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A linha do tempo
1985
● Lançamento do microprocessador Intel 386, que possuía 275 mil transistores, um chip de 32 bits e podia rodar vários programas ao mesmo tempo.
1989
● Lançamento do microprocessador Intel 486, que fora a maior velocidade de processamento não trouxe nenhuma grande inovação.
1993
● Introdução do primeiro processador Pentium, considerado revolucionário, pois permitia que o computador incorporasse mais facilmente som e imagem, tendo capacidade de executar 100 milhões de instruções por segundo. A nomeação dos microprocessadores INTEL por números (286, 386, 486) começou a ser usada por empresas concorrentes. Para evitar isso a INTEL designou seu novo microprocessador, que deveria ser o 80586, por PENTIUM, que em latim significa 5, em referência a 80586.
1994
● Introdução do Pentium MMX, sucessor do Pentium, apenas acrescentando alguns novos recursos a ele. Dispunha de hardware e software especiais para programas gráficos e comunicação, incluindo 57 novas instruções, o que aumentava o desempenho em aplicações como jogos e multimídia.
● Introdução do primeiro processador Pentium Pro, que usava o soquete 8 e exigia uma placa mãe especifica. Para uso doméstico não faria muito sentido o uso deste processador, porém num servidor de rede o cache L2 funcionando na mesma velocidade do processador fazia muita diferença.
1997
● Lançamento em maio do Pentium II, que ao contrário do que poderia se imaginar, rodando o Windows 95 não apresentava um desempenho muito superior a um MMX, cerca de 20 ou 30% superior apenas, proporcionado em sua maioria pelo cache mais rápido.
1998
● Introdução no mercado do Intel Celeron, um Pentium II de baixo custo. Hardware e software especiais permitiam uso extremamente controlado de energia, tornando-o adequado para microcomputadores portáteis.
1999
● O Pentium III chegou ao mercado em 1999 para otimizar a experiência de navegação na Internet, aumentando a qualidade de áudio, vídeo e navegação 3D.
2000
● Lançamento do Pentium 4, a sétima geração de microprocessadores com arquitetura x86, que se tornou um dos produtos de maior sucesso da empresa.
2001
● Introdução no mercado do Intel Itanium, voltado para servidores, os computadores principais das redes corporativas.
2003
● Introdução do Intel Centrino, um microprocessador especificamente desenvolvido para computadores portáteis.
2006
● Lançamento do Intel Core Duo, um processador da nova geração desenvolvido utilizando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores em um só chip de silício. Este processador, considerado o sucessor do Pentium 4, possui um grande desempenho em jogos e aplicações populares. A chegada do Core 2 significou a substituição da marca Pentium, que estava sendo usada pela desde 1993.
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A evolução visual
Pela primeira vez em sua história, no ano de 2006 a INTEL passou por uma reformulação visual em seu logotipo. A mudança do logotipo e do slogan marcou a transição da imagem de simples fabricante de chips para uma atuação mais ampla no mercado de consumo. O logotipo original (conhecido como “dropped-e”) da INTEL, com a letra “e” em plano inferior, será substituído por um símbolo de formato oval em torno do nome da empresa. O antigo slogan, utilizado desde 1991, foi substituído por “Leap ahead”, ou “Um passo à frente”, na tradução livre em português, passando a ser parte integrante do logotipo.
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Campanhas que fizeram história
No ano de 1992 lançou o famoso comercial, marcado pela música inconfundível de reconhecimento da marca, produzido pelo mestre dos efeitos especiais George Lucas. O nome da música era Alright da banda Supergrass. A Intel também ficou conhecida mundialmente por seus personagens, um trio de cabeças azuis (conhecidos como Homens Azuis), estrelados pelos artistas performáticos do The Blue Man Group, formado por Phil Stanton, Chris Wink e Matt Goldman, figuras carimbadas nos comerciais do produto Pentium feitos em 2000, que se tornaram extremamente populares, gerando enorme reconhecimento para a marca.
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Os slogans
Leap ahead. (2006)
Intel inside. (1993)
The Computer Inside. (década 80)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca INTEL está avaliada em US$ 30.95 bilhões, ocupando a posição de número 7 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A empresa tem cerca de 81 mil funcionários espalhados em 45 países ao redor do mundo com faturamento de US$ 35.3 bilhões. Atualmente detém 80% do mercado de microprocessadores do mundo. Cerca de 83.5% de suas vendas provêm dos produtos Pentium, Itanium e Celeron. A INTEL fabrica também chips para placa mãe e memórias flash usadas em dispositivos como tocadores de MP3.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca INTEL.
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Você sabia?
● A Microsoft costuma a referir-se a empresa como “WINTEL”, tamanho o sucesso de seus processadores.
Visite: www.intel.com