18.7.07

BANG & OLUFSEN

A marca BANG & OLUFSEN é um dos maiores ícones mundiais em design, tecnologia e qualidade no segmento de áudio e vídeo. Não se podem comparar os sofisticados – e caríssimos – produtos da BANG & OLUFSEN com uma marca qualquer. Possuir uma dessas jóias na parede ou na estante de casa é como ostentar uma obra de arte. Para se ter idéia de sua importância, dezoito itens projetados pela empresa fazem parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York (mais conhecido como MoMA). E tamanha fama conquistou clientes estrelados como Brad Pitt, Madonna, Steven Spielberg e Sting que não se importam em desembolsar mais de US$ 70 mil em um home theater.
-
-
A história
A empresa foi fundada pelos colegas de faculdade de engenharia Peter Bang e Svend Olufsen na Dinamarca em 1925. A primeira invenção da dupla aconteceu no sótão de uma fazenda em Quistrup, pequena cidade dinamarquesa. A engenhoca era um eliminador de baterias que possibilitava a conexão de um receptor de bateria à rede elétrica, assegurando uma descarga de energia silenciosa para os ruidosos aparelhos de rádio da época. A partir daquele momento, a BANG & OLUFSEN mostrou a que veio. Com soluções inovadoras, precisão sonora e design diferenciado, a marca tornou-se referência mundial. E foi partir daí, que a BANG & OLUFSEN seguiu criando soluções com qualidade e inovação, características que surpreendem e impressionam seus clientes como quando introduziu em 2003 o BeoVision 5 (US$ 22.000), um televisor de plasma de 42 polegadas com tecnologia digital, que pode ser pendurado na parede como as telas planas convencionais ou instalado no chão, num ângulo especialmente desenhado para garantir perfeita visibilidade; o BeoLab4 (US$ 1.200), um sistema de colunas de som que comprova mais uma vez que a excelência de som é compatível com a originalidade e o design; o BeoCenter 2 (US$ 4.000) que une em um mesmo produto CD, DVD, rádio e leitor em formato MP3; o alto-falante BeoLab 5 (US$ 16.000), dotado de um sensor capaz de calibrar o som de acordo com cada ambiente, que os engenheiros demoraram 20 anos para concluir; as caixas de som BeoLab 9 (US$ 9 mil), que usam tecnologia Acoustic Lens para criar um ambiente ideal para uma pessoa que escuta músicas em qualquer ponto da sala, o BeoSound 2 (US$ 400), um tocador portátil de música digital funciona que com cartão de memória SD; e o telefone BeoCom 2 (US$ 480), com formato curvilíneo e feito em um único pedaço de alumínio, sem cortes, fazendo com que a curva adapte-se ao rosto e mãos da pessoa. Em 2006, a BANG & OLUFSEN ingressou em um novo mercado, ao anunciar o lançamento de um sistema de som exclusivo para os modelos A8 da marca alemã Audi. Batizado de Bang & Olufsen Advanced Sound System, esse é primeiro produto voltado para carros produzido pela marca dinamarquesa e vendido de forma opcional.
-
-
A fábrica
As obras-primas saem da única unidade fabril da marca no mundo, localizada na cidade de Struer na Dinamarca. A fábrica, aliás, é um capítulo à parte. Instalada no meio de uma fazenda, com ovelhas pastando ao redor, ela tem uma fachada modernista, feita em vidro, de um lado e, do outro, uma arquitetura tradicional. Isso foi resultado do bombardeio que sofreu do exército alemão, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a BANG & OLUFSEN cortou o fornecimento de aparelhos para a Alemanha. Os donos reconstruíram o prédio em 1948, mas mantiveram as ruínas causadas pelo bombardeio. Ainda hoje os aparelhos que saem de lá são feitos de maneira quase artesanal. Isso explica por que a marca lança apenas dois ou três modelos por ano, que são aguardados com ansiedade pelos fãs da marca. A expectativa de uso dos produtos também é diferenciada. Para garantir essa durabilidade, a fábrica continua produzindo as peças de um equipamento que sai de linha por mais 8 anos. No site da empresa é possível fazer um tour extremamente real pela fábrica e suas dependências. Recentemente, no final de 2006, uma nova fábrica foi inaugurada em Koprivnice na República Checa.
-
-
O diferencial
O grande diferencial da marca começa na forma como a empresa pensa um produto. É a única do setor de eletroeletrônicos no mundo cuja engenharia está submetida ao departamento de criação. Ou seja, antes de definir os componentes eletrônicos, um departamento batizado de Idealand (terra das idéias) determina o design ideal para um equipamento projetado visando um público específico. A marca é reconhecida por aliar tecnologia e visual na produção de equipamentos altamente diferenciados, que superam as expectativas de consumidores extremamente exigentes.
-
-
A marca no mundo
Cerca de 2.000 lojas da BANG & OLUFSEN estão espalhadas por 70 países, oferecendo produtos de altíssima qualidade. No Brasil a marca desembarcou em 1999 com a inauguração de sua primeira loja. Na Dinamarca, a marca é lembrada por 98% dos consumidores e detém 20% do mercado, com faturamento global de US$ 700 milhões (80% provém de vendas fora da Dinamarca).
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca BANG & OLUFSEN.
-

-

--
-
Você sabia?
O slogan “Bang & Olufsen, for those who discuss design d quality before price”, foi lançado em 1968 e pouco mudou desde então.
A BANG & OLUFSEN foi a primeira fabricante de caixas acústicas no mundo a abolir o uso da madeira e passar a utilizar o alumínio. O metal é comprado bruto pela empresa, que o trata de maneira artesanal na própria fábrica.
-