2.8.07

NIVEA

Quando o assunto é creme hidratante, a primeira marca que vem a cabeça da maioria dos consumidores é a tradicional NIVEA. Apesar de possuir inúmeros produtos hoje em dia, a marca é reconhecida como sinônimo de creme hidratante. É a personificação da beleza, saúde e bem-estar da mulher. Que o diga Gisele Bündchen, garota propaganda da marca.
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A história
Tudo começou com a descoberta revolucionária do Eucerite, o primeiro agente emoliente que possibilitou criar, pela primeira vez, uma emulsão estável desse tipo. Em 1911, o proprietário da farmácia de manipulação Beiersdorf, fundada por Carl Beiersdorf em 1890 e localizada na cidade de Hamburgo na Alemanha, Dr. Oskar Troplowitz, iniciou o desenvolvimento de um creme para pele baseado nessa emulsão, em intensa cooperação com o químico Isaac Lifschütz e o dermatologista Paul Gerson Unna. Isolado pelo Dr. Isaac Lifschütz, depois de décadas de intensa pesquisa, esse agente emoliente era baseado na cera retirada da lã de ovelha, e permitia que óleo e água fossem misturados e permanecessem juntos. Antes dessa descoberta, os cosméticos eram baseados em gorduras animais e vegetais e se decompunham rapidamente. Reconhecendo o grande potencial cosmético desse desenvolvimento, Lifschütz o chamou Eucerite, “a cera da beleza”. Batizado como NIVEA (do latim nivius, que significa neve branca), semelhante à cor e a consistência do produto, foi apresentado em uma caixa amarela, redonda e metálica, decorada com flores em estilo art nouveau. O slogan que acompanhava o produto era “To preserve its beauty, its health and the freshness of its youth”. A Primeira Guerra Mundial havia freado a distribuição de cosméticos, que, devido às circunstâncias, tornaram-se supérfluos. A inflação desenfreada na Alemanha como resultado da guerra fazia com que, no final de 1923, uma lata de NIVEA custasse mais de 100 bilhões de marcos. Em 1924, foi tomada a decisão de renovar completamente a imagem da marca. O design da lata foi a mudança mais radical. A delicada escrita cursiva e a extremidade extravagante em um fundo amarelo foram substituídas por uma lata azul com NIVEA CREME em letras maiúsculas brancas, além de conter a seguinte frase: “With the large air, at the city, Nivea for the care of the skin creams”. Mas é no ano seguinte que ganha o seu universo cromático tal e qual nós o conhecemos hoje.
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A publicidade também rompeu a tradição. Os anúncios mostravam os “NIVEA Boys”, três rapazes saudáveis que ganharam os corações do público feminino, ao mesmo tempo em que transmitiam uma nova mensagem transformando a marca NIVEA na escolha ideal para toda a família. Em 1929 a empresa começou a diversificar seus produtos, vendendo além do famoso creme, a brilhantina, o creme para barbear e depilar (1930), o xampu (1931), o óleo para o sol (1932) e a pasta de dente (1933), esta última encerrada a produção em 1968. Em 1932 a empresa lançou o produto na França, saindo pela primeira vez do território alemão, realizando assim suas primeiras exportações. Durante a Segunda Guerra Mundial, a publicidade da empresa esteve nas mãos de Elly Heuss-Knapp, esposa do futuro presidente Theodor Heuss. E graças aos seus esforços, as propagandas da marca permaneceram livres da ideologia Nazista, tentando buscar a normalidade em uma época cada vez mais afetada por desconforto, sofrimento e privação. Depois do término do conflito, a marca NIVEA foi expropriada. A partir de 1952, a empresa Beiersdorf iniciou uma longa jornada pelos países para readquirir os direitos sobre a marca, em um processo que só terminou em 1993. Na década de 60 a empresa contava com uma linha completa para cuidar da pele, adicionando a seu portifólio as toalhas úmidas de leite em 1966 e a loção tônica em 1967. Na década de 80, a Beiersdorf possuía muitas subsidiárias internacionais, o que transformou a NIVEA em uma marca reconhecida no mundo inteiro. Expandindo sua linha de produtos ao longo dos tempos, a marca NIVEA atingiu enorme reconhecimento global, tornando-se sinônimo de beleza e saúde.
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A linha do tempo
1936
● NIVEA Children‘s Soap
, um sabonete desenvolvido especialmente para a pele dos bebês.
1948
● NIVEA Visage, um creme líquido para o rosto, acondicionado em um tubo plástico.
1960
● NIVEA Sun Oil
, o óleo protetor solar da marca.
1963
● NIVEA Milk
, o tradicional creme em sua forma líquida, lançado no mercado com o slogan “For all-over body care”.
1972
● NIVEA Baby
, uma linha de produtos para bebês, que havia sido introduzida em 1936, e passou a ganhar esta designação este ano.
1986
● NIVEA For Men
, uma linha de cosméticos voltado para o público masculino.
● NIVEA Lotion, o tradicional creme em loção. Em 1992, este produto passou a se chamar NIVEA Body.
1990
● NIVEA Sun
, uma nova linha de produtos para o sol. Esta linha adotou este nome internacionalmente em 1993.
1991
● NIVEA Formula Plus
, um xampu com condicionador.
● NIVEA Deo, uma linha de desodorantes com os atributos característicos da marca: suavidade e proteção da pele.
1992
● NIVEA Intensive Hair Treatment
, uma linha de produtos para tratamento capilar, que incluía entre outros produtos o NIVEA Intensive Conditioner.
1993
● NIVEA For Men
, uma linha composta de produtos pós-barba.
1994
● NIVEA Vital
, uma linha pioneira no tratamento de peles maduras.
1997
● NIVEA Beauté
, uma linha completa para as mulheres, contendo inclusive uma vasta gama de produtos para maquiagem. Esta linha foi lançada primeiramente no mercado da Bélgica e da França.
1998
● NIVEA Hand
, uma especialmente desenvolvida para os cuidados com as mãos.
1999
● NIVEA Xampu For Men
, um xampu especialmente desenvolvido para o público masculino.
2000
● NIVEA Hand Age Control Cream Q 10
, um revolucionário creme com Q10 para retardar o envelhecimento da pele nas mãos.
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A embalagem
Se existe um produto que mantém firmemente o que os especialistas chamam de brand equity, ou seja, característica básica da marca, que a torna inconfundível através dos tempos, esse produto é o Creme NIVEA. Depois de sua criação, em 1911, a latinha de NIVEA então amarela somente passou por uma modificação radical em 1924, quando mudou sua cor para azul. Depois disso, as mudanças, para adaptar o visual a cada época, foram sempre suaves, como em 1959 mudando a palavra “cremes” para um tipo de letra mais arredondado, que ainda se mantém hoje em dia. A fonte completa da NIVEA foi concebida por Achaz Prinz Reuss e consiste em 12 variações e uma versão para texto.
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Campanhas que fizeram história
As campanhas publicitárias da marca sempre foram centradas nos conceitos saúde e beleza como podemos ver nos anúncios abaixo.
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Dentre muitos slogans famosos podemos destacar:
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Each evening, give a new youth to your skin. (década 40)
Nivea hydrates, nourishes, invigorates, preserves the freshness of the dye and prevents the first wrinkles. (década 40)
For 60 years, we have manufactured creams of care. (década 70)
Cream-coloured Nivea, the good practice. (1972)
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Há anos atrás a NIVEA mudou sua estratégia de comunicação e hoje uma das modelos que representa a marca alemã é a gaúcha Gisele Bündchen.
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca NIVEA está avaliada em US$ 3.11 bilhões, ocupando a posição de número 96 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo

Os produtos NIVEA, que além do tradicional creme para o corpo, mãos e face, é composta por desodorantes, xampus, protetores solares, sabonetes e uma linha completa de cosméticos, são comercializados em mais de 160 países ao redor do mundo.
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A marca em imagens
Clique na imagem abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca NIVEA.

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Você sabia?
A cada segundo um pote de creme NIVEA é vendido no mundo.
O tradicional creme tem 98% de seus componentes retirados da natureza.
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