-
Desde então, poucas empresas igualaram o percurso da Sony no campo da invenção e da inovação: G-Type (1950), primeiro gravador introduzido no mercado japonês; primeira televisão transistorizada do mundo (1960); primeira televisão miniatura (1962); primeiro vídeo-gravador doméstico do mundo (1964); primeiro equipamento portátil de Vídeo Tape (1967); primeiro vídeo-gravador a cores (1971); gravadores Betamax (1975), primeiro sistema de vídeo doméstico do mundo; câmera eletrônica (1981); primeiro leitor de CD do mundo (1982), em parceria com a Philips; primeira câmera de vídeo (1983); primeiro VTR Digital (1985); vídeo de 8mm (1988); Micro-disquetes (1989) de 3.5 polegadas; e o primeiro disco CD-RW (1997), o CD regravável. Sua expansão internacional começou com a fundação da Sony Corporation of America em 1960 nos Estados Unidos, mercado chave para que a marca crescesse globalmente, seguida pela Sony da Inglaterra em 1968. A SONY, além de produzir eletro-eletrônicos, também é a proprietária dos estúdios de cinema Columbia Tri-Star Pictures, pelo qual pagou US$ 3.4 bilhões, Metro Goldwyn Mayer (MGM) e da gravadora Sony Music, responsável por artistas como Michael Jackson, Mariah Carey, Osais, Pink Floyd, Silverchair, entre outros, estando presente em diversos meios de comunicação e entretenimento em todo o mundo. Recentemente formou com a Ericsson, uma holding para a produção de telefones celulares denominada SONY-ERICSSON.
A linha do tempo
1968
● TRINITRON. O primeiro televisor a cores com cinescópio.
1979
● WALKMAN. Tudo começou quando Masaru Ibuka, sócio da Sony, disse a outro sócio, Akio Morita, que gostaria de ouvir música o tempo todo, mas que carregar o equipamento era muito desconfortável. Morita imaginou que muitos jovens tinham o mesmo problema. Assim, pediu aos seus funcionários que construíssem um pequeno gravador experimental, com fones de ouvidos leves e confortáveis. Quando o primeiro WALKMAN foi desenvolvido, em abril de 1979, muitos disseram que o pequeno aparelho não venderia. Mas Morita acreditou na idéia. Os vendedores continuavam sem entusiasmo, até que ele lançou um desafio: se a Sony não vendesse 100 mil aparelhos até ao final daquele ano, ele renunciaria à presidência da empresa. Morita ganhou a aposta. A empresa vendeu cerca de 1.5 milhões de aparelhos em seus dois primeiros anos no mercado, 30.000 somente nos três primeiros meses. Atualmente as vendas ultrapassam 200 milhões de unidades desde que foi lançado, transformando o WALKMAN num dos produtos eletrônicos de maior sucesso da história. Em 1986 a palavra “walkman” foi incluída no dicionário da língua inglesa.
1984
● DISCMAN. Nome dado pela Sony ao primeiro leitor de CD portátil, chamado D-50 e lançado no mercado para substituir ao Walkman. Atualmente perdeu muito espaço para os aparelhos de MP3, tendo sido tecnologicamente superado por estes. Outro fator que sempre prejudicava seu prestígio era o grande consumo de pilhas que ele requeria, o que foi sanado com o surgimento das pilhas recarregáveis.
1985
● HANDYCAM. As pequenas e portáteis câmeras de vídeo com formato de fita 8mm, que tinham a vantagem de serem menores que os concorrentes VHS e Betamax, mantendo a mesma qualidade de imagem.
1991
● MINIDISC. Associando a miniaturização do WALKMAN ao disco óptico gravável, lançou este aparelho como alternativa superior às tradicionais fitas cassetes de áudio. O disco baseado em mídia digital para gravação e distribuição ao consumidor tinha qualidade semelhante ao CD.
1994
● PLAYSTATION. A Sony gastou mais de €479 milhões no desenvolvimento do produto. O videogame se tornou o produto de maior sucesso da empresa, tendo 70% de participação de mercado.
1996
1997
● VAIO. O primeiro modelo chegou ao mercado americano como uma resposta a um desejo da Sony de converter o PC em algo mais do que um simples instrumento para escrever documentos, elaborar planilhas, apresentações e consultar e-mails. O nome VAIO era a abreviação de Operação Integrada de Áudio e Vídeo (Video Audio Integrated Operation). Isso porque seu criador, o engenheiro Teiyuu Goto, do Creative Center (Centro Criativo) da Sony no Japão, imaginou um produto para facilitar a utilização de tecnologia de áudio e vídeo para uso pessoal ou profissional, e principalmente, que este equipamento reunisse convergência, conectividade e diversão. A primeira sílaba da palavra VA representa a curva de freqüência, a tecnologia analógica, e a segunda sílaba IO traz o código binário (1 e 0) que significa a tecnologia digital.
2005
● BRAVIA. Uma linha de televisões LCD de alta definição que se diferencia das concorrentes por reproduzir muito mais cores, de uma forma fiel e viva. A palavra BRAVIA é a abreviatura de “Best Resolution Audio Visual Integrated Architecture”.
-
As “guerras”
A Sony desde os anos 70 vem apresentando e propondo novas tecnologias no mercado: ela ficou conhecida por desenvolver mídias para concorrer com outras e propagar as chamadas "guerras de formatos". A primeira aconteceu nos início dos anos 80 quando a empresa propôs a fita Betamax para concorrer diretamente com o VHS. No início da década de 90 propôs o MiniDisc para substituir a fita K7. Atualmente a Sony possui um formato próprio de memória em suas câmeras digitais, o Memory Stick, se opondo a todas outras fabricantes que utilizam cartões compatíveis. A partir de 2005 desencadeou a “batalha” das mídias de alta resolução que irão suceder o DVD: seu disco Blu-ray compete com o HD-DVD.
-
A origem do nome
A combinação de duas palavras deu origem ao nome da empresa SONY. Uma é a palavra latina “sonus” que é a raiz de palavras como som e sônico. A outra é “sonny boy”, uma expressão popular utilizada na época, no Japão, e que significava uma pessoa jovem com um espírito livre e pioneiro. As palavras foram utilizadas para mostrar que a SONY é um grupo composto de pessoas jovens com energia e apaixonadas pela criação ilimitada.
-
A evolução visual
O logotipo da marca SONY mudou muito pouco ao longo de sua história. O primeiro logotipo foi registrado em 1955 com a palavra SONY dentro de um retângulo. O logotipo introduzido em 1967 era bem mais legível. Porém, foi somente em 1961, através das mãos do designer japonês Yasuo Kuroki, que o logotipo se tornou muito parecido com o dos dias atuais. Depois as mudanças foram mais brandas. As principais foram em relação ao tamanho e corpo das letras.
-
-
Os slogans
Sony - a worldwide brand born in Japan. (1959)
Research Makes the Difference. (1959)
It’s a Sony. (1988)
Go create. (2001)
You make it a Sony. (2003)
It's not a trick, it's a Sony. (2003)
like.no.other. (2005)
color.like.no.other. (2005 – Linha Bravia)
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca SONY está avaliada em US$ 12.90 bilhões, ocupando a posição de número 25 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
A marca no mundo
A SONY, maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo, emprega quase 160 mil funcionários, tendo seus produtos vendidos na maioria dos países. Fatura hoje cerca de US$ 70 bilhões, em negócios que vão desde a produção de eletroeletrônicos à venda de seguros.
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca SONY.
Você sabia?
● Walkman e Mini-Disc são marcas registradas da Sony Corporation, assim como o vídeo game PlayStation.