21.8.07

FEDEX

Agilidade e rapidez. Foi centrado nessas duas virtudes que a marca FEDEX se transformou na maior empresa de entrega expressa de correspondências, documentos e objetos. A FEDEX diminui distâncias com uma eficiência espetacular, fazendo o planeta virar um simples bairro. Como diz seu slogan: The World on Time.
-
-
A história
A Federal Express Corporation foi fundada por Frederick W. Smith, em 1º de agosto de 1971, quando comprou a Arkansas Aviation Sales, baseada em Little Rock. A idéia surgiu ao perceber a enorme dificuldade para enviar pequenas encomendas num prazo de um ou dois dias. Nascia a idéia central para a concepção da Federal Express. As operações começaram em 17 de abril de 1973, quando 14 aviões modelo Falcon 100 decolaram da cidade de Memphis, entregando 186 encomendas para 25 cidades americanas - de Rochester (N.Y.) à Miami. O nome Federal Express foi escolhido por razões patrióticas e por significar a abrangência de toda a federação de estados. A cidade de Memphis, no estado do Tennessee, foi escolhida como sede da empresa por sua localização geográfica, excelentes condições meteorológicas na maior parte do ano e por apresentar espaço de sobra para expansão. Somente em julho de 1975 a empresa apresentou lucros. A desregulamentação do mercado cargueiro dos Estados Unidos em 1977 permitiu rápida expansão com a compra de aeronaves maiores como os Boeing 727 e McDonnell-Douglas DC-10.
-
-
Em 1984 aportou na Europa e na Ásia, em 1988, Japão. A Federal Express comprou a Tiger International, Inc. em fevereiro de 1989 e ao integrar as aeronaves e rotas que pertenciam a Flying Tigers, tornou-se a maior empresa aérea cargueira do mundo. Mais 21 países, vários Boeing 747 e 727 e instalações levaram a empresa a atingir um total de 200 países na África, Ásia, Austrália, Europa e Américas. Em 1993 atingiu faturamento de US$ 1 bilhão. Era hora de começar a expansão internacional. Em 1995, iniciou serviços para a China. Em 1996, anunciou a escolha do Aeroporto Internacional de Miami para a construção de suas novas instalações, avaliadas em U$ 50 milhões. Este centro de distribuição estenderia a presença da empresa na América Latina e no Caribe e reforçaria um elo estratégico na rede internacional da empresa. A FedEx Corporation comprou a Kinko's, empresa de fotocópias (xerox entre outros serviços) fundada em 1970, por US$ 2.4 bilhões em 2004, expandindo seus negócios para as mais de 1.400 lojas Kinko's (incluindo mais de 400 lojas com operações 24 horas por dia). As lojas ganharam nova identidade visual - FedEx Kinko’s Office and Print Centers. A empresa ficou conhecida por prestar serviços com muita eficiência. Alguns consumidores procuram agilidade, outros economia e muitos ambas as coisas, fazendo com que a FEDEX otimize seus serviços.
-
-
A linha do tempo
1973
É a primeira empresa a oferecer serviço de entrega para o dia seguinte nos Estados Unidos.
1975
Instalada a primeira caixa de coleta (Drop Box).
1979
Lançamento do sistema central de computador COSMOS (Customers, Operations and Services Master Online System) para administrar pessoas, pacotes, previsão do tempo e veículos em tempo real.
1980
Fundada a empresa Roberts Express (conhecida atualmente como FedEx Custom Critical) para entregas de encomendas delicadas e em curto espaço de tempo.
1981
Introduziu os serviços de entregas para a América Latina e Caribe, além dos serviços de entregas de cartas no período da noite e madrugada (Overnight Letter).
-
-
1982
Fundada a empresa Arkansas Freightways (conhecida atualmente como FedEx Freight) na cidade de Harrison, estado do Arkansas, provendo uma compreensiva logística e administração de transportes.
1985
Fundada em Pittsburgh a empresa RPS Inc. (conhecida atualmente como FedEx Ground) para entrega de pequenas encomendas via terrestre.
1986
Foi a primeira a oferecer garantia de reembolso do frete.
Introdução do SuperTracker, um sistema de códigos de barra que informava detalhadamente dados sob cada pacote.
1994
Lançamento do fedex.com oferecendo o acompanhamento passo à passo da encomenda ou pacote através da Internet.
1996
Lançou o serviço FedEx International First, de entrega porta a porta às 8:00 horas da manhã para mais de 5.000 cidades em todo o território norte-americano.
2000
Surgimento da FedEx Trade Networks, oferecendo alta tecnologia alfandegária para facilitar o comércio de encomendas.
Introduzido o FedEx Home Delivery, um revolucionário serviço de entrega especialmente direcionado para consumidores domésticos.
-
-
A evolução visual
Em 2000 a empresa adota oficialmente a marca FEDEX, reformulando radicalmente seu logotipo original criado por Richard Runyan em 1973.
-
-
-
Campanhas que fizeram história
A marca tem forte presença na mídia com campanhas publicitárias extremamente criativas e originais, sempre destacando as grandes virtudes da empresa: agilidade, rapidez, pontualidade e segurança. Alguns slogans se tornaram famosos:
-
Closer Than You Think. (2006)
Relax, it’s FedEx. (2003)
Don't worry. There's a FedEx for that. (2001)
This is a job for FedEx. (2001)
Be Absolutely Sure. (1998)
It's the way the world works. (1996)
Absolutely, Positively Anytime. (1995)
The world on time. (O mundo em tempo - 1994)
Our Most Important Package is Yours. (1991)
It's not just a package, it's your business. (1987)
When it absolutely, positively has to be there overnight. (1982)
Fast Talker. (1982)
-

Entre os muitos comerciais criativos da FEDEX podemos destacar o comercial "Desert Island", uma sátira ao filme "Náufrago", criado em 2003 pela agência BBDO de New York; e o vídeo "Caveman", criado em 2006 também pela BBDO, que podem ser assistidos clicando nos ícones abaixo.
-
Desert Island
--
Caveman

-
-
A marca no mundo
A empresa apresenta números gigantes: 650 operações aéreas em mais de 220 países e territórios; 46 centros de tele-atendimento recebendo 500.000 chamadas diariamente; 713 Centros de Serviços Internacionais; 1.524 Escritórios e Centros de Impressão FedEx Kinko’s; 7.771 Centros Autorizados de Envio FedEx e 42.026 Caixas de Coleta (incluindo 4.975 agências de correios nos Estados Unidos). A empresa, que fatura US$ 32.2 bilhões, emprega mais de 275.000 pessoas, incluindo 43.500 couriers, que entregam mais de 3.3 milhões de pacotes a cada dia. Sua frota de veículos é de 45.000 e de aviões é de 670.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca FEDEX.
-

-
-
-
Você sabia?
Somente os couriers (entregadores) da empresa caminham 2.5 milhões de milhas por dia, ou exatamente 100 voltas ao redor da terra. Num período de 24 horas, seus aviões voam meio milhão de milhas. Esses aviões somados podem transportar mais de 26.5 milhões de libras de carga diariamente.
-
Visite: www.fedex.com