1.8.07

BURGER KING

Alguém poderia imaginar que o sanduíche BIG MAC tivesse um concorrente de peso? Que o cardápio fosse mais calórico? Que as propagandas fossem agressivas e ousadas? Que o McDonald’s tivesse um rival tão forte e poderoso quanto ele? Pois, esse rival se chama BURGER KING, que desde seu surgimento colocou pimenta na guerra dos hambúrgueres.
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A história
O BURGER KING, foi fundado por James W. McLamore e David Edgerton, dois homens que tinham experiência no ramo de restaurantes e acreditavam no conceito simples de oferecer refeições rápidas a preços razoáveis, em 1954 no subúrbio da cidade de Miami. O primeiro restaurante originalmente chamado Insta BURGER KING, estava localizado na 3090 N.W. 36th Street, e vendia hambúrguer e milkshake por 18 cents, oferecendo ainda dois tamanhos de refrigerantes. Três anos mais tarde, em 1957, foi lançado o famoso sanduíche WHOPPER custando apenas 37 cents, e que se tornaria o carro-chefe da rede BURGER KING. Em 1961 os direitos de franchising nacional e internacional começaram a operar. Dois anos depois, a rede inaugurou seus primeiros restaurantes internacionais em Porto Rico, e em 1975 sua primeira loja na Europa, na cidade de Madrid. Em 1983 a empresa resolve investir nas faculdades, abrindo sua primeira loja no campus da Northeastern University em Boston. A década de 90 começa com o lançamento do programa Burger King Kids Club, que recebeu mais de um milhão de inscrições em seus primeiros dois meses. Em 1993 a rede inaugura seu primeiro franchise na Arábia Saudita.
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No ano seguinte foram inauguradas suas primeiras lojas em Israel, Oman, Rep. Dominicana, El Salvador, Peru e Nova Zelândia, contribuindo para a rede atingir 7.600 restaurantes em 56 países. A rede anuncia, em 1999, uma grande reformulação em suas lojas e no logotipo da marca, começando na cidade de Reno, estado de Nevada. Somente em 2004 a rede chegou ao Brasil. Adotando a mesma postura agressiva na mídia, como é utilizada nos Estados Unidos, a campanha de inauguração em solo brasileiro estreou fazendo comparações diretas ao McDonald’s nas propagandas. Os comerciais incluíam slogans como “abaixo a ditadura” e a “concorrência está frita”, além de dizer que as três primeiras lojas na capital paulista ficavam ao lado ou na frente do McDonald’s.
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A linha do tempo
1957

Lançado o Whopper, um sanduíche composto por um grande hambúrguer acompanhado de maionese, alface, tomate, cebola, pickles e ketchup. Ele representa para o BURGER KING o que o Big Mac representa para o McDonald’s. O Whooper vende mais de 2 bilhões de unidades por ano.
1975
Implantado o sitema de Drive-thru.
1982
O serviço de Drive-thru é estendido até período da noite.
1983
Burger Bus, primeiro restaurante móvel do BURGER KING é lançado no estado de Ohio.
O Salada Bar é lançado nacionalmente.
1985
O café da manhã é lançado em todas as lojas da rede com o CROISSAN’WICH como produto chave, além da estréia do serviço de self-service de bebidas.
1986
Lançamento do CHICKEN TENDERS, além das French Toast Sticks que se tornarem disponíveis nacionalmente.
1987
● Bagel Sandwich
, um sanduíche no pão de baguete.
1997
As batatas-fritas Hotter, Crispies e Tastier.
2002
● Chicken WHOPPER
e o Chicken WHOPPER Jr, primeira extensão da linha dos sanduíches WHOPPER.
2004
● ANGUS BURGER
, um hambúrguer feito com carne do gado Angus é introduzido nacionalmente nos Estados Unidos.
Também neste ano foi introduzido o TenderCrisp, um sanduíche a base de frango.
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A evolução visual
O primeiro logotipo da marca Burger King não estava associada ao principal produto da empresa: Hambúrguer. O logotipo era um meio sol, possivelmente em homenagem a ensolarada Miami, cidade onde a empresa nasceu, com o nome Burger King em laranja. Em 1969 surgia o famoso “Bun Halves”, um logotipo que continha o nome da marca entre um pão de hambúrguer. Ele foi criado para significar uma estreita relação com o hambúrguer, principal produto da marca. Só foi substituído em 1999, quando foi lançado o logotipo atual, chamado “Blue Swirl”. Em 2001, o novo logotipo já era dotado por todas os restaurantes e produtos da marca.
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Campanhas que fizeram história
Desde o primeiro slogan Burger King, HOME OF THE WHOPPER, passando pela primeira grande promoção, criada pela agência de publicidade BBDO em 1968, com o famoso The Bigger The Burger The Better The Burger, a marca sempre primou por campanhas criativas e de grande sucesso. Acompanhe abaixo alguns slogans famosos:
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1974 - HAVE IT YOUR WAY. (“A gente faz do seu jeito” em português)
1979 - Make It Special, Make It Burger King.
1982 - AREN’T YOU HUNGRY?
1988 - We do it like you'd do it.
1989 - Sometimes You’ve Gotta Break The Rules.
1991 - Your Way, Right Away.
1994 - Get Your Burger’s Worth.
1996 - It Just Tastes Better.
2002 - Burger King, You Got It. (em comemoração aos 45 anos da rede de restaurante).
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Outra ação famosa da marca foi a campanha viral chamada “Subservient Chicken” (Galinha Submissa), criada pela agência americana Crispin Porter + Bogusky em 2004 para sua linha de sanduíches de frango. A campanha consistia em um site, http://www.subservientchicken.com/, onde uma pessoa fantasiada de galinha fazia movimentos determinados pelo internauta. Desde que foi criado no primeiro semestre de 2004, o site já foi acessado mais de 700 milhões de vezes, fazendo com que a campanha de marketing viral se tornasse a mais bem sucedida já feita nos Estados Unidos. O objetivo era comunicar a possibilidade de vender sanduíche de frango “à la carte”, ou seja, do jeito que o consumidor quisesse, como dizia o slogan da campanha Get chicken just the way you like it.

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A marca no mundo
A rede conta com 11.455 restaurantes (75% deles nos Estados Unidos) ao redor do mundo, estando presente em mais de 65 países, empregando 340 mil funcionários e faturando quase US$ 3 bilhões. A cada ano são consumidos 2 bilhões de hambúrgueres, apenas em seus restaurantes nos Estados Unidos.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca BURGER KING.
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Você sabia?
A loja de Budapeste, na Hungria, é a maior da rede em termos de tamanho.
O BURGER KING é atualmente a segunda maior rede de fast-food dos Estados Unidos, ficando atrás somente do McDonald's. No entanto, a rede tem perdido mercado nos últimos anos e estima-se que vá perder o segundo lugar para a Wendy's, outra tradicional rede de fast-food.
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