Dificilmente você nunca ouviu, não importa em que língua, esta frase: “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard”. Este slogan reflete o espírito dos cartões de crédito MASTERCARD.
-
-A história
A empresa iniciou suas atividades no final da década de 40, numa época em que diversos bancos norte-americanos começaram a fornecer a seus clientes um papel que poderia ser utilizado como dinheiro vivo para compras em lojas e estabelecimentos locais. Em 1951, o Franklin National Bank de Nova York, atualmente chamado de European American Bank, formalizou esta prática, introduzindo no mercado o primeiro cartão de crédito real. Durante a década de 60, diversas franquias foram evoluindo. Nas cidades principais, alguns estabelecimentos aceitavam cartões como forma de pagamento e trabalhavam com um único banco. Em 16 de agosto de 1966, uma dessas franquias formou o Interbank Card Association (ICA), que mais tarde veio a se chamar MasterCard International. Diferente de outras organizações similares, a ICA não era dominada por um único banco e sim por 17 bancos regionais americanos. Comitês membros foram estabelecidos para gerenciar a associação e estabeleceram normas para autorização, compensação e liquidação, manipulando também aspectos jurídicos, de segurança e de marketing. Em 1968, a ICA formou uma associação com o Banco Nacional do México, tornando-se uma organização internacional. Um ano depois, aliou-se ao Eurocard, na Europa e passou a chamar MasterCharge, lançando um novo logo para fortalecer a identificação de sua marca. Nesse mesmo ano, vieram os primeiros membros japoneses, e não demorou muito para que outros países seguissem os mesmo passos.
-O sistema ICA era totalmente informatizado, eliminando a necessidade de autorizações telefônicas nos estabelecimentos comerciais em 1973. No ano seguinte implantou a tarjeta magnética que se tornou padrão em todos os seus cartões de crédito no mundo com o objetivo de rastrear as transações e reduzir fraudes. Para refletir um compromisso com o crescimento internacional, a ICA mudou seu nome em 1979 para MASTERCARD. Nesta época já possuía membros da África e da Austrália, chegando na década seguinte à Ásia e América Latina. Os cartões de crédito MASTERCARD foram os primeiros emitidos na República Popular da China em 1987. Em 1993, a China já representava para a marca o segundo maior país em volume de vendas. Somente em 1996, a MASTERCARD estabeleceu seu escritório no Brasil, quando a Credicard deixa de ser o único emissor MASTERCARD e todos os principais bancos começam a emitir cartões da marca.
-
--
A linha do tempo
1981
● Lançamento do cheque de viagem Mastercard Travelers Cheques.
1981
● Lançamento do cheque de viagem Mastercard Travelers Cheques.
● Neste mesmo ano introduziu o cartão Mastercard Gold, primeira tentativa de segmentação de cartões de crédito do mercado.
1983
● Pioneiro ao introduzir o holograma tridimensional a laser como forma de evitar fraudes na utilização de seus cartões.
1983
● Pioneiro ao introduzir o holograma tridimensional a laser como forma de evitar fraudes na utilização de seus cartões.
● Introdução do Emergency Card Replacement, Programa de Reposição Emergencial de Cartões em caso de perda ou roubo.
Introdução do primeiro cartão de crédito corporativo chamado MASTERCARD Corporated.
1988
● Comprado por US$ 34 milhões o CIRRUS ATM Network, maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente a rede possui mais de 1 milhão de caixas automáticos em 93 países.
1991
● Em parceria com a Europay International, lançou o Maestro, o primeiro cartão de débito verdadeiramente global. A primeira transação de débito foi efetuada em agosto do ano seguinte.
1995
● Lançamento do MasterCard Chip, percussor dos chamados cartões inteligentes.
1996
● Lançamento do MasterCard Global Service, primeiro programa a oferecer acesso telefônico a usuários de cartões em casos de emergência e serviços especiais em 21 línguas e 130 países (hoje em dia são 46 línguas e 196 países).
1997
● Comprou 51% da Mondex International, empresa que oferece o único programa de saques global.
● Lançamento do Platinum MasterCard: sendo o primeiro cartão a ser introduzido em 10 países simultaneamente, tendo assim presença global imediata. O cartão oferecia aos usuários inúmeros benefícios como ofertas especiais de compras. Os usuários deste cartão são pessoas que desejam uma linha de crédito generosa e um alto nível de serviços pessoais.
-
Introdução do primeiro cartão de crédito corporativo chamado MASTERCARD Corporated.
1988
● Comprado por US$ 34 milhões o CIRRUS ATM Network, maior rede de caixas automáticos da América do Norte. Atualmente a rede possui mais de 1 milhão de caixas automáticos em 93 países.
1991
● Em parceria com a Europay International, lançou o Maestro, o primeiro cartão de débito verdadeiramente global. A primeira transação de débito foi efetuada em agosto do ano seguinte.
1995
● Lançamento do MasterCard Chip, percussor dos chamados cartões inteligentes.
1996
● Lançamento do MasterCard Global Service, primeiro programa a oferecer acesso telefônico a usuários de cartões em casos de emergência e serviços especiais em 21 línguas e 130 países (hoje em dia são 46 línguas e 196 países).
1997
● Comprou 51% da Mondex International, empresa que oferece o único programa de saques global.
● Lançamento do Platinum MasterCard: sendo o primeiro cartão a ser introduzido em 10 países simultaneamente, tendo assim presença global imediata. O cartão oferecia aos usuários inúmeros benefícios como ofertas especiais de compras. Os usuários deste cartão são pessoas que desejam uma linha de crédito generosa e um alto nível de serviços pessoais.
-
1998
● Lançou, em conjunto com o Unibanco, o primeiro cartão Platinum do Brasil.
2002
● Lançamento do MasterCard PayPass, tecnologia desenvolvida pela empresa para permitir pagamentos sem a necessidade de passar o cartão passagem do cartão no leitor da tarja magnética, oferecendo ao consumidor uma maneira mais simples e rápida de efetuar as suas compras. O novo produto foi introduzido primeiramente na cidade de Orlando, estado da Flórida, em parceria com os bancos Chase, Citibank e MBNA. Em 2005 o sistema foi lançado com sucesso nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Japão, China, Tailândia, Turquia, Líbano, Malásia, Taiwan, Filipinas e Austrália.
● Lançamento MasterCard SecureCode, ferramenta de autenticação idealizada para fornecer segurança às transações pela internet. Com ela, os usuários têm certeza de que seus dados estão protegidos, enquanto varejistas e emissores sabem que a identidade do portador está garantida.
2003
● O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar a marca de débito MasterCard Maestro. Neste momento inicia-se o processo de migração das marcas RedeShop e Maestro para MasterCard Maestro.
2005
● Lançamento na Venezuela do MasterCard Black, um cartão de crédito voltado para as mais altas classes de renda da população, tendo como diferenciais benefícios e serviços exclusivos. Para ter um cartão destes o cliente tem de ser convidado pelo banco a fazer parte desse clube seleto (em geral executivos de alto nível e grandes empresários com poder de decisão). Logo depois foi lançado no Brasil, Chile e República Dominicana.
-
-
-
A evolução visual
A marca, ao longo de sua história, teve uma evolução visual marcante, como podemos ver na imagem abaixo. O primeiro logotipo a ser estampado nos cartões de crédito era apenas um “i” dentro de um círculo com a palavra INTERBANK abaixo. Somente em 1969 surgiu o famoso logotipo contendo os círculos entrelaçados (Venn Diagram) nas cores ocre e vermelha alaranjada com o nome MasterCharge ao centro. Em 1990, já com o nome MASTERCARD, a cor ocre foi substituída pela laranja.
-
A evolução visual
A marca, ao longo de sua história, teve uma evolução visual marcante, como podemos ver na imagem abaixo. O primeiro logotipo a ser estampado nos cartões de crédito era apenas um “i” dentro de um círculo com a palavra INTERBANK abaixo. Somente em 1969 surgiu o famoso logotipo contendo os círculos entrelaçados (Venn Diagram) nas cores ocre e vermelha alaranjada com o nome MasterCharge ao centro. Em 1990, já com o nome MASTERCARD, a cor ocre foi substituída pela laranja.
-
-
Em 2006 a MasterCard International, apresentou um novo nome corporativo: MasterCard Worldwide. A empresa também revelou uma nova identidade sob o tema, “No Coração do Comércio” (The heart of commerce), para refletir a estrutura da empresa globalmente integrada e sua visão estratégica do avanço do comércio por todo o mundo. Entretanto os conhecidos círculos interligados que simbolizam a MASTERCARD para milhões de consumidores por todo o mundo vão continuar a aparecer em todos os cartões da marca.
-
-
Em 2006 a MasterCard International, apresentou um novo nome corporativo: MasterCard Worldwide. A empresa também revelou uma nova identidade sob o tema, “No Coração do Comércio” (The heart of commerce), para refletir a estrutura da empresa globalmente integrada e sua visão estratégica do avanço do comércio por todo o mundo. Entretanto os conhecidos círculos interligados que simbolizam a MASTERCARD para milhões de consumidores por todo o mundo vão continuar a aparecer em todos os cartões da marca.
-
-
--
Propagandas que fizeram história
Criada pela agência McCann-Erikson e lançada em outubro de 1997, a campanha "Não tem Preço" (Priceless) é veiculada em 106 países, em mais de 50 idiomas, sendo uma das mais conhecidas da história da publicidade e proporcionando à marca MASTERCARD um alcance e um escopo verdadeiramente global. Essa campanha re-posicionou a marca e causou grande impacto ao tratar o cartão de crédito de uma forma mais emocional, humana e próxima da realidade dos consumidores, valorizando tudo aquilo que é importante para ele. A campanha imortalizou o slogan “There are some things money can't buy. For everything else, there's MasterCard” (Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe MASTERCARD). A campanha, considerada atualmente o mais bemsucedido esforço de construção de uma marca na história da indústria de meios de pagamento, conquistou mais de 100 prêmios internacionais.
-
-Propagandas que fizeram história
Criada pela agência McCann-Erikson e lançada em outubro de 1997, a campanha "Não tem Preço" (Priceless) é veiculada em 106 países, em mais de 50 idiomas, sendo uma das mais conhecidas da história da publicidade e proporcionando à marca MASTERCARD um alcance e um escopo verdadeiramente global. Essa campanha re-posicionou a marca e causou grande impacto ao tratar o cartão de crédito de uma forma mais emocional, humana e próxima da realidade dos consumidores, valorizando tudo aquilo que é importante para ele. A campanha imortalizou o slogan “There are some things money can't buy. For everything else, there's MasterCard” (Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe MASTERCARD). A campanha, considerada atualmente o mais bemsucedido esforço de construção de uma marca na história da indústria de meios de pagamento, conquistou mais de 100 prêmios internacionais.
-
-
Os slogans
There are some things money can't buy. For everything else there's Mastercard. (1997)
The Future of Money. (1997 – Oceânia)
The heart of commerce. (2006)
-
Os slogans
There are some things money can't buy. For everything else there's Mastercard. (1997)
The Future of Money. (1997 – Oceânia)
The heart of commerce. (2006)
-
-
O marketing
A plataforma de patrocínios da MASTERCARD é um importante componente da estratégia de marketing da marca. Os eventos relacionados ao esporte (futebol, golfe, baseball) patrocinados pela marca são inúmeros. A parceria mais importante e duradoura foi firmada com a FIFA. Começou na Copa do Mundo de 1990 na Itália, quando a MASTERCARD foi o cartão oficial e licenciadora dos produtos oficiais do evento. O sucesso levou a marca a ser patrocinador oficial da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e de pacote integral de torneios em todo o mundo, como Liga dos Campeões da UEFA, Euro 2004, Copa América e as eliminatórias na América do Sul. Em 2006, patrocinou a Copa do Mundo na Alemanha, com exclusividade na venda dos ingressos. Outra ação importante marca é ser patrocinadora oficial do time de Rúgbi da Nova Zelândia, conhecido como All Blacks.
-
O marketing
A plataforma de patrocínios da MASTERCARD é um importante componente da estratégia de marketing da marca. Os eventos relacionados ao esporte (futebol, golfe, baseball) patrocinados pela marca são inúmeros. A parceria mais importante e duradoura foi firmada com a FIFA. Começou na Copa do Mundo de 1990 na Itália, quando a MASTERCARD foi o cartão oficial e licenciadora dos produtos oficiais do evento. O sucesso levou a marca a ser patrocinador oficial da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, e de pacote integral de torneios em todo o mundo, como Liga dos Campeões da UEFA, Euro 2004, Copa América e as eliminatórias na América do Sul. Em 2006, patrocinou a Copa do Mundo na Alemanha, com exclusividade na venda dos ingressos. Outra ação importante marca é ser patrocinadora oficial do time de Rúgbi da Nova Zelândia, conhecido como All Blacks.
-
-
A marca no mundo
Os cartões MASTERCARD, presentes em 210 países e territórios, podem ser utilizados em mais de 32 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, processando mais de 16 bilhões de pagamentos anualmente. Por dia, cerca de 3.800 estabelecimentos novos passam a aceitar o cartão. Hoje em dia as transações feitas em ATM’s (máquinas automáticas) excedem as de cartões de créditos. A rede de ATM’s engloba 325 mil máquinas, sendo a maior do mundo. Mais de 1.7 bilhões de logotipos da MASTERCARD, Maestro e Cirrus estão presentes em cartões atualmente em circulação.
-
A marca no mundo
Os cartões MASTERCARD, presentes em 210 países e territórios, podem ser utilizados em mais de 32 milhões de estabelecimentos ao redor do mundo, processando mais de 16 bilhões de pagamentos anualmente. Por dia, cerca de 3.800 estabelecimentos novos passam a aceitar o cartão. Hoje em dia as transações feitas em ATM’s (máquinas automáticas) excedem as de cartões de créditos. A rede de ATM’s engloba 325 mil máquinas, sendo a maior do mundo. Mais de 1.7 bilhões de logotipos da MASTERCARD, Maestro e Cirrus estão presentes em cartões atualmente em circulação.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca MASTERCARD.
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca MASTERCARD.
-
-
-
Você sabia?
● Nenhum cartão de crédito é atualmente mais aceito do que MASTERCARD. Nos sete continentes, a marca é reconhecida como sinônimo de meios de pagamento.
● Em 1999, a primeira compra on-line de um título do tesouro americano foi feita com um cartão MASTERCARD.
Você sabia?
● Nenhum cartão de crédito é atualmente mais aceito do que MASTERCARD. Nos sete continentes, a marca é reconhecida como sinônimo de meios de pagamento.
● Em 1999, a primeira compra on-line de um título do tesouro americano foi feita com um cartão MASTERCARD.
-
Visite: www.mastercard.com