31.7.07

TIFFANY & CO.

Um simples ato simbólico de desembrulhar a famosa caixinha azul com um laço branco, cobiçada por todas as mulheres de fino trato, não seria único se dentro desta não estivesse as exclusivas e luxuosas jóias da TIFFANY & CO., lendária joalheria imortalizada pela atriz Audrey Hepburn no filme Bonequinha de Luxo. Uma característica marcante da TIFFANY & CO. é que suas peças são elegantes por si só. Seja no item mais barato, seja no mais caro, a matéria-prima é da mais alta qualidade. Suas preciosidades seduzem socialites, top models, figuras do show bussiness e o eterno apaixonado à procura do anel de noivado mais cobiçado do mundo.
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A história
O verdadeiro “conto de fadas” começou no dia 18 de setembro de 1837, quando os jovens Charles Lewis Tiffany e John B. Young, com apenas US$ 1 mil para investir em um bom negócio, fundaram a Tiffany & Young na cidade de Nova York, no número 259 da Broadway. O estabelecimento vendia artigos de papelaria e artigos de luxo para a casa e o escritório, fechando o caixa em seu primeiro dia com vendas de US$ 4.98. Uma das novidades da loja era a etiqueta com preço não negociável, uma política revolucionária para a época. Em 1845 foi lançado o primeiro catálogo da loja, o mesmo que até hoje é chamado de The Blue Book. Com o passar dos anos, foi sendo incorporada ao crescimento da cidade, fazendo parte dos momentos mais celebrados na vida de seus clientes. Presentes de aniversários, pratarias, anéis de noivados, listas de casamentos e até artigos para bebês podiam ser encomendados na loja. Charles Tiffany assumiu o controle total do negócio em 1853 e mudou o nome da loja para TIFFANY & CO. Mas o reconhecimento internacional chegou mesmo em 1867. Durante a Exposição Universal de Paris, a marca foi contemplada com o prêmio "Qualidade em Prata", fato inédito para as casas americanas de design até então, o que a colocou em condições de igualdade com as tradicionais joalherias européias. O ramo de jóias e relógios só foi conquistado três anos depois, no início de 1870. O filho de Charles, Louis Comfort Tiffany, estabeleceu em 1902 o departamento de designer e manufatura de jóias conhecidos como Tiffany Art Jewerly. Um andar inteiro da joalheria foi dedicado à exibição desse departamento, que funcionava como uma espécie de laboratório de criação para o jovem designer. Ele chegou a ser chamado para re-decorar a Casa Branca, porém ficou mais conhecido por suas peças coloridas e esmaltadas, esculpidas em forma orgânica. Inspiradas na flora e fauna americana, elas refletiam o espírito do Art Nouveau. Em 1940, a TIFFANY & CO. mudou-se para o atual endereço: 727, 5ª Avenida, esquina com a rua 57. O elegante prédio art déco de cinco andares, desenhado pela firma Cross&Cross, é atualmente um ponto turístico de Manhattan. A entrada da loja é guardada por uma estátua de bronze mitológica do deus Atlas feita pelo artista H.F. Metzler, que está na TIFFANY & Co. desde 1850. Conforme diz a lenda, o relógio da estátua parou de funcionar uma única vez, às 7h22min, hora exata do falecimento do Presidente Lincoln, em 15 de abril de 1864. Sem dúvida, esta é apenas uma das inúmeras histórias que fazem da marca uma lenda viva.
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Na década de 1950, o designer Jean Schlumberger foi convidado para ser o desenhista exclusivo marca, dando continuidade a um legado de designers de renome, assinando coleções autorais. Ele tornou-se o “queridinho” de mulheres notáveis como a editora de moda Diana Vreeland e da primeira-dama americana, Jackie Kennedy. De tanto aparecer publicamente, os braceletes de esmaltação paillonée, assinados por ele, ficaram conhecidos como Jackie’s Bracelets. Somente em 1963, inaugurou sua primeira loja fora da cidade de Nova York, em San Francisco, estado da Califórnia. Em 1972 a empresa inaugurou sua primeira loja internacional no Japão, iniciando a expansão internacional da marca. Dois anos depois, a designer italiana Elsa Peretti introduziu seu trabalho na TIFFANY & CO., mudando o curso do design das jóias, com desenhos de linhas leves, limpas e sensuais. Na época, a revista Newsweek publicou a seguinte nota: “Desde o Renascimento não se via algo tão diferente na maneira como as pessoas usam jóias”. A designer deu o toque de modernidade que faltava à marca, com peças de formas orgânicas feitas de prata e laca, além do tradicional ouro, platina e pérola. Suas peças, de forma anatômica, movimentam-se com o corpo. Nos anos 80, Jonh Loring, diretor criativo da marca nos dias de hoje, convidou sua amiga Paloma Picasso para trabalhar na empresa. A filha predileta do mestre Picassso rapidamente absorveu o espírito da marca, desenvolvendo uma linha que reflete o seu próprio estilo, reagindo ao fascínio da época pelo poder. Somente em 1986, ingressou no mercado Europeu com a inauguração de uma loja na cidade de Londres. No Brasil desembarcou em 2001 com a inauguração de uma loja no luxuoso shopping Iguatemi. Em outubro de 2003, mais uma loja foi aberta na cidade, dessa vez na rua Haddock Lobo. As duas lojas em São Paulo são os únicos pontos de venda da marca na América do Sul. Foi deste modo que a marca TIFFANY & CO. transformou-se em sinônimo de bom gosto, glamour e elegância no mundo inteiro.
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A linha do tempo
1861
Ganhou visibilidade ao confeccionar uma pulseira de ouro e pérola para o presidente Abrahan Lincoln presentear sua mulher Mary Todd.
1885
A joalheira foi chamada para redesenhar o Grande Selo do Estados Unidos, estampado na nota do dólar.
1886
Lançou o famoso Tiffany Setting, um anel de noivado com um diamante solitário preso por seis garras. Essas garras se levantam, deixando a pedra elevada no ar, fazendo com que fique mais visível e brilhante. Esse estilo de cravação, que persiste até hoje, foi registrado como “Cravação Tiffany”. Ele se tornou um grande sucesso de vendas e um dos produtos mais conhecidos da marca.
Também neste ano, ocorreu um dos fatos que marcaram a história da TIFFANY & CO., quando em 28 de outubro, a joalheria desenhou e gravou os convites para a celebração de abertura da Estátua da Liberdade. Alguns produtos se tornariam célebres, como os convites de inauguração da Ponte do Brooklyn e do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, confeccionados no ateliê da TIFFANY com papel 100% algodão e extremo capricho.
1967
Foi a responsável pela criação e confecção do famoso troféu do Super Bowl (final do futebol americano e evento esportivo mais importante do país).
1980
Apresentou a primeira coleção de jóias assinadas por Paloma Picasso.
1999
Lançou o LUCIDA, uma aliança solitária de brilhante, com um formato mais retangular e também com um tipo de cravação especial, semelhante ao do anel de noivado Tiffany Setting. Trata-se, digamos, de uma jóia um pouco mais contemporânea. A palavra “Lucida” significa a estrela que mais brilha na constelação.
2002
Introduziu no mercado os relógios de pulso chamados Tiffany Mark.
2003
Lançamento do perfume Pure Tiffany, uma espécie de versão líquida do brilho dos diamantes da marca.
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Outras peças clássicas da marca incluem o chaveiro de prata de lei “Return to Tiffany”; relógios femininos e masculinos da renomada coleção Atlas em ouro 18k ou em prata de lei, a corrente entremeada por diamantes Tiffany Diamonds by the Yard e o balde de gelo “Scroll” de cristal.
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The Blue Box
A história começou em 1837 quando foi adotado um dos ícones da economia norte americana, a tradicional caixinha azul (conhecida como Blue Box), uma marca registrada da TIFFANY & CO. A cor azul (na verdade um azul esverdeado) foi registrada como marca, sendo utilizada em seus catálogos, sacolas, embalagens e material promocional. Com o passar do tempo a cor azul se tornou parte de identificação da marca. Batizado de “Tiffany blue”, a cor garante que os embrulhos que envolvem os produtos da loja sejam reconhecidos a muitos metros de distância.
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Breaksfast at Tiffany
A história começou em 1950, quando o escritor americano Truman Capote, especialista em crônicas da sociedade nova-iorquina, lançou o livro “Breakfast at Tiffany’s” (com o título em português de Bonequinha de Luxo). Onze anos mais tarde, em 1961, Hollywood produziu o filme baseado no livro, convidando a glamurosa e bela atriz Audrey Hepburn, para o papel da irreverente Holly Golightly, uma garota de programa que sonha casar com um milionário, de cuja máxima ninguém esquece: “Nada de ruim pode acontecer a você na Tiffany”. A famosa cena em que a atriz contempla a vitrine da TIFFANY & CO. enquanto seu príncipe encantado não vem, imortalizou a marca. O filme reforçou essa imagem da TIFFANY & CO. como símbolo de algo bonito, exclusivo, e também de um lugar muito agradável e gostoso de ir.
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Tiffany Diamond
Em 1877, a TIFFANY & CO. surpreendeu o mundo com um dos maiores e mais raros diamantes amarelos jamais vistos, encontrado nas minas de Kimberley, na África do Sul. Sob a direção de George Frederick Kunz, o primeiro geólogo a ser contratado pela joalheria, o diamante de 287 quilates foi cortado em 90 facetas, fato raro, uma vez que a maioria dos diamantes tem apenas 58, conferindo à pedra um inesquecível brilho de fogo. A intenção do artesão, que depois se tornou a filosofia da marca, era fazer o diamante atingir seu brilho máximo, não importando que com isso ele diminuísse de tamanho. Batizado de Tiffany Diamond tornou-se o símbolo da arte da joalheria em lapidação e corte de pedras. Foi a partir deste momento que a marca passou a ser considerada a Rainha dos Diamantes. Hoje em dia, o Tiffany Diamond, um dos mais fantásticos diamantes amarelos do mundo, está exposto no primeiro andar da loja na 5ª Avenida em Nova York.
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca TIFFANY & CO. está avaliada em US$ 4 bilhões, ocupando a posição de número 79 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A TIFFANY & CO., terceira maior joalheria do mundo, possui uma ampla linha de produtos que incluí além de jóias, pratarias, porcelanas chinesas, cristais, presentes finos, relógios e perfumes, vendidos em suas 170 lojas espalhadas pelo mundo. Cerca de 80% do faturamento de US$ 2.6 bilhões provém da venda de jóias. As jóias da designer italiana têm distribuição limitada à apenas algumas lojas TIFFANY & CO. do mundo, ainda assim, elas representam 15% do volume anual de vendas da joalheria.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca TIFFANY & CO.
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Você sabia?
Foi Charles Tiffany que sugeriu o padrão 925/1000 de pureza para a prata de lei ao governo do Estados Unidos em 1870.
Apenas no Brasil as vendas dos produtos TIFFANY & CO. são parceladas em até três vezes.
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27.7.07

RAYBAN

Ele pode ser visto nas caras mais famosas e descoladas do mundo. Seu formato oval e simples transforma a fisionomia de uma pessoal normal dando-lhe um ar moderno e jovial. Os óculos RAY-BAN se tornaram um clássico da moda e fizeram história em cada geração que percorreu. Desde a sua criação até os dias de hoje, as releituras dos seus modelos agradaram a todos os estilos, agregando características como masculinidade, modernidade e elegância. De Matthew McConaughey e Penelope Cruz à Tom Cruise e Alyssa Milano, os óculos caíram no gosto das celebridades.
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A história
Sua origem data da década de 20, quando a indústria de aviação crescia rapidamente e os países ricos investiam pesadamente no desenvolvimento de aviões para fins militares. As aeronaves eram cada vez mais modernas para a época, mas os pilotos sofriam com a intensa claridade acima das nuvens, que ofuscava os olhos e causava perigosas distorções visuais. Foi então que a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda para a empresa Bausch & Lomb, primeira empresa óptica americana fundada em 1849 por J.J. Bausch e H. Lomb: produzir uma proteção ocular para os seus pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade em virtude dos raios UV. Depois de dez anos de pesquisas intensas, apresentaram, inspirados nas primeiras máscaras criadas para pilotos de avião no início do século passado, os óculos Anti-Glare Aviator com lentes verdes de cristal especial, que refletiam e bloqueavam um alto porcentual da luz visível e também os raios ultravioleta e infravermelho. Eles passaram a fazer parte dos acessórios militares. Somente em 1937 a novidade ganhou o nome de Ray-Ban e começou a ser comercializada em sua versão civil, batizada de Ray-Ban Aviator, com lentes verde-escuras e armação dourada. O nome Ray-Ban foi dado, pois os óculos reduziam a incidência de raios UV nos olhos, ou seja, baniam os raios (em inglês Ray-Banner). A escolha do público-alvo não foi problema: homens de estilo esportivo e pilotos de automóveis, que logo se identificaram com a imagem dos óculos que remetiam a força e coragem. Simples, os óculos eram confortáveis para os olhos e rosto, oferecendo uma visão ampla.
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Inicialmente, combinava perfeitamente com o jeito viril dos homens da época, mas, com o passar do tempo, assumiu versões diferentes, agradando aos variados estilos de cada geração. E lançando modelos femininos, tão bem-sucedidos quanto os esportivos masculinos. Nos anos 40 surgiram os óculos com lentes espelhadas. Na década de 50 o produto foi posicionado junto ao público não somente como um fator de proteção para os olhos, mas também como símbolo de estilo e bom gosto, tornando-se um acessório fashion. Os óculos ganharam formas grandes, únicas e coloridas, além de muitas linhas e coleções diferentes. Em 1953 a empresa lançou um de seus modelos de maior sucesso: O RAY-BAN Wayfarer. Na década seguinte seu estilo se tornou muito popular junto ao público jovem e entre grandes estrelas do rock, como Lou Reed e Bob Dylan, e estrelas do cinema, principalmente em Hollywood, quando a grife marcou presença em diversos filmes, como The Blues Brothers (Irmãos Cara de Pau), Top Gun (Ases Indomáveis) e, mais recentemente, Men in Black (Os homens de Preto). Nos anos 70, como muitos outros modelos meio esquecidos, voltou às vitrines das ópticas com força revigorada. Milhares de pessoas aderiram à febre das “releituras” e loucas combinações – era o tempo em que tudo passou a ser permitido, após a queda das grandes grifes européias. A RAY-BAN ingressa no novo século com vários lançamentos como: a coleção RAY-BAN Junior para crianças, introduzida no mercado em 2003 com o slogan “My first Ray-Ban” (O meu primeiro Ray-Ban); e os óculos com armações especialmente feitas para lentes de grau. A marca também está ligada intimamente ao esporte, especialmente ao automobilismo, onde desde 2005 é patrocinadora da equipe Honda de Fórmula 1.
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Os modelos
Durante toda sua história a marca RAY-BAN lançou modelos que se tornaram verdadeiros sucessos de mercado e ditaram tendências no mundo da moda. Entre eles, além dos clássicos AVIATOR e WAYFARER (com armações plásticas) estão o SHOOTER (óculos com lentes verdes ou amarelas com armações mais grossas e largas) lançado em 1938; SMALL METAL (versão reduzida e colorida do Aviator); OUTDOORSMAN (muito semelhante ao modelo Shooter); CARAVAN (com formas quadradas); GRADIENT SILVER MIRROR (com lentes espelhadas em degrade); coleção SKI & SPORTS COLLECTION (composta por dois modelos de óculos e lentes para prática de esportes como ski e montanhismo) introduzida na década de 60; AMBERMATIC (que possibilitava a troca de lentes para adequar-se as mais diferentes condições climáticas); WINGS (um modelo unisex definido como aerodinâmico e revolucionário) introduzido na década de 80; STREET NEAT (modelo semelhante ao WINGS com cores mais vivas e brilhantes); e o sistema DiamondHard Scratch-Protection (uma película que recobria a lente tornando-a 10 vezes mais resistente).
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Campanhas que fizeram história
Em 2006 a RAY-BAN lançou em mais de 20 países sua nova campanha publicitária intitulada “Never Hide”, composta por fotografias em preto em branco de pessoas comuns em cenas cotidianas. O novo slogan propunha que as pessoas tivessem a coragem de ser elas mesmas e mostrassem sua personalidade, sem se esconderem. A campanha foi apresentada com grande impacto, por meio de uma ação inédita: colocou os rostos de seus consumidores nos telões no ponto mais central de Nova Iorque, a Times Square. Pessoas de todas as partes do mundo puderam enviar fotos usando óculos Ray-Ban por meio de seu site na Internet, e após uma seleção, cada imagem era exibida por 15 segundos nos 12 telões eletrônicos da Times Square. Desde então, fotos de todas as imagens selecionadas e projetadas estão disponíveis para download no endereço eletrônico da marca.
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Os slogans
2003: Me and my Ray-Ban. (Eu e meu Ray-Ban).
2004: Empower your vision. (Dê poder à sua visão)
2005: Change your VIEW. (algo como mude ou transforme a sua visão ou concepção)
2006: Never Hide. (algo como Nunca se esconda)
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca RAYBAN.
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A marca no mundo
A marca, que pertence ao grupo italiano Luxottica desde 1999, vende seus produtos masculinos, femininos e até mesmo para crianças, em mais de 130 países ao redor do mundo.
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Você sabia?
Os óculos Ray-Ban são inspecionados cerca de 20 vezes durante o processo de produção, passando por inúmeros testes para certificação de que as lentes realmente absorvem cerca de 65% dos raios solares.
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26.7.07

UPS

De Macau a Nova Zelândia. De Paris a Londres. De Varsóvia a Las Vegas. Todos os dias milhares de pessoas cruzam com os tradicionais caminhões marrons da UPS em seus bairros, na porta de seus trabalhos, ou até mesmo, em uma simples caminhada. São eles que garantem um mundo sem fronteira, fazendo entregas em lugares inimagináveis. -
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A história
Em 1907, existia nos Estados Unidos uma enorme necessidade de serviços de envio de mensagens privadas e de entrega. Para ajudar a satisfazer esta necessidade, um jovem de 19 anos, James E. "Jim" Casey, pediu emprestados US$ 100 a um amigo, e juntamente com Cloude Ryan, estabeleceu a American Messenger Company em Seattle, estado de Washington. A maior parte das entregas era feita a pé, usando bicicletas para as viagens mais longas. Com ajuda de outros jovens, incluindo seu irmão, George Casey, e o bom serviço prestado, a empresa cresceu rapidamente sob o slogan “Best Service and Lowest Rates” (melhor serviço e menores preços). Em 1913, a empresa adquiriu o seu primeiro carro de entregas, um Ford Modelo T, com uma nova inscrição na parte lateral: Merchants Parcel Delivery. O novo nome, resultado do acordo de Jim Casey na fusão com o seu concorrente Evert "Mac" McCabe, refletiu na mudança de foco da empresa que concentrou seus serviços na entrega de pacotes para grandes lojas de departamento. A empresa começou então a crescer rapidamente e, devido a sua alta qualidade nos serviços prestados e atenção personalizada que dedicava a cada pacote processado, criou uma forte reputação entre as lojas da cidade. Em 1916, Charlie W. Soderstrom ingressou na empresa, trazendo consigo mais automóveis e experiência. Trouxe também a cor marrom, que se tornaria um dos ícones da marca. Nesta época, foi pioneira em concentrar as entregas divididas por bairros, utilizando veículos distintos para cada região. Em 1919, além de estender seus serviços para as cidades de Oakland e Los Angeles, adota oficialmente o nome United Parcel Service. A palavra "United" serviu como recordação de que as operações da empresa em cada cidade faziam parte de uma única organização, "Parcel" identificava a natureza do negócio, e "Service" indicava a oferta. Em 1924, a UPS estreou outra inovação tecnológica que iria moldar o seu futuro: o primeiro sistema de passadeiras de transporte para o processamento de pacotes. Embora o serviço de transportadora comum tenha sido inicialmente limitado a uma pequena área nos arredores de Los Angeles, em 1927 a empresa expandiu-se até uma área de 125 milhas ao redor do centro da cidade. Em 1929 a empresa inaugura a United Air Express, fazendo entregas aéreas, inclusive para o estado do Texas. Infelizmente, a falta de volume (causada em grande parte pela Grande Recessão), contribuiu para o fim deste serviço nesse mesmo ano. Todos os caminhões de entrega são pintados na cor marrom.
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Nos anos seguintes a empresa tem um grande crescimento devido a suas ousadas ações como na década de 30 quando expande seus negócios para as cidades de Nova Iorque e Newark e na década de 50, quando o mercado de entrega ou remessa de encomendas das lojas de departamento estava se tornando limitado, diversifica seus negócios fazendo entrega de qualquer encomenda. Em 1953, a UPS retomou o funcionamento do serviço aéreo, oferecendo serviço de entrega em dois dias nas principais cidades da costa leste e oeste. Mais uma vez, os pacotes UPS eram transportados nos compartimentos de carga dos vôos regulares de aviões comerciais. Durante três décadas, a UPS lutou sistematicamente para obter autorização para transportar os seus pacotes livremente ao longo dos 48 estados americanos. Finalmente em 1975, recebeu autorização federal para entregar encomendas em todo território americano e investiu também nas entregas para a cidade de Ontário no Canadá. Era um enorme passo rumo a expansão internacional. A empresa continuava aperfeiçoando seus serviços com tecnologia e métodos que facilitassem e mantivessem a boa qualidade dos serviços. Três anos mais tarde começa a operar na Alemanha, expandindo-se pela Europa na década de 80. Nesse mesmo ano a empresa entregava encomendas aéreas com até dois dias para todos os estados do país. A procura de serviços de entrega de pacotes por via área aumentou nos anos 80 e a desregulamentação federal da indústria das companhias aéreas criou novas oportunidades para a UPS. No entanto, a desregulamentação originou mudança, obrigando as companhias aéreas estabelecidas a reduzir os vôos e a abandonar completamente algumas rotas. Para garantir a viabilidade de seus serviços, a UPS começou montar sua própria frota de aviões, comprando seu primeiro em 1981, o que possibilitou a implantação, no ano seguinte, do serviço de entregas noturnas. Com a crescente procura de um serviço cada vez mais rápido, ingressou no segmento de entregas aéreas em 24 horas e, por volta de 1985, o serviço UPS Next Day Air encontrava-se disponível em todos os 48 estados americanos e Porto Rico. Nesse mesmo ano, entrou em uma nova era com o serviço de entrega de documentos e pacotes via aérea internacional, que ligava os Estados Unidos e seis nações européias. Somente em 1988 recebeu autorização da Federal Aviation Administration (FAA) para operar os seus próprios aviões, tornando-se assim, oficialmente, uma transportadora aérea. Recrutando os melhores profissionais disponíveis, a UPS fundiu diversas culturas e procedimentos numa operação uniforme, denominada UPS Airlines. Em 2001, a UPS entrou no mercado de varejo com a aquisição da Mail Boxes Etc., maior empresa mundial de serviços postais, de remessas e negócios de varejo. No prazo de dois anos, aproximadamente 3.000 lojas Mail Boxes Etc. nos Estados Unidos receberam a marca The UPS Store, oferecendo a mesma variedade de serviços postais e de remessas, com a mesma conveniência e serviço de categorial mundial.
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O caminhão marrom
A UPS é conhecida principalmente pelos seus caminhões marrons, internamente chamados de Package Cars, e que renderam a empresa o apelido de “The Big Brown Machine” (a grande máquina marrom). Esta história começou em 1920 quando a empresa adotou a cor marrom, escolhida por significar sobriedade, seriedade e profissionalismo. Foi nesta década que todos os veículos da empresa foram pintados na cor marrom (conhecida Pullman Brown). O designer da carroceria dos caminhões é feito exclusivamente para a UPS e quando os veículos velhos são retirados da frota eles são totalmente desmontados para não poderem ser reutilizados. Os caminhões marrons da empresa se tornaram extremamente familiar e uma marca registrada. Atualmente a frota de veículo é de 150 mil e cada um de seus motoristas entrega mais de 500 pacotes por dia. Uma curiosidade interessante: em 2001 começou a utilizar veículos elétricos na cidade de Atlanta.
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A evolução visual
As mudanças começaram em 1916 quando adotou o logotipo com uma águia carregando um pacote com os dizeres “Safe, Swift, Sure”. Os funcionários da UPS ainda referem-se a esse logotipo como “Shield”. A segunda mudança ocorreu em 1937 quando apenas o nome UPS e a frase “THE DELIVERY SYSTEM FOR STORES OF QUALITY” integravam o logotipo. No ano de 1961 foi introduzido o logotipo que continha um pacote com um laço criado por Paul Rand. Em 2003 ocorreu a quarta mudança que modernizou radicalmente o logotipo da marca.
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Os slogans
A marca teve poucos slogans ao longo de sua história. Os mais conhecidos foram:
Your business. Synchronized. (2003)
Synchronizing the World of Commerce. (2003)
What can BROWN do for you? (lançado em 2002 como parte de uma campanha que custou US$ 45 milhões)
Consider it done. (1996)
Moving at the speed of business. (1995)
The package delivery company more companies count on. (1993)
We run the tightest ship in the shipping business. (1985)
UPS saves you money from the ground up. (1982)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca UPS está avaliada em US$ 12.01 bilhões, ocupando a posição de número 28 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A UPS, maior empresa de entrega de bens do mundo, e fornecedor global de serviços de logística e transporte, opera uma rede internacional em mais de 200 países e territórios, que se estende aos oceanos Pacífico e Atlântico. Com o seu serviço internacional consegue chegar a 7.9 milhões de pessoas distribuindo diariamente mais 14 milhões de encomendas, empregando 427 mil funcionários e tendo um faturamento de US$ 47.5 bilhões. É a quinta maior empresa aérea de carga do mundo com uma frota de 282 aviões próprios e 325 fretados, operando em mais de 750 aeroportos no mundo. A UPS faz mais de 2.000 vôos diários.-
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca UPS.
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Você sabia?
Em 1991, a empresa foi a primeira a realizar entregas aos sábados.
O site da UPS, que entrou no ar em 1994, recebe cerca de 15 milhões de pedidos diariamente.
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Visite: www.ups.com

PIZZA HUT

A PIZZA HUT, maior cadeia de pizzarias do mundo, é a principal responsável por disseminar a pizza por quase todo planeta terra, criando um hábito de saboreá-la a qualquer hora do dia.-
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A história
Em 15 de junho de 1958, o primeiro restaurante PIZZA HUT foi aberto na cidade de Wichita, estado do Kansas, pelos irmãos Frank e Dan Carney, que não possuíam dinheiro o suficiente para o negócio e nunca haviam trabalhado com pizza. Por essa razão, pegaram US$ 600 emprestados de sua mãe e contrataram John Bender (que havia trabalhado em uma pizzaria), compraram equipamentos de segunda mão e foram em frente com o projeto. A primeira loja foi aberta em um edifício desocupado com telhado de cabana, onde havia uma placa de sinalização com espaço para somente 8 letras. A mulher de Dan então sugeriu a palavra “Hut” (cabana em inglês). O restaurante tinha capacidade apenas para 25 pessoas sentadas. Na noite de inauguração, somente potenciais consumidores puderam degustar as pizzas. Em um ano, já estavam operando com três restaurantes e inauguraram a primeira franquia de restaurantes em Topeka, também no Kansas. -
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Foi nesta época, em 1969, que o telhado de todas as lojas adotou a cor vermelha (conhecido como Red Roof). Em 1972 se torna a número 1 em cadeia de restaurantes de pizza no mundo, em vendas e número de lojas, iniciando um forte processo de expansão internacional. Quatro anos depois os restaurantes internacionais totalizavam 100 unidades. Em 1977 a empresa foi comprada pela Pepsi Company por US$ 1.2 bilhões. Em 1989, um fato indicou a imensa popularidade da empresa, Barbara Bush encomenda pizzas para serem entregues na Casa Branca. No ano seguinte outra demonstração de força e prestígio, entregando durante o Super Bowl (final do futebol americano) mais de 1.3 milhões de pizzas, uma média de 7 mil pedaços por minuto. Em 2005 a rede inovou ao inaugurar um novo conceito de loja chamado PIZZA HUT ITALIAN BISTRO, um restaurante que além de vender as tradicionais pizzas, também comercializa pratos de massas e sanduíches. Atualmente este tipo de restaurante possui 100 lojas. Em 1968 a PIZZA HUT ingressou no mercado internacional, com a abertura da primeira loja no Canadá. No ano seguinte, 1 milhão de pessoas comiam a cada semana em uma das 310 lojas da PIZZA HUT.
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A linha do tempo
1970
Sanduíches são adicionados o cardápio básico que continha pizzas, saladas, cerveja e refrigerantes.
1977
Lançada a pizza Super Supreme, feita com pepperoni, carne moída, pimenta, cebola e cogumelo.
1980
Introduzida nacionalmente nos Estados Unidos a Pan Pizza, que atualmente é a campeã de vendas, servida em quatro tamanhos diferentes.
1983
● Pizza individual (conhecida como Personal Pan Pizza – PPP). Com essa pizza, a rede lançou um conceito de produto diferenciado: uma alternativa de almoço rápido a um preço acessível. Hoje em dia pode ser encontrada principalmente em aeroportos, faculdades e arenas esportivas.
1985
O serviço de entrega à domicilio (Delivery) é implantado, oferecendo aos seus clientes a conveniência de saborear a pizza mais famosa do mundo em qualquer lugar.
1988
● Hand Tossed
, uma pizza com massa muito semelhante a de pizzaria, é introduzida no cardápio da rede.
1993
Introduzida a BIGFOOT, uma enorme pizza contendo 21 pedaços.
1994
● Sicilian Pizza
. Essa pizza foi re-introduzida de forma definitiva em 1998.
1995
● Stuffed Crust, pizza de massa grossa recheada com queijo, foi lançada com uma enorme campanha publicitária com comerciais que incluíam o casal Donald e Ivana Trump, Dennis Rodman, David Robinson e Rush Limbaugh. Um dos produtos de maior sucesso da marca em todos os tempos.
Foi também introduzido no cardápio a Buffalo Wings (asinhas de frango fritas servidas com um molho especial).
1997
Introduzida a EDGE, uma pizza com massa e borda fina.
1999
A Big New Yorker pizza foi lançada com um “New York Price” e 30% maior que as pizzas normais. Sua campanha de lançamento contou com nova-iorquinos famosos como Donald Trump, Fran Drescher e Spike Lee.
2001
Introduzida a Twisted Crust, uma pizza com bordas grossas e crocantes recheadas de queijo.
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A tradicional Thin 'N Crispy Pizza (No Brasil conhecida como Fininha) é baseada na primeira pizza vendida pela rede em 1958. A massa é fina e crocante, assada uniformemente, para realçar o sabor dos recheios.
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Campanhas que fizeram história
A marca ganhou reconhecimento nacional quando sua primeira campanha publicitária, chamada “Putt Putt to Pizza Hut”, debutou na televisão americana em 1965 com um jingle que se tornou famoso. Nos próximos anos a marca lançou inúmeras campanhas publicitárias famosas que consagraram slogans, não somente nos Estados Unidos:
Makin' it Great, in '88! (1988)
You’ll Love The Stuff We’re Made Of. (1995)
Go for the good stuff. (2000)
Gather 'round the good stuff. (2003)
America’s Favorite Pizza. (2006)
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Em 1998 a PIZZA HUT celebrou 40 anos de história e lançou seu novo posicionamento mundial: The Best Pizzas Under One Roof (As melhores Pizzas Num Só Lugar). No mesmo ano, a PIZZA HUT moderniza o seu logotipo e começou a renovar a imagem interna e externa dos seus restaurantes.
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca PIZZA HUT está avaliada em US$ 4.25 bilhões, ocupando a posição de número 74 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A rede conta com aproximadamente 12.600 lojas em mais de 100 países, vendendo aproximadamente 11.5 milhões de pizzas por dia, para mais de 5 milhões de consumidores. A loja de maior venda no mundo fica em Paris, seguida por Hong Kong e Moscou. No Brasil, o restaurante de maior venda é o do Shopping Center Norte, em São Paulo, que é o segundo maior restaurante em capacidade do mundo. Já a PIZZA HUT do Aeroporto Internacional de Cumbica, também em São Paulo, é o maior restaurante da PIZZA HUT em aeroportos do mundo. Pequenos restaurantes chamados Pizza Hut Express, apresentando uma versão reduzida do menu, são encontrados em shoppings, aeroportos, lojas de departamento, hotéis, cafeterias, postos de gasolina, cinemas e outros locais.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PIZZA HUT.
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Você Sabia?
A PIZZA HUT nunca ousou entrar no mercado italiano, talvez por temer a concorrência com as tradicionais pizzas.
A PIZZA HUT entregou as primeiras pizzas para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 2001.
A empresa utiliza mais de 350 milhões de quilos de pepperoni, mais de 260 milhões de quilos de tomates e mais de 150 milhões de quilos de queijo todos os anos. PIZZA HUT o maior consumidor de queijo do mundo, utiliza 3% de toda a produção de leite dos Estados Unidos (equivalente à produção de 250.000 vacas), a cada ano, para a produção de queijo.
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MOTOROLA

Nenhuma outra marca representa mais a telefonia celular do que a americana MOTOROLA. Isso mesmo, americana, e não japonesa como muitos pensam. Com uma imagem jovem e comunicação moderna, a MOTOROLA se tornou sinônimo de comunicação. Comunicar, dividir, criar e divertir com voz, texto, imagem, música e vídeo só é possível atualmente, em grande parte graças a MOTOROLA.
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A história
A empresa foi fundada pelos irmãos Paul e Joseph Galvin com a razão social de Galvin Manufacturing Corporation na cidade de Chicago em 1928, tendo apenas 5 empregados. Os primeiros produtos a serem fabricados foram baterias para rádios domésticos. O primeiro sucesso comercial da empresa aconteceu em 1930, com o lançamento de um rádio para automóvel, prático e de preço acessível. Paul Galvin deu ao aparelho o nome de MOTOROLA, que significa “som em movimento”. A palavra é resultado da fusão de “motor” e “ola”, pois Galvin queria associar ao rádio as idéias de carro (motorcar) com Victrola, uma conhecida marca de eletrola. Ainda nos anos 30 outros produtos são colocados no mercado, sempre com inovações importantes. Durante esse período a empresa entrou no mercado de rádios domésticos e começou a fornecer o primeiro sistema de “rádio patrulha” (Police Cruiser), um rádio AM que era ajustado a uma só freqüência para receber transmissões da polícia, em 1936. Foi nos anos 40 que a empresa ganhou maior impulso com o lançamento de uma série de novos produtos como o primeiro rádio portátil bidirecional destinado ao Exército dos Estados Unidos e o primeiro sistema portátil bidirecional de radiocomunicação em FM, o Handie-Talkie (1943). A marca MOTOROLA se tornou tão conhecida que, em 1947, a empresa decidiu mudar o nome, passando a denominar-se Motorola Inc.
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A semente de toda competência da MOTOROLA em microeletrônica foi lançada em 1949, quando Dan Noble criou o centro de pesquisa e desenvolvimento na cidade de Phoenix, estado americano do Arizona, destinado a explorar o potencial do transistor, cuja invenção havia sido anunciada um ano antes. Em 1955 revolucionaria as comunicações com o lançamento do Pager no mercado. Pouco depois, em 1959, a grande sensação do mercado de eletrônica de consumo seria o lançamento do primeiro rádio portátil de bolso totalmente transistorizado da MOTOROLA, chamado de X11. Na década de 60, sob o comando de Robert Gavin, filho do fundador, a MOTOROLA começou a expandir-se internacionalmente, focalizando-se no mercado de produtos eletrônicos para o consumidor. Foi nesta década que a empresa introduziu, em 1967, os primeiros televisores totalmente transistorizados da América, chamado Quasar. Em 1973, apresentou um aparelho de comunicação móvel voltado para o consumo em massa: o telefone celular. Pouco depois, em 1977, foi colocado em teste um sistema rádio-telefônico batizado de “celular”, em homenagem as células de curto alcance do sistema. Isto culminaria, em 1983, com a comercialização do primeiro sistema de celular da empresa chamado o DynaTech. Nesta década se especializou na produção de telefones celulares, culminando com o lançamento de um dos produtos de maior sucesso nesse segmento em 1996, quando introduziu no mercado o famoso telefone StarTAC, então menor e mais leve aparelho de celular do mundo. Em 2003, a MOTOROLA comemorou os 20 anos do primeiro telefone móvel comercial lançado no mercado. Hoje em dia a empresa tem a subsidiária Hellomoto, que controla a parte dos celulares e serviços MOTOROLA.
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A linha do tempo
Cada fabricante de celular tem em seu portifólio aqueles modelos que fazem história e são verdadeiros campeões de vendas. Abaixo são citados alguns dos maiores sucessos comerciais da MOTOROLA.
1983
● DynaTAC
(Dynamic Total Area Coverage) 8000X, primeiro celular portátil a ser comercializado, iniciando a era da comunicação pessoal sem fio. A empresa já havia investido 15 anos de pesquisas e US$ 100 milhões no desenvolvimento da tecnologia móvel celular. O aparelho pesava 800 gramas, tinha capacidade para uma hora de conversação e oito de stand-by, além de display LED. Os consumidores ficaram tão impressionados com a idéia de estarem sempre acessíveis que as listas de espera chegavam aos milhares, mesmo com o preço inicial de US$ 3.995.
1989
● MicroTAC
, um celular dotado de flip, e que na época era o menor e mais leve telefone do mercado.
1996
● StarTAC
, o menor e mais leve celular do mundo na época, pesava apenas 88 gramas. Foi o maior sucesso comercial da empresa.
1999
● L7089
, primeiro telefone tri-banda GSM.
2001
● V60
, com flip e confeccionado em alumínio anodizado, virou acessório indispensável para os famosos de Hollywood.
2002
O revolucionário V70, com flip giratório, display inovador e fundo azul.
2003
● A760
, primeiro aparelho de celular a unir o sistema operacional Linux com o software Java.
● V600, um aparelho que pesava apenas 125g e se transformou em um marco da MOTOROLA.
2004
● V3
, um aparelho com design ultrafino e avançadas características como: reprodução de vídeo em MPEG4, tecnologia Bluetooth, câmera digital integrada. Um marco em termos de design, com apenas 13mm de espessura, tornou-se o aparelho dobrável mais fino do mundo. Estreou globalmente em Hong Kong. Inovador, o celular foi lançado em seguida nos Estados Unidos e virou sensação entre consumidores. Desde seu lançamento o aparelho superou a marca de 50 milhões de unidades vendidas, ganhando destaque como um ícone de design global.
2005
● PEBL, um aparelho ousado e moderno, com formato oval único e que podia ser aberto com uma única mão.
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A evolução visual
Ao longo de sua história a marca modificou seu logotipo poucas vezes. As mudanças mais acentuadas foram à adoção da coloração azul e a inserção de um símbolo junto ao nome.
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Os slogans
A MOTOROLA utilizou vários slogans no decorrer de sua história. Alguns deles se tornaram populares como “What You Never Thought Possible”, “Seamless mobility”, “Inteligence Everywhere” (introduzido em 2001) e mais recentemente “Hello Moto”, que virou um jargão. Alguns comerciais da campanha podem ser vistos abaixo (clique nas imagens para ampliar).
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca MOTOROLA está avaliada em US$ 4.14 bilhões, ocupando a posição de número 77 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A marca, líder mundial em sistemas e serviços eletrônicos avançados, está presente em mais de 1.100 localidades de 45 países, com um faturamento global próximo aos US$ 43.7 bilhões. É segunda maior empresa de telefones celulares do mundo, perdendo apenas para a finlandesa Nokia, vendendo globalmente mais de 800 milhões de aparelhos.-
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca MOTOROLA.
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Você sabia?
Em 1969, quando Neil Armstrong se torna o primeiro homem a pisar na Lua, suas palavras são retransmitidas à Terra por um transponder projetado e fabricado pela MOTOROLA.
Seus produtos mais conhecidos são os microprocessadores, os telefones celulares, os sistemas de conexão para a telefonia móvel e as redes sem fio. A empresa participou também do lançamento da constelação de satélites de telecomunicações Iridium.
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