26.7.07

UPS

De Macau a Nova Zelândia. De Paris a Londres. De Varsóvia a Las Vegas. Todos os dias milhares de pessoas cruzam com os tradicionais caminhões marrons da UPS em seus bairros, na porta de seus trabalhos, ou até mesmo, em uma simples caminhada. São eles que garantem um mundo sem fronteira, fazendo entregas em lugares inimagináveis. -
-
-
A história
Em 1907, existia nos Estados Unidos uma enorme necessidade de serviços de envio de mensagens privadas e de entrega. Para ajudar a satisfazer esta necessidade, um jovem de 19 anos, James E. "Jim" Casey, pediu emprestados US$ 100 a um amigo, e juntamente com Cloude Ryan, estabeleceu a American Messenger Company em Seattle, estado de Washington. A maior parte das entregas era feita a pé, usando bicicletas para as viagens mais longas. Com ajuda de outros jovens, incluindo seu irmão, George Casey, e o bom serviço prestado, a empresa cresceu rapidamente sob o slogan “Best Service and Lowest Rates” (melhor serviço e menores preços). Em 1913, a empresa adquiriu o seu primeiro carro de entregas, um Ford Modelo T, com uma nova inscrição na parte lateral: Merchants Parcel Delivery. O novo nome, resultado do acordo de Jim Casey na fusão com o seu concorrente Evert "Mac" McCabe, refletiu na mudança de foco da empresa que concentrou seus serviços na entrega de pacotes para grandes lojas de departamento. A empresa começou então a crescer rapidamente e, devido a sua alta qualidade nos serviços prestados e atenção personalizada que dedicava a cada pacote processado, criou uma forte reputação entre as lojas da cidade. Em 1916, Charlie W. Soderstrom ingressou na empresa, trazendo consigo mais automóveis e experiência. Trouxe também a cor marrom, que se tornaria um dos ícones da marca. Nesta época, foi pioneira em concentrar as entregas divididas por bairros, utilizando veículos distintos para cada região. Em 1919, além de estender seus serviços para as cidades de Oakland e Los Angeles, adota oficialmente o nome United Parcel Service. A palavra "United" serviu como recordação de que as operações da empresa em cada cidade faziam parte de uma única organização, "Parcel" identificava a natureza do negócio, e "Service" indicava a oferta. Em 1924, a UPS estreou outra inovação tecnológica que iria moldar o seu futuro: o primeiro sistema de passadeiras de transporte para o processamento de pacotes. Embora o serviço de transportadora comum tenha sido inicialmente limitado a uma pequena área nos arredores de Los Angeles, em 1927 a empresa expandiu-se até uma área de 125 milhas ao redor do centro da cidade. Em 1929 a empresa inaugura a United Air Express, fazendo entregas aéreas, inclusive para o estado do Texas. Infelizmente, a falta de volume (causada em grande parte pela Grande Recessão), contribuiu para o fim deste serviço nesse mesmo ano. Todos os caminhões de entrega são pintados na cor marrom.
-
-
Nos anos seguintes a empresa tem um grande crescimento devido a suas ousadas ações como na década de 30 quando expande seus negócios para as cidades de Nova Iorque e Newark e na década de 50, quando o mercado de entrega ou remessa de encomendas das lojas de departamento estava se tornando limitado, diversifica seus negócios fazendo entrega de qualquer encomenda. Em 1953, a UPS retomou o funcionamento do serviço aéreo, oferecendo serviço de entrega em dois dias nas principais cidades da costa leste e oeste. Mais uma vez, os pacotes UPS eram transportados nos compartimentos de carga dos vôos regulares de aviões comerciais. Durante três décadas, a UPS lutou sistematicamente para obter autorização para transportar os seus pacotes livremente ao longo dos 48 estados americanos. Finalmente em 1975, recebeu autorização federal para entregar encomendas em todo território americano e investiu também nas entregas para a cidade de Ontário no Canadá. Era um enorme passo rumo a expansão internacional. A empresa continuava aperfeiçoando seus serviços com tecnologia e métodos que facilitassem e mantivessem a boa qualidade dos serviços. Três anos mais tarde começa a operar na Alemanha, expandindo-se pela Europa na década de 80. Nesse mesmo ano a empresa entregava encomendas aéreas com até dois dias para todos os estados do país. A procura de serviços de entrega de pacotes por via área aumentou nos anos 80 e a desregulamentação federal da indústria das companhias aéreas criou novas oportunidades para a UPS. No entanto, a desregulamentação originou mudança, obrigando as companhias aéreas estabelecidas a reduzir os vôos e a abandonar completamente algumas rotas. Para garantir a viabilidade de seus serviços, a UPS começou montar sua própria frota de aviões, comprando seu primeiro em 1981, o que possibilitou a implantação, no ano seguinte, do serviço de entregas noturnas. Com a crescente procura de um serviço cada vez mais rápido, ingressou no segmento de entregas aéreas em 24 horas e, por volta de 1985, o serviço UPS Next Day Air encontrava-se disponível em todos os 48 estados americanos e Porto Rico. Nesse mesmo ano, entrou em uma nova era com o serviço de entrega de documentos e pacotes via aérea internacional, que ligava os Estados Unidos e seis nações européias. Somente em 1988 recebeu autorização da Federal Aviation Administration (FAA) para operar os seus próprios aviões, tornando-se assim, oficialmente, uma transportadora aérea. Recrutando os melhores profissionais disponíveis, a UPS fundiu diversas culturas e procedimentos numa operação uniforme, denominada UPS Airlines. Em 2001, a UPS entrou no mercado de varejo com a aquisição da Mail Boxes Etc., maior empresa mundial de serviços postais, de remessas e negócios de varejo. No prazo de dois anos, aproximadamente 3.000 lojas Mail Boxes Etc. nos Estados Unidos receberam a marca The UPS Store, oferecendo a mesma variedade de serviços postais e de remessas, com a mesma conveniência e serviço de categorial mundial.
-
-
O caminhão marrom
A UPS é conhecida principalmente pelos seus caminhões marrons, internamente chamados de Package Cars, e que renderam a empresa o apelido de “The Big Brown Machine” (a grande máquina marrom). Esta história começou em 1920 quando a empresa adotou a cor marrom, escolhida por significar sobriedade, seriedade e profissionalismo. Foi nesta década que todos os veículos da empresa foram pintados na cor marrom (conhecida Pullman Brown). O designer da carroceria dos caminhões é feito exclusivamente para a UPS e quando os veículos velhos são retirados da frota eles são totalmente desmontados para não poderem ser reutilizados. Os caminhões marrons da empresa se tornaram extremamente familiar e uma marca registrada. Atualmente a frota de veículo é de 150 mil e cada um de seus motoristas entrega mais de 500 pacotes por dia. Uma curiosidade interessante: em 2001 começou a utilizar veículos elétricos na cidade de Atlanta.
-
-
A evolução visual
As mudanças começaram em 1916 quando adotou o logotipo com uma águia carregando um pacote com os dizeres “Safe, Swift, Sure”. Os funcionários da UPS ainda referem-se a esse logotipo como “Shield”. A segunda mudança ocorreu em 1937 quando apenas o nome UPS e a frase “THE DELIVERY SYSTEM FOR STORES OF QUALITY” integravam o logotipo. No ano de 1961 foi introduzido o logotipo que continha um pacote com um laço criado por Paul Rand. Em 2003 ocorreu a quarta mudança que modernizou radicalmente o logotipo da marca.
-
-
-
Os slogans
A marca teve poucos slogans ao longo de sua história. Os mais conhecidos foram:
Your business. Synchronized. (2003)
Synchronizing the World of Commerce. (2003)
What can BROWN do for you? (lançado em 2002 como parte de uma campanha que custou US$ 45 milhões)
Consider it done. (1996)
Moving at the speed of business. (1995)
The package delivery company more companies count on. (1993)
We run the tightest ship in the shipping business. (1985)
UPS saves you money from the ground up. (1982)
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca UPS está avaliada em US$ 12.01 bilhões, ocupando a posição de número 28 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
A UPS, maior empresa de entrega de bens do mundo, e fornecedor global de serviços de logística e transporte, opera uma rede internacional em mais de 200 países e territórios, que se estende aos oceanos Pacífico e Atlântico. Com o seu serviço internacional consegue chegar a 7.9 milhões de pessoas distribuindo diariamente mais 14 milhões de encomendas, empregando 427 mil funcionários e tendo um faturamento de US$ 47.5 bilhões. É a quinta maior empresa aérea de carga do mundo com uma frota de 282 aviões próprios e 325 fretados, operando em mais de 750 aeroportos no mundo. A UPS faz mais de 2.000 vôos diários.-
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca UPS.
-

-

-
-
Você sabia?
Em 1991, a empresa foi a primeira a realizar entregas aos sábados.
O site da UPS, que entrou no ar em 1994, recebe cerca de 15 milhões de pedidos diariamente.
-
Visite: www.ups.com