9.8.07

HARD ROCK CAFÉ

Antes de ser o primeiro e mais famoso restaurante temático e centro de entretenimento do mundo, o HARD ROCK CAFÉ é uma verdadeira instituição do Rock'n Roll. De Chicago a Dublin, de Nova York a Estocolmo, é um deleite para os aficionados e amantes do melhor Rock.
-
--
A história
O primeiro HARD ROCK CAFÉ abriu suas portas ao público em 4 de junho de 1971 em Londres na Inglaterra. Fundado por Isaac Tigrett e Peter Morton, dois empreendedores americanos e amantes da música, que decidiram abrir um espaço onde pudessem guardar relíquias do rock, hobby que os aproximou, tornou-se um enorme sucesso rapidamente, atraindo clientes que além de amantes do Rock, procuravam um ambiente descontraído, com preços acessíveis e cheio de pessoas bonitas. Embora fosse decorado inicialmente com produtos do Rock americano, foi rapidamente sendo incorporado na decoração pertences do rock mundial na medida em que foi crescendo e seus fundadores passaram a receber ofertas de pertences de lendas do rock inglês e de outras partes do mundo. A coleção teve início quando uma guitarra doada por Eric Clapton foi pendurada casualmente na parede do primeiro HARD ROCK CAFÉ. Algumas semanas depois, uma guitarra foi enviada por Pete Towsend, da banda The Who, com a seguinte nota: "A minha é tão boa quanto a dele!". A coleção conta atualmente com mais de 70.000 itens, catalogados que foram adquiridos em leilões, doados ou comprados dos próprios artistas. Mais que um restaurante, onde as relíquias do rock ocupavam as paredes, o HARD ROCK acabou por se transformar num estilo. Os jovens vestiram a camisa do HARD ROCK CAFÉ, que foi uma das primeiras armas de marketing de quem dispunha de poucos recursos para a compra de mídia.
-
Essas camisetas viraram febre, todos queriam tê-las e a rede começou posteriormente a vendê-las assim como os pins (bottons), uma mania entre viajantes jovens. Daí para casacos e uma infinidade de outros produtos, foi uma conseqüência. O HARD ROCK CAFÉ começou sua expansão global em 1982, quando Tigrett e Morton concordaram em desenvolver seus próprios HARD ROCK em várias partes do mundo. Morton abriu casas em Los Angeles, San Francisco, Chicago e Houston. Tigrett em New York, Dallas, Boston, Washington, Orlando, Paris e Berlim. Em 1990, o Rank Group adquiriu o HARD ROCK CAFÉ e acelerou sua expansão mundial, tornando-se um das marcas mais conhecidas do mundo. Também levou a marca e o estilo do HARD ROCK para outros negócios abrindo a rede Hard Rock Hotel & Casino em várias localidades exóticas do mundo como em Bali, Las Vegas, Pattaya, Orlando, Hollywood, Chicago e Tampa. No dia 7 de dezembro de 2006, a tribo dos índios Seminoles, originária do estado da Flórida, ganhou destaque no noticiário econômico mundial ao comprar por US$ 965 milhões a rede de restaurantes e cassinos HARD ROCK. Os índios ficaram com as 124 lojas HARD ROCK CAFÉ, quatro hotéis, dois hotéis-cassino, duas casas de shows e participações em mais três outros hotéis. A tribo dos Seminoles já operava um hotel e um cassino da rede HARD ROCK nas cidades de Tampa e Hollywood (Flórida). A venda não incluiu o hotel da rede em Las Vegas, vendido em maio para o grupo Morgans Hotel, de Nova York, por US$ 770 milhões, nem as lojas controladas pelo co-fundador da rede Peter Morton.
-
-
-
Evolução global
Acompanhe ano a ano a abertura de unidades do HARD ROCK, nas principais cidades do mundo.
1971: Londres
1978: Toronto
1983: Tokyo (Roppongi)
1984: San Francisco
1985: Stockholm
1986: Chicago, Houston
1987: Cancun, Honolulu, New Orleans
1988: La Jolla (Southern California)
1989: Sydney, Acapulco, Boston
1990: Washington D.C., Montreal, Puerto Vallarta, Singapore, Las Vegas, Maui
1991: Paris, Kuala Lumpur, Bangkok, Pattaya (Tailândia), Orlando (Universal Studios)
1992: Berlin, Jakarta, Osaka, Tijuana, Atlanta
1993: Bali, Mexico City, San Juan, Miami
1994: Beijing, Hong Kong, Cozumel, Madrid, Nashville
1995: Buenos Aires, Melbourne, Copenhagen, Cabo San Lucas (México), Makati (Filipinas), Myrtle Beach, Phoenix, San Antonio
1996: Surfers Paradise, Niagara Falls (Canadá), Otawa, Beirut, Seoul, Atlantic City, Hollywood (California), Key West, Niagara Falls (Estados Unidos)
1997: Bahrain, Nagoya, Yokohama, Barcelona, Dubai, Baltimore, Memphis, Sacramento
1998: Toronto Skydome, Sharm El Sheikh (Egito), Guam, Rome, Guadalajara, Edinburgh, Cleveland, Denver, St. Louis, Kona, Lake Tahoe, Philadelphia, Salt Lake City, San Diego, Saipin (Mariana Islands)
1999: Amsterdam, Gatlinburg, Indianapolis
2000: Cayman Island, Manchester, Fukuoka, Malta
2001: Bogotá, Cairo, Osaka (Universal Studios)
2002: Leeds, Nottingham, Munich, Tokyo (Uyeno-Eki), Minneapolis, Pittsburgh
2003: Cologne, Detroit, Nassau, Lisbon, Moscow, Cardiff
2004: Hurghada (Egito), Athens, Dublin, Kuwait, Panamá, Gothenburg, Foxwoods, Hollywood (Flórida), Louisville
2005: Rio de Janeiro, Oslo, Gran Canária, Belo Horizonte, New York, Caracas
2006: Santo Domingo, Mumbai, Ocho Rios (Jamaica), Narita, Margarita (Venezuela)
2007: Punta Cana, Bucharest, Warsaw
-
-
O marketing
Os produtos HARD ROCK, maior ferramenta de marketing da marca, tiveram um início modesto em 1973, com as tradicionais camisetas sendo vendidas, retiradas de uma caixa guardada debaixo da mesa do caixa. Em 1987, a confusão causada pelas pessoas querendo comprar as camisetas forçaram a abertura de um quiosque com os produtos HARD ROCK na esquina da Old Park Lane com a Piccadily em Londres. Um ano depois, ainda mais espaço foi necessário para aumentar sua linha de produtos, o que levou à abertura de uma loja em 1988, no 18º aniversário do HARD ROCK. Atualmente, existem mais de 200 produtos da grife, como chaveiros, pins, camisetas, camisas jeans e pólo, jaquetas de couro e jeans, óculos, carteiras, sungas, biquínis, maiôs, relógios, copos, canecas, moletons, entre outros itens, todos com o característico logotipo da marca.
-
-
O logotipo
A notoriedade do HARD ROCK pode ter tido início com seus hambúrgueres, mas após os seus 30 anos de história, ele é agora igualmente conhecido pelo seu logotipo. Desenhado por um renomado artista gráfico, Alan Aldridge, que foi também responsável pela capa do álbum "Illustrated Lyrics" dos Beatles e por outras capas de álbuns clássicos, o logotipo do HARD ROCK é visto desde Beijing até Nova York em suas famosas camisetas, uma das mais vendidas e mais cobiçadas do mundo. Ao longo dos tempos o logotipo sofreu pequenas modernizações como pode ser visto abaixo.
-
-
--
A marca no mundo
Com 126 HARD ROCK CAFÉ espalhados em 47 países, transformou-se num fenômeno verdadeiramente global. Conta ainda com mais 9 HARD ROCK HOTEL, localizados nos Estados Unidos, Indonésia e Tailândia; e três HARD ROCK LIVE, arenas para shows e apresentações esportivas.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca HARD ROCK CAFÉ.
-

-

-

Você sabia?
Ao longo destes anos, mais de 100 milhões de pessoas tiveram a oportunidade de viver excelentes momentos neste que se tornou um ícone do entretenimento universal. As filas para entrada no HARD ROCK já se tornaram famosas, até mesmo em Londres, 35 anos após sua inauguração.
Para manter o clima de peças originais em todos os restaurantes, o que é um atrativo também para turistas, a rede conta com o suporte de um verdadeiro caçador de relíquias. Don Bernstine é o homem que visita astros do rock do passado e vai ao camarim dos atuais fazendo oferta por tudo aquilo que possa dar vida e emprestar à rede o glamour do rock. Ele é figurinha conhecida nos leilões de casas tradicionais como a Christies. E já chegou a pagar US$ 24 mil por um casaco que Jimi Hendrix usou no palco e até US$ 13 mil por letra de música datilografada por Bob Dylan. São essas relíquias, além do preço sempre em conta de bebida e comida, que transformaram a marca HARD ROCK também numa lenda do rock e de um estilo de viver.


Visite: www.hardrock.com