9.8.07

WWF

Em tempos remotos, a quantidade de animais e plantas no planeta era tanta, que o homem não chegava a representar qualquer tipo de ameaça às espécies existentes. Em tempos bem remotos. Nos dias de hoje, com a inoperância dos governos mundiais em questões de proteções ambientais, a maior autoridade nesse assunto é constituída por apenas três letras: WWF. A marca, porque gostem ou não virou uma grife em defesa do meio ambiente e vida selvagem, pode afirmar confortavelmente que teve um papel crucial na evolução do movimento ambientalista mundial.
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A história
A história da WWF - World Wide Fund For Nature, uma das mais renomadas ONG ambientalista do planeta, começou na década de 60. Mais precisamente, em 1961, quando um grupo de cientistas, entre eles o Dr. Max Nicholson, preocupados com a devastação da natureza criou o WWF no dia 11 de setembro na cidade de Zurique. No começo, o trabalho da organização consistia principalmente na proteção de animais e florestas ameaçadas de extinção. O interesse nessas espécies foi despertado não apenas por sua beleza, mas pelo papel que desempenham dentro de uma complexa cadeia na qual o desaparecimento de uma única espécie pode causar sérias conseqüências. Depois da criação oficial na Suíça, o WWF percebeu que precisaria ter alcance global, mas com ações locais. Começou a estabelecer então suas organizações nacionais, primeiro pela Grã-Bretanha e Estados Unidos, ao mesmo tempo em que estudava investimentos em projetos em pontos diferentes do planeta. Em seus primeiros três anos de funcionamento, a organização arrecadou e investiu quase US$ 1,9 milhão em projetos de conservação. Os primeiros locais atendidos pelos programas do WWF incluíram as ilhas Galápagos (Equador), o Quênia e a Costa Rica. Ao longo dos anos, a organização foi ampliando sua presença e chegou a outros pontos do mundo, seja por meio de projetos isolados e campanhas ou com a instalação de novas organizações nacionais. Em 1980, o WWF se firmou como a primeira organização conservacionista a trabalhar na China, buscando alternativas para proteger o Panda. Em quatro décadas, a organização cresceu e transformou-se, ampliando suas atividades. Assim, passou de um pequeno grupo de defensores da natureza para uma rede mundial de defesa do meio-ambiente. A rede é apoiada por pessoas de origens diferentes, preocupadas com o mesmo objetivo: garantir a preservação do planeta em que vivemos. Hoje, a organização também está preocupada em combater os diversos tipos de poluição que afetam o solo, a atmosfera, a água doce e os oceanos, indispensáveis para a manutenção da vida. Além disso, o WWF está em busca constante de novas formas de utilização sustentável dos recursos naturais do planeta.
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O nome
Quando a ONG foi fundada a sigla WWF significava “World Wildlife Fund” o que foi traduzido como “Fundo Mundial da Natureza” em português. No entanto, com o crescimento da organização ao redor do planeta nas décadas seguintes, a atuação da instituição mudou de foco e as letras passaram a simbolizar o trabalho de conservação da organização de maneira mais ampla. Com isso, a sigla ganhou sua segunda tradução: “World Wide Fund For Nature” (ou Fundo Mundial para a Natureza). Atualmente, porém, a sigla WWF tornou-se tão forte internacionalmente que, para evitar confusão ou mensagens equivocadas, não se faz mais tradução para qualquer significado literal. Ou seja, agora a organização é conhecida simplesmente como WWF, uma organização de conservação global. A única exceção é a América do Norte, onde o antigo nome de “Fundo Mundial para a Natureza” continua a ser usado.
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O logotipo
O famoso logotipo da instituição foi inspirado em um Panda gigante, chamado Chi-Chi, que havia acabado de chegar ao tradicional zoológico de Londres. A escolha do animal como símbolo da organização foi baseada na campanha promovida na China para a preservação do Panda. Conhecido em todo o mundo e considerado um representante das espécies ameaçadas de extinção, o mamífero reunia forma e cor ideais para o desenho de um símbolo atraente. Os primeiros desenhos foram feitos pelo naturalista escocês Gerald Watterson. E baseado nesses desenhos, o ornitologista inglês Sir Peter Scott, um dos fundadores, criou o famoso logotipo. Ao longo de quatro décadas a marca evoluiu muito, mas os traços característicos do Panda continuam sendo uma parte do inconfundível símbolo do WWF.
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No Brasil
A história do WWF no Brasil começou em 1971, quando a Rede WWF iniciou o seu trabalho no país apoiando os primeiros estudos feitos sobre um desconhecido primata ameaçado de extinção do Rio de Janeiro. Esse trabalho pioneiro viria a se transformar no Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, um dos mais bem-sucedidos do gênero no mundo, que há 30 anos vem sendo executado pelo WWF em parceria com outras organizações.
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A marca no mundo
Com quase cinco milhões de associados distribuídos em cinco continentes, o WWF é a maior ONG deste segmento no mundo, atuando ativamente em mais de 100 países. A WWF é composta por organizações e escritórios que têm como característica a presença tanto local quanto global e o diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental: desde comunidades como tribos de pigmeus Baka nas florestas tropicais da África Central, até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Européia.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca WWF.
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Você Sabia?
Desde a sua criação o WWF investiu US$ mais de 1 bilhão em cerca de 13.100 projetos, em 157 países. Atualmente, a atuação da organização conta com um investimento total de aproximadamente US$ 329 milhões anuais, em 700 projetos.
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Visite: www.wwf.org