Sexo é um assunto delicado. Não para o desodorante AXE, inconfundível em sua embalagem negra e perfumes exóticos. Nenhuma outra marca no mundo tem uma relação com a sexualidade e conquista quanto a AXE. Muitos a consideram uma marca com um conceito machista, uma visão da mulher como um objeto sexual. Mas seus comerciais são absolutamente fantásticos, cheios de sedução e sexualidade. Suas provocantes fragrâncias reforçam a autoconfiança, a atração, a masculinidade e o poder de sedução. Tudo para vender um desodorante masculino.
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A história
Tudo começou em 1974 quando a Unilever lançou um desodorante masculino, sob a marca EGO, na África do Sul. Depois do sucesso no país africano, a empresa resolveu lançá-lo no mercado francês em 1983 com o nome de AXE, sendo a primeira marca masculina a utilizar o conceito “perfumed body spray”, desodorante-colônia para o corpo todo, que deixam na pele um perfume envolvente e sedutor. O produto foi lançado em outros países da Europa logo depois, sendo introduzido na Inglaterra, em 1985, com o nome de LYNX, disponível em três fragrâncias: Amber, Musk e Spice. Foi neste mesmo ano que a marca lançou o slogan “The smell, which provokes women” (O cheiro que provoca as mulheres). A marca foi introduzida no Brasil também em 1985, tornando-se líder no segmento de desodorantes masculinos, ampliando sua participação de mercado à medida que se firma como uma marca jovem, irreverente, inovadora e que vai ao encontro dos valores do jovem contemporâneo. Em 1988, a marca experimenta sua primeira extensão de produto ao introduzir o LYNX Shower Gel, um sabonete líquido com o mesmo conceito do desodorante, no mercado inglês. Somente em 2002 a marca foi introduzida no mercado norte-americano e canadense adotando o slogan “The AXE Effect”. Neste mesmo ano, seguindo um plano de globalização da marca, o desodorante passa a se chamar AXE também no mercado sul-africano.
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A história
Tudo começou em 1974 quando a Unilever lançou um desodorante masculino, sob a marca EGO, na África do Sul. Depois do sucesso no país africano, a empresa resolveu lançá-lo no mercado francês em 1983 com o nome de AXE, sendo a primeira marca masculina a utilizar o conceito “perfumed body spray”, desodorante-colônia para o corpo todo, que deixam na pele um perfume envolvente e sedutor. O produto foi lançado em outros países da Europa logo depois, sendo introduzido na Inglaterra, em 1985, com o nome de LYNX, disponível em três fragrâncias: Amber, Musk e Spice. Foi neste mesmo ano que a marca lançou o slogan “The smell, which provokes women” (O cheiro que provoca as mulheres). A marca foi introduzida no Brasil também em 1985, tornando-se líder no segmento de desodorantes masculinos, ampliando sua participação de mercado à medida que se firma como uma marca jovem, irreverente, inovadora e que vai ao encontro dos valores do jovem contemporâneo. Em 1988, a marca experimenta sua primeira extensão de produto ao introduzir o LYNX Shower Gel, um sabonete líquido com o mesmo conceito do desodorante, no mercado inglês. Somente em 2002 a marca foi introduzida no mercado norte-americano e canadense adotando o slogan “The AXE Effect”. Neste mesmo ano, seguindo um plano de globalização da marca, o desodorante passa a se chamar AXE também no mercado sul-africano.
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Fragrâncias sedutoras
A “missão” de AXE sempre foi ajudar os homens no jogo da conquista e, para isso, conta com o auxílio das principais casas perfumistas do mundo para desenvolver fragrâncias exclusivas. As mais famosas são Musk, que possui notas cítricas com toques de abacaxi e lavanda e um complexo floral, e Marine, lançada em 1989, que apresenta fragrância fougère com acordes refrescantes e modernos, combinadas com a leveza de frutas aquosas e notas amadeiradas. O desodorante pode ser encontrado em outras diversas fragrâncias como Orient (1987), Essence, Phoenix, Voodoo, Apollo, Fusion, Conviction, Orion, Tsunami, Kilo, Touch Pulse, Groove, entre muitas outras. No mundo inteiro existem mais de 20 fragrâncias diferentes. No Brasil a marca introduziu as seguintes fragrâncias: Musk e Vert (1985), Marine (1990), Tempest (1992), Amber (1988), Mirage (1994), Native (1996), Adrenaline (1997), Eclypse (1998), Hypnotic (1999), Maniac (2000) e Fusion (2001). A marca vem introduzindo uma nova fragrância em sua linha de produtos a cada ano, desde 1996, em sintonia com as tendências internacionais da perfumaria.
-A “missão” de AXE sempre foi ajudar os homens no jogo da conquista e, para isso, conta com o auxílio das principais casas perfumistas do mundo para desenvolver fragrâncias exclusivas. As mais famosas são Musk, que possui notas cítricas com toques de abacaxi e lavanda e um complexo floral, e Marine, lançada em 1989, que apresenta fragrância fougère com acordes refrescantes e modernos, combinadas com a leveza de frutas aquosas e notas amadeiradas. O desodorante pode ser encontrado em outras diversas fragrâncias como Orient (1987), Essence, Phoenix, Voodoo, Apollo, Fusion, Conviction, Orion, Tsunami, Kilo, Touch Pulse, Groove, entre muitas outras. No mundo inteiro existem mais de 20 fragrâncias diferentes. No Brasil a marca introduziu as seguintes fragrâncias: Musk e Vert (1985), Marine (1990), Tempest (1992), Amber (1988), Mirage (1994), Native (1996), Adrenaline (1997), Eclypse (1998), Hypnotic (1999), Maniac (2000) e Fusion (2001). A marca vem introduzindo uma nova fragrância em sua linha de produtos a cada ano, desde 1996, em sintonia com as tendências internacionais da perfumaria.
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A evolução visual
Recentemente a AXE sofreu uma reformulação visual com o objetivo de modernizar a marca e a embalagem de seu produto. O logotipo ganhou formas quadradas, enquanto sua embalagem adquiriu um visual mais conservador.
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A evolução visual
Recentemente a AXE sofreu uma reformulação visual com o objetivo de modernizar a marca e a embalagem de seu produto. O logotipo ganhou formas quadradas, enquanto sua embalagem adquiriu um visual mais conservador.
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Propagandas audaciosas
A marca destaca-se pelas campanhas publicitárias que rompem padrões, por uma linguagem moderna e jovem, conquistando o consumidor pelo humor inteligente e criatividade. Utilizando o conceito “The AXE Effect” (O Efeito AXE), onde é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução.
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Suas campanhas já conquistaram mais de 10 Leões no Festival de Cannes (clique nas imagens abaixo para visualizar alguns exemplos dessas premiadas campanhas).
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Propagandas audaciosas
A marca destaca-se pelas campanhas publicitárias que rompem padrões, por uma linguagem moderna e jovem, conquistando o consumidor pelo humor inteligente e criatividade. Utilizando o conceito “The AXE Effect” (O Efeito AXE), onde é o desodorante que aproxima o sexo feminino do homem, no momento em que este faz uso do produto, atuando como um agente facilitador no jogo da sedução.
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Suas campanhas já conquistaram mais de 10 Leões no Festival de Cannes (clique nas imagens abaixo para visualizar alguns exemplos dessas premiadas campanhas).
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A busca por um foco diferencial para a marca leva à criação, em 1993, de uma das mais bem-sucedidas estratégias de marketing dos anos 90: o projeto “AXE Adventures”, que procurava envolver o consumidor com a marca a partir do patrocínio de desafios, aventuras e esportes radicais que sempre estimularam a imaginação masculina. As aventuras, que tinham cenários como a Amazônia, o Pólo Norte, as montanhas da Califórnia e eventos consagrados como a tradicional corrida Paris-Dakar, receberam ampla cobertura da mídia pela presença dos brasileiros patrocinados por AXE. Logo no início de 1997, uma nova tendência de comportamento - o boom das festas e casas noturnas badaladas - vai gerar o projeto “AXE Night”, quando a marca passa a patrocinar e produzir eventos ligados a esse comportamento, conquistando assim a simpatia de consumidores adolescentes. Paralelamente, surge a figura do Repórter AXE, jornalista de grande comunicação com o novo público-alvo, que da cobertura dos esportes radicais passa a encarnar uma personagem, espécie de porta-voz da juventude, realizando a cobertura das participações da marca tanto nos eventos esportivos como nas festas.
A marca também utiliza canais de mídia não convencionais. Na Colômbia, por exemplo, uma Patrulha AXE feminina visitava bares e clubes para revistar os homens e aplicar-lhes desodorante em spray, como pode ser visto na imagem abaixo.
A busca por um foco diferencial para a marca leva à criação, em 1993, de uma das mais bem-sucedidas estratégias de marketing dos anos 90: o projeto “AXE Adventures”, que procurava envolver o consumidor com a marca a partir do patrocínio de desafios, aventuras e esportes radicais que sempre estimularam a imaginação masculina. As aventuras, que tinham cenários como a Amazônia, o Pólo Norte, as montanhas da Califórnia e eventos consagrados como a tradicional corrida Paris-Dakar, receberam ampla cobertura da mídia pela presença dos brasileiros patrocinados por AXE. Logo no início de 1997, uma nova tendência de comportamento - o boom das festas e casas noturnas badaladas - vai gerar o projeto “AXE Night”, quando a marca passa a patrocinar e produzir eventos ligados a esse comportamento, conquistando assim a simpatia de consumidores adolescentes. Paralelamente, surge a figura do Repórter AXE, jornalista de grande comunicação com o novo público-alvo, que da cobertura dos esportes radicais passa a encarnar uma personagem, espécie de porta-voz da juventude, realizando a cobertura das participações da marca tanto nos eventos esportivos como nas festas.
A marca também utiliza canais de mídia não convencionais. Na Colômbia, por exemplo, uma Patrulha AXE feminina visitava bares e clubes para revistar os homens e aplicar-lhes desodorante em spray, como pode ser visto na imagem abaixo.
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Aqui no Brasil, uma promoção levou 200 pessoas para a “Ilha de Jeremias” (protagonista da campanha onde ele recuperava, com o uso do produto, as mulheres que desperdiçou por usar desodorante spray) onde 400 garotas esperavam pelos felizes ganhadores para se divertir durante um final de semana inteiro.
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Aqui no Brasil, uma promoção levou 200 pessoas para a “Ilha de Jeremias” (protagonista da campanha onde ele recuperava, com o uso do produto, as mulheres que desperdiçou por usar desodorante spray) onde 400 garotas esperavam pelos felizes ganhadores para se divertir durante um final de semana inteiro.
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A marca no mundo
Atualmente AXE, marca mais popular de desodorante masculino do mundo, confere uma vantagem aos homens jovens no jogo da sedução em mais de 60 países com vendas superiores a US$ 1 bilhão. É líder de mercado em vários países europeus e latino-americanos, e sua presença cresce cada vez mais na Ásia e nos Estados Unidos.
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A marca no mundo
Atualmente AXE, marca mais popular de desodorante masculino do mundo, confere uma vantagem aos homens jovens no jogo da sedução em mais de 60 países com vendas superiores a US$ 1 bilhão. É líder de mercado em vários países europeus e latino-americanos, e sua presença cresce cada vez mais na Ásia e nos Estados Unidos.
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Você sabia?
● Na Grã-Bretanha, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália o desodorante é comercializado com nome LYNX.
Você sabia?
● Na Grã-Bretanha, Irlanda, Nova Zelândia e Austrália o desodorante é comercializado com nome LYNX.
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Visite: www.theaxeeffect.com