31.8.07

TOYS R US

A Meca dos brinquedos e da diversão. Um lugar de sonho para as crianças, e porque não, para adultos que acabam voltando a ser criança. Basta entrar em uma das lojas da TOYS “R” US para voltar a ser criança com aquele sorriso deslumbrante no rosto. São lojas de brinquedos que mais se parecem com parques de diversões.
-
-
A história
A história da marca traduz o sucesso de uma ousada idéia. Tudo começou em 1948, quando com apenas 25 anos de idade, Charles Lazarus decidiu transformar o estabelecimento de reparação de bicicletas do pai em uma loja de mobiliário infantil. O novo negócio, totalmente voltado para o público infantil, surgia em uma época de pós-guerra onde o número de crianças aumentava consideravelmente. Inicialmente sua loja chamava “Children’s Supermart”. Esta loja de móveis infantis e decoração, inaugurada na cidade de Washington se tornaria uma das maiores redes de produtos voltados para o público infantil. Em 1952 inaugura outra loja para vender além de móveis, brinquedos em épocas sazonais como o natal. Com o passar do tempo, Charles começou a receber muitos pedidos para que vendesse brinquedos continuamente e em 1957 a empresa inaugurou seu primeiro supermercado de brinquedos em Rockyville Maryland. A idéia surgiu quando Charles analisou o mercado, e verificou que a grande desvantagem do negócio dos brinquedos era a sazonalidade a que estava sujeito. O período de vendas resumia-se praticamente às semanas que antecediam o Natal. Para inverter essa tendência, resolveu oferecer aos seus clientes uma gama muito variada de brinquedos e de artigos de puericultura (conceito novo na época), durante todo o ano.
-
Para dar mais ênfase ao novo negócio trocou o nome da loja para TOYS “R” US, inserindo o “R” invertido para aumentar o reconhecimento de seu negócio por parte dos consumidores. Em 1965, a rede, com então 4 unidades, foi vendida por US$ 7.5 milhões para a Interstate Stores Inc. No ano de 1984 foram inauguradas as primeiras lojas estrangeiras da rede em Cingapura e no Canadá. A década de 90 foi marcada por uma forte expansão internacional com inauguração de lojas na Inglaterra, Israel, Hong Kong, Holanda, Portugal, entre outros, tornando-se em 1991 a primeira empresa americana de distribuição com presença no mercado japonês. Começou a vender seus brinquedos on-line somente em 1998, mesmo ano em que a empresa passou por uma enorme reestruturação. Afetada por uma grave crise financeira do início do novo século, a rede de lojas esteve à beira da falência. Passou por nova reestruturação e em 2006 voltou a crescer e dar lucro.
-
-
A linha do tempo
1983
Inaugurada a KIDS R US, que vendia uma completa linha de roupas e acessórios para crianças mais novas na cidade de Nova York. Dois anos depois a nova rede contava com 10 unidades.
1996
Inaugurada a Babies R US em Westbury, Nova York, loja especializada na venda de produtos para bebês e recém nascidos. Atualmente a rede conta com mais de 220 lojas.
1998
Inaugurado o “R” Zone, um departamento de vídeo game e produtos eletrônicos dentro das lojas TOYS “R” US.
1999
Comprada as 41 lojas da rede Imaginarium, voltadas para crianças mais velhas, vendendo produtos e brinquedos educacionais e interessantes. Os mascotes da loja são Cosmo (um pequeno cachorro cor-de-rosa) e o Professor Fun.
2003
Inaugurada da Toys "R" Us Toy Box, pequenos espaços (espécie de mini-lojas) dentro de estabelecimentos como a rede de supermercados Albertson’s, Giant e Jewel-Osco, além de lojas de departamentos em Hong Kong e Cingapura.
-
-
-
O logotipo
O “R US” contido no nome e logotipo da marca é uma contração das letras finais do sobrenome Lazarus do fundador da empresa. O tradicional e famoso logotipo da marca, em sua versão modernizada, foi introduzido na década de 80. Em 1999, a estrela azul foi adicionada ao logotipo.
-
-
O mascote
No ano de 1970 a marca adotou como seu mascote uma simpática girafa chamada Geoffrey The Giraffe, aproveitando para usá-la, na véspera de natal, ao lado do slogan “I don’t wanna grow up, I’m a Toys “R” Us Kid”. O nome foi escolhido em um concurso com os consumidores da marca. Com o passar do tempo a girafa ganhou uma família completa com sua mulher Gigi, sua filha Baby Geer e seu filho Giga Biter. Em 1989 ele ganhou seu primeiro fã-clube oficial em uma grande jogada de marketing. O personagem foi re-introduzido em 2001, não como um desenho, mas como uma girafa real que falava, uma versão animatronic (criada pelo Stan Winston Studios) com voz de Jim Hanks nos comerciais de rádio e televisão.

-
-
A mega-loja
Em 2001, a empresa inaugurou sua mega loja na Times Square, que se tornou a grande âncora da rede e a maior loja de brinquedos de Nova York. São 3 andares espetaculares com todas as novidades em termos de brinquedos, roda-gigante colorida, réplica do Chrysler Building construída com peças de Lego e um T-Rex imenso, que arranca gritos de pavor da molecada! A TOYS “R” US desenvolveu um novo conceito de loja, mais ampla, onde os brinquedos estão ao alcance das crianças, para que estes os possam ver e tocar. Graças a este novo formato, os visitantes podem movimentar-se mais livremente na loja e tem à sua disposição especialistas que os ajudarão a realizar a melhor escolha entre mais de 24 mil itens que a TOYS “R” US oferece aos seus clientes. Brinquedos, material didático, tecnologia multimídia, roupa, artigos para recém nascidos e mobiliário infantil, tudo debaixo de um mesmo teto em cada loja da TOYS “R” US. Clique nas imagens abaixo para ampliar fotos da mega-loja.
-

-

-

-
-
Os slogans
The world's biggest toy store.
You'll never outgrow us!
I don't wanna grow up, I'm a Toys 'R' Us kid.
R toys us? You bet they R!
It's a magical day at Toys "R" Us.
-
-
A marca no mundo
Atualmente, a maior rede de lojas de brinquedos do mundo, têm mais de 1.600 lojas (600 delas distribuídas por 29 países), faturando cerca de US$ 12.2 bilhões por ano e operando 6 diferentes tipos de lojas que vendem produtos para crianças. Nos Estados Unidos, país em que desenvolve as suas principais atividades, detém quase 25% do mercado de brinquedos.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca TOYS R US.
-

-
-
Você sabia?
O sistema de abastecimento diário garante que raramente se esgote um produto.
-