21.8.07

HP

Cálculos exatos e sem erros. Impressões perfeitas e com alta qualidade. Eficiência no armazenamento de informações. Fotografias digitais precisas e com alta definição. Computadores de todos os tipos e tamanhos. Tudo isso pode ser encontrado nos produtos da HP.
-
-

A história
Tudo começou em 1938 quando os americanos Bill Hewlett e Dave Packard, dois estudantes da universidade de Stanford, que se tornaram amigos em um acampamento de duas semanas no estado do Colorado em 1934, investiram US$ 538 para montar em uma garagem, no subúrbio da cidade de Palo Alto, estado da Califórnia, seu primeiro produto: um oscilador de áudio, batizado de HP 200A, instrumento muito usado por engenheiros de som para testar equipamentos de som. Esse produto representou uma ruptura da tecnologia em tamanho, preço e desempenho. Um de seus primeiros clientes foi o Walt Disney Studios que adquiriu 8 destes osciladores para desenvolver e testar o som para o filme de animação “Fantasia”. Com o sucesso do primeiro produto, ambos resolveram, em 1939, fundar a Hewlett-Packard Company. O nome da nova empresa foi decidido na moeda, com o sobrenome de Hewlett na frente. A empresa não demora a estabelecer uma política de portas abertas (Open Door Policy) para todos os funcionários, assegurando que cada, independente do cargo que ocupasse, percebesse que os gerentes estavam disponíveis, abertos e receptivos, gerando a confiança e a compreensão mútua que caracterizam o estilo de administração da HP nos dias atuais. Ambientes abertos e escritórios executivos sem portas constituíam a política integral para o ambiente de trabalho da empresa na época. Em 1942 iniciam a construção da primeira sede própria. Planejaram o prédio de forma que pudesse se transformar em uma mercearia caso a empresa fracassasse.
-
A partir da década de 50 seus contadores de freqüência, que reduziam drasticamente o tempo necessário para a medição precisa de freqüências elevadas, e produtos relacionados faturaram bilhões de dólares impulsionando a empresa rumo ao sucesso. Em 1958 adquire sua primeira empresa, a californiana F.L. Moseley, produtora de plotters, ingressando assim no mercado de impressão. Nesse mesmo ano cria a estrutura de divisões, com contabilidade independente de lucros e prejuízos, onde cada grupo de produto se torna uma organização auto-sustentável, responsável pelo desenvolvimento, produção e marketing de seus próprios produtos. Além disso, para continuar ágil, qualquer grupo que crescesse até 1.500 pessoas era dividido e transformado em novo centro de resultados. A autonomia favorecia a motivação individual, a iniciativa e a criatividade, e oferecia aos funcionários a oportunidade de trabalhar com um alto grau de liberdade na realização de metas e objetivos comuns. No ano seguinte, visando uma expansão internacional, estabelece na Europa um departamento de vendas na Suíça (Genebra) e uma fábrica na Alemanha (Boeblingen). Ingressou no mercado asiático somente em 1963 quando fez uma joint-venture com uma empresa japonesa. Em 1966 o laboratório HP é estabelecido como o recurso central de pesquisa da empresa e inicia uma longa história como um dos principais centros de pesquisa comercial do mundo. A partir deste momento a empresa, nas décadas seguintes, faz inúmeros lançamentos de produtos inovadores como calculadoras, de mesa e de mão, computadores, impressoras, entre outros produtos. Em 1989 a empresa comemora seu 50º aniversário. A garagem onde Bill Hewlett e Dave Packard iniciaram seus negócios é designada local histórico do estado da Califórnia. A empresa comprou a gigante Compaq, fundada em 1982, no ano de 2000 por impressionantes US$ 19 bilhões, tornando-se ao lado da Dell e IBM, uma das maiores empresas de computadores pessoais do planeta. Com esta aquisição, a HP também passou a ser proprietária da linha de computadores Compaq Presário, lançada em 1993, e uma das líderes de mercado em sua categoria.
-
-
A linha do tempo
1966
Lança seu primeiro computador, o HP 2116A, com 4 Kb de memória de núcleo magnéticos, expansível a 32 Kb. O primeiro exemplar foi instalado a bordo de uma embarcação de pesquisa, durando mais de 10 anos em um ambiente de clima hostil.
1968
Lança a primeira calculadora científica de mesa, HP 9100A, que permitia armazenar programas em cartões magnéticos e efetuar complexos cálculos científicos.
1972
Lançamento da primeira calculadora de mão, pequena a ponto de caber num bolso de camisa e o primeiro computador de uso geral, introduzindo a era de processamento de dados distribuído, uma vez que servia tanto à engenharia de alta tecnologia como as operações cotidianas de processamento de dados administrativos.
1974
Substituição da memória de núcleo magnético pela memória dinâmica de acesso aleatório nos mini computadores.
1975
Cria uma interface padrão (HP-IB ou interface bus) para sistemas de instrumentos, que é reconhecido como um padrão internacional, permitindo conectar um ou mais instrumentos de forma fácil a um computador.
1980
Lançamento de seu primeiro computador pessoal, chamado HP-85, e da primeira impressora a laser.
1984
Lançamento da impressora HP ThinkJet de 96 dpi, com tecnologia térmica de jato de tinta para computadores pessoais de mesa e portáteis que estava em desenvolvimento desde 1978.
Neste mesmo ano lança também uma impressora laser de 300 dpi revolucionando o mercado. A impressora a laser de mesa para uso pessoal se tornou a mais popular do mundo e o produto da HP de maior sucesso já introduzido no mercado. Até meados de 1999, a impressora vendeu mais de 35 milhões de unidades.
1986
Lança o HP Precision Archtecture, uma grande família de sistemas de computadores que utiliza a primeira aplicação comercial da arquitetura RISC (Reduced Instruction-set Computing ou computação com conjunto reduzido de instruções) em todo o mundo.
1988
Lança a HP DeskJet, a primeira impressora a jato de tinta da hp para o mercado de massa, oferecendo impressão em papel comum e uma resolução de impressão com padrão industrial.
1991
Lança seu primeiro palmtop, chamado HP 95LX, que pesava apenas 300 gramas e nada mais era que a junção de uma potente calculadora financeira com processamento de um PC, agenda eletrônica, planilha Lotus 1-2-3, processador de textos e que permitia transferência de dados por raios infravermelhos.
Também introduziu a HP DeskJet 500C que permitia impressão colorida.
1993
Lançamento do HP Omnibook 300, um notebook com bateria capaz de durar um vôo através dos Estados Unidos.
1994
Inicia em conjunto com a Intel o desenvolvimento de um processador de 64 bits, hoje chamado de Itanium, lançado oficialmente em 2001.
Nesse mesmo ano, o computador pessoal HP Pavilion marca a entrada bem-sucedida da empresa no promissor mercado de computação doméstica.
1998
Lança um palmtop com interface gráfica rodando Windows CE.
Também neste ano é introduzida a série HP OfficeJet 700, primeiro produto multifuncional em cores da HP. Essa impressora-fax-copiadora oferecia ao cliente as funções essenciais de escritório em um único produto fácil de usar.
Outra novidade é a câmera digital HP Photosmart C20, com definição de 1 megapixels.
2000
Lançamento do servidor especializado para internet Superdome.
2002
Lança a impressora HP DeskJet 5550 com tecnologia de 4800 dpi.
2003
Lança o HP DVD Movie Writer dc3000, que transforma VHS em DVD.
2004
Lança sua linha de televisões de plasma e LCD.
-
-
Campanhas que fizeram história
A mais complexa campanha publicitária da história da empresa foi introduzida e idealizada pessoalmente pela presidente da empresa, Carly Fiona, em 1999, e lançada com o slogan “INVENT”. A custosa campanha contou ainda com uma reformulação visual radical da marca com a adoção das letras HP, em substituição a palavra Hewlett-Packard no logotipo.
-
-
Outra campanha de grande sucesso, que custou US$ 300 milhões, foi introduzida no final de 2003, com o tema “You + HP: digital photography”, destacando o alinhamento completo da HP em fotografia digital, de câmaras e impressoras a computadores pessoais, tinta e papel. O que mais chamava a atenção nos comerciais de televisão eram as músicas utilizadas. Em uma combinação futurista de imagem e música podíamos ouvir canções como “Picture Book” (The Kinks), “Out of the Picture” (The Robins), “Pictures of You” (The Cure), “The Rainbow” (The Apples in Stereo), e “Across the Universe” (The Beatles). Outra ação da campanha foi o concurso de fotografia digital intitulado “YOU Take Five!”. Para participar do concurso bastava enviar pela Internet cinco fotos digitais que contassem uma história. Os ganhadores poderiam ser fotografados no set de filmagens do terceiro filme independente do Project Greenlight, da produtora Miramax; ganhar um papel de figurante no filme; ou mesmo ter seu ensaio fotográfico incluído em um anúncio publicitário da HP.
-
-
-
Os slogans
Invent. (1999)
Everything is possible. (2003)
You + HP: digital photography. (2004)
The computer is personal again. (2006)
Finalmente, o computador ficou pessoal. (Brasil e Portugal)
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca HP está avaliada em US$ 22.19 bilhões, ocupando a posição de número 12 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
A HP, maior empresa de tecnologia em informação do mundo, está presente em mais de 160 países, empregando 160 mil pessoas e faturando US$ 91.7 bilhões.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca HP.
-

-
-
Visite: www.hp.com