7.8.07

ESPN

Não existe melhor lugar para os apaixonados por esporte que a rede de televisão ESPN. É um paraíso, onde se pode assistir qualquer esporte, desde os mais populares até os mais estranhos.
-
-
A história
A ESPN (Entertainment and Sports Programming Network, como era conhecida até 1984) foi fundada em 1979 por Bill Rasmussen, um repórter esportivo da televisão NBC, e seu filho Scott, na cidade de Bristol, estado americano de Connecticut, com o objetivo de transmitir programas esportivos, reportagens, notícias e jogos ao vivo das mais variadas modalidades esportivas mundiais, 24 horas por dia. A emissora estreou no dia 7 de setembro transmitindo um jogo de softball. Poucas horas depois, foi ao ar o jornal esportivo SportsCenter, que atualmente atingiu a marca de 30 mil apresentações, transformando-se em um ícone da emissora. Devido ao enorme sucesso nos Estados Unidos e a grande demanda internacional, em 1988 foi formada a ESPN International, que em 1993 começou a distribuir a programação da rede para o mundo. A emissora ficou extremamente conhecida em 1995 com o slogan “This is SportsCenter” do boletim esportivo diário SportsCenter, uma espécie de telejornal esportivo. Nesta época atingiu cerca de 70% de penetração no mercado americano. Ao longo do tempo a ESPN, que se auto-intitula “The Worldwide Leader in Sports”, se transformou em uma empresa de multimídia e entretenimento esportivo englobando canais de TV por assinatura, rádio, internet, revista, restaurantes, diversão eletrônica, lojas, etc. Atualmente é a principal responsável pela transmissão de eventos como a NBA (basquete), a NFL (futebol americano), a MLB (Beiseball), a NHL (hóquei), o Tour de France (ciclismo), a NASCAR (automobilismo americano), a Copa dos Campeões da UEFA, além de outros, como alguns campeonatos europeus de futebol.
-
-
A linha do tempo
1992
● ESPN RADIO
. Estação de rádio americana em parceria com a rede ABC que foi ao ar no dia 1 de janeiro.
1993
Introdução da ESPN 2, um canal alternativo de esportes, que ganhou o apelido de “The Deuce”, voltado para um público mais jovem, transmitindo eventos de motocross, snowboarding e bicicross.
1995
Lançada em junho, a ESPN Brasil, primeira emissora da ESPN criada fora dos Estados Unidos. A filosofia do canal é sintetizada na assinatura: “Informação é o nosso esporte”. Atualmente, o canal conta com 2,2 milhões de assinantes.
Ainda neste ano introduziu também o canal Classic Sports Network na cidade de Ada, estado de Oklahoma, com apenas 6.500 assinantes, renomeando-o para ESPN Classic em 1997, mostrando grandes jogos e atletas do passado, documentários e perfis de grandes ídolos. Introduziu sua página na internet, espn.com, que se transformou em um dos sites mais acessados da rede.
1996
Surgiu o ESPN NEWS, um canal somente de notícias esportivas, que tinha Mike Tirico como primeiro âncora.
1998
Lançamento no mercado americano da ESPN The Magazine, uma revista totalmente voltada para os esportes. A primeira edição foi publicada em 11 de março.
A diversificação da marca ficou clara com a inauguração do restaurante temático esportivo chamado ESPN ZONE no dia 11 de julho na cidade de Baltimore, estado do Maryland. Atualmente existem 9 unidades em cidades como New York, Las Vegas, Chicago e Denver.
2004
● ESPN BOOK
. Editora da emissora que atualmente é responsável pela publicação de 20 livros e almanaques esportivos.
2005
● ESPNU
. Canal esportivo especializado em transmissões esportivas e eventos universitários.
-
-
-
SportsCenter
O que seria da rede de televisão ESPN sem o programa, na verdade uma espécie de boletim esportivo diário, Sportscenter? Na realidade não muita coisa. Afinal, o programa é o principal ícone da marca, transformando-se na maior jóia de sua coroa. O SportsCenter estreou quando a ESPN foi ao ar pela primeira vez em 7 de setembro de 1979. A primeira edição foi apresentada por George Grande. Foi o cartão postal da ESPN para os telespectadores americanos. O apresentador ficou na emissora à frente do programa até 1989. Não demorou muito para ganhar a companhia de Lee Leonard. No começo da década de 80 estreou o irreverente jornalista Chris Berman que viria se tornar uma espécie de ícone do programa SportsCenter e um dos apresentadores mais idolatrados pelo público americano. Em 1994, a emissora começou a famosa campanha “The is SportsCenter” para promover o programa. A frase acabou virando um jargão no meio esportivo. Em 17 de maio de 1998 o programa alcançava a marca de 200 mil episódios. Com a evolução tecnológica, o programa começou a ser transmitido em alta definição (High Definition) em meados de 2004. Originalmente apresentado uma vez por dia, o programa atualmente foi ao ar 12 vezes diariamente. Até o dia 18 de julho de 2007 o SportsCenter tinha exibido 30.147 episódios em toda sua história. Acompanhe nas fotos abaixo (clique nas imagens para aumentar) as várias fases do programa ao longo do tempo.
-

-

-
-
A marca no mundo
Atualmente a ESPN, uma subsidiária do Grupo Disney, conta com 19 afiliadas chegando a mais de 190 países e transmitida em 21 línguas diferentes. Somente nos Estados Unidos têm mais de 100 milhões de assinantes.
-
--
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca ESPN.
-

-
-
-

Você sabia?
A emissora desenvolveu vários eventos e torneios esportivos como os famosos X Games e The Great Outdoor Games.
-
Visite: www.espn.com