18.7.07

EBAY

430 mil vendedores. 29 milhões de itens. 43 mil diferentes categorias de produtos. 42 bilhões de dólares em vendas. 3 novos funcionários todos os dias nos últimos quatro anos. 181 milhões de clientes registrados (todos com uma coisa fixa na cabeça: comprar ou vender). A EBAY reinventou o leilão, atingindo muito mais possíveis compradores, podendo se achar de tudo, de tudo mesmo. Um verdadeiro fenômeno na história do capitalismo.
-
--
A história
A idéia surgiu na sala de estar do programador de computador Pierre Omidyar na cidade de San Jose, estado da Califórnia. Pierre, juntamente com o engenheiro elétrico canadense Jeff Skoll e Meg Withman, que entrou no negócio em 1998 para dar sustentação ao sistema, começaram a trabalhar a idéia de um site que não apenas vendesse coisas, mas conectasse pessoas. O EBAY (introduzido com o nome de AuctionWeb) foi lançado no dia 3 de setembro de 1995, dia do trabalho nos Estados Unidos, com o propósito de ser um mercado de vendas para qualquer tipo de produto na Internet. Na verdade era parte de um site pessoal maior que incluía entre outras coisas uma página sobre o vírus Ebola, escrito na sua própria língua primária (Iraniano, uma vez que Pierre, nascido em Paris, era filho de iranianos). Anunciou o AuctionWeb principalmente através de postagens em grupos do Usenet. Logo se tornou um grande sucesso, como revelou uma pesquisa onde apontava que as pessoas passavam mais tempo no site da EBAY do que em qualquer outro da rede mundial de computadores. Um dos primeiros itens que Pierre vendeu no EBAY foi uma caneta laser (que serve para apontar uma luz vermelha nos painéis de palestras e apresentações) quebrada por US$ 14.83. Maravilhado pelo negócio que fez, ele contatou o vencedor do leilão e perguntou se ele entendeu que o laser estava quebrado. Em resposta ao e-mail o comprador explicou: "Eu sou um colecionador de lasers quebrados". Além da caneta laser, outros itens á venda incluíam um par de roupas íntimas autografado por Marky Mark, uma lancheira do Super-Homem de 1967, uma velha estação de trabalho Sun-1 e um armazém de 3.252m² localizado em Idaho.
-
Com apenas um ano de vida já contava com mais de 400 mil usuários que vendiam e compravam produtos divididos em categorias como colecionadores, filatelia, informática, eletrônicos, entre outras. Somente em 1997 o site passou a se chamar EBAY. Originalmente, o nome pertencia a Echo Bay Technology Group, uma empresa de consultoria de Pierre Omidyar. Ele tentou registrar primeiramente um domínio chamado Echobay.com mas já encontrou esse domínio registrado para a Echo Bay Mines, uma empresa de mineração e extração de ouro. Então, encurtou o nome de Echo Bay para EBAY e registrou a segunda opção. Em outubro de 2001, o Mercado Livre firmou um acordo estratégico exclusivo com a empresa, mediante o qual a EBAY tornou-se a principal acionista da companhia, e ambas tornaram-se sócias para todo o continente latino-americano. Neste mesmo ano a empresa amplia sua presença com a compra do iBazar na Itália, França, Holanda e Espanha. Mas entre suas aquisições mais significativas estão o PayPal, que permite a qualquer indivíduo ou empresa, com um endereço de e-mail, enviar e receber pagamentos de uma forma segura, fácil e rápida, comprado em 2002 por US$ 1.5 bilhões; e o Skype, provedor de serviços de comunicação de voz através da Internet, adquirido, com 54 milhões de clientes, em 2005 por US$ 2.6 bilhões. Com o objetivo de criar algo que permitisse ao consumidor comprar novos produtos muito rapidamente, em 24 de abril de 2006 a empresa resolveu expandir seus serviços lançando o EBAY EXPRESS, sua loja virtual, com 10 milhões de artigos, dos quais boa parte procede dos comerciantes que já vendem pelo sistema tradicional do EBAY. No novo sistema não há lances como em leilões, você compra o item na hora e paga via cartão de crédito ou PayPal - serviço de pagamento on-line do da empresa. Atualmente EBAY se auto-intitula “The World's Online Marketplace”.
-
-
Campanhas que fizeram história
Você acha possível fazer um comercial extremamente emocional para uma empresa dot.com? Pois foi justamente isso que a agência americana Goodby Silverstein & Partners de San Francisco fez no ano de 2002 para o EBAY. Os criativos resolveram emocionar os telespectadores, contando uma história linda, mas sem deixar de transmitir um forte conceito. O comercial intitulado de “Toy Boat” mostra um jovem garoto na praia com o seu barquinho de brinquedo, na beira da água. Na tela está escrito Cape Cod 1972, referindo-se ao lugar e ao ano da cena. Cape Cod fica no estado americano de Massachsetts. De repente alguém o chama e ele vai embora largando o barquinho na beira da água. O mar acaba levando o brinquedo que afunda. Anos depois, o barquinho vai parar na rede de um pescador que o coloca no site Ebay para ser vendido. O tal menino, agora um homem, navegando no site, encontra o seu barquinho dos tempos de criança. Enquanto observa seu barquinho no Ebay, uma locutora, interpretada por Rosanna Arquette, fala “What if nothing was ever forgotten? What if nothing was ever lost?” (Se nada for esquecido? Se nada for perdido?). Entra então o slogan “The Power Of All Of Us” (O poder de todos nós).
-
-
-
Os slogans
Buy it. Sell it. Love it.
The world's online marketplace.
Whatever it is, you get it on EBAY.

The Power Of All Of Us.
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca EBAY está avaliada em US$ 7.45 bilhões, ocupando a posição de número 48 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
O EBAY, maior site de leilão do mundo, possuí páginas da Internet em 23 países, além da América Latina, onde se chama MercadoLibre. Atualmente, o volume de negócios é de US$ 42 bilhões por ano. O EBAY é o 19º site mais visitado da Internet e todos 5 milhões de novos itens são colocados à venda. Uma pesquisa realizada em 2005 descobriu que aproximadamente 725.000 pessoas que vivem nos Estados Unidos ganharam toda ou parte de sua renda com produtos comercializados no EBAY, e outros 1.5 milhões usavam regularmente o EBAY para ganhar uma renda extra.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca EBAY.
-

-
-
Você sabia?
Atualmente pode-se encontrar de tudo para vender e comprar no EBAY, desde veículos, ilhas particulares, vilas até grampos para cabelos.
O site recebe entre 1.25% à 5%, dependendo do valor do produto vendido, dos negócios efetuados. Cerca de 74% das vendas realizadas no são efetuadas nos Estados Unidos.
Com quase 5 milhões de anúncios novos por dia, é impossível para o site assegurar que nenhum viole a lei. Em 1999, o EBAY cancelou um leilão de um rim humano (que havia alcançado um preço de oferta de US$ 5.7 milhões) e vários leilões de armas de fogo de grande porte, incluindo um lançador de foguetes e uma bazuca.
-
Visite: www.ebay.com