3.8.07

AMAZON

Se existe uma marca que hoje em dia seja uma garota-propaganda da internet, uma espécie de Coca-Cola da rede mundial de computadores, essa marca é a AMAZON. E o sucesso da AMAZON tornou-se a mensagem de esperança para o futuro do comércio eletrônico. Começou vendendo livros e hoje oferece uma vasta gama de produtos capaz de deixar louco o menos cibernético dos consumistas.
-
--
A história
A empresa começou a florescer em 1994 quando Jeff Bezos, um jovem vice-presidente de um fundo de investimento em Wall Street, abandonou seu valioso emprego para trilhar seu caminho na ainda desconhecida rede mundial de computadores, que na época crescia cerca de 2.300% ao ano. A idéia era audaciosa, vender livros on-line. A decisão de vender livros surgiu após uma pesquisa que os mostrou no segundo lugar de uma lista dos produtos que poderiam ser comercializados na Internet. A música, primeira opção, foi eliminada, pois apenas seis grandes empresas fonográficas controlavam a distribuição. Mudou-se para Seattle. Foram necessários três meses para levantar US$ 1 milhão com 20 amigos. Instalou-se com a mulher em uma casa em Bellevue, subúrbio de Seattle. A garagem virou um celeiro de softwares. Quase um ano depois, em julho de 1995, o site foi finalmente lançado, sem publicidade alguma, tornando-se o lugar número 1 para se comprar livros na Internet, começando a trilhar sua história de sucesso. Planejou originalmente chamá-la de CADABRA, mas logo percebeu que soaria como “cadáver”. O nome para o novo negócio não foi escolhido ao acaso. Bezos queria um nome que começasse com a letra A, para que seu site aparecesse no início das listagens de páginas disponíveis na rede. Amazon é o nome em inglês do Rio Amazonas. Ele estava muito entusiasmado com o fato de haver um rio dez vezes maior que o segundo maior rio do mundo. Não é só vasto, mas é muito maior que o concorrente mais próximo.
-
Desde o primeiro dia descrevia-se audaciosamente como “a maior livraria da Terra”, oferecendo um catálogo de um milhão de títulos. A página inicial tinha o aspecto espartano dos primórdios da Internet - texto, alguns links, um único gráfico (a letra A estilizada). Em seu primeiro mês de atividade, despachou livros para 45 países e todos os 50 estados americanos. Apesar de sua clientela inicial ser composta por pioneiros da Internet, o produto mais vendido em 1996 ainda era um livro sobre como construir páginas na Internet. Foi uma reportagem de primeira página no Wall Street Journal publicada em 16 de maio de 1996, que praticamente apresentou o site ao público. Os pedidos dobraram no dia seguinte da reportagem e o site quase não suportou a demanda. O sucesso batia à porta. E não demorou muito para expandir sua linha de produtos, começando a vender CD, DVD e fitas de vídeo em 1998; videogames, software, eletrônicos, brinquedos e ferramentas em 1999; utensílios de casa e cozinha em 2000; revistas em 2001; produtos de escritórios, roupas e acessórios em 2002; produtos esportivos, alimentos, jóias, relógios e produtos de higiene em 2003; e produtos de beleza e instrumentos musicais em 2004. A década de 90 foi marca também pela forma usual de como a empresa gastava dinheiro. Em 1999, por exemplo, sua receita atingiu US$ 1.6 bilhão, mas o prejuízo foi de US$ 719 milhões. Então Bezos promoveu uma reviravolta. Fechou alguns centros de distribuição e despediu um sétimo de sua força de trabalho. Em 2003, a AMAZON finalmente deu lucro.
-
-
Os slogans
Books & more. (1999)
Click. Select. Are pleased. (1999)
Discover, buy, give away, ease. (2001)
And you're done. (2002)
Discover, buy, ease. (2002)
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca AMAZON está avaliada em US$ 5.41 bilhões, ocupando a posição de número 62 no ranking das marcas mais valiosas do mundo, além de ocupar a posição de número 15 no ranking das marca mais influentes do mundo.
-
-
A marca no mundo
A empresa vende mais de 18 milhões de produtos para 160 países ao redor do mundo, tendo 49 milhões de clientes e um faturamento de US$ 10.7 bilhões. Tem seis páginas internacionais: além da AMAZON.COM nos Estados Unidos, existe a AMAZON.CO.UK na Inglaterra e AMAZON.DE na Alemanha lançadas em 1998; AMAZON.JP no Japão e AMAZON.FR na França lançadas em 2000; AMAZON.CA no Canadá lançada em 2002 e JOYO.COM na China lançada em 2004. A AMAZON é o 30º site mais visitado da Internet.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca AMAZON.
-

-
-
--
Você sabia?
A época de maior volume de vendas é o mês de dezembro, quando a empresa despacha cerca de 3.4 milhões de encomendas diariamente para 200 países.
A empresa, localizada na cidade de Seattle, atualmente não vende somente livros, mas também uma infinidade de produtos que vão desde televisões de alta definição à cosméticos e comidas.
-