Não existe melhor lugar para os apaixonados por esporte que a rede de televisão ESPN. É um paraíso, onde se pode assistir qualquer esporte, desde os mais populares até os mais estranhos.
-
-
A história
A ESPN (Entertainment and Sports Programming Network, como era conhecida até 1984) foi fundada em 1979 por Bill Rasmussen, um repórter esportivo da televisão NBC, e seu filho Scott, na cidade de Bristol, estado americano de Connecticut, com o objetivo de transmitir programas esportivos, reportagens, notícias e jogos ao vivo das mais variadas modalidades esportivas mundiais, 24 horas por dia. A emissora estreou no dia 7 de setembro transmitindo um jogo de softball. Poucas horas depois, foi ao ar o jornal esportivo SportsCenter, que atualmente atingiu a marca de 30 mil apresentações, transformando-se em um ícone da emissora. Devido ao enorme sucesso nos Estados Unidos e a grande demanda internacional, em 1988 foi formada a ESPN International, que em 1993 começou a distribuir a programação da rede para o mundo. A emissora ficou extremamente conhecida em 1995 com o slogan “This is SportsCenter” do boletim esportivo diário SportsCenter, uma espécie de telejornal esportivo. Nesta época atingiu cerca de 70% de penetração no mercado americano. Ao longo do tempo a ESPN, que se auto-intitula “The Worldwide Leader in Sports”, se transformou em uma empresa de multimídia e entretenimento esportivo englobando canais de TV por assinatura, rádio, internet, revista, restaurantes, diversão eletrônica, lojas, etc. Atualmente é a principal responsável pela transmissão de eventos como a NBA (basquete), a NFL (futebol americano), a MLB (Beiseball), a NHL (hóquei), o Tour de France (ciclismo), a NASCAR (automobilismo americano), a Copa dos Campeões da UEFA, além de outros, como alguns campeonatos europeus de futebol.
-
A história
A ESPN (Entertainment and Sports Programming Network, como era conhecida até 1984) foi fundada em 1979 por Bill Rasmussen, um repórter esportivo da televisão NBC, e seu filho Scott, na cidade de Bristol, estado americano de Connecticut, com o objetivo de transmitir programas esportivos, reportagens, notícias e jogos ao vivo das mais variadas modalidades esportivas mundiais, 24 horas por dia. A emissora estreou no dia 7 de setembro transmitindo um jogo de softball. Poucas horas depois, foi ao ar o jornal esportivo SportsCenter, que atualmente atingiu a marca de 30 mil apresentações, transformando-se em um ícone da emissora. Devido ao enorme sucesso nos Estados Unidos e a grande demanda internacional, em 1988 foi formada a ESPN International, que em 1993 começou a distribuir a programação da rede para o mundo. A emissora ficou extremamente conhecida em 1995 com o slogan “This is SportsCenter” do boletim esportivo diário SportsCenter, uma espécie de telejornal esportivo. Nesta época atingiu cerca de 70% de penetração no mercado americano. Ao longo do tempo a ESPN, que se auto-intitula “The Worldwide Leader in Sports”, se transformou em uma empresa de multimídia e entretenimento esportivo englobando canais de TV por assinatura, rádio, internet, revista, restaurantes, diversão eletrônica, lojas, etc. Atualmente é a principal responsável pela transmissão de eventos como a NBA (basquete), a NFL (futebol americano), a MLB (Beiseball), a NHL (hóquei), o Tour de France (ciclismo), a NASCAR (automobilismo americano), a Copa dos Campeões da UEFA, além de outros, como alguns campeonatos europeus de futebol.
-
-
A linha do tempo
1992
● ESPN RADIO. Estação de rádio americana em parceria com a rede ABC que foi ao ar no dia 1 de janeiro.
1993
● Introdução da ESPN 2, um canal alternativo de esportes, que ganhou o apelido de “The Deuce”, voltado para um público mais jovem, transmitindo eventos de motocross, snowboarding e bicicross.
1995
● Lançada em junho, a ESPN Brasil, primeira emissora da ESPN criada fora dos Estados Unidos. A filosofia do canal é sintetizada na assinatura: “Informação é o nosso esporte”. Atualmente, o canal conta com 2,2 milhões de assinantes.
1992
● ESPN RADIO. Estação de rádio americana em parceria com a rede ABC que foi ao ar no dia 1 de janeiro.
1993
● Introdução da ESPN 2, um canal alternativo de esportes, que ganhou o apelido de “The Deuce”, voltado para um público mais jovem, transmitindo eventos de motocross, snowboarding e bicicross.
1995
● Lançada em junho, a ESPN Brasil, primeira emissora da ESPN criada fora dos Estados Unidos. A filosofia do canal é sintetizada na assinatura: “Informação é o nosso esporte”. Atualmente, o canal conta com 2,2 milhões de assinantes.
● Ainda neste ano introduziu também o canal Classic Sports Network na cidade de Ada, estado de Oklahoma, com apenas 6.500 assinantes, renomeando-o para ESPN Classic em 1997, mostrando grandes jogos e atletas do passado, documentários e perfis de grandes ídolos. Introduziu sua página na internet, espn.com, que se transformou em um dos sites mais acessados da rede.
1996
● Surgiu o ESPN NEWS, um canal somente de notícias esportivas, que tinha Mike Tirico como primeiro âncora.
1998
● Lançamento no mercado americano da ESPN The Magazine, uma revista totalmente voltada para os esportes. A primeira edição foi publicada em 11 de março.
1996
● Surgiu o ESPN NEWS, um canal somente de notícias esportivas, que tinha Mike Tirico como primeiro âncora.
1998
● Lançamento no mercado americano da ESPN The Magazine, uma revista totalmente voltada para os esportes. A primeira edição foi publicada em 11 de março.
● A diversificação da marca ficou clara com a inauguração do restaurante temático esportivo chamado ESPN ZONE no dia 11 de julho na cidade de Baltimore, estado do Maryland. Atualmente existem 9 unidades em cidades como New York, Las Vegas, Chicago e Denver.
2004
● ESPN BOOK. Editora da emissora que atualmente é responsável pela publicação de 20 livros e almanaques esportivos.
2005
● ESPNU. Canal esportivo especializado em transmissões esportivas e eventos universitários.
-
2004
● ESPN BOOK. Editora da emissora que atualmente é responsável pela publicação de 20 livros e almanaques esportivos.
2005
● ESPNU. Canal esportivo especializado em transmissões esportivas e eventos universitários.
-
-
SportsCenter
O que seria da rede de televisão ESPN sem o programa, na verdade uma espécie de boletim esportivo diário, Sportscenter? Na realidade não muita coisa. Afinal, o programa é o principal ícone da marca, transformando-se na maior jóia de sua coroa. O SportsCenter estreou quando a ESPN foi ao ar pela primeira vez em 7 de setembro de 1979. A primeira edição foi apresentada por George Grande. Foi o cartão postal da ESPN para os telespectadores americanos. O apresentador ficou na emissora à frente do programa até 1989. Não demorou muito para ganhar a companhia de Lee Leonard. No começo da década de 80 estreou o irreverente jornalista Chris Berman que viria se tornar uma espécie de ícone do programa SportsCenter e um dos apresentadores mais idolatrados pelo público americano. Em 1994, a emissora começou a famosa campanha “The is SportsCenter” para promover o programa. A frase acabou virando um jargão no meio esportivo. Em 17 de maio de 1998 o programa alcançava a marca de 200 mil episódios. Com a evolução tecnológica, o programa começou a ser transmitido em alta definição (High Definition) em meados de 2004. Originalmente apresentado uma vez por dia, o programa atualmente foi ao ar 12 vezes diariamente. Até o dia 18 de julho de 2007 o SportsCenter tinha exibido 30.147 episódios em toda sua história. Acompanhe nas fotos abaixo (clique nas imagens para aumentar) as várias fases do programa ao longo do tempo.
SportsCenter
O que seria da rede de televisão ESPN sem o programa, na verdade uma espécie de boletim esportivo diário, Sportscenter? Na realidade não muita coisa. Afinal, o programa é o principal ícone da marca, transformando-se na maior jóia de sua coroa. O SportsCenter estreou quando a ESPN foi ao ar pela primeira vez em 7 de setembro de 1979. A primeira edição foi apresentada por George Grande. Foi o cartão postal da ESPN para os telespectadores americanos. O apresentador ficou na emissora à frente do programa até 1989. Não demorou muito para ganhar a companhia de Lee Leonard. No começo da década de 80 estreou o irreverente jornalista Chris Berman que viria se tornar uma espécie de ícone do programa SportsCenter e um dos apresentadores mais idolatrados pelo público americano. Em 1994, a emissora começou a famosa campanha “The is SportsCenter” para promover o programa. A frase acabou virando um jargão no meio esportivo. Em 17 de maio de 1998 o programa alcançava a marca de 200 mil episódios. Com a evolução tecnológica, o programa começou a ser transmitido em alta definição (High Definition) em meados de 2004. Originalmente apresentado uma vez por dia, o programa atualmente foi ao ar 12 vezes diariamente. Até o dia 18 de julho de 2007 o SportsCenter tinha exibido 30.147 episódios em toda sua história. Acompanhe nas fotos abaixo (clique nas imagens para aumentar) as várias fases do programa ao longo do tempo.
-
-
A marca no mundo
Atualmente a ESPN, uma subsidiária do Grupo Disney, conta com 19 afiliadas chegando a mais de 190 países e transmitida em 21 línguas diferentes. Somente nos Estados Unidos têm mais de 100 milhões de assinantes.
-
--
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca ESPN.
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca ESPN.
-
-
-
Você sabia?
● A emissora desenvolveu vários eventos e torneios esportivos como os famosos X Games e The Great Outdoor Games.
-
Você sabia?
● A emissora desenvolveu vários eventos e torneios esportivos como os famosos X Games e The Great Outdoor Games.
-
Visite: www.espn.com