21.8.07

CREST

A pasta de dente CREST, segunda marca mais lembrada nos Estados Unidos na categoria saúde, foi a principal responsável por mudar o segmento conhecido como “Oral Care”, com a introdução do primeiro creme dental com flúor a ser reconhecido clinicamente como eficaz na prevenção de cáries e, por isso, aclamado como uma das maiores conquistas científicas do século passado.
-
-
A história
O produto original foi desenvolvido e descoberto por cientistas da universidade de Indiana, liderados pelo Dr. Joseph Muhler, que começaram as pesquisas no início da década de 50. Em 1951, 1.200 crianças entre 6 e 16 anos, das escolas públicas da cidade de Bloomington, utilizaram a pasta como experimento. O resultado foi satisfatório, com a pasta reduzindo em cerca de 49% a incidência de cáries. A popular pasta de dente CREST, produzida pela Procter & Gamble, foi introduzida aos consumidores somente em 1955. No ano seguinte foi a primeira pasta com flúor efetivamente eficaz na prevenção de cáries lançada nacionalmente. Recebeu o carimbo de eficácia da ADA (American Dental Association) no dia 1 de agosto de 1960 como o dentifrício eficaz na prevenção de cáries e deterioração dos dentes. No dia seguinte as vendas foram tão grandes que a empresa quase não conseguiu atender a demanda. No ano de 1962 a pasta já era a mais vendida nos Estados Unidos. Porém, somente em 1964, a marca recebeu autorização da American Dental Association para utilizar seu selo de qualidade nas embalagens do produto. Após a introdução de CREST, a Procter & Gamble começou a desenvolver uma versão melhorada da pasta original que possuísse mais eficácia na proteção das cavidades dentais. Em um processo longo e muito difícil, depois de 25 anos de testes e mais de 70 fórmulas experimentadas, em 1980 a nova fórmula de CREST foi lançada, provando ser melhor que a original. Este novo produto foi batizado de CREST ADVANCED FLUORISTAT, recebendo o aval da ADA e introduzida no mercado oficialmente em 1981, mesmo ano em que a NASA adotou a pasta de dente CREST em todos os seus vôos espaciais.
-
-
A linha do tempo
1981
● CREST Advanced Fluoristat
, a pasta de dente original em sua versão melhorada.
1985
Introduziu a primeira pasta para o controle de tártaro, a CREST Tartar Control. Testes clínicos comprovaram que esta pasta reduzia a formação de tártaro em 42% e de cáries em 39%.
1987
● CREST Kids, uma pasta dental totalmente voltada para o público infantil.
1992
Introduziu a primeira escova de dente com ondulações, cerdas arredondadas com alcance mais longo entre os dentes.
1993
Introdução da escova de dente infantil CREST Toothbrush Kids.
1999
● CREST Extra Whitening, para branquear os dentes, que recebeu o aval e carimbo da ADA, tornando-se a primeira pasta nessa versão a conseguir alcançar este feito.
Também foi introduzida a linha de escovas elétricas CREST SpinBrush.
2000
● CREST Whitestrips
, um produto inovador na área de tratamento odontológico, que possuía um exclusivo sistema profissional de clareamento de dentes com fitas plásticas ajustáveis. As novas fitas, que eram aplicadas diretamente sobre os dentes, continham um gel concentrado de peróxido de hidrogênio, deixando os dentes mais brancos em apenas 2 semanas. Sua tecnologia também reduz o potencial de irritação das gengivas e a sensibilidade dos dentes. Um verdadeiro sucesso, que seria usado por mais de 12 milhões de americanos.
2003
● CREST Whitening Expressions, uma pasta que combina as virtudes do clareamento com opções de sabores refrescantes.
2004
● CREST Vivid White, uma nova fórmula que utilizava o sistema WhiteBond, que além de clarear os dentes, previne contra futuras manchas.
2006
Introdução da linha de pasta e anti-séptico bucal CREST Pro-Health, que protege contra todos os problemas dentais e bucais como placas, gengivite, cáries, sensibilidade, tártaro e mau hálito.
-
-
Campanhas que fizeram história
A CREST ficou nacionalmente conhecida em 1958 com o lançamento da campanha “Look, Ma, No Cavities!”, amparada por comerciais de televisão e peças impressas, e que acabou se tornando um clássico da publicidade ilustrada por Norman Rockwell. Alguns exemplos de peças da campanhas podem ser vistos na imagem abaixo. Nos comerciais de televisão, crianças orgulhosas proclamavam “Look Mom — no cavities!” (Olha, mamãe – sem cáries).
-
-
-
A marca no mundo
A pasta de dente CREST pode ser encontrada em mais de 140 países, gerando vendas acima de US$ 1 bilhão anuais, sendo um dos produtos mais importantes da Procter & Gamble. Há mais de 40 anos a marca é líder no mercado americano.
-
-
Você sabia?
Atualmente existem mais de 52 versões da pasta no mercado americano.
-