Dizem que para beber o melhor café do mundo é necessário um verdadeiro ritual em seu preparo. Ferver a água até uma determinada temperatura. Coá-lo de uma forma especial. Isto pode ser até verdade, mas a marca líder no mundo não pensa assim. Ou melhor, facilita a vida de quem gosta de um bom café. Este é o estilo de NESCAFÉ.
-
-A história
Tudo começou nos anos 30 quando uma superprodução de café fez os preços do produto no mercado internacional despencaram bastante. O Brasil, maior produtor de café da época, entrou em uma crise séria. Entre 1931 e 1938, foram destruídas 65 milhões de sacas de café. Diante de um quadro tão grave, membros do governo brasileiro solicitaram à empresa Nestlé um estudo para o desenvolvimento de um produto que poderia ser conjugado com o leite em pó que já vinha sendo fabricado pela empresa, visando promover um aumento do consumo interno de café. Depois de 7 anos de intensas pesquisas comandadas por Max Morgenthaler, a Nestlé desenvolveu um café que continha uma mistura de hidratos de carbono à matéria-prima para manter o aroma, obtendo um café solúvel. O novo produto foi introduzido primeiramente na Suíça em fase de teste no dia 1 de abril de 1938, e no ano seguinte foi lançado mundialmente como o primeiro café instantâneo do mercado. Batizado de NESCAFÉ, junção das três primeiras letras do nome “Nestlé”, mais a palavra “Café”, era vendido em uma lata marrom com o nome escrito em amarelo. O grande sucesso do produto fez com que em pouco tempo fosse exportado para França, Grã Bretanha e Estados Unidos. O produto ganhou enorme popularidade por ser utilizado pelos soldados durante a Segunda Guerra Mundial e viu sua demanda disparar no mercado internacional.
-
-
Um exemplo disso, é que toda a produção da fábrica americana, cerca de um milhão de caixas, foi reservada para uso militar. Em 1952, na cidade de St. Menet, na França, a empresa começou a desenvolver NESCAFÉ feito 100% com grãos torrados, sem adição de qualquer outra substância. Dois anos depois o novo produto foi introduzido no mercado como um café 100% solúvel em água. No ano seguinte o produto foi lançado no Brasil e acabou ficando conhecido pelo slogan “Bons momentos pedem um bom café”. Somente em 1961 as latas foram sendo substituídas gradualmente pelos famosos frascos marrons de vidros.
-
--
A linha do tempo
1955
● Lançado Nescafé Blend 37, um café liofilizado, onde o produto é congelado e desidratado por sublimação.
1964
● Lançado Nescafé Gold Blend, um café de alta qualidade, que pode ser encontrado também na versão descafeinada. Dois anos depois surgiu o café granulado.
1966
● Lançado o café instantâneo Nescafé Taster’s Choice.
1986
● Lançado Nescafé Original Decaf, um café descafeinado.
1991
● Lançado Nescafé Alta Rica (café com grãos sul-americanos arábica) e o Nescafé Cap Colombie (café com grãos colombianos), uma linha de café com rico aroma.
1998
● Lançado Nescafé Black Gold, um café de qualidade superior com aroma e gosto extremamente acentuado.
1955
● Lançado Nescafé Blend 37, um café liofilizado, onde o produto é congelado e desidratado por sublimação.
1964
● Lançado Nescafé Gold Blend, um café de alta qualidade, que pode ser encontrado também na versão descafeinada. Dois anos depois surgiu o café granulado.
1966
● Lançado o café instantâneo Nescafé Taster’s Choice.
1986
● Lançado Nescafé Original Decaf, um café descafeinado.
1991
● Lançado Nescafé Alta Rica (café com grãos sul-americanos arábica) e o Nescafé Cap Colombie (café com grãos colombianos), uma linha de café com rico aroma.
1998
● Lançado Nescafé Black Gold, um café de qualidade superior com aroma e gosto extremamente acentuado.
2002
● Lançado Nescafé Cappuccino, o tradicional e cremoso cappuccino italiano.
-
--
A embalagem
Quando foi introduzido no mercado há quase 70 anos atrás, NESCAFÉ era reconhecido por sua tradicional lata marrom, que se tornou um ícone da marca. Com o decorrer dos anos, a lata foi substituída pelo pote de vidro. Acompanhe abaixo a evolução da embalagem do produto.
Quando foi introduzido no mercado há quase 70 anos atrás, NESCAFÉ era reconhecido por sua tradicional lata marrom, que se tornou um ícone da marca. Com o decorrer dos anos, a lata foi substituída pelo pote de vidro. Acompanhe abaixo a evolução da embalagem do produto.
-
=
Os slogans
43 beans in every cup. (1960)
Hummm, Wonderful, Nescafé. (1961)
Nescafé - the coffee, which the world drinks. (1976)
Nescafé. The coffee for our world from today. (1977)
Open Up. (1998 – em comemoração aos 50 anos do produto)
My coffee is Nescafé. (2004)
-
-Os slogans
43 beans in every cup. (1960)
Hummm, Wonderful, Nescafé. (1961)
Nescafé - the coffee, which the world drinks. (1976)
Nescafé. The coffee for our world from today. (1977)
Open Up. (1998 – em comemoração aos 50 anos do produto)
My coffee is Nescafé. (2004)
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca NESCAFÉ está avaliada em US$ 12.50 bilhões, ocupando a posição de número 23 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. -
=
=
-
A marca no mundo
NESCAFÉ, número 1 do mundo em seu segmento, pode ser encontrado em mais de 100 países, sendo a marca da Nestlé mais forte e valiosa. Existem 27 fábricas que produzem NESCAFÉ espalhadas por 14 países. Quase 3 mil xícaras do café são consumidas por segundo em todo o mundo, resultando em um total anual de mais de 94 bilhões de xícaras, 20 bilhões somente nas máquinas automáticas.
--
A marca em imagens
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca NESCAFÉ.
-
--
Você sabia?
● Por muitos anos nos Estados Unidos NESCAFÉ foi substituído pela marca Taster’s Choice. Em 2003, a Nestlé resolveu relançar NESCAFÉ como parte de seu plano de internacionalização da marca, e o produto passou a ser vendido sob o nome de NESCAFÉ Taster’s Choice.
● Na Austrália o NESCAFÉ Classic é conhecido como NESCAFÉ Blend 43. A razão do número é simples: são necessários 43 grãos para fazer uma xícara de NESCAFÉ.
Você sabia?
● Por muitos anos nos Estados Unidos NESCAFÉ foi substituído pela marca Taster’s Choice. Em 2003, a Nestlé resolveu relançar NESCAFÉ como parte de seu plano de internacionalização da marca, e o produto passou a ser vendido sob o nome de NESCAFÉ Taster’s Choice.
● Na Austrália o NESCAFÉ Classic é conhecido como NESCAFÉ Blend 43. A razão do número é simples: são necessários 43 grãos para fazer uma xícara de NESCAFÉ.
-
Visite: www.nescafe.com