21.8.07

HEINEKEN

Totalmente cosmopolita. Adorada pelos jovens modernos. E uma inconfundível garrafa verde. A cerveja HEINEKEN, uma das mais consumidas do mundo, consolidou-se como uma marca para aqueles que buscam qualidade, sabor, inovação e, principalmente, estilo.
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A história
Tudo começou em 1863, quando Gerard Adriaan Heineken, um jovem de 22 anos, comprou a cervejaria De Hoolberg, a maior da cidade de Amsterdã, fundada no século 16. O negócio foi se fortalecendo e Heineken foi abrindo novas cervejarias em Amsterdã e em Roterdã. Em busca de ingredientes de qualidade e das tecnologias mais recentes para preparação da cerveja percorreu a Europa. Na Alemanha logo identificou uma revolução nos métodos de produção. Percebeu, a importância da mudança de alta fermentação para baixa fermentação da cerveja e levou essa nova tecnologia para Amsterdã. A baixa fermentação trouxe à sua cerveja uma melhoria da qualidade muito grande em relação às demais cervejas da época. Heineken contratou em 1869 o alemão, Wilhelm Feltman, como responsável pela fermentação de sua cerveja. Outras inovações envolveram o desenvolvimento de novas receitas. Então, em 1886, um Dr. Elion, ex-estudante da escola de Louis Pasteur, desenvolveu a famosa “Heineken levedura A” que ainda dá à cerveja seu sabor inigualável. As vendas na Europa aumentaram continuamente nas duas décadas seguintes. Em 1914, Henry Pierre Heineken, filho do fundador da cervejaria, assumiu o controle da empresa, ficando no cargo até 1940, expandindo os negócios por toda a Europa, Estados Unidos e Ásia.
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Em 1912 com a proximidade do século XIX cresceu a competitividade com outras cervejarias. Para competir com Amstel, Oranujeboom, Vam Vollenhoven e muitas outras cervejarias alemãs, a marca decidiu reduzir ligeiramente o preço de venda e fez investimentos substanciais no posicionamento da cerveja para o mercado local. No início da década de 30, a cervejaria fez sua primeira tentativa de ingressar no mercado asiático, inaugurando a primeira cervejaria estrangeira do grupo em 1931 na Indonésia. No mercado norte-americano a HEINEKEN teve impacto quase instantâneo. Foi a primeira cervejaria estrangeira a exportar seu produto para os Estados Unidos depois da suspensão da Lei Seca em 1933. Os americanos estavam acostumados com as cervejas domésticas que se aproximavam das cervejas européias e gostaram da herança da HEINEKEN Pilsner. Seu preço mais alto e a qualidade funcionaram como um atrativo e rapidamente fizeram dela a cerveja importada favorita dos americanos. Por outro lado, a marca lutou para entrar no mercado britânico, onde as tradicionais cervejas e bitters ainda eram mais populares que as leves e claras continentais. O sistema de “casa amarrada” que vinculava os pubs a marcas específicas, assim como um imposto que penalizava os tipos mais fortes de cerveja, pioraram a situação da tradicional pilsner, que passou a ter mais dificuldade para concorrer no mercado.
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Em 1951, a Heineken introduziu uma cerveja especialmente adaptada - mais fraca - para o mercado do Reino Unido. Essa iniciativa era radicalmente contra a orientação da HEINEKEN, que sempre insistiu que seu sabor único não deveria ser alterado para agradar ao gosto local. Apesar dessa alteração, as vendas no Reino Unido permaneceram decepcionantes até a década de 1970, quando a cerveja clara ganhou mais aceitação. Na década de 60 a HEINEKEN inicia a era dos investimentos e aquisições de pequenas cervejarias e marcas. Nas décadas seguintes o grupo cresce em uma velocidade espantosa, expandindo-se pelo mundo inteiro, construindo fábricas, fixando-se em mercados, até então dominados por cervejas locais e transformando-se numa das maiores cervejarias do mundo. A HEINEKEN decidiu introduzir somente em 1992, sua cerveja no mercado alemão. A seguir, contratos de licenciamento fizeram o volume de exportação aumentar. No Brasil desde 1990, a cerveja HEINEKEN é produzida pela FEMSA Cerveja Brasil sob licença e supervisão da Heineken Brouwerijen B.V. de Amsterdã. A cerveja é 100% natural, única no Brasil sem conservantes, produzida com levedura tipo A, exclusividade HEINEKEN, 100% Malte e Lúpulo especial. O processo de fabricação conta com cuidados totalmente diferenciados, o que lhe confere um sabor refinado, marcante, consistente e premiado internacionalmente.
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A linha do tempo
1985
Apresentou a HEINEKEN Special Export, que de acordo com o posicionamento da cervejaria em outros mercados internacionais, é promovida como uma cerveja premium, vendida a um preço acima da média.
1996
Introduziu no mercado a garrafa Longneck.
2001
Introdução da HEINEKEN MAGNUM, uma garrafa de 3 litros com designer especialmente criado para parecer com as tradicionais garrafas de champanhe. Com edição limitada, é comercializada especialmente no final do ano.
2005
Lançou no mercado americano a HEINEKEN PREMIUM LIGHT LAGER, uma cerveja produzida com a mesma tradição que a original, porém com sabor mais suave, com menos álcool (3.3%), calorias e carboidratos. Primeiramente foi introduzida nas cidades de Phoenix, Dallas, Providence e Tampa. Somente no ano seguinte foi introduzida em todos os estados americanos. A empresa investiu mais de US$ 70 milhões em seu lançamento.
Ainda neste ano introduziu na França e nos Estados Unidos um novo sistema de chope portátil, chamado HEINEKEN DraughtKeg. O pequeno barril, de 4.75 litros, utiliza um sistema com CO2. A cerveja permanece fresca 21 dias após a primeira extração.
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Heineken Bar
A idéia de concepção do Heinken Bar começou quando, pesquisas americanas, apontavam a cerveja, depois do café, como produto mais consumido em aeroportos. No dia 5 de março de 2007, a marca HEINEKEN deu um enorme passo para se tornar o novo Starbucks, só que para o segmento de cervejas, ao inaugurar a primeira unidade de uma rede de bares sob a marca Heineken Bar, disponível por enquanto só em aeroportos, no moderno e suntuoso aeroporto de Hong Kong. No espaço, com capacidade para até 70 pessoas, o consumidor é alvejado de propaganda da cerveja por todos os lados criando uma experiência única. Enquanto esperavam seus vôos, muita gente procurou o bar e teve uma experiência agradável com a marca e com o produto. A cerveja, encontrada em duas versões, HEINEKEN e HEINEKEN Extra Cold, pode ser apreciada em um ambiente moderno e aconchegante com telões que transmitem competições esportivas, filmes e eventos musicais patrocinados pela marca. O bar ainda vende bebidas não alcoólicas, petiscos e uma ampla gama de materiais e lembranças com a marca HEINEKEN. Um dado curioso é que a marca HEINEKEN é a cerveja mais consumida dentro dos aviões das principais companhias aéreas. Clicando nas imagens abaixo você pode conhecer um pouco mais do Heineken Bar. Clique nas imagens abaixo para ampliar.
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Heineken H2
A garrafa “H2” foi originalmente introduzida no mercado europeu em 2002 como edição limitada em bares e pubs da moda. Com designer minimalista, criado pelo renomado francês Ora Ito, a moderna garrafa conquistou inúmeros prêmios internacionais de designer e embalagem. Somente em 2003 a garrafa foi introduzida no mercado americano. Voltada para o público jovem, a garrafa de 330ml, feita em alumínio, acabou se tornando um enorme sucesso, sendo definitivamente adotada pela marca, que não abandonou a tradicional garrafa de vidro.

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Os slogans
Refreshes the parts other beers cannot reach.
(Refresca as partes que as outras cervejas não alcançam – 1974)
Beer as it was meant to be. (1991)
How refreshing! How Heineken! (1998)
It's all about the beer. (2000)
Largue Tudo, Pegue Uma! (2002 – Slogan para o mercado brasileiro)
The world's favorite beer. (2003)
Meet you there. (2004)
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A marca no mundo
Atualmente tem 130 cervejarias em 65 países empregando cerca de 64 mil pessoas em todo mundo, e vendendo sua cerveja em mais de 170 países com faturamento de €11.8 bilhões.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca HEINEKEN.
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Você sabia?
A empresa está em segundo lugar no ranking mundial de lucratividade entre as cervejarias, com volume de vendas totais na casa dos 121.8 milhões de hectolitros.
A cervejaria original, localizada em Amsterdã, foi fechada em 1988. Anos depois, em 2002, o local foi transformado no museu “HEINEKEN EXPERIENCE”.
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