Dinamarca, Suíça, República Checa, Coréia do Sul e Estados Unidos, e empregando cerca de 7.000 funcionários. A cada 7 segundos um kit LEGO é vendido ao redor do mundo, isto equivale a 20 bilhões de peças produzidas anualmente, cerca de 2.3 milhões por hora. Em alguns países do Oeste Europeu, em cada 10 famílias com crianças abaixo de 14 anos de idade, 9 possuem tijolinhos LEGO.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca LEGO.
-

-

-

-
-
Você sabia?
Ao longo dos mais de mais de 70 anos de história, a empresa produziu mais de 320 bilhões de peças de LEGO, o equivalente a 52 peças por habitante do planeta. Crianças do mundo inteiro passam 5 bilhões de horas por ano brincando com os produtos LEGO.
Em 1992, o maior castelo de LEGO foi montado ao vivo na televisão sueca, era composto 400.000 peças.
Com apenas seis tijolos LEGO podem-se obter 102.981.500 diferentes combinações.
-
Visite: www.lego.com