18.7.07

GATORADE

Experimente ir a qualquer evento esportivo, quer seja uma partida de futebol, uma prova de automobilismo, uma maratona ou até mesmo uma academia de ginástica. Dificilmente não verá garrafinhas plásticas ou enormes galões laranjas, de uma “poção mágica” chamada GATORADE, produto que inventou e desenvolveu as chamadas bebidas isotônicas. Nenhum outro concorrente foi capaz, e dificilmente será, de roubar sua coroa nesta categoria, mercado no qual reina absoluto com 85% de participação. GATORADE é mais do que apenas um triunfo de marca. É um produto confiável com resultados cientificamente comprovados. -
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A história
Na década de 60, o treinador do time de futebol americano da Universidade da Florida, Ray Graves, procurava uma solução para a queda de rendimento físico do seu time durante os treinos e jogos que, em uma região de clima tropical, eram realizados sob calor intenso. Para melhorar o desempenho de seus atletas, o técnico pediu ajuda a um de seus assistentes, que fazia parte da equipe de cientistas da universidade comandada pelo Dr. Robert Cade. Em 1965, os estudos conduzidos pela equipe de cientistas, composta pelo Dr. Robert Cade, Dana Shires, Alejandro DeQuesada e Jim Free, obtiveram como resultado uma bebida que proporcionasse a reposição rápida de líquidos, carboidratos e sais minerais perdidos pelo organismo, que foi testada em dez jogadores da equipe de futebol americano. No dia 30 de novembro de 1966, a seção de esporte do jornal The Miami Herald, através de uma reportagem, introduziu a marca GATORADE para a imprensa e conseqüentemente a publicidade. Em outubro de 1967, durante um jogo contra a Universidade da Georgia, na disputa do Orange Bowl, final do futebol americano universitário, toda a equipe utilizou a bebida durante a partida. Naquele dia, os Gators, como era chamado o time da Universidade da Florida, começaram perdendo, porém conseguiram virar a partida quando a equipe adversária começou a apresentar sinais de desgaste físico. A vitória rendeu elogios à bebida criada pela equipe do Dr. Robert Cade, que foi batizada com o nome de GATORADE, em homenagem ao time de futebol. O produto ganhou notoriedade pela revista Sports Illustrated, quando o técnico adversário, Bobby Dodd, disse que seu time havia perdido para os Gators, em conseqüência de não terem GATORADE (“We didn’t have Gatorade. That Made the Difference”). A universidade mostrou pouco interesse na exploração comercial do produto e os direitos de licença foram vendidos para a empresa Stokely Van-Camp. No verão de 1968 GATORADE chegava aos supermercados no sabor original de Lemon-Lime. A década de 70 foi marcada por ações judiciais da Universidade da Florida contra a Stokely Van-Camp, que foi obrigada a repassar 20% de royalties sobre o produto GATORADE. O produto começou a ser largamente distribuído e vendido somente em 1983, quando a Quaker Oats comprou a empresa e a marca Gatorade Thirst Quencher. O grande sucesso do produto deve-se também ao Gatorade Sports Science Institute conhecido como GSSI, fundado em 1988, na cidade de Barrington, estado do Illinois, para realizar pesquisas e desenvolver produtos ligados à área de nutrição esportiva e hidratação, ajudando atletas a melhorar sua performance e cuidar da saúde. No ano de 1994 a marca foi introduzida na Austrália, Cingapura, México e re-introduzida no Brasil. Em 2001, foi comprada pela Pepsico por quase US$ 14 bilhões. GATORADE acabou se tornando sinônimo de Sports Drink (bebida esportiva).
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A linha do tempo
1973
● GATORADE Orange
, o produto com sabor de laranja.
1983
● GATORADE Red Punch
, terceiro sabor do produto a ser lançado.
Ainda este ano foram lançados os sabores de suco de frutas e uva.
1987
● GATORADE Lemonade, que seria relançado no ano de 2005.
1995
Lançados os sabores de melancia, framboesa e maçã silvestre.
1996
Lançados os sabores de tangerina, morango-kiwi e cereja (Cherry Rush).
1997
GATORADE Frost, uma versão mais light do produto original.
2001
● E.D.G.E
(Ergonomically Designed Gatorade Experience), uma garrafa ergonométricamente desenvolvida para permitir ao atleta ingerir o produto mesmo em atividade.
● GATORADE GIDS (GATORADE In-Car Drinking System), um sistema avançado de hidratação para pilotos de automobilismo.
● GATORADE Performance Series, uma linha nutricional esportiva para atletas profissionais que incluía os produtos GATORADE Energy Bar e GATORADE Nutrition Shake.
2002
Lançamento do GATORADE Ice nos sabores Lime, Orange e Strawbarry, e do GATORADE Xtremo, direcionado para os consumidores latinos (nos sabores Tropical, Citrico e Mango), além da embalagem com 6 garrafas (six-pack) menores direcionadas para crianças entre 8-12 anos.
2003
● GATORADE X-Factor
, mistura de dois sabores em uma única garrafa.
2005
● GATORADE Endurance Formula
, um produto com alta concentração de Sódio e quatro outras substâncias perdidas com o suor.
Lançamento do sabor Lemon-Lime.
2006
● GATORADE A.M.
, produto sem cafeína, com sabores especialmente desenvolvidos para ser consumidos pela manhã.
2007
● GATORADE G2
, o produto original com 50% menos calorias.
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O instituto
O Gatorade Sports Science Institute (GSSI) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1988, pela Gatorade Company. Com sede em Barrington, Illinois, o objetivo principal do GSSI é compartilhar informações e expandir os conhecimentos nas áreas de nutrição e ciências do esporte. Sua missão é ajudar os atletas a otimizarem sua saúde e performance através de pesquisas e ações educacionais sobre hidratação e ciência da nutrição. Mundialmente, mais de 100.000 profissionais ligados às áreas de medicina, nutrição e esporte, recebem informações e as publicações elaboradas pelo GSSI em cerca de 140 países. O instituto é assessorado por cinco grupos compostos por renomados cientistas, pesquisadores, médicos, técnicos, treinadores, nutricionistas e esportistas de vários países representando todos os continentes - os Advisory Boards (comitês científicos), e por um grupo especializado em medicina esportiva chamado Sports Medicine Review Board. Os grupos regionais, chamados de Board of Advisors in Science and Education (BASE), são compostos por representantes de vários países. Atualmente, o BASE tem representantes nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Nova Zelândia, Ásia e América Latina. No Brasil, o comitê é representado pelo Dr. Victor Matsudo, Dra. Flavia Meyer e Dr. Turibio Leite de Barros Neto.
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Fatos Históricos
1985 - Fundação do Laboratório de Fisiologia do Exercício da Gatorade.
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1988 - Fundação do Instituto Gatorade de Desenvolvimento de Ciências do Esporte, 1ª Reunião da BASE (Board of Advisors in Science and Education) e Publicação do 1º "Sports Science Exchange".
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1991 - Lançamento do GSSI na Europa.
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1992 - 1ª Conferência do GSSI - América do Norte.
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1993 - Lançamento do GSSI na América Latina.
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1995 - Lançamento do GSSI na Ásia.1997 - Primeiro Encontro do BASE - América Latina.
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A evolução visual
Ousadia. É assim que podemos definir a evolução do logotipo da marca GATORADE. Apenas um raio será o novo logotipo da marca.
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Campanhas que fizeram história
Alguns fatos e eventos consagraram de uma vez por todas as condições de ícone da marca GATORADE. O primeiro deles ocorreu em 1969, quando a marca desembolsou US$ 25.000 para se tornar patrocinador oficial da Liga de Futebol Americano Profissional (NFL), considerada a mais popular dos Estados Unidos. Outro evento importante ocorreu em 1987, quando o time de futebol americano New York Giants venceu o Super Bowl XXI, evento esportivo mais importante dos Estados Unidos. Nesta temporada os jogadores, liderados por Jim Burt e Harry Carson, começaram a comemorar vitórias importantes com um banho de GATORADE no técnico Bill Parcells momentos antes do final da partida. Este ato, chamado de “Gatorade Dunk”, acabou virando uma tradição em toda vitória importante dentro do futebol americano, espalhando-se rapidamente para todos os times universitários e profissionais, dando grande visibilidade ao produto. O outro fato marcante aconteceu em 1991, quando o astro do Chicago Bulls, Michael Jordan, assinou um contrato de 10 anos no valor de US$ 13.5 milhões, tornando-se garoto-propaganda do produto, sendo lançada à campanha “Be Like Mike”.
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Os slogans
2006: Com Gatorade você vai mais longe. (Brasil)
2001: Is it in you?
2000: A Sede Acaba. Você Continua. (Brasil)
2000: Thirst quencher.
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A marca no mundo
O produto pode ser encontrado em mais de 50 sabores, sendo vendido em mais de 50 países ao redor do mundo, gerando vendas no valor de US$ 6.4 bilhões.-
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca GATORADE.
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Você sabia?
O sabor mais vendido de GATORADE é o Lemon-Lime (limão), seguido do Orange (laranja) e do Fruit Punch.
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