7.8.07

GAP

A celebração máxima do “streetwear Made in U.S.A” com visuais básicos e coleções neutras, necessária nos closets mais versáteis e descolados do mundo. Assim é a GAP, com suas roupas acessíveis e tendências que sintetizam o visual casual, no melhor estilo democrático como um bom moleton. GAP é fácil. Fácil de comprar, fácil de usar e fácil de identificar. A marca virou ícone do varejo para uma geração de consumidores que queria usar um jeans básico e uma camiseta, em vez de roupas formais, para trabalhar e passear.
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A história
A GAP foi fundada na cidade de San Francisco, estado americano da Califórnia, em 1969, pelo casal Donald e Doris Fisher, como uma pequena loja de roupas multimarcas e poucos empregados. Eles estavam frustrados com a falta de serviços decentes aos consumidores e a tendência da moda de outros varejistas. Inicialmente com o nome THE GAP, no começo escrito com letras minúsculas, vendia calças e jaquetas jeans, especialmente da marca Levi’s, além de camisetas e roupas para o dia-a-dia. O nome veio das crescentes diferenças entre crianças e adultos, a chamada “geração gap”, que teve seu auge com o movimento hippie. Um dos lemas da empresa era “Levi’s para moças e rapazes”. As vendas atingiram o valor de US$ 2 milhões em 1970, quando uma segunda loja foi aberta na cidade de San José, também na Califórnia. Em meados de 1982 a GAP começou a investir em sua própria marca de roupa e parou de vender os produtos da Levi’s em 1992. Foi nesta época, em 1983, que a empresa comprou a Banana Republic, então com apenas duas lojas e uma coleção centrada em roupas de viagens e temas de safari.
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Neste momento a THE GAP se reinventou para ser competitiva no mercado, mudando seu visual e remodelando seu logotipo, agora escrito com letras maiúsculas. A primeira loja fora dos Estados Unidos foi aberta na cidade de Londres em 1987, fazendo com que a marca ganhasse projeção internacional. O faturamento, nesta época, atingia US$ 1 bilhão. Nos próximos anos a expansão da marca continuou com a inauguração da primeira loja no Canadá em 1989 na cidade de Vancouver, com a venda de seus produtos na badalada Galeries Lafayette em Paris no ano de 1993, com a inauguração, em 1996, de sua Flagship em Tóquio e com a inauguração de uma loja no Alaska em 1998, contando neste momento com unidades em todos os 50 estados americanos.
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A linha do tempo
1986

Inaugurada a primeira GAP Kids, uma loja com roupas e acessórios para crianças, na cidade de San Mateo, Califórnia.
1990
A linha Baby GAP, composta por roupas e acessórios para recém-nascidos, estreou na loja GAP Kids em San Francisco.
1994
● Inaugura a GAP Outlet, uma ponta de estoque para vender seus produtos por um preço mais em conta.
● Lançamento da marca Old Navy com a inauguração de sua primeira loja na cidade de Colma na Califórnia. A marca possuía coleções simples, modernas e baratas. Apenas quatro anos depois de seu lançamento a Old Navy já faturava US$ 1 bilhão.
1995
Lançamento de uma linha de produtos de cuidado pessoal, embalados em um visual de aço inoxidável.
1996
Introdução da GAP Body, uma linha de cuidado pessoal, perfumes, roupas íntimas e roupas para dormir.
1997
Inauguração da loja virtual da marca.
2000
Lançamento da coleção GAP Maternity, uma linha de roupas e produtos para gestantes, em sua loja virtual.
2005
Lançamento de uma nova rede chamada Forth & Towne, cuja primeira loja foi aberta em 2005 no Palisades Center, em West Nyack, Nova York. O enorme desapontamento em relação as vendas e a crise interna da empresa, fizeram com que marca fosse encerrada 18 meses depois.
2006
Lançamento da marca de calçados Pipperlime em sua loja virtual.
Neste mesmo ano introduziu a coleção GAP Red, que incluía entre outras peças, camisetas produzidas no Lesoto com algodão africano. Parte das vendas desses produtos são revertidas para a The Global Fund (www.theglobalfund.org), que têm como missão a ajuda de crianças e mulheres infectadas com o vírus VIH/SIDA na África.
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Os slogans
Winter into The Gap.
(1974)
Fall into The Gap. (1974)
Individuals of Style. (1988)
Peace. Love. Gap. (2006)
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O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca GAP está avaliada em US$ 5.48 bilhões, ocupando a posição de número 61 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no mundo
A marca, que fatura US$ 15.9 bilhões, tem 1.831 lojas espalhadas pelos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Canadá, França, Japão, Coréia do Sul, Cingapura, Índia, Indonésia, Irlanda, Kuwait, Paquistão e Malásia, empregando 150 mil pessoas. A GAP (1.200 lojas somente nos Estados Unidos) e a Old Navy (968 lojas somente nos Estados Unidos) respondem pela maior parte das vendas da empresa. -
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca GAP.
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Você sabia?
A idéia de que GAP significa "Gay and Proud" ("Gay com orgulho", em português) é uma lenda urbana.
A família Fisher detém 37% das ações da empresa.
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Visite: www.gap.com