26.8.07

MASTERCARD

Dificilmente você nunca ouviu, não importa em que língua, esta frase: “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard”. Este slogan reflete o espírito dos cartões de crédito MASTERCARD.
-
-
A história
A empresa iniciou suas atividades no final da década de 40, numa época em que diversos bancos norte-americanos começaram a fornecer a seus clientes um papel que poderia ser utilizado como dinheiro vivo para compras em lojas e estabelecimentos locais. Em 1951, o Franklin National Bank de Nova York, atualmente chamado de European American Bank, formalizou esta prática, introduzindo no mercado o primeiro cartão de crédito real. Durante a década de 60, diversas franquias foram evoluindo. Nas cidades principais, alguns estabelecimentos aceitavam cartões como forma de pagamento e trabalhavam com um único banco. Em 16 de agosto de 1966, uma dessas franquias formou o Interbank Card Association (ICA), que mais tarde veio a se chamar MasterCard International. Diferente de outras organizações similares, a ICA não era dominada por um único banco e sim por 17 bancos regionais americanos. Comitês membros foram estabelecidos para gerenciar a associação e estabeleceram normas para autorização, compensação e liquidação, manipulando também aspectos jurídicos, de segurança e de marketing. Em 1968, a ICA formou uma associação com o Banco Nacional do México, tornando-se uma organização internacional. Um ano depois, aliou-se ao Eurocard, na Europa e passou a chamar MasterCharge, lançando um novo logo para fortalecer a identificação de sua marca. Nesse mesmo ano, vieram os primeiros membros japoneses, e não demorou muito para que outros países seguissem os mesmo passos.
-
O sistema ICA era totalmente informatizado, eliminando a necessidade de autorizações telefônicas nos estabelecimentos comerciais em 1973. No ano seguinte implantou a tarjeta magnética que se tornou padrão em todos os seus cartões de crédito no mundo com o objetivo de rastrear as transações e reduzir fraudes. Para refletir um compromisso com o crescimento internacional, a ICA mudou seu nome em 1979 para MASTERCARD. Nesta época já possuía membros da África e da Austrália, chegando na década seguinte à Ásia e América Latina. Os cartões de crédito MASTERCARD foram os primeiros emitidos na República Popular da China em 1987. Em 1993, a China já representava para a marca o segundo maior país em volume de vendas. Somente em 1996, a MASTERCARD estabeleceu seu escritório no Brasil, quando a Credicard deixa de ser o único emissor MASTERCARD e todos os principais bancos começam a emitir cartões da marca.
-
-
A linha do tempo
1981

Lançamento do cheque de viagem Mastercard Travelers Cheques.
Neste mesmo ano introduziu o cartão Mastercard Gold, primeira tentativa de segmentação de cartões de crédito do mercado.
1983
Pioneiro ao introduzir o holograma tridimensional a laser como forma de evitar fraudes na utilização de seus cartões.
Introdução do Emergency Card Replacement, Programa de Reposição Emergencial de Cartões em caso de perda ou roubo.
Introdução do primeiro cartão de crédito corporativo chamado MASTERCARD Corporated.
1988
Comprado por US$ 34 milhões o CIRRUS ATM Network, maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente a rede possui mais de 1 milhão de caixas automáticos em 93 países.
1991
Em parceria com a Europay International, lançou o Maestro, o primeiro cartão de débito verdadeiramente global. A primeira transação de débito foi efetuada em agosto do ano seguinte.
1995
Lançamento do MasterCard Chip, percussor dos chamados cartões inteligentes.
1996
Lançamento do MasterCard Global Service, primeiro programa a oferecer acesso telefônico a usuários de cartões em casos de emergência e serviços especiais em 21 línguas e 130 países (hoje em dia são 46 línguas e 196 países).
1997
Comprou 51% da Mondex International, empresa que oferece o único programa de saques global.
Lançamento do Platinum MasterCard: sendo o primeiro cartão a ser introduzido em 10 países simultaneamente, tendo assim presença global imediata. O cartão oferecia aos usuários inúmeros benefícios como ofertas especiais de compras. Os usuários deste cartão são pessoas que desejam uma linha de crédito generosa e um alto nível de serviços pessoais.
-
-
1998
Lançou, em conjunto com o Unibanco, o primeiro cartão Platinum do Brasil.
2002
Lançamento do MasterCard PayPass, tecnologia desenvolvida pela empresa para permitir pagamentos sem a necessidade de passar o cartão passagem do cartão no leitor da tarja magnética, oferecendo ao consumidor uma maneira mais simples e rápida de efetuar as suas compras. O novo produto foi introduzido primeiramente na cidade de Orlando, estado da Flórida, em parceria com os bancos Chase, Citibank e MBNA. Em 2005 o sistema foi lançado com sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, China, Tailândia, Turquia, Líbano, Malásia, Taiwan, Filipinas e Austrália.
Lançamento MasterCard SecureCode, ferramenta de autenticação idealizada para fornecer segurança às transações pela internet. Com ela, os usuários têm certeza de que seus dados estão protegidos, enquanto varejistas e emissores sabem que a identidade do portador está garantida.
2003
O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar a marca de débito MasterCard Maestro. Neste momento inicia-se o processo de migração das marcas RedeShop e Maestro para MasterCard Maestro.
2005
Lançamento na Venezuela do MasterCard Black, um cartão de crédito voltado para as mais altas classes de renda da população, tendo como diferenciais benefícios e serviços exclusivos. Para ter um cartão destes o cliente tem de ser convidado pelo banco a fazer parte desse clube seleto (em geral executivos de alto nível e grandes empresários com poder de decisão). Logo depois foi lançado no Brasil, Chile e República Dominicana.
-
-
A evolução visual
A marca, ao longo de sua história, teve uma evolução visual marcante, como podemos ver na imagem abaixo. O primeiro logotipo a ser estampado nos cartões de crédito era apenas um “i” dentro de um círculo com a palavra INTERBANK abaixo. Somente em 1969 surgiu o famoso logotipo contendo os círculos entrelaçados (Venn Diagram) nas cores ocre e vermelha alaranjada com o nome MasterCharge ao centro. Em 1990, já com o nome MASTERCARD, a cor ocre foi substituída pela laranja.
-
-
Em 2006 a MasterCard International, apresentou um novo nome corporativo: MasterCard Worldwide. A empresa também revelou uma nova identidade sob o tema, “No Coração do Comércio” (The heart of commerce), para refletir a estrutura da empresa globalmente integrada e sua visão estratégica do avanço do comércio por todo o mundo. Entretanto os conhecidos círculos interligados que simbolizam a MASTERCARD para milhões de consumidores por todo o mundo vão continuar a aparecer em todos os cartões da marca.
-
-
--
Propagandas que fizeram história
Criada pela agência McCann-Erikson e lançada em outubro de 1997, a campanha "Não tem Preço" (Priceless) é veiculada em 106 países, em mais de 50 idiomas, sendo uma das mais conhecidas da história da publicidade e proporcionando à marca MASTERCARD um alcance e um escopo verdadeiramente global. Essa campanha re-posicionou a marca e causou grande impacto ao tratar o cartão de crédito de uma forma mais emocional, humana e próxima da realidade dos consumidores, valorizando tudo aquilo que é importante para ele. A campanha imortalizou o slogan “There are some things money can't buy. For everything else, there's MasterCard” (Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe MASTERCARD). A campanha, considerada atualmente o mais bemsucedido esforço de construção de uma marca na história da indústria de meios de pagamento, conquistou mais de 100 prêmios internacionais.
-
-
-
Os slogans
There are some things money can't buy. For everything else there's Mastercard.
(1997)
The Future of Money. (1997 – Oceânia)
The heart of commerce. (2006)

-
-
O marketing
A plataforma de patrocínios da MASTERCARD é um importante componente da estratégia de marketing da marca. Os eventos relacionados ao esporte (futebol, golfe, baseball) patrocinados pela marca são inúmeros. A parceria mais importante e duradoura foi firmada com a FIFA. Começou na Copa do Mundo de 1990 na Itália, quando a MASTERCARD foi o cartão oficial e licenciadora dos produtos oficiais do evento. O sucesso levou a marca a ser patrocinador oficial da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e de pacote integral de torneios em todo o mundo, como Liga dos Campeões da UEFA, Euro 2004, Copa América e as eliminatórias na América do Sul. Em 2006, patrocinou a Copa do Mundo na Alemanha, com exclusividade na venda dos ingressos. Outra ação importante marca é ser patrocinadora oficial do time de Rúgbi da Nova Zelândia, conhecido como All Blacks.
-
-
A marca no mundo
Os cartões MASTERCARD, presentes em 210 países e territórios, podem ser utilizados em mais de 32 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, processando mais de 16 bilhões de pagamentos anualmente. Por dia, cerca de 3.800 estabelecimentos novos passam a aceitar o cartão. Hoje em dia as transações feitas em ATM’s (máquinas automáticas) excedem as de cartões de créditos. A rede de ATM’s engloba 325 mil máquinas, sendo a maior do mundo. Mais de 1.7 bilhões de logotipos da MASTERCARD, Maestro e Cirrus estão presentes em cartões atualmente em circulação.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca MASTERCARD.
-
-
-
Você sabia?
Nenhum cartão de crédito é atualmente mais aceito do que MASTERCARD. Nos sete continentes, a marca é reconhecida como sinônimo de meios de pagamento.
Em 1999, a primeira compra on-line de um título do tesouro americano foi feita com um cartão MASTERCARD.
-