16.8.07

LINDT

Os chocolates LINDT são feitos com os mais puros grãos de cacau, combinados com os mais finos ingredientes, como frutas, castanhas nobres, bebidas e licores, além de cremes elaborados artesanalmente. O resultado final: barras de chocolates com texturas e sabores únicos, apreciadas por chocólatras do mundo todo. Para que tem paixão por chocolate, encante-se com essa indescritível suavidade que derrete na boca, em uma atmosfera de sedução que se acentua com cada pedacinho degustado.
-
- -
A história
Tudo começou em 1845 quando David Sprüngli-Schwarz e seu filho, Rudolf Sprüngli-Ammann, abriram uma pequena confeitaria na parte antiga da cidade suíça de Zurique. Eles começaram então a aperfeiçoar uma nova receita italiana de chocolate em forma sólida. O sucesso foi tanto que dois anos depois a empresa mudou-se para a localidade de Horgen à beira do lago Zurich, onde abriu uma pequena fábrica com 10 empregados. Em 1870 a produção de chocolate foi mudada para uma instalação maior em Werdmühle. Johann Rudolf Sprüngli-Schifferli herdou a fábrica de seu pai e ampliou-a, equipando-a com os equipamentos mais modernos da época. Uma nova fábrica foi construída em 1899. Nesta mesma época comprou a pequena, mas famosa, fábrica de chocolate de Robert Lindt (fundada em 1879 na cidade de Berna), e com ela os segredos de fabricação dos chocolates mais cobiçados da época, formando a LINDT & SPRÜNGLI. Foi o mestre confeiteiro Robert Lindt que com enorme dedicação, conseguiu transformar o gosto arenoso e ligeiramente azedo do delicado e cremoso chocolate que tanto apreciamos. A massa de chocolate era cremosa, refinada e homogênea.
-
O pioneirismo de Lindt contribuiu para que os chocolates suíços se transformassem nos mais famosos do mundo. Segundo a lenda, ele era um sujeito distraído que, certa vez, saiu para caçar e esqueceu as máquinas de sua fábrica de chocolate ligadas por três dias e três noites. A manteiga de cacau e a massa de chocolate ficaram girando em um misturador todo esse tempo. Quando Lindt voltou, seu erro tinha produzido um chocolate de textura lisa, aveludada, que, depois de resfriado e colocado em fôrmas, derretia milagrosamente na boca. Fruto do acaso ou não, o fato é que, em 1879, ele elevou o chocolate a um plano superior ao desenvolver um método para quebrar e misturar os componentes do chocolate já derretido. Desse modo, aprimorou o sabor e a textura da especialidade. Em 1905 a empresa abriu uma outra fábrica na cidade de Berna. Durante as duas décadas seguintes os chocolates suíços tiveram uma enorme explosão mundial, tanto que, em 1915, 3/4 da produção da empresa eram exportadas para mais de 20 países. Mesmo com as duas guerras mundiais, a empresa conseguiu se reorganizar e sobreviver a esse período tão difícil. Logo após a Segunda Guerra Mundial a demanda por chocolates suíços explodiu e a empresa soube aproveitar muito bem esse momento. Em 1947 abriu subsidiária na Itália, em 1950 na Alemanha e em 1954 na França. De 1961 a 1971 fez várias aquisições de pequenas fábricas locais expandindo sua capacidade de produção. No ano de 1994 a empresa passou a se chamar Chocoladefrabriken Lindt & Sprüngli. Continuando seu ambicioso plano de expansão internacional, inaugurou em 1998 subsidiárias na Polônia, Austrália e Canadá. Somente em 2004 inaugurou na cidade de Sidney, na Austrália, sua primeira loja própria.
-
-
As preciosidades
Os chocolates LINDT se tornaram famosos não somente por sua qualidade suprema, mas também por produtos, que além da qualidade, se transformaram em enorme sucesso entre os consumidores como: os famosos Lindor (introduzidos em 1955 na Suíça), pequenos bombons trufados, de consistência perfeita, com inigualáveis recheios cremosos que dissolvem na boca; as tradicionais Swiss, luxuosas caixas douradas de pralinés sortidos feitos com ingredientes nobres como gianduia (chocolate com o creme de avelã), creme de amêndoas e macadâmia; os Thins, finíssimos quadradinhos de chocolate, ideais para serem consumidos após as refeições com café ou licor, disponíveis nos sabores Milk (ao leite), Dark (meio amargo) e Orange (aromatizado com laranja); as barras de chocolates Excellence (introduzidas em 2004), nos sabores de Mint Intense (menta), Orange Intense (laranja), Extra Creamy (chocolate ao leite extra cremoso), Crinchy Caramel (chocolate ao leite com pedaços crocantes de caramelo), Dark Chocolate (disponível nas versões 70%, 85% e 99% de cacau), e Madagascar (65% de cacau proveniente da ilha africana); além das barras normais nos sabores Strawberry (morango), Cherry (cereja), entre outros muitos. Além dos chocolates, algumas embalagens também ajudaram a marca LINDT a alcançar o sucesso: Gold Can, a tradicional leiteira dourada, estampada com símbolos do folclore suíço e a Lindor Heart, uma charmosa latinha, com 4 bombons da celebrada linha Lindor, em forma de coração. A marca conta ainda com uma linha completa de sobremesas e sorvetes.
-
-
Os slogans
It is you right to expect from Lindt Special. (1981)
Beautifully that there still the Special. Since 1845. (1986)
-
-
A marca no mundo
Hoje a empresa tem 8 fábricas localizadas na Suíça, Alemanha, França, Itália, Estados Unidos e Áustria, além de distribuidoras na Inglaterra, Espanha, Polônia, Canadá e Austrália. A marca é líder de vendas na Europa e apreciada em mais de 80 países.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca LINDT.
-
-
-
Você sabia?
As famosas embalagens das barras de chocolates LINDT foram introduzidas em 1978. Cada sabor é identificado por embalagens de cores diferentes.
-
Visite: www.lindt.com