22.8.07

EVIAN

Ela está na boca de celebridades e pessoas famosas. Desfila nos ambientes mais chiques e requintados do planeta. Tem um charme único e, dizem, um sabor sem igual. Um verdadeiro Spa engarrafado. Ao longo dos anos a marca EVIAN se tornou sinônimo de água mineral francesa. A marca vende status, diferenciação, glamour e pureza.
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A história
Descoberta durante a Revolução Francesa em 1789, na pequena cidade de Evian-des-Bains, próxima ao lago Léman (batizado de Lago de Genebra pelos vizinhos suíços). Tem sua origem na chuva e na neve que caem nos altos dos montes Chablais, nos Alpes Franceses. Em local protegido, distante de qualquer área urbana ou industrial, a água é filtrada naturalmente através de camadas de areia glacial, em um processo que demora cerca de 15 anos, adquirindo a composição mineral ideal com minerais únicos e pH neutro balanceado, sem sofrer nenhum processo industrial. O nome EVIAN deriva da palavra celta “Evua”, que significa água. Em 1826 o Duque de Savoy concedeu a autorização oficial para engarrafar a EVIAN Natural Spring Water. Somente em 1869 houve a formação da Limited Company of Mineral Water Evian-the-Baths com a aprovação imperial concedida por Napoleão III. No ano de 1878 a Academia de Medicina Francesa reconheceu as propriedades medicinais da água, renovando a licença para engarrafar a água. As primeiras propagandas da água datam de 1880 utilizando slogans como “Best Water of Table” (A melhor água de mesa). Quase na virada do século já eram vendidas cerca de dois milhões de garrafas. Em 1900 a água já era conhecida e vendida por toda a Europa, freqüentando os ambientes mais refinados do velho continente. A reputação da água começou a crescer, principalmente a partir de 1902, quando foram descobertas que as propriedades da água eram extremamente eficientes na cura e combate de algumas doenças, especialmente as renais. No ano de 1908 a EVIAN começou a ser engarrafada em garrafas de vidro. Em 1964 a empresa mudou seu nome para Company of Mineral Water of Evian. No ano de 1994 foram vendidos 300 milhões de litros da água mineral EVIAN, comprovando todo o sucesso alcançado ao longo dos anos. Hoje em dia a marca pertence ao grupo francês Danone que adquiriu a marca em 1970.-
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A linha do tempo
1962
● Introdução do famoso EVIAN Spray (Evian Brumisateur), um spray de água mineral para ser borrifado no corpo com elementos hidratantes.
1969
Introduziu a famosa garrafa de plástico (0.5 litros), conhecida como EVIAN MAJOR, uma das responsáveis pelo grande sucesso da marca.
1978
Introduziu no mercado a garrafa de plástico de 1.5 litros e a embalagem com seis garrafas (6-pack).
1980
● Introdução da garrafa de 2 litros.
1985
● Introdução da tampa de rosca em suas garrafas descartáveis.
1995
Primeira água mineral a lançar a garrafa PET totalmente reciclável com as montanhas em alto relevo.
1999
Lançamento da série limitada de garrafas Millenium, em forma de gota, para comemorar a virada do século.
2000
Introdução das famosas garrafas Teardrop, confeccionadas com designer moderno e único, tornou-se objeto de desejo para colecionadores.
Outra inovação foi a garrafa Nomad de 750ml, criando uma nova maneira de se consumir água mineral.
2001
Lançamento da linha de cosmético EVIAN Affinity. O tratamento ou utilização desta linha de produtos limpa, purifica e hidrata a pele cuidadosamente. A linha é feita utilizando-se a água mineral EVIAN, naturalmente hidratante, oxigenada e balanceada com minerais. A linha começou com cremes para o rosto e atualmente conta com mais de 20 itens. A lógica da extensão foi ter transferido para a imagem dos cosméticos os benefícios de pureza da água EVIAN.
2004
Introdução da garrafa de 1 litro compacta.
2006
Introdução da garrafa de vidro (1 litro) em edição limitada criada pelo arista plástico brasileiro Romero Britto.
2007
Lançamento da luxuosa e moderna garrafa Palace direcionada exclusivamente para bares e restaurantes de alto nível.
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EVIAN Spa
Depois da era do produto, da qualidade e da propaganda, a tendência do mercado é a era da experiência. Hoje em dia as pessoas passaram a valorizar mais as emoções. E aquilo que o marketing chama de experiência de marca (Brand Experience) é justamente o processo que pretende atingir o consumidor de forma alternativa e integral, com ações de interação entre as pessoas e a marca, visando gerar maior valor entre as partes e criar lembranças positivas. E foi justamente isso que a EVIAN fez. A marca, que se refere ao conceito “fonte da juventude”, envolve tanto seu consumidor que ele consegue ter uma experiência fantástica nos Evian Thermal Spa (Spa de um dia ou horas), e um agradável contato com a marca através de produtos como água mineral, creme, hidratante e sua famosa água rejuvenescedora em spray em tratamentos anti-stress, banhos termais, massagens que estimulam a energização, oxigenação e maciez da pele, além de seções relaxantes de Reiki e Shiatsu. Tudo isso faz com que a experiência se torne em uma das maiores expressões da marca. Os preços para tratamentos diários variam entre € 45 a € 170. Depois de Spas (cerca de 15 unidades) localizados na Europa, em sua grande maioria, localizados em cidades francesas e dentro de hotéis, a marca inaugurou recentemente o Evian Spa by Three em um luxuoso endereço na cidade de Shanghai na China. Esta é a primeira clínica (ou spa como queiram) inaugurada fora da Europa exclusivamente para mulheres, um verdadeiro santuário urbano com ambiente sereno e milenar dos chineses.
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Campanhas que fizeram história
Uma das melhores campanhas da história da publicidade mundial, chamada “Evian: We Will Rock You”, foi criada em 2003 pela agência francesa BETC Euro RSCG de Paris para a marca. A mídia televisão tem um custo alto, são segundos valiosos e caros, mas quando o cliente tem dinheiro, a agência pode colocar em prática toda sua criatividade, fugir do usual e romper padrões. E foi exatamente isso que a agência fez nesta campanha direcionada para os mercados da França, Inglaterra, Luxemburgo e Bélgica. Vender água é extremamente complicado, pois teoricamente todas são iguais, mudando apenas a fonte. Então, o criativo é desenvolver uma ligação sentimental com o consumidor, procurando estabelecer uma relação emocional estreita com o consumidor, aumentando o respeito e a lealdade que alguém tem por determinado produto.
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O primeiro filme, chamado “Waterboy”, na verdade uma animação primorosa, com 2 minutos e 40 segundos de duração, era totalmente cativante. Um personagem chamado Waterboy passa por várias situações que simbolizam o elemento água. Durante sua aventura, vemos a água passar por seus vários estados físicos e interagir com diversos objetos, tudo mostrado em animações. A trilha sonora era uma excelente versão remixada do clássico “We Will Rock You” da banda Queen’s. Clique no ícone abaixo para assistir o comercial.
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No segundo filme da campanha, intitulado “Voices”, a marca continuou quebrando regras em seu segmento, centrando seu conceito no posicionamento da água EVIAN como fonte de rejuvenescimento. O comercial, de 45 segundos, tem início com a frase “Let's observe the effects of Evian on your body” (Vamos observar os efeitos de Evian em seu corpo). Então pessoas normais começam a cantar a clássica “We Will Rock You” com inocentes vozes infantis. No meio do comercial entra a frase “Drinking pure, balanced mineral water every day helps keep your body young” (Bebendo água mineralpura e balanceada ajuda a manter seu corpo jovem). No final entra a frase “Approved by your body as a source of youth” (Aprovado pelo seu corpo como fonte de juventude). Conceito forte e muito bem comunicado em uma campanha que custou € 5 milhões. Clique no ícone abaixo para assistir o comercial.
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Os slogans
So pure and so light.
(1954)
Here is life, here are Evian, Evian the pure one. (1972)
The water of up there becomes. (1980)
It is good balance. (1982)
It balance is a force. (1986)
Water that you drink is as important as the air as you breathe. (1994)
L’Original. (2001)
Approved by your body as a source of youth. (2003)
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A marca no mundo
EVIAN é líder de consumo em mais de 150 países e a água preferida das estrelas de Hollywood, astros internacionais do esporte e pessoas refinadas de todo o mundo, que exigem o melhor em saúde e bem estar. Sua leveza e qualidade excepcionais fazem dela a água ideal, tanto para matar a sede quanto para acompanhar qualquer tipo de cardápio. A água mineral é geralmente vendida por um preço que varia entre US$ 4 a US$ 10.
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Você sabia?
Diariamente são engarrafados entre 5 e 6 milhões de litros da água mineral, o que resulta em uma produção anual de 5 bilhões de litros.
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