31.8.07

THE BODY SHOP

Imagine uma marca que apresente uma postura considerada "ecologicamente correta". Com cosméticos fabricados sem testes em animais, importados de países em desenvolvimento de forma a não prejudicar seus produtores, e utilize embalagens feitas de materiais recicláveis. Onde em suas lojas, entre um esfoliante de milho e um creme à base de bananas, figurem pôsteres com imagens de crianças morrendo de fome, animais ameaçados de extinção e outras causas sociais. Esta marca é a inglesa THE BODY SHOP, preferida dos artistas de cinemas e celebridades.
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A história
A THE BODY SHOP foi criada em 1976 por Anita Roddick, filha de uma família de imigrantes judeus italianos, e seu marido, Gordon, com um investimento inicial de US$ 6.500. Ela teve a idéia de vender cremes e loções para o rosto e o corpo em pequenas embalagens. Usou pequenos frascos de plástico, desses utilizados para coletar urina, etiquetou e assim lançou modestamente 25 produtos, além de usar receitas caseiras da mãe, experimentou uma receita da atriz Julie Christie, que batia alface cozida com abacate para passar no rosto; e outra de Marlene Dietrich: cinzas de velas como sombra para os olhos. Para cabelos e pele, testou produtos com polvilho, azeite balsâmico, cânhamo e castanhas. Exatamente às 9:00 horas do dia 27 de março, a primeira loja da rede, que era minúscula e possuía um ar hippie, abria suas portas no número 22 da Kensington Gardens em Brighton na Inglaterra, para vender produtos de beleza naturais. A cor verde, pelo qual a marca é identificada pelos seus consumidores, foi adotada para decorar a primeira loja por falta de opções, e acabou se tornando um símbolo da marca. A segunda loja foi aberta cerca de seis meses depois. A marca rapidamente se expandiu com a proposta de oferecer produtos 100% ecológicos, a começar por seus sabonetes de frutas. Outro fator de sucesso: produtos naturais que não tenham sido testados em animais. Logo se transformou em uma das empresas símbolo do comércio na Grã-Bretanha. Além disso, a empresa era informal e combativa, utilizando a carroceria dos caminhões da THE BODY SHOP para apregoar idéias como “se você pensa que a educação é cara, experimente a ignorância”.
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Sua expansão internacional começou timidamente em 1978 com um pequeno quiosque na cidade de Bruxelas. O sucesso foi tanto que em 1982 a rede inaugurava duas lojas por mês. Em sua primeira visita ao Brasil, em 1984, Anita foi convidada pelos índios Caiapós para visitar uma reserva florestal em Altamira, estado do Pará. Apaixonou-se pela comunidade e resolveu criar alternativas econômicas para que os índios não precisassem viver do corte de madeira. Resolveu então transformá-los em fornecedores de matérias-primas utilizadas na confecção de produtos de beleza da rede. A THE BODY SHOP chegou a ter parcerias com 37 comunidades no mundo, estimulando a utilização de óleo de gergelim da Nicarágua, manteiga de cacau de Gana, juta de Bangladesh, e castanhas dos Caiapós brasileiros. Seu envolvimento com as questões ambientais e sociais teve início em 1985 quando a THE BODY SHOP patrocinou pôsteres e campanhas do grupo ambientalista Greenpeace. A década de 90 foi de grande desenvolvimento para a marca, a começar pela entrada no enorme e competitivo mercado americano e com o lançamento na Inglaterra em 1994, do sistema direto de vendas. Uma das polêmicas em torno da marca foi lançar uma linha de óleos, cremes e batons de cânhamo, um vegetal primo da Cannabis, de onde vem a maconha, usando a planta como símbolo. Em 2006, a empresa francesa L'Oréal comprou a rede THE BODY SHOP por US$ 1.144 bilhão. A líder mundial de cosméticos preencheu assim uma parte de seu portifólio com produtos ecológicos e passou a competir no mercado neste setor. Anita Roddick, fundadora da THE BODY SHOP, morreu no dia 10 de setembro de 2007, aos 64 anos, vítima de um derrame cerebral. Até antes de morrer, os únicos produtos de beleza em sua mesa de cabeceira, na casa no meio da floresta em Littlehampton, continuavam sendo sal, óleo e mel, para renovar as células e hidratar a pele. A única concessão que fazia ao modelo tradicional de beleza era pintar os cabelos, que continuavam, fartos e escuros, pois jamais se permitiu ficar grisalha.
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A marca no mundo
A marca THE BODY SHOP vende seus mais de 1.200 produtos, que vão de xampu a maquiagem, através de 2.100 lojas que atendem mais de 77 milhões de clientes espalhados por 55 países. Os principais mercados são a Grã-Bretanha e os Estados Unidos.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca THE BODY SHOP.
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Você sabia?
A THE BODY SHOP também inovou na forma de se relacionar comercialmente com as comunidades fornecedoras, unindo o uso de matérias-primas com o desenvolvimento sustentável. Há 15 anos a empresa usa o óleo de castanha-do-Pará produzido pelos índios Caiapós da Amazônia, além de comprar óleo de gergelim de fazendeiros de Chiapas, no México.
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Visite: www.the-body-shop.com